Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira

 

Capítulo V

 

À margem das grandes campanhas – os fatos grandes e pequenos da vida quotidiana da TFP

 

 

1961

 

1. Universitários repudiam o comunismo

ABRIL – Universitários do grupo de "Catolicismo" de São Paulo e Curitiba lançam manifesto de repúdio à atuação comuno-progressista de núcleos estudantis de esquerda em diversas Faculdades. Adesão escrita de 1.200 universitários paulistas e 470 curitibanos.

 

 

2. Sede é transferida

AGOSTO – Os membros de "Catolicismo", que se reuniam na Rua Vieira de Carvalho 27, 6º e 7º andares, se transferem para a Rua Pará, 50, no Bairro de Higienópolis, que se tornará a sede do Conselho Nacional da TFP.

 

 

3. Conferências sobre Reforma Agrária em Universidades

OUTUBRO – Conferências do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em Belo Horizonte sobre a Reforma Agrária, a convite da União Estadual dos Estudantes e dos Diretórios Acadêmicos de Engenharia, Medicina, Odontologia e Farmácia da Universidade de Minas Gerais. (1).

(1) Cfr. "Catolicismo", 132, dezembro de 1961.

 

 

1962

 

4. Plinio Corrêa de Oliveira fala para duas mil pessoas no Uruguai

 

MAIO – Convidado especialmente pelo Conselheiro Benito Nardone, membro e ex-presidente do Governo colegiado do Uruguai, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira pronuncia conferência no Congresso Ruralista que se realiza em maio de 1962, em Montevidéu. Em sua exposição, seguida com grande interesse pelas duas mil pessoas presentes, o conferencista defende as teses do livro Reforma Agrária – Questão de Consciência, do qual é co-autor. A conferência é transmitida para todo o país por uma emissora da cidade (2).

(2) Cfr. "Catolicismo", 139, julho de 1962.

 

 

5. Greve "furada"

AGOSTO – Universitários do grupo de "Catolicismo" furam, em Belo Horizonte, a greve subversiva decretada pela UNE em todas as Faculdades do País. Há reação exacerbada e inútil dos piquetes grevistas. O movimento paredista se esvazia e o mito da UNE se deflaciona na capital mineira.

 

 

6. Nas Arcadas

SETEMBRO – Ao fim das convulsões estudantis, universitários do grupo de "Catolicismo", em São Paulo, lançam nas Arcadas o manifesto Dez afirmações anticomunistas, proclamando sua posição doutrinária a respeito dos acontecimentos que sacodem o Brasil e o mundo naqueles dias.

 

 

1963

 

7. Atuação pública

JULHO – A TFP assume o conjunto de atividades até então exercidas a título pessoal pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e pelos colaboradores que congregara sob a bandeira do jornal "Catolicismo". Tem início a atuação pública da TFP.

 

 

1964

 

8. Paraninfos impugnados

OUTUBRO/NOVEMBRO – Intensa atuação de universitários cooperadores da TFP, bacharelandos de 1964, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Distribuição entre os colegas de um manifesto denunciando manobras para a eleição de certas personalidades esquerdistas como paraninfos dos bacharelandos. Os nomes impugnados acabam não sendo escolhidos. Ao fim da sessão de formatura dessa mesma turma, os bacharelandos da TFP distribuem uma proclamação aos colegas, Retrospecto e compromisso, no qual recapitulam sua luta contra o esquerdismo nas Arcadas.

 

 

9. Em Buenos Aires, conferências e entrevistas do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

 NOVEMBRO – A convite da Federação Argentina de Entidades Democráticas Anticomunistas, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira profere três conferências em Buenos Aires, nos dias 2, 4 e 6 de novembro. Falando perante numeroso auditório, desenvolve ele os seguintes temas: Processo revolucionário na Cristandade, Causa da debilidade do Ocidente face ao comunismo e A liberdade da Igreja no Estado comunista.

Na ocasião, ele faz também uma conferência especialmente para os redatores e amigos da valorosa revista "Cruzada" (3).

(3) Cfr. "Catolicismo", 169, janeiro de 1965.

