Por Marcos Machado
Faleceu aos 82 anos, em São Paulo, na madrugada de 18 de setembro, Leo Nino Nemo Foscolo Daniele. Católico, contra-revolucionário, apóstolo do pulchrum. Há bem mais de meio século colocou-se a serviço da Santa Igreja e da Civilização Cristã.
Ainda nos bancos escolares pré faculdade, conheceu ele o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e aderiu às teses do livro Revolução e Contra-revolução.
Não é meu objetivo evocar aqui os traços biográficos do Sr. Leo Daniele, sua passagem pela famosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco, sua eficaz cooperação com a Sociedade Tradição Família e Propriedade e, no século XXI, com o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.
Quero focalizar aqui apenas um aspecto, é o seu especial interesse por aquilo que me parece ser o ângulo “São Boaventura” de sua alma, o papel do pulchrum — esse transcendental do ser — que a revolução industrial rejeitou e a revolução cultural, o tribalismo tentam soterrar defintivamente.
O Sr Leo Daniele publicou alguns livros dando especial realce ao maravilhoso, à sacralidade, ao simbolismo. Ao lado de uma ação concreta na ordem dos fatos, participando da organização de campanhas públicas da TFP contra o socialismo, contra a Reforma Agrária anticristã, contra a esquerdização dos meios católicos — quis também realçar, no ultimo quadrante de sua vida –, o papel do maravilhoso, do belo, da contemplação sacral do universo como condição da formação completa de um contra-revolucionário. Esse é o sentido de suas obras intelectuais.
Donde hauriu o Sr Leo Daniele essas ideias? Quem pode compulsar os escritos e reuniões do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, muito especialmente as conversas da Comissão do MNF (*), não terá dúvida: aí está a fonte inspiradora de seus livros. Em uma dessas reuniões está expressamente afirmado: O Universo é uma Catedral. Como afirma São Boaventura as criaturas irracionais são “vestigios” de Deus; o homem, porque tem alma racional, foi “criado à imagem e semelhança de Deus”.
Leo Daniele publica seu primeiro livro O Universo é uma Catedral, uma compilação de comentários do Prof. Plinio. O Universo não é apenas uma magnifica obra de engenharia regida por leis que não se contradizem umas às outras mas é uma imagem das perfeições do Criador. “Caeli enarrant gloriam Dei et opera manuum eius annunciat firmamentum” (Os céus narram a glória de Deus e o firmamento é obra de Suas mãos), canta o Rei Davi, nos Salmos (Sl 19-2).
* * *
Outras obras publicou Leo Daniele: “A Cavalaria não morre“; “À procura de almas com alma“; “A Calma e sua gentil superioridade“: em todas elas notamos a mesma nota tônica – realçar o papel do sublime, do ideal, do simbolismo. Sempre me chamou a atenção seu pendor pelo aspecto “calma”, palavra que poucos hoje compreenderão o significado e o alcance. Calma operativa seria bem um dos aspectos de seu mestre intelectual, o Prof. Plinio.
Um Homem, Uma Obra, Uma Gesta
Num estilo bem diferente, já caracterizando seu aspecto de argúcia, de pesquisa, de constância, reuniu o Sr Leo Daniele abundante documentação para justificar seu livro comemorativo de 80 anos do Prof. Plinio: Um Homem, uma obra, uma gesta.
Entrevistou ele, nessa ocasião, o Prof. Plinio e trouxe à lume elucidações muito importantes para a história religiosa ou melhor, da controvérsia religiosa progressismo-antiprogressismo e comunismo anticomunismo no Brasil.
O leitor encontrará alí documentação do que foi o Movimento Católico no Brasil dos anos 1920 1930. Verá, também como surgiram os primeiros germens do progressismo, do liturgicismo.
A Liga Eleitoral Católica foi idealizada pelo Dr Plinio conjuntamente com Dr Heitor da Silva Costa (arquiteto do Cristo Redentor) e Tristão de Athayde que, infelizmente, mais tarde se torna um líder progressista.
A gesta da TFP e do Dr Plinio estão largamente demonstradas.
* * *
Que o exemplo do Sr Leo Daniele em tornar acessíveis alguns conceitos do MNF — publicados em seus livros — os quais são, a nosso ver, uma resposta adequada ao Tribalismo, à IV Revolução, à Revolução Cultural possam interessar muitos outros jovens a continuarem a mesma empreitada: apresentar ao homem do século XXI os conceitos de sacralidade, de inocência, de pulchrum, de cavalaria em oposição à degração moral, social, humana em nossos dias.
Nossa Senhora lhe dê a recompensa eterna, consagrado que foi, desde jovem à Maria Santíssima, como escravo de amor, segundo o método de São Luis Maria Grignion de Montfort.
Para Leo Daniele a Contra-revolução é uma chama de fé e coragem!
Descanse em paz, amém.
(*) MNF, abreviatura de Manifesto: uma condensação de pontos a serem apresentados ao público como resposta às teses da Revolução gnóstica e igualitária. Eram conversas doutrinárias de uma comissão dirigida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. O livro Revolução e Contra-revolução é um fruto dessa Comissão.
* * *
Obras do Sr Leo Daniele podem ser acessadas gratuitamente no site pliniocorreadeoliveira.info
O universo é uma catedral – Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira
A Cavalaria não morre – Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira
O Idealismo, nobreza de alma que a todos convém. Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira
A Calma e sua gentil superioridade – Excertos do pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira
© 2023 Instituto Plinio Corrêa de Oliveira. Todos os direitos reservados