Em pé, no fundo (terceiro da esquerda para a direita) o Prof. Plinio, tendo a seu lado Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)
1930-04-16 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde) / Informa que foi constituído o Conselho Executivo da Ação Universitária Católica (AUC), apresenta o plano das principais atividades para 1930 e pede que faça parte dos conferencistas sobre temas sociológicos (contra o comunismo).
1930-05-02 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima reiterando convite para que seja conferencista em evento organizado pela Ação Universitária Católica (AUC) / Acolhi com grande satisfação a confirmação que me deu sua carta, da notícia de que o Senhor vai tomar parte no concurso a que se refere. Sua vitória, que não pode ser posta em dúvida, lhe abrirá certamente um novo e vasto campo de apostolado, onde poderá sustentar os bons princípios, postos em cheque por tantas e tão falsas doutrinas, infelizmente bem aceitas em certos círculos intelectuais.
1930-08-14 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, em que aponta os perigos em que o Brasil se encontra, devido à ameaça comunista (dando exemplos concretos), propões alguns planos para contrarestar essa investida soviética. – “Nosso lema é recristianizar, para restaurar”.
1931-09-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comunica dados relativos à magnitude da ameaça comunista no Brasil
1931-11-04 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima informando que concluiu o projeto de organização da Liga Eleitoral Católica.
1931-11-30 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que trata dos mais variados temas: 1) processo da perda completa da noção cristã da dor; 2) escritores católicos que procuram sempre dar infusões de leninismo ao Catolicismo, em oposição ao ensinamento da Igreja; 3) como aboliu a Igreja a escravidão? 4) comentários sobre a Encíclica de Leão XIII “Rerum Novarum” sobre a condição dos operários; 5) o decreto do Coronel Rabello, que veio destruir a penadas e patadas a admirável obra de Assistência aos Mendigos que a Sociedade São Vicente de Paulo, e nosso Sawaya, vinham fazendo em São Paulo; 6) o jornal íntimo de Flaubert, até então inédito, e publicado no (jornal francês) “Figaro” por uma sua sobrinha: raramente tenho visto tão bem caracterizada a luta, no homem, entre o Anjo e a besta (exemplos).
1931-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: 1) como fazer propaganda da revista A ORDEM; 2) programa face à desunião entre os católicos / Maritain, no folheto que escreveu contra Maurras, queixava-se de que os católicos não eram unidos em questões fundamentais, nas quais a doutrina da Igreja não dá margem a discussões. Se fossem mais unidos, diz ele, não só esta união aumentaria muito sua força, mas criaria uma tal unidade de vistas, que excederia de muito o simples campo doutrinário, e transbordaria para questões práticas, ou mesmo em teorias deixadas pela Igreja à discussão dos fiéis. Estaria assim removido o maior obstáculo da ação católica: nossa desunião. Penso que estas considerações de Maritain constituem um programa.
1932-03-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre temas vários: 1) devemos cultivar a vida espiritual acima de tudo, e sobretudo, porque da intensidade de nossa vida interior depende, essencialmente, a fecundidade de nosso apostolado; 2) não tenho vontade de me manifestar contra AS PESSOAS de tal ou tal outro dos chefes revolucionários. A meu ver, quem faz política pela Igreja, deve atacar constante, veemente e intransigentemente ideias. Neste sentido, o rigor e todo o ardor ainda são poucos. 3) Quanto à eventual Constituinte, recomenda que seu destinatário vá reservando para si um lugar de deputado federal. “O Senhor, que me conhece, e que sabe que tenho exclusivamente em vista a causa da Igreja, me compreenderá”. 4) Chegaram de Roma instruções do Papa para que os Bispos do Brasil não intervenham em política. Tal proibição destoa inteiramente do que a Santa Sé tem sabiamente estatuído para TODOS os outros países do mundo. 5) Expõe plano que deseja fazer em função da interpretação que foi dada, em São Paulo, a tais instruções do Santo Padre. 6) Consta que X, Y, Z tentam formar um partido. O que é que há? Por que não foi isto comunicado aos daqui? Não seria conveniente maior coesão? Não está tal coesão na medula do espírito católico?
1932-05-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: “A situação, como sempre, está muito turva. Só confio em Nossa Senhora”.
