Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

Coletânea sumária de documentos relativos ao Cardeal

Dom Paulo Evaristo Arns,

Arcebispo emérito de São Paulo

 

 

  Bookmark and Share

1971-03-21 - Só tive, com o arcebispo d. Paulo Evaristo Arns, um encontro. Foi longo, substancioso, cordial. Lembrando-me da atmosfera simpática que marcou aquele diálogo, sinto-me animado a dirigir, destas colunas, um apelo ao pastor da grei paulopolitana. 

1975-11-13 - Mensagem da TFP ao Emmo. Cardeal Arns: NÃO SE ILUDA, EMINÊNCIA 

1976-03-07 - Sobre o anticomunismo-surpresa de altos Prelados, reflexões da TFP 

1980-03 - Por fim, "Catolicismo" registra a aprovação final, concedida pelo Sr. Cardeal Arns, em seu discurso de encerramento da Semana de Teologia, sessão do dia 1º de março, com as seguintes palavras: "A coisa apenas começou... Vejam esta pergunta: – Chega de teologia e vamos à prática: onde estão os grupos que vão para a Nicarágua, para aprender? Eu respondo: Sei que, em São Paulo, há grupos se preparando e de malas prontas para partir. Até com a permissão do Arcebispo de São Paulo..." 

1981-02 - É o convite enunciado sem muita esperança de que seja aceito. Pois nestes cinqüenta anos a TFP e o autor deste estudo só encontraram uma oportunidade para o diálogo elevado, franco e cordial. Esta oportunidade, é preciso que se diga, deveram-na a S. Emcia. o Cardeal D. Paulo Evaristo Arns. Circunstâncias infelizes impediram porém que esse diálogo prosseguisse. Talvez se apresente algum dia ocasião para tornar isto público. 

1982-08-25 - D. Paulo Evaristo Arns: "Não quero culpar ninguém sem provas. A TFP sempre teve a coragem de apresentar seus documentos assinados e, por isso, eu sempre respeitei essa organização". 

1983-09-27 - EM ENTREVISTA à Folha de S. Paulo, o Prof. Plinio analisou a atuação comuno-progressista que se pôde notar durante a Missa celebrada por D. Paulo Evaristo Arns (a 25-9-1983), na Praça da Sé. 

1988-06 - A TFP e a sagração episcopal de Ecône (declarações de D. Paulo Evaristo Arns a respeito do rompimento de relações de D. Antonio de Castro Mayer com a TFP): "A cisão (de d. Mayer) com a TFP aconteceu com o afastamento do próprio dom Antônio de Castro Mayer da organização, quando o ex-bispo de Campos aderiu à pregação de Lefèbvre". 

1989-06-20 - Cuba: afinal posso falar - Causou geral desconcerto em nosso País a carta que S.E. o Cardeal Arns, Arcebispo de São Paulo, enviou ao "comandante" Fidel Castro por ocasião do trigésimo aniversário da vitória da revolução comunista em Cuba.


ROI campagne pubblicitarie