Nosso Senhor entrega as chaves a São Pedro (conjunto escultural que se encontra na homônima Basílica, no Vaticano)
1952-04 – Um apostolado especializado: difusão das “Verdades Esquecidas” / É necessário que se ponham em foco as máximas que o demônio, o mundo e a carne procuram a todo momento relegar para segundo plano / Órgão para um escol religioso / Missão específica: um sino do carrilhão / Teste de ortodoxia.
* * *
* Maria, socorro dos indivíduos e das nações / Recorramos a Maria não somente nos perigos de nossa vida particular, mas também nos que ameaçam os Estados.
* Maria e a Civilização Cristã / É devido principalmente à sua guia e proteção que se propagaram rapidamente a sabedoria e as instituições do Evangelho.
* Esperamos nAquela que sempre destruiu todas as heresias / Confiamos que Ela queira, com sua eficacíssima proteção, fazer com que nossa Santa Madre Igreja Católica, superando todas as dificuldades e desbaratando todos os erros, prospere e floresça cada dia mais, no meio de todos os povos e em todos os lugares.
As novas postagens serão inseridas A PARTIR DAQUI:
* Por que os sacerdotes não colocam o macacão e vão trabalhar?
* O que merece mais apreço: os milagres ou a grandeza da doutrina (ensinamentos)? (São Tomás de Aquino)
* “grande dor (…) sinto ao ter conhecimento de que alguns poucos, inclusive alguns que deveriam ver neles [missionários] o seu modelo, têm tentado denegri-los, com uma visão distorcida, mais política e ideológica do que religiosa, da história da evangelização no Brasil” (João Paulo II).
* “A Sagrada Escritura nos ensina que o maior e mais terrível açoite que Deus envia a um povo, é dar-lhe maus sacerdotes” (Santo Antonio Maria Claret, “Catecismo da Doutrina Cristã explicado e adaptado à capacidade dos meninos”).
* “A paz está em perigo precisamente onde a opinião pública cessa de funcionar livremente”. Os deveres da Imprensa (sobretudo a católica, obviamente) para a sadia formação da opinião pública, contrários a uma “produção jurídica totalitária”, assim como ocorreu no nazismo, no fascismo e ainda se passa no comunismo.
* Não houve uma única heresia na Igreja de Deus que não haja sido levantada ou propagada por algum clérigo (sacerdote, bispo, etc.) / Da obra “El liberalismo es pecado” de D. Félix Sardá y Salvani, devidamente analisada à época pela Sagrada Congregação do Índex (atualmente Congregação para a Doutrina da Fé).
* Perdoar as ofensas não importa em cessar a luta
* Bem-aventurado Cardeal conde Clemens August von Galen: exemplo de Prelado em épocas tempestuosas – em plena Alemanha sob jugo de Hitler, increpou o nazismo com toda sua sequela de erros: idolatria da raça e da natureza, eutanásia, corruptor dos bons costumes, vilipendiador do direito de propriedade, perseguidor da Igreja Católica…
* Crianças transformadas em demônios
* Pelo Rosário alcançaremos a restauração dos costumes públicos e privados
* O Rosário, devoção da Igreja, devoção cristocêntrica
* Resulta em detrimento da arte querer separá-la da Religião
* Os abusos da liberdade de imprensa (alocução de João XXIII aos participantes do X Congresso Nacional da União dos Juristas Católicos Italianos)
* No Rosário, toda nossa confiança contra as maquinações dos ímpios
* A devoção do Rosário, instrumento bélico para combater os inimigos da Fé
* Condenável a difusão do que ofende a moral, mas tem valor artístico e técnico?
* A demasiada compaixão pode ser excessiva crueldade
* A vida católica é apostólica e militante.
* Necessária uma delicadeza como que virginal em matéria de doutrina (São Pio X)
* As nações que se afastam das virtudes cristãs atraem sobre si um terrível castigo. “O pecado faz miseráveis os povos” (Prov. 14, 34)
* A devoção do santo Rosário, instrumento “bélico” para combater os inimigos da Fé
* O fundamento da verdadeira paz / Não pode, em absoluto, existir paz entre os homens sem que se fundamente sobre a doutrina, os mandamentos e os exemplos de Cristo. – Existe algo mais próprio e eficaz para conseguir a harmonia de todos os homens e povos do que o triunfo da Eucaristia nas almas e nas nações?
