E S P E C I A L

 

Teses de mestrado e/ou doutorado dedicadas à figura-pensamento-ação

do Prof. Plinio, sobre as TFPs ou com menções significativas a seu respeito

 

 

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

 

A postagem desses documentos neste site não equivale a uma consonância com as apreciações feitas por seus respectivos autores e muito menos uma "aprovação" a tudo quanto neles está contido. Simplesmente julgamos que possa ser do interesse de outros pesquisadores tomarem conhecimento dos documentos fidedignos neles apresentados, independente dos enfoques dados às suas próprias matérias. Obviamente nesta seção constarão apenas os trabalhos escritos por pessoas que não fazem parte dos quadros de nenhuma TFP.

Ao mesmo tempo,  agradecemos a todos que nos têm fornecido tais trabalhos.

1985-09 - "Plinio Corrêa de Oliveira: um Cruzado do Século XX". Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP do prof. Lizânias de Souza Lima. Opinião dos examinadores: "Uma contribuição fundamental para o conhecimento da história da Igreja, e mesmo de nossa história política nos últimos 50 anos".

2000-10 - Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964), Rodrigo Patto Sá Motta, tese apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP para a obtenção do título de Doutor em História Econômica, e publicada como livro em 2002 pela Editora PERSPECTIVA.

2004-01 - Salvador Allende: el asedio a la libertad y al Estado de Derecho en sus discursos presidenciales, por Julio Alvear Téllez, Profesor de Teoría y Filosofía del Derecho en la Universidad del Desarrollo, Pontificia Universidad Católica de Chile, profesor de la Universidad Finis Terrae, de la Universidad Bernardo O'Higgins y de la Universidad Católica del Norte (Antofagasta).

2005-03-18 - O influxo ultramontano no Brasil e o pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação pelo atual Prof. Rodrigo Coppe Caldeira na Universidade Federal de Juiz de Fora.

2005-12 - HISTÓRICA, revista on line do Arquivo Público do Estado de São Paulo, N. 7, "Apologia da 'barbárie': A compreensão da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) sobre a neomissiologia católica", versão modificada do texto apresentado durante o X Encontro Estadual de História, realizado em Florianópolis/SC, em 2004, por Gizele Zanotto, Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde defendeu a dissertação intitulada "A luta anti agro-reformista de Plínio Corrêa de Oliveira", no ano de 2003.

2007 - Ordem no céu, ordem na terra: A revista A ORDEM e o ideário anticomunista das elites católicas (1930-1937), Dissertação apresentada por Célia Maria Groppo à Banca Examinadora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), para a obtenção do título de Mestre em História.

2007 - "In difesa della razza" - Os judeus italianos refugiados do fascismo e o anti-semitismo do governo Vargas (1938-1945), Anna Rosa Bigazzi, USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Línguas orientais, programa de pós-graduação em língua hebraica.

2008 - Alceu Amoroso Lima e as posturas políticas na Igreja Católica Brasileira (1930-1950), por Leandro Luiz Cordeiro, Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em História.

2008 - Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP): um Movimernto Ultramontano na Igreja Católica do Brasil?, por João Geraldo dos Santos Júnior, Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo.

2008-11 - “A obra de Corrêa de Oliveira permanece para muitos um mapa que ensina como sair das trevas e voltar à luz” (cfr. "Una battaglia nella notte. Plinio Corrêa de Oliveira e la crisi del secolo XX nella Chiesa", Massimo Introvigne, Sugarco, Milão, 2008, pag. 218).

2009 - Os baluartes da tradição: a antimodernidade católica brasileira no Concílio Vaticano II, por Rodrigo Coppe Caldeira, Universidade Federal de Juiz de Fora.

2009-09 - As implicações pragmáticas da Teologia da História pliniana no cotidiano tefepista, por Gizele Zanotto.

2010 - "Reforma agrária: questão de consciência?" Uma análise do antiagrorreformismo na TFP, por Gizele Zanotto, Professora do curso de História da Universidade de Passo Fundo (RS).

2010-11-25 - UDR e TFP: a força bruta que enterrou a reforma agrária na constituinte de 1987, por Luiz Otávio Ribas, Mestre em “Filosofia e Teoria do Direito” (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Professor do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA).

