São Tomás de Aquino (28/1) e a ordem interior do ser humano

Santo do Dia, 18 de outubro de 1987, Sábado

 

A D V E R T Ê N C I A

Gravação de conferência do Prof. Plinio com sócios e cooperadores da TFP, não tendo sido revista pelo autor.

Se Plinio Corrêa de Oliveira estivesse entre nós, certamente pediria que se colocasse explícita menção a sua filial disposição de retificar qualquer discrepância em relação ao Magistério da Igreja. É o que fazemos aqui constar, com suas próprias palavras, como homenagem a tão belo e constante estado de espírito:

“Católico apostólico romano, o autor deste texto  se submete com filial ardor ao ensinamento tradicional da Santa Igreja. Se, no entanto,  por lapso, algo nele ocorra que não esteja conforme àquele ensinamento, desde já e categoricamente o rejeita”.

As palavras “Revolução” e “Contra-Revolução”, são aqui empregadas no sentido que lhes dá Dr. Plinio em seu livro “Revolução e Contra-Revolução“, cuja primeira edição foi publicada no Nº 100 de “Catolicismo”, em abril de 1959.

blank

Esse título pode parecer que se refira a uma exposição universitária descolada totalmente da vida. Porém, em uma conferência-conversa de Dr. Plinio não há o menor perigo disso ocorrer, sobretudo tendo ele diante de si um auditório constituído em sua maioria por jovens e brasileiros. Mas o ouvinte se dará conta rapidamente que quase se diria que é um passeio muito entretido, agradável e ao mesmo tratando seriamente importantes assuntos: desde a escolha de uma profissão, a compra de um simples objeto para si, a escolha de um(a) noivo(a), conselhos para os pais ou para os filhos…

Vide “Revolução e Contra-Revolução”Capítulo VIII – A inteligência, a vontade e a sensibilidade, na determinação dos atos humanos

Para consultar as matérias de “Ambientes, Costumes e Civilizações”clique aqui.

Contato