1932-05-21 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que agradece a missiva que este lhe enviara “pelos termos de sua última carta. (…) Refiro-me a palavras amigas que compreendem profundamente o significado que reconhecemos na vida, e principalmente os ideais que constituem nossa razão de ser. (…) Tomei-a como um programa a seguir, para que chegue a conquistar na sua plenitude as qualidades que sua bondade indica em mim.
1932-06-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: deseja publicar artigo em o “Século”.
1932-06-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima expandindo-se a respeito de sua vida espiritual / De escravo, que deveria ser, fui promovido a filho, e admitido – contra toda a indignidade de minha pessoa – à inestimável graça da Comunhão diária. Ainda não contente com isto, Nosso Senhor me deu a dádiva mais rica de Sua Misericórdia, dando-me a devoção à Sua Mãe Santíssima. E ensinou-me agora que todo o bem que eu possa fazer, toda a ação católica que eu venha a desenvolver, não é resultante da mesquinha estreiteza de minha alma, mas fruto rico e substancioso de Sua misericórdia.
1932-10-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima a respeito das necessidades espirituais/morais de muitos dos católicos no Brasil: 1) a tendência de fazer da Igreja uma simples organizadora de novenas, inteiramente privada de qualquer intervenção positiva na vida social; 2) considerar o Catolicismo principalmente como uma doutrina social, relegando a um plano inferior seu aspecto propriamente religioso e piedoso. O Catolicismo é, ao mesmo tempo, uma e outra coisa. E desde que perca um destes aspectos, passará a ser coisa alguma.
1932-12-24 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: preocupações sobre o futuro do Brasil e observações a respeito de recente livro publicado por A.A.L. / Vejo, com uma nitidez cada vez maior, o Calvário que se aproxima de nós. Durará muito tempo esta agonia em que vive o Brasil? Virá já a imolação completa? Só Deus o sabe. Mas uma coisa, para mim, é certa: a Providência vai lavar o Brasil no sangue. Enfim, todos os sofrimentos, todas as provações serão muito bem empregadas, serão mesmo uma benção de Deus se obtiverem finalmente o perdão integral de que muito precisamos, e que não merecemos. – O demônio, invejoso da dignidade do homem, e precisamente por isto revoltado contra Deus quis fazer o homem decair de ser racional a adorador de animais. – E que maior satisfação para o inimigo da Encarnação do que ver o homem prostrado aos pés de um animal, ou – o que é pior – da matéria inerte, que é a escala última das criaturas?
1933-02-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: deseja esclarecimentos sobre registro LEC em São Paulo.
1933-05-17 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pergunta-lhe se conhece algum convento ou hospedagem religiosa onde possa ficar durante o período em que deva participar, como deputado, da Constituinte. Além disso, comenta as duras provações espirituais pelas quais passa desde 1932. – Consola-me porém a convicção profunda de que, para nós, católicos, todos os sofrimentos vem da Mão de Nosso Senhor, e que sua ação em nossa alma é como a do cinzel do escultor que, para modelar o mármore informe, o fere duramente.
1933-06-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: carências do movimento católico no Rio de Janeiro e sugestões para as solucionar / Qualquer Congregação em que haja “medalhões” é uma Congregação-arbusto, mas nunca chegará a ser uma árvore. – É preciso que o Rio tenha ao menos UMA Congregação de elementos exclusivamente MOÇOS, da verdadeira mocidade, que é a do espírito. É preciso que, nesta Congregação, haja um núcleo de espírito realmente eucarístico, de uma devoção real a Nossa Senhora, e de uma dedicação autêntica ao Santo Padre. Se se obtiver isto, quase me responsabilizaria pelo futuro do movimento mariano no Rio. A A.U.C., tal qual existe, é incompleta, pois que seu feitio é muito mais de ação do que de piedade. Ela forma culturalmente. Não forma, em geral, espiritualmente. – Desculpe-me a intromissão. A causa Mariana é a mesma, por toda a parte. Por este motivo, amo-a no Rio, como a amo em São Paulo, ou a amaria em Pequim.
1933-07-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre vários temas: 1) fala-se que a Liga Eleitoral Católica [LEC] será dissolvida em todos os Estados; 2) consta que o Código Eleitoral será modificado; 3) planos a fim de que O LEGIONÁRIO se torne um órgão de envergadura e feitio maiores.