 

 

1965

 

10. Plinio Corrêa de Oliveira discursa no Teatro Municipal de São Paulo

FEVEREIRO – No dia 20 de fevereiro de 1965, realiza-se no Teatro Municipal de São Paulo a sessão solene de encerramento do III Congresso Lituano da América Latina. Ao mesmo tempo, os lituanos comemoram o transcurso da sua data nacional.

Discursam, na oportunidade, o Sr. Vaclavas Sidzikanskas, presidente da Associação Pró Libertação da Lituânia, e o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira faz também um apelo para que o Congresso Lituano telegrafe a Paulo VI, ao Presidente Johnson e à ONU, pedindo a sua intervenção no sentido de que se realizem plebiscitos nos países ocupados pela Rússia, em respeito ao princípio da autodeterminação. Tais plebiscitos dariam ocasião a que esses povos proclamassem aos olhos do mundo inteiro sua repulsa à brutal ocupação soviética e ao regime comunista (4).

(4) cfr. "O Globo", 22-2-65.

 

 

11. TFP de Fortaleza protesta contra "show" subversivo de bossa-nova

AGOSTO – Realiza-se em Fortaleza um show de bossa-nova, promovido pelo Centro de Debates e pelo Centro Acadêmico Clóvis Bevilacqua daquela cidade. O show toma desde logo um caráter marcadamente comuno-janguista e demagógico. O que leva os univesitários da TFP daquela cidade a mover uma campanha de protesto contra esse insólito festival.

Lançam eles um manifesto, primeiramente distribuído entre seus colegas, e depois em grande escala nas ruas de Fortaleza, encontrando ampla e favorável acolhida, tanto por parte dos estudantes escandalizados com o referido show, quanto da opinião pública em geral (5).

(5) cfr. "Catolicismo", nºs 178/179, outubro/novembro de 1965.

 

____________________

 

Há nas fileiras da TFP uma forte predominância numérica jovem.

A quarta parte de seu contigente tem até 21 anos (25,6%, contra um percentual sensivelmente menor, no perfil da população brasileira). 47% de seus sócios e cooperadores têm até 30 anos, e quase 60%, até 35 anos.

____________________

 

 

12. Estudantes paranaenses convidam conferencistas da TFP – Reitor lhes fecha a porta

SETEMBRO – A União Paranaense de Estudantes (UPE) havia programado um Ciclo de estudos sobre o imperialismo mundial comunista, seus recursos, suas dificuldades. Entre os conferencistas convidados – todos da TFP – contava-se o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Poucos dias antes da data anunciada para a primeira conferência, a Seção Paranaense da TFP recebe notificação: o Reitor da Universidade do Paraná havia cancelado a autorização dada para que o encerramento do ciclo tivesse lugar no auditório da Reitoria. Razão? O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira é "um nome nacional" e "empunha uma bandeira", e sua presença "daria ocasião a manifestações e protestos de universitários paranaenses comunistas".

A estranha atitude do Reitor é levada ao conhecimento do público, e analisada em comunicado de imprensa da Seção Paranaense da TFP (6).

(6) cfr. "Catolicismo", nºs 178/179, outubro/novembro de 1965.

 

 

1966

 

13. Ciclos de conferências contra o divórcio, em São Paulo e Belo Horizonte

JUNHO/JULHO – Paralelamente à campanha do abaixo-assinado contra o divórcio, a TFP promove, nos meses de junho e julho, ciclos de conferências sobre o projeto de Código Civil que abole subrepticiamente a indissolubilidade do vínculo conjugal.

As conferências, a cargo de destacadas figuras da Magistratura e do Magistério universitário, se realizam, em São Paulo, no espaçoso auditório, entretanto superlotado, da Federação do Comércio desse Estado, e, em Belo Horizonte, no auditório, também completamente lotado, da Federação do Comércio.

