Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

Coletânea sobre Santa Teresinha do Menino Jesus

 

 

  Bookmark and Share

Propomos a nossos visitantes a coletânea de textos do Prof. Plinio sobre tão grande santa, que teve uma particular influência em sua espiritualidade: 

1944-08-27 - Legionário Nº  629 - Comentando... Lisieux / Entre todas as cidades da França, Lisieux toca de um modo todo particular o coração dos brasileiros. Lá viveu, lá conquistou as mais belas flores da santidade, lá embalsamou o claustro do Carmelo este prodígio de virtudes que é Santa Teresinha do Menino Jesus.

1947-09-28 - Legionário Nº 790 - Vítima expiatória - "Seu método foi especial. Praticando a conformidade plena com a vontade de Deus, ela não pediu sofrimentos, nem os recusou. Deus fizesse dela o que entendesse. Jamais pediu a Deus ou a suas superioras que dela afastassem qualquer dor. Jamais pediu a Deus ou a suas superioras qualquer mortificação. Submissão plena era o seu caminho. E, em matéria de vida espiritual, plena submissão equivale à plena santificação."

1947-09-28 -  Legionário Nº 790 - Cinquentenário da morte de Santa Teresinha / A sua “pequena via” de santificação abre um acesso largo às culminâncias da virtude, para as almas colocadas hoje com tanta frequência na alternativa de escolher entre o maior heroísmo e a apostasia completa.

1953-06 - Catolicismo Nº 30 - A verdadeira santidade é força de alma e não moleza sentimental

1960-03 - Catolicismo Nº 111 - Paz de alma no Tabor e no Calvário -"Vítima do Amor misericordioso, Santa Teresinha se oferecera em holocausto, e esse holocausto fora aceito. Ela estava a dois passos da morte, por efeito de uma moléstia implacável, e provas interiores misteriosas e terríveis enchiam sua alma. Dias antes de morrer, escreveu. "O demônio anda em volta de mim: não o vejo, mas sinto-o, porque me está atormentando e segurando-me com mão de ferro, sem me deixar o menor alívio, para com a força das dores me fazer desesperar... Quão necessária é aquela oração de completas: "Livrai-nos, Senhor, dos fantasmas da noite" ( Hist. de uma Alma, cap. XII ). É toda essa dor que se exprime no olhar luminoso e triste, que parece chorar enquanto os lábios sorriem."

1967-10-03 - Santo do Dia - Santa Teresinha queria ser ao mesmo tempo carmelita, mártir, apóstolo, cruzado, missionário... Sofreu e morreu por isso - "Há um desejo de fazer tudo; há um desejo de estar por toda parte, de dizer tudo, de mexer com todo mundo, de realizar todas as obras possíveis e imagináveis, de zelo, em todos os tempos e em todos os lugares até o fim do mundo. E a insatisfação desse desejo pode ser, para certo tipo de alma, um verdadeiro martírio. Santa Teresinha do Menino Jesus sofreu esse martírio."

1968-05 - Santo do Dia - Sede de almas: no que consiste? - Exemplificando com análise de uma fotografia de Santa Teresinha do Menino Jesus - Uma infância inocente, meditativa, ordenada - Diversas atitudes diante das almas (indiferença, egoísmo, atitude desinteressada) - A canonização de um santo, considerada em função da presente conferência.

1970-12-10 - Santo do Dia - Loreto analisada por Santa Teresinha do Menino Jesus: relação entre ambiente, organização social e virtude


ROI campagne pubblicitarie