1933-08-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: pede cópia dos Estatutos da Liga Eleitoral Católica.
1934-08-22 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: aceita a orientação Sampaio Doria tendente a anular os votos avulsos e a Liga Eleitoral Católica se transformará em Partido Político, a eficiência de sua atuação sofrerá uma tal diminuição que representará praticamente o exílio do pensamento católica da vida pública brasileira.
1934-08-25 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: comentários à resposta de Alceu à missiva do dia 22 de agosto.
1934-09-18 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima em que comunica que não se candidatará por nenhum dos Partidos.
1935-01-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima sobre projeto de lei de reatamento de relações diplomáticas com a Rússia, e título para as conferências de Alceu em São Paulo / “é preciso que saibamos nos fazer vaiar ou aplaudir, indiferentemente, para a causa da Igreja”.
1935-01-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima: necessidade urgente de reorganizar os católicos.
1935-01-28 – Carta do Prof. Plinio para Alceu Amoroso Lima.
1935-01-28 (II) – Carta do Prof. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Se todos os nossos companheiros de ação fossem assim! Se eles tivessem sempre presentes os superiores interesses da Igreja, e lhes sacrificassem invariavelmente os pequenos interesses associativos!
1935 s/d mas do 1o. semestre – Carta do Prof. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Observações sobre a importância do sofrimento para o apostolado, sobretudo o apostolado intelectual.
1935-02-26 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Jornais de São Paulo difundem notícias de Alceu teria sido convidado pelo Presidente da República para assumir cargo no governo. Seria verdade ou não?
1935-03-13 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Recebimento do desmentido sobre convite que Alceu teria recebido do Presidente para assumir cargo no governo.
1935-05-03 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Tendo sido recusado o pedido de demissão do Prof. Plinio à Junta Estadual de São Paulo da Liga Eleitoral Católica, como secretário da referida Junta, reassume ele suas funções.
1935-06-25 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / A propósito do primeiro aniversário da promulgação da Constituição.
1935-06-25 (II) – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / O missivista envia um exemplar de seu programa na Faculdade de Direito.
1935-07-12 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Acabo de ler no “Diário de São Paulo” uma entrevista do Chefe de Política do Distrito Federal sobre os planos subversivos da Aliança Libertadora, sobre cujos desígnios de subversão social, aliás, só algum idiota ou mal intencionado poderia nutrir dúvidas. À vista disto, parece que o elemento católico deveria fazer uma pressão desesperada sobre todo o elemento político para favorecer o esforço ora empreendido no sentido de fechar a Aliança.
1935-08-28 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Cumprimenta-o por sua eleição à Academia Brasileira de Letras, e pergunta a respeito de sua participação na Semana Mariana, em São Paulo, no próximo outubro.
1935-09-06 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Realça as utilidades apostólicas para a entrada do destinatário na Academia Brasileira de Letras. Trata de aspectos práticos da Semana Mariana em São Paulo.
1935-09-12 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Lamenta que Alceu não estará presente na Semana Mariana e trata sobre o veto presidencial à lei do casamento religioso.
1935-10-03 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / É um lugar comum lamentar-se a gente sobre os danos da guerra. E, no entanto, como não fazê-lo, quando se está à beira do cataclisma? – Recardo de D. José Gaspar para o Alceu a respeito do casamento religioso. – Aonde os artigos de Dr. Plinio para os “Diários Associados” estariam sendo eventualmente barrados, no Rio ou em São Paulo?
1935-11-29 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima/ Alívio por não haver corrido nenhum perigo a segurança pessoal do destinatário e demais, por ocasião da Intentona Comunista que se dera poucos dias antes. “Sou de opinião que este movimento [a Intentona] terá sido, talvez, muito mais um bem, do que um mal”, por dois motivos que ele expõe na missiva. “Qual a palavra de ordem para nós, católicos? Devemos agir, isto é fora de dúvida. Mas como agir? Parece-me que os católicos devem estar prontos a cooperar na obra da conservação social contra o comunismo”.
1936-01-02 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / A situação das Universidades em São Paulo.
1936-04-16 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / O LEGIONÁRIO está precisando de uma seção cinematográfica bem organizada. Pergunta se conhece alguém nesse campo.