* Louvor da Ordem militar de Malta por defender contra os muçulmanos as fronteiras da Cristandade
* Não há incompatibilidade entre o ideal do soldado e o do cristão
* A falta de resistência dos bons aumenta a audácia do inimigo
* Grave erro dos que se deixam guiar pela prudência mundana / “A verdade é una e indivisível; eternamente a mesma, não está submetida aos caprichos dos tempos“. – “Enganam-se, e muito, os que na distribuição pública de socorros, principalmente em favor das classes populares, preocupam-se ao mais alto ponto com as necessidades materiais e passam em silêncio a salvação das almas e os deveres gravíssimos da vida cristã“.
* “Não se deve crer que não haja nenhum pecado no silêncio pelo qual se omitem deliberadamente e se relegam ao esquecimento certos princípios da doutrina católica” / Porque todas essas verdades, quaisquer que sejam, que formam o conjunto da doutrina cristã, têm um só e mesmo autor e doutor, “o Filho Unigênito que está no seio do Pai” (Jo. 1, 18).
* As virtudes cristãs são as mesmas para todas as épocas / O Mestre e modelo de toda santidade é Cristo. E quem quiser entrar na mansão dos bem-aventurados por Ele se deve regular. Ora, Cristo não muda no decorrer dos séculos.
* Nem reticências nem mitigações / Fazer que os homens conhecessem cada vez mais a Jesus Cristo e que, por aí, soubessem não somente o que é preciso crer, mas ainda como é preciso viver, eis a que se aplicou São Paulo com todo o ardor de seu coração apostólico. (…) Nunca o “Pregador da Verdade” teve a ideia de se abster de tratar de temas dessa natureza, sob pretexto de que, dada a corrupção da época, tais considerações pareceriam muito duras àqueles a quem eram dirigidas.
* Não é hora de procurar novidades, mas de agir conforme os princípios já estabelecidos / De que valeria perscrutar os caminhos de Deus e do Espírito, se na prática se escolhem os caminhos da perdição e dobra-se docilmente o dorso ao aguilhão da carne? Qual o proveito de saber e de dizer “Deus é Pai” e “os homens são irmãos”, se toda intervenção de Sua parte na vida privada e pública é temida?
* A vitória cabe sempre a Deus / “A ruína paira mais de perto sobre o homem justamente quanto mais audacioso se ergue ele na esperança do triunfo”.
* O primeiro dever de caridade para com os que erram é o zelo de sua correção / A fonte do amor ao próximo se acha no amor de Deus. Qualquer outro amor é ilusão ou sentimento estéril e passageiro.
* Os verdadeiros direitos do homem nascem de seus deveres para com Deus / Desde que o Estado recusa dar a Deus o que é de Deus, recusa também, por uma consequência necessária, dar aos cidadãos aquilo a que têm direito como homens.
* A competência do magistério da Igreja se restringe ao domínio dos princípios? / A Igreja pode e deve, em virtude de sua missão divina e das garantias recebidas para este efeito, precisar a medida de verdade e de erro que contém esta ou aquela linha de conduta, esta ou aquela maneira de agir.
* Aparentando amar e defender a Igreja, empenham-se em perverter-Lhe a doutrina… tendendo, segundo as disposições de cada um, ao servilismo quer para com Cesar, quer para com os promotores dos direitos de uma falsa liberdade.
* “Nada afoita tanto os maus, como a pusilanimidade dos bons” / “Neste enorme e geral delírio de opiniões que vai grassando, o cuidado de proteger a verdade e de extirpar o erro dos entendimentos é a missão da Igreja”.
* Alucinações de soldados covardes ou traidores / Sonhos doentios e alucinações que sempre ocorreram e ocorrerão enquanto houver soldados covardes que deponham as armas à simples presença do inimigo, ou traidores que pretendam a todo custo fazer as pazes com os opositores.
* Nada mais construtivo do que o “non licet” / “A vida cristã não consiste simplesmente em louvar o Senhor e honrá-Lo por manifestações externas”
* “Não é réu de culpa só quem desfigura deliberadamente a verdade; é-o do mesmo modo quem, por temor de não ser julgado compreensivo e moderno, a atraiçoa com a ambiguidade de sua atitude”