2011-05 - O Catolicismo militante em Minas Gerais, Rodrigo Coppe Caldeira, Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano IV, n. 10, Maio 2011.

2012 - O pensamento político brasileiro contemporâneo (1970-2011), por Ricardo Vélez Rodríguez (foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenador do Centro de Pesquisas Estratégicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) – Rio de Janeiro).

2012-10-01 - Estudio histórico-crítico sobre el derecho a la libertad religiosa en la declaración conciliar “Dignitatis humanae”, por Julio Alvear Téllez, Universidad del Desarrollo, Santiago de Chile.

2012-10-15 - Cruzada contra el comunismo. Tradición, Familia y Propiedad (TFP) en Chile y Argentina, por Stephan Ruderer, Westfälische Wilhelms-Universität Münster Historisches Seminar.

2013 - O Arauto da Contra-Revolução: o pensamento conservador de Plinio Corrêa de Oliveira (1968-1976) / Mestrado em História Social, por Luiz Felipe Loureiro Foresti, Mestre em História Social pela PUC-SP e pesquisador do Núcleo de Estudo sobre Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP (NETIPO).

2013 - A Guerra das Malvinas (1982) em perspectiva cristã: a interpretação tefepista do conflito bélico entre argentinos e ingleses, por Gizele Zanotto.

2014 - Pensamento católico brasileiro: influências e tendências, por Edvaldo Soares, Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, Maringá.

2014 - Padre José Comblin e a Ditadura Militar: RELIGIÃO, DISCURSO E PRÁTICAS CRISTÃS NOS ANOS DE CHUMBO (1968-1972) / Marcos Roberto Brito dos Santos, em Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, para obtenção do título de Doutor em História.

2014 - El grupo «Cruzada» – «Tradición Familia y Propiedad» (tfp) y otros emprendimientos laicales tradicionalistas contra los sectores tercermundistas. Una aproximación a sus prácticas y estrategias de difusión en los años sesenta, por Elena Scirica, Universidad de Buenos Aires

2014-04-15 - PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA: Pensamento Católico e Ação Política na Era Vargas (1930-1945), Moacir Pereira Alencar Júnior, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

2014-09 - A atuação do movimento católico Tradição, Família e Propriedade (TFP) no cenário político-cultural argentino (1967-1983), por Gizele Zanotto.

2014-12 - Tradicionalismo católico no ciberespaço: juventude, política e espiritualidade, Emerson José Sena da Silveira, antropólogo, Doutor em Ciência da Religião (UFJF). Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

2015 - Aproximación al pensamiento de Plinio Corrêa de Oliveira a través de su obra REVOLUCIÓN Y CONTRA-REVOLUCIÓN, por Daniel Sebastián López Garzón, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, Facultad de Ciencias Filosófico-teológicas Escuela de Filosofía.

2016 - O Concílio Vaticano II, Dom Antônio de Castro Mayer e a Diocese de Campos: resistência e cisma, por Vinícius Couzzi Mérida, Faculdade Unidade de Vitória (Espírito Santo).

2016 - O Ensino Religioso nas escolas públicas paulistas (1930-1945), Angelo Antonio Greco, tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, para obtenção do título de Doutor em História Solcial.

2016-01/04 - “Ver, Juzgar y Actuar”: um manifesto em prol da “Argentina Católica Conservadora” (1971), por Gizele Zanotto, a qual possui Graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Atualmente é professora e pesquisadora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). É coordenadora do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC) e integra a linha de pesquisa Sociabilidade intelectual católica na América do Sul.

2016-01-25 - Afterword for Pensar las derechas en América Latina en el siglo XX, Margaret Power, Mundos Nuevos, OpenEdition Journals.

2017 - Apreensão de livros tidos como subversivos: o que os processos judiciais da Ditadura Militar revelam, por Ana Caroline Silva de Castro, Universidade de São Paulo (USP)

2017-11 - 100 Anos da Revolução Russa (Editorial), Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas, Ano XII, Nov/2017, Volume 23, no. 2

2018 - "Menos marx, mais Mises": Uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018), por Camila Rocha, USP, Departamento de Ciência Política

2018 - Para salvar a Nação: uma teorização sobre educação, saúde e religião na Assembleia Constituinte de 1934, por Rafael de Souza Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo - São Bernardo

2018-03-09 - Matrimonio indisoluble y familia patriarcal, pilares de la lucha anticomunista. La perspectiva de Cruzada y su tránsito a "Tradición, Familia y Propiedad" en los años sesenta, por Elena Carmen Scirica, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras

2018-08-01 - A hemispheric moral majority: Brazil and the transnational construction of the New Right, Benjamin Arthur Cowan, University of California San Diego, Department of History, United States, Revista Brasileira de Política Internacional.

