Plinio Corrêa de Oliveira

 

Fé, confiança, idealismo = amizade

 

 

 

 

 

 

Jasna Gora, 8 de dezembro de 1993

  Bookmark and Share

Conversa com o Prof. Plinio na sede da TFP brasileira de "Jasna Gora", onde residiam sobretudo "camaldulenses" (vide explicação mais abaixo deste termo) e "eremitas" (idem).

Em tal ocasião, Dr. Plinio mostra como é da fé católica vivida sinceramente entre duas pessoas, possuindo um alto ideal, é que pode surgir uma robusta confiança recíproca. Confiança esta que é um dos fundamentos primordiais para haver uma sólida amizade. Caso contrário, a tentação de desenvolver as atividades por um mesquinho interesse pessoal, devora o bom relacionamento.

 

Eremitas: Os "Eremos" eram sedes de estudo ou trabalho da TFP brasileira em que se requeria maior concentração de espírito, ou simplesmente se tinha em vista um melhor aproveitamento da ação. Pois os Eremos revelaram-se altamente eficazes como fator de aprofundamento intelectual e rendimento nos trabalhos. Por extensão, são chamados "eremitas" os que residiam nos "Eremos".

Camaldulenses: Dentro dos Eremos originou-se um sistema de recolhimento, de silêncio e de estudo mais intensos, dito "camaldulense" em lembrança e homenagem às Camaldulense fundadas por São Romualdo.

Para conhecer a amplitude do conceito de "Revolução e de Contra-Revolução", uma das obras mestras daquele intelectual e líder católico do Brasil (1908-1995), clique nas palavras acima sublinhadas.