No final de uma das sessões, o Desembargador Marcio Martins Ferreira, então Vice-Presidente, depois Presidente, do Tribunal de Justiça de São Paulo, pronuncia, de improviso, as seguintes palavras:

"Neste momento em que o Tribunal de Justiça de São Paulo, pela voz autorizada de seu eminente Corregedor Geral da Justiça, dá a esta ilustre assembléia o ponto de vista dos juristas que positivam e aplicam o Direito naquele Egrégio Tribunal, é com profunda satisfação que nós nos associamos a esta campanha magnífica com que esta Sociedade alerta todos os Poderes constituídos – de algum modo o povo brasileiro .... O Tribunal de Justiça de São Paulo, neste momento, pela palavra de seu Vice-Presidente, apresenta aos ilustres dirigentes desta magnífica Sociedade a sua inteira solidariedade e a sua profunda admiração, porque é na trincheira de homens como esses que o Brasil espera assegurar a grandeza de seu destino" (7).

(7) Cfr. "Catolicismo", 187, julho de 1966.

 

 

14. TFP participa do II "National Wanderer Forum" e do "Wanderer Youth Forum"

JUNHO – O órgão norte-americano "The Wanderer", semanário católico de projeção nacional, promove em Minneápolis, de 24 a 26 de junho de 1966, o II National Wanderer Forum, que conta com 550 participantes, dentre os quais várias personalidades de destaque do conservadorismo norte-americano.

A TFP, que está entre os poucos convidados do Exterior, monta no recinto do congresso um stand que oferece aos norte-americanos uma imagem viva de como é a atuação da entidade, por meio de mapas, gráficos, fotos e mostruários das obras por ela difundidas.

Na sessão de abertura dos trabalhos, o sr. Julio C. Ubbelohde, representante da revista argentina "Cruzada" (órgão do grupo que depois dá origem à TFP no país platino), lê em inglês o discurso que o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira dirigiu ao Forum (8).

(8) Cfr. “Catolicismo”, n° 192, dezembro de 1966.

 

 

15. Agitação universitária esquerdista

SETEMBRO/OUTUBRO – Atuação dos universitários cooperadores da TFP frustra novos esforços esquerdistas no meio estudantil. Ativa participação em Assembléias estudantis de diversas Faculdades. Lançamento de manifestos em que denunciam o caráter subversivo das agitações. A minoria esquerdista é isolada e a agitação se esvazia.

 

 

1967

 

16. TFP ao Embaixador da Rússia: sejam coerentes!

JULHO – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira envia, em nome do Conselho Nacional da TFP, o seguinte telegrama ao embaixador soviético em Brasília, Serguei Mikhailov:

"Noticiando a imprensa mundial que a Rússia sustenta o princípio da necessidade de Israel abandonar suas conquistas territoriais como condição das negociações de paz no Oriente Médio, a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade pede que encaminheis aos detentores do poder em Moscou a observação de que o mesmo princípio lhes im­põe a imediata retirada das tropas comunistas que oprimem as nações ocupadas desde o término da guerra. A presente consideração, participada certamente por milhões de brasileiros, é feita sem tomada de posição no conflito árabe-israelense, com exclusiva preocupação do res­tabelecimento da normalidade e da paz nas glo­riosas nações cristãs da Europa" (9).

(9) Cfr. “Catolicismo”, n° 200, agosto de 1967.

 

1 7. TFP apóia ação do Brasil na ONU

JULHO — Louvando a tomada de posição do Brasil na ONU no sentido de pedir a condena­ção da subversão, do terrorismo e da sabotagem operados por Fidel Castro no continente ameri­cano, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira envia, em nome da TFP, telegrama de felicitação ao Chanceler Magalhães Pìnto (10).

(10) O telegrama é publicado na íntegra no "Diário do Co­mércio e Indústria", São Paulo, 22-7-67; "O Globo”, Rio de Ja­neiro, 24-7-67; "Diário do Co­mércio", São Paulo, 25-7-67; "Correio Fluminense", Niterói, 25-7-67; "Diário Fluminense", Niterói, 25-7-67; "Jornal de Cu­ritiba", 26-7-67; "Diário Popu­lar", Curitiba, 26-7-67; "Jornal da Manhã", Ponta Grossa (PR), 28-7-67; "A Gazeta", Florianó­polis, 30-7-67; "A Nação", Blu­menau (SC), 6-8-87; "Deutsch Nachrichten", São Paulo, 9-8-67; "Minas Gerais", Belo Horizon­te, 10-8-67; "A Tarde", Juiz de Fora, (MG), 15-8-67; "Brasil Post", São Paulo, 19-8-67; "O Macabuense", Conceição do Macabu (RJ), 20-8-67; "O Após­tolo", Florianópolis, 25-8.67; "Folha do Comércio", Campos (RJ), 27-8-67. – Resumos fo­ram publicados no "Diário de Noticias", Rio de Janeiro, 22-7-67; "Gazeta da Baixada", Cabo Frio (RJ), 27-7-67.