2018-jul./dez - Padres conservadores em armas: o discurso público da guerra cultural entre católicos, Emerson José Sena da Silveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência das Religiões. Matéria publicada em Reflexão, v.43, n.2, p.289-309, 2018.

2018-12 - "Modernización” y “tradicionalismo” en los años sesenta. Cruzada y Verbo en su defensa de la familia “natural, por Elena SCIRICA, Universidad de Buenos Aires.

2018-12 - La historia transnacional de las derechas argentinas en el siglo XX: ¿qué sabemos y qué podríamos saber?, por Ernesto Bohoslavsky, Universidad Nacional de General Sarmiento, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina.

2019 - Intelectuales católicos conservadores y tradicionalistas en México y Latinoamérica (1910-2015) / coordinadores Laura Alarcón Menchaca, Austreberto Martínez Villegas, Jesús Iván Mora Muro - 1ª. ed., Zapopan, Jalisco, El Colegio de Jalisco, México.

2019 - Plinio Corrêa de Oliveira: A Scholar of Reaction, Activist of Conservatism and Crusader of Counterrevolution, Gizele Zanotto, in Brazil-Poland: Focus on Religion / organização de Solange Ramos de Andrade, Renata Siuda-Ambroziak, Ewa Stachowska – 1.ed. – Maringá, PR: Edições Diálogos/State University of Maringá; Warsaw, Poland: Brazilian Studies Research Group, American Studies Center / University of Warsaw, 2019.

2019-09/12 - REACIONARISMO CATÓLICO ONTEM, HOJE E SEMPRE... de Emerson José Sena da Silveira. Revista Eclesiástica Brasileira (REB), N. 314, p. 541-570

2020 - Comunismo y anticomunismo en Brasil durante el siglo XX: antiguos y nuevos combates, Rodrigo Patto Sá Motta - Texto publicado como capítulo no livro "La Revolución Bolchevique y América Latina Apropiaciones, experiencias y trayectorias", organizado por Santiago Aránguiz Pinto (Santiago de Chile, RiL editores, 2020)

2020 - Reflections on Historiography and Theory of Revolution, Karol Kasprowicz, Historiographical Society, Branch in Lublin, Poland

2020 - “Porque nós queríamos formar uma confederação mundial” a expansão do integrismo de Plínio Corrêa de Oliveira para a Argentina (anos 1960), de Gizele Zanotto, Revista Brasileira de História das Religiões

2020 - Catolicismos en perspectiva histórica. Argentina y Brasil en diálogo, por Roberto Di Stefano y Ana Rosa Cloclet da Silva (compiladores), Universidad Nacional de La Pampa (Argentina).

2020 - O pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira e a atuação transnacional da TFP, Gizele Zanotto e Benjamin Arthur Cowan (organizadores), Volumes I e II, Acervus Editora, Passo Fundo (RS).

2020 - “No fue un golpe, fue un alzamiento.” Análisis y perspectivas sobre la vía chilena al socialismo desde las páginas de la revista Fuerza Nueva (1970-1973)”, por Francisco Javier Morales Aguilera, Universidad Autónoma de Madrid.

2020-01-12 - The rise of the Catholic Alt-Right, Dominic Wetzel, Kingsborough Community College, City University of New York.

2020-10-02 - O Arquivo do Colégio Universitário da USP: um Instrumento de Pesquisa, de Lílian Miranda Bezerra, USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social

2021-03-31 - A "revolução" de 64 e outros passados paralelos: dos negacionismos ao Deus Vult, por Luiz Felipe Anchieta Guerra (UFMG - The Federal University of Minas Gerais, Departamento de História, Graduate Student) e Igor Tadeu Camilo Rocha (UFMG - The Federal University of Minas Gerais, History, Doctorate Degree)


Bookmark and Share