1936-07-09 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Quanto a recentes escândalos de anulações de casamentos, existe a necessidade de que sejam devidamente atualizados os aspectos legais dos curadores do vínculo matrimonial, sob pena de favorecer a debilitação da instituição da família, avenço da tendência divorcista etc. “bastaria que uma única família se salvasse, para que todos os esforços estivessem recompensados”. – “Centro de Estudos Beato Azevedo”, de seminaristas brasileiros em Roma, pediu ao “Legionário” dados estatísticos sobre o Brasil. Empenho de Dr. Plinio em atender tal pedido.
1936-11-19 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Lamenta haver passado muito tempo sem lhe escrever, mas isto se deve a acúmulo de atividades, entre as quais o ditado (a um taquígrafo extremamente lento) de suas aulas no Curso Pré Universitário.
1937-05-23 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, Pentecostes de 1937 / Apresenta o Revmo. Frei Angelo do Bom Conselho, Superior do Convento de Capuchinhos de Taubaté.
1937-11-15 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Descrição das altas qualidades morais de Frei Angelo, Capuchinho, “que se encontra atualmente como Diretor espiritual de quase todos nós, em São Paulo”. Convida o destinatário a um retiro espiritual ao pessoal da A.U.C. e do “Legionário”, de 2 a 30 de janeiro, pregado pelo mesmo referido Frei.
1937-11-25 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Volta a convidar Alceu para retiro pregado por Frei Angelo: “se há uma coisa neste mundo a que o Sr. tenha direito é um bom retiro espiritual em que possa repousar um pouco e tratar de sua santificação, condição essencial para a fecundidade do apostolado de todos nós”.
1937-12-22 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / “Um meio muito seguro para medir o bem que a Providência nos quer, é pesar os benefícios que, por nosso intermédio, faz à humanidade e especialmente os serviços que nos permite prestar à Santa Igreja”.
1937-12-25 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, Natal de 1937 / Arcebispo de São Paulo comunica que está circulando carta atribuída a Sobral Pinto contra o Governo.
1938-08-08 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / O Arcebispo de S. Paulo mandou Dr. Plinio a Pirapora a fim de colocar ordem nas celebrações exclusivamente profanas realizadas em Pirapora, sob pretexto de venerar imagem do Senhor Bom Jesus que lá se venera. Sucinta descrição de como transcorreu sua missão, realizada com todo êxito.
Início de novembro de 1938 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Anexa parta que recebeu de sacerdote de Pindamonhangaba informando sobre drásticas medidas que estariam sendo tomadas por parte do governo contra religiosos não brasileiros naquela cidade.
1938-11-01 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Enuncia algumas perguntas sobre entrevista de Alceu e publicada no “Correio Paulistano”.
1938-11-22 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Agradece artigo escrito em ocasião do falecimento do Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva
1938-12-14 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Considerações muito penetrantes sobre Ação Católica no Brasil. – De que nos valem as cifras numéricas esmagadoras de muitas associações? Se a A.C. não der um resoluto pontapé nessa mania das cifras, e não opuser a essa mania uma outra mania salutar da boa formação, que progresso podemos esperar? Porque o senhor sabe e está profundamente persuadido de tudo isto, peço-lhe que faça aprovar pela Junta a representação inclusa. Empregue todos os seus esforços e toda a sua autoridade no sentido de uma aprovação plena. Será a meu ver um dos maiores benefícios que o senhor poderá fazer ao Brasil. – Vê-se que o documento preparado pelo Prof. Plinio e anexado à presente missiva (a “representação”), constitui os passos iniciais para a elaboração do livro “Em Defesa da Ação Católica”, por ele publicado em 1943.
1938-12-26 – Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima / Objeções da Junta da A.C. no Rio de Janeiro e observações do Cardeal Dom Sebastião Leme a propósito das sugestões de medidas a serem aplicadas na A.C. (a “representação” enviada na missiva anterior). O Prof. Plinio sugere uma formulação para a Junta a fim de evitar as dificuldades levantadas. – Convém que façamos este esforço de diplomacia, para fazer prevalecer nosso ponto de vista. A meu ver, reside nele todo o segredo do êxito da A.C. E, se A.C. falhar, para onde irá descambando o Brasil?