 

 

18. Arcebispo pronuncia conferências

AGOSTO — Visita a TFP o Arcebispo Mons. Marcel Lefebvre, Bispo resignatário de Tulle (França), ex-Arcebispo de Dakar, e na época Su­perior Geral da Congregação do Espírito San­to. O Prelado se destacara como um dos líderes da corrente de Bispos conservadores que partici­param do Concílio Vaticano II.

Nesta ocasião, pronuncia conferência no auditório da Sociedade – então à Rua Pará n° 50 – sobre as causas da crise religiosa hodierna.

Em 1974, de novo no Brasil em visita ao Bispo de Campos, é convidado pela TFP a vir a São Paulo, na qualidade de hóspede. Aí pro­nuncia, no dia 19 de agosto, conferência para os sócios e cooperadores da entidade, sobre sua obra de formação de sacerdotes. Profere igual­mente palestra na sede da Seção carioca da TFP.

A esse tempo, Mons. Lefebvre já funda­ra na Suíça o Seminário de Écône, conhecido por sua posição antiprogressista.

Posteriormente surge entre o Vaticano e Mons. Lefebvre a tensão tão comentada na imprensa mundial.

 

19. Conferência do Embaixador argentino, Prof. Mario Amadeo

SETEMBRO — O então Embaixador da Ar­gentina junto ao Governo brasileiro, Prof. Mario Amadeo, profere conferência na sede da TFP, para os sócios e cooperadores da en­tidade, versando sobre as Características, his­tória e avaliação do movimento nacionalista argentino, do qual foi um dos líderes.

O Prof. Mario Amadeo, já falecido, foi membro da Comissão Pontifícia Justiça e Paz, tendo sido anteriormente Ministro das Rela­ções Exteriores da Argentina e Embaixador da Nação amiga junto à ONU.

 

 

1968

 

20. TFP aplaude iniciativa do Presidente Costa e Silva contra entorpecentes

ABRIL — A propósito da mensagem envia­da pelo Presidente Costa e Silva ao Congres­so, acompanhando projeto de lei estendendo às substâncias que determinam dependência fí­sica ou psíquica (correntemente chamadas bo­linhas) as punições previstas no Código Penal relativamente aos entorpecentes, o Prof. Pli­nio Corrêa de Oliveira envia ao Chefe de Esta­do telegrama de felicitações no qual afirma que a propositura por ele elaborada presta valioso amparo à moralidade bem como à saúde psíquica de nossa juventude (11).

(11) O telegrama é publicado na íntegra em "A Gazeta", São Paulo, 21-3-68; "Luta Democrática", Rio de Janeiro, 22-3-68; "Diário do Paraná", Curitiba, 23-3-68; "Diário de Notícias", Rio de Janeiro, 24-3-68; "O Estado", Florianópolis, 26-3-68; "Diário de Notícias", Salvador, 26-3-68; "A Nação", Florianópolis, 26-3-68; "O Estado de Minas", Belo Horizonte, 27-3-68; "Tribuna de São José", São José dos Pinhais (PR), 27-3-68; "Diário Fluminense", Niterói, 27-3-68; "Folha de Rio Preto" (SP), 28-3-68; "Monitor Campista", Campos (RJ), 30-3-68; "A Nação", Blumenau (SC), 31-3-68; "A Notícia", São José do Rio Preto (SP), 4-4-68; "Correio do Povo", Natal, 5-4-68; "Tribuna da Fronteira", Mafra (SC), 6-4-68; "Diário da Região", São José do Rio Preto (SP), 14-4-68; "A Cidade", Cornélio Procópio (PR), 14-4-68; "Diário da Manhã", Ribeirão Preto (SP), 19-4-68.

 

 

21. Prof. Plinio Corrêa de Oliveira na "Folha de S. Paulo"

AGOSTO – Iniciam-se as colaborações semanais do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para a "Folha de S. Paulo", o matutino de maior circulação no Estado.

 

 

22. TFP pede que o Brasil proteste contra a invasão da Tchecoslováquia

SETEMBRO – Associando-se à indignação universal pela ocupação despótica e brutal da Tchecoslováquia por tropas soviéticas, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em consonância com a opinião de milhões de brasileiros, envia, em nome da TFP, telegrama ao Chanceler Magalhães Pinto, pedindo que o Itamaraty formule enérgico e solene protesto contra o indigno procedimento dos comunistas russos e de seus satélites de Varsóvia e Pankow (12).

(12) O telegrama é publicado na íntegra na "Tribuna de São José", São José do Rio Preto (SP), 31-8-68; "O Globo", Rio de Janeiro, 2-9-68; "A Gazeta", São Paulo, 2-9-68; "Notícias Populares", São Paulo, 2-9-68; "Diário da Noite", São Paulo, 4-9-68; "Diário Popular", Curitiba, 4-9-68; "Minas Gerais", Belo Horizonte, 4-9-68; "Tribuna do Paraná", Curitiba, 4-9-68. – Um resumo foi publicado na "Folha de S. Paulo", 3-9-68.

 

 

23. Cardeal Slipyj visita a TFP

SETEMBRO – A TFP oferece uma recepção a um ilustre visitante: O Cardeal ucraniano Josyf Slipyj, Metropolita Arcebispo-Maior de Lvow.

O Cardeal Slipyj havia oposto firme resistência ao comunismo em sua pátria. Por causa disso, desde abril de 1945 até início de 1963 foi submetido a longo cativeiro e sujeito a trabalhos forçados na Sibéria, Mordóvia e regiões polares.

Era natural que a TFP homenageasse este herói da luta contra o comunismo.

No dia 26 de setembro se realiza a recepção ao Purpurado, na sede do Conselho Nacional da TFP em São Paulo (então à Rua Pará, 50). Encontram-se presentes elementos de destaque do Clero, das Forças Armadas, da sociedade paulista e da colônia ucraniana, bem como centenas de sócios e cooperadores da entidade (13).

(13) cfr. "Catolicismo", 215, novembro de 1968.

 

 

1969

 

24. Prelado vermelho

FEVEREIRO – Comunicado O Arcebispo Vermelho abre as portas da América e do mundo para o comunismo, no qual a TFP afirma que as atitudes tomadas por D. Helder Câmara importam em uma política de entrega do mundo, e mais particularmente da América, à influência do comunismo.

 

 

25. Cooperador da TFP, "Operário Bandeirante" de 1969

No concurso promovido pela "Folha de S. Paulo", para a escolha do "Operário Bandeirante" do ano, é classificado em primeiro lugar, em 1969, o sr. Albertino Coutinho, cooperador do setor operário da TFP em São Paulo. O jovem operário da indústria farmacêutica Squibb sagra-se vencedor, por seus méritos pessoais e profissionais, demonstrados em todas as provas (14).

(14) Cfr. "Catolicismo", 223, julho de 1969.

 

 

1970

 

26. TFP aplaude medida contra imoralidade e pornografia

JANEIRO – Por motivo da promulgação de decreto contendo medidas contra a imoralidade e a pornografia nos meios de comunicação social, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira envia ao Presidente Medici, em nome da TFP, telegrama de felicitações pelo valioso serviço que assim presta à preservação da família, instituição básica da civilização cristã e da pátria brasileira.

Análoga mensagem é enviada ao Prof. Alfredo Buzaid, então Ministro da Justiça (15).

(15) Cfr. "Catolicismo", 230, fevereiro de 1970.

 

 

27. Diretores de "Vers Demain" visitam a TFP

ABRIL – No dia 7 de abril de 1970, a TFP recebe em suas sedes, em São Paulo, três diretores do movimento cívico-religioso canadense Pélerins de Saint Michel, que edita o jornal católico "Vers Demain": Sr. Louis Even, Sr. Gérard Mercier e Sra. Gilberte Côté-Mercier. Os três vêm ao Brasil desejosos de conhecer a TFP. Aqui cumprem intenso programa, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, visitando as principais sedes da entidade, tomando contato com seus dirigentes e proferindo conferências para seus sócios e cooperadores (16).

(16) Cfr. "Catolicismo", 234, junho de 1970.

 

 

28. TFP leva rosários aos doentes do fogo-selvagem

JUNHO – Cooperadores da TFP visitam o Hospital do Fogo-Selvagem (Instituto Adhemar de Barros), no Mandaqui, em São Paulo, onde efetuam a distribuição de duzentos terços aos enfermos e seus familiares.

Durante a visita, os cooperadores da TFP percorrem todas as enfermarias, entretendo-se detidamente com aquelas vítimas de uma das doenças mais terríveis que se conhece (17).

(17) Cfr. "Catolicismo", 235, julho de 1970.

 

 

29. Enviado da TFP faz conferências em vinte cidades, no Canadá

SETEMBRO – O sr. José Lúcio Araújo Corrêa faz uma tournée pelo Canadá. Na ocasião, o representante da TFP pronuncia conferências em vinte cidades daquele país, para grupos de cinqüenta a trezentas pessoas; por fim, fala no Congresso Nacional do movimento Pélerins de Saint Michel, que reune cerca de mil participantes em Asbestos, na província de Québec (18).

(18) Cfr. "Catolicismo", 243, março de 1971.

 

 

30. Inauguração da atual sede do Conselho Nacional da TFP

DEZEMBRO – Ao fundarem, em julho de 1960, a TFP, os membros do grupo de "Catolicismo" se reuniam na Rua Vieira de Carvalho, 27, 6º e 7º andares. No dia 25 de agosto de 1961 eles se transferiram para a Rua Pará, 50, no Bairro de Higienópolis, que viria a ser a sede do Conselho Nacional da TFP. Em singela cerimônia, transportou-se a pequena imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, que era venerada pelo grupo do "Legionário" desde os tempos em que seus membros dirigiam a Seção paulista da Ação Católica Brasileira, para a sede recém-alugada na Rua Pará.

Nesta sede, a TFP desenvolveu as suas atividades até 7 de fevereiro de 1970. Nesse mês, estando encerrado o contrato de locação do imóvel, o proprietário retoma-o para uso pessoal. A sede do Conselho Nacional é instalada provisoriamente na Rua Martim Francisco, 665, enquanto se procede à reforma do prédio da Rua Maranhão, 341, onde se estabeleceria definitivamente. O uso deste prédio é cedido à TFP, a título de comodato, pela Administradora Barros Silveira S.A., constituída por pessoas amigas da entidade.

Em 25 de dezembro de 1970, estando finalmente concluída a reforma da sede da Rua Maranhão, 341, é ela solenemente inaugurada, ainda uma vez com a transladação da pequena imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

Essa sede é consagrada ao Reino de Maria, sendo denominada, na linguagem corrente da TFP, Sede do Reino de Maria. Com isso, os sócios e cooperadores da entidade querem manifestar o seu ardente desejo da plena restauração da civilização cristã em nossos dias, conforme a promessa de Nossa Senhora nas aparições de Fátima: Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Reino de Maria – segundo explanam vários santos insignes, especialmente São Luís Maria Grignion de Montfort – é a plena vigência dos princípios do Evangelho na sociedade humana, espiritual e temporal.

 

 

1971

 

31. TFP convidada para Congresso em Bruxelas

FEVEREIRO – O Centre Européen de Documentation et d'Information (CEDI) reúne anualmente, em uma das capitais do Velho Mundo, destacadas personalidades anticomunistas européias, para analisarem a situação política mundial e fixarem metas comuns de ação.

O certame de 1971 se realiza na cidade de Bruxelas. A TFP é das poucas entidades não européias convidadas para o congresso desse ano. O sr. Guy Gabriel de Ridder representa a Sociedade nessa ocasião (19).

(19) Cfr. "Catolicismo", 247, julho de 1971.

 

 

32. Retificação denegada

ABRIL – Comunicado A propósito de uma notícia de "O Estado de S. Paulo", no qual é retificada notícia daquele jornal a respeito da atuação de universitários cooperadores da TFP na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Os jovens reafirmam o caráter ordeiro, e ao mesmo tempo destemido, de sua atuação naquela Faculdade, que consistiu na distribuição aos alunos de um folheto explicativo sobre a TFP. Tendo o matutino paulista se negado a publicar a retificação, os universitários a divulgam em Seção Livre na "Folha de S. Paulo".

 

 

33. TFP participa de Congresso mundial anticomunista nas Filipinas

JULHO – Realiza-se em Manilla, nas Filipinas, o V Congresso Plenário da World Anti-Communist League – WACL (Liga Mundial Anticomunista).

É especialmente convidado para o Congresso o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, o qual, não podendo comparecer pessoalmente, envia mensagem de solidariedade em nome da TFP brasileira. É portador da mesma o Eng. Marcos Ribeiro Dantas, membro da Diretoria Administrativa e Financeira Nacional da entidade e Secretário de sua Seção da Guanabara, que representa a TFP brasileira no Congresso.

Representando a TFP argentina, comparece o sr. Miguel Beccar Varela, um dos diretores da associação.

O Congresso conta com a presença do Cardeal Rufino Santos, Arcebispo de Manilla e Primaz das Filipinas, que abre o certame. O Presidente Ferdinand Marcos é o convidado de honra da sessão de abertura. O Chefe de Estado oferece ainda um banquete, no dia do encerramento, aos 350 delegados provenientes de 53 países. O Congresso encerra-se com grande concentração popular anticomunista, à qual comparecem 50 mil pessoas.

Das Filipinas, os srs. Marcos Ribeiro Dantas e Miguel Beccar Varela viajam para o Vietnã do Sul, onde tomam contato com personalidades e organizações anticomunistas locais (20).

(20) Cfr. "Catolicismo", 248, agosto de 1971; 250, outubro de 1971.

 

 

34. A TFP em Boston, no "Rally for God and Country"

O sr. José Lúcio Araújo Corrêa representa a TFP no Rally for God and Country (Encontro por Deus e pela Pátria) que reúne cerca de mil representantes de organizações anticomunistas e conservadoras em Boston. O stand da TFP encontra-se à entrada do local do congresso, e é muito visitado pelos participantes. O representante da TFP projeta audiovisual sobre as atividades da Sociedade.

Também participam do certame representantes da novel revista "Crusade", que daria origem logo depois à TFP norte-americana.

Em 1972, o representante da TFP no Rally for God and Country será o sr. Luís Antonio Fragelli.

 

 

35. Representante da TFP toma contatos e faz conferências nos Estados Unidos e Canadá

De passagem pelos Estados Unidos, o sr. Nelson Ribeiro Fragelli pronuncia conferências em Washington, Nova York, Los Angeles e Miami.

Na mesma ocasião, esse cooperador da TFP brasileira vai ao Canadá em visita à sede do movimento Pèlerins de Saint Michel, onde faz conferência.

Em setembro do mesmo ano, o sr. Nelson Ribeiro Fragelli fala, em Toronto, na sede da Associação dos Refugiados Ucranianos.

 

 

36. Edições de nível popular

DEZEMBRO – Início da difusão dos Diálogos Sociais, série de três opúsculos de nível popular, que analisam à luz da doutrina católica problemas econômicos e sociais da atualidade. Publicados originariamente na Argentina, os três opúsculos têm no Brasil cinco edições, num total de trezentos mil exemplares.

 

 

____________________

 

Fábio Vidigal Xavier da Silveira (1934-1971), um dos fundadores da TFP, descendia de família ilustre. Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, desde os bancos acadêmicos se destacou como militante católico. Sua obra "Frei, o Kerensky chileno" deu-lhe merecido renome internacional pelo acerto de suas previsões e a profundidade de sua análise política

____________________

 

 

1972

 

37. Contatos com meios tradicionalistas italianos e alemães

Por ocasião de sua viagem à Europa, o sr. Caio Vidigal Xavier da Silveira, membro do Conselho Nacional da TFP, faz conferências para círculos tradicionalistas italianos em Roma, Milão, Bolonha, Turim, Pisa, Piacenza, Ferrara e Livorno. Nesse circuito, mantém ele contatos assíduos com dirigentes e membros do operoso movimento "Alleanza Cattolica".

Em junho desse ano, o sr. Caio V. Xavier da Silveira faz também uma apresentação sobre a TFP brasileira no Hotel Bayerische Hof, em Munique, na Alemanha, à qual comparecem representantes de diversas organizações tradicionalistas alemãs.

Ainda em Munique, esse diretor da TFP concede entrevista sobre a entidade, na Rádio Europa Livre, emissora que atinge os países de além cortina de ferro.

 

 

38. Embaixador de Formosa profere conferência para a TFP

 NOVEMBRO – A convite da TFP, o Embaixador da China Nacionalista, sr. Fu-Sung Chu, profere, no auditório do São Paulo Clube, na capital paulista, concorrida conferência.

O diplomata discorre sobre problemas do Extremo Oriente, e especialmente sobre a situação na China Livre e na China comunista.

Na manhã do mesmo dia, o diplomata chinês visita a sede do Conselho Nacional da TFP, onde é recebido pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e por diretores da entidade. Em seguida à visita, é oferecido um almoço ao sr. Fu-Sung Chu no Automóvel Club (21).

(21) Cfr. "Catolicismo", 265, janeiro de 1973.

 

 

39. TFP assinala: instituições atingidas

DEZEMBRO – O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira envia ao Ministro da Justiça, Prof. Alfredo Buzaid, um Relatório sobre o Anteprojeto de Código Civil, assinalando aspectos do referido anteprojeto que atingem as instituições da família e da propriedade privada.

 

 

____________________

 

O eng. José de Azeredo Santos (1907-1973), um dos fundadores da TFP, destacou-se, como colaborador do "Legionário" e depois de "Catolicismo", por suas qualidades de polemista católico vigoroso e jamais refutado em campo raso e aberto. Foi esposo e pai modelar.

____________________

 

1973

 

40. Mensagem à Irmã Lúcia

MAIO – Segundo é universalmente conhecido, Nossa Senhora revelou em Fátima, em 1917, um Segredo contendo três partes distintas, duas das quais foram manifestadas ao mundo em agosto de 1941, pela Irmã Lúcia, única protagonista das aparições ainda hoje viva.

Em janeiro de 1944, a Irmã Lúcia, por ocasião de grave enfermidade por que passou, escreveu a terceira parte do Segredo, sob a forma de carta. Esta foi entregue inicialmente ao Bispo de Leiria, com quem ficou até princípios de 1957. Requisitada então pelo Santo Ofício, foi remetida para a Nunciatura Apostólica em Lisboa, e daí conduzida ao Vaticano, onde deu entrada no dia 16 de abril de 1957.

Segundo declarações da Irmã Lúcia, essa terceira parte do Segredo não devia ser tornada pública antes de 1960. Interrogada sobre o porquê desta data, a Irmã Lúcia esclareceu que, no seu entender, a partir de então se compreenderia melhor o conteúdo da Mensagem.

Por razões ainda não suficientemente esclarecidas, os Soberanos Pontífices que se sucederam até agora não quiseram tomar a iniciativa da divulgação da parte ainda desconhecida da Mensagem de Nossa Senhora. É possível que tenham deixado essa magna e transcendente decisão à discrição da vidente que, inspirada pelo Céu, poderia fazer ao mundo, no momento oportuno, a revelação tão ansiosamente esperada.

Nesta perspectiva, e considerando que o Céu se move também de acordo com o movimento das almas na terra, os sócios e cooperadores da TFP julgam que algo podem fazer a respeito.

No dia 13 de maio de 1973, ao ensejo da insigne visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que verteu lágrimas em Nova Orleans, Estados Unidos, fazem uma vigília de orações em sua sede central em São Paulo. Durante a mesma, renovam sua consagração a Nossa Senhora segundo o método preconizado  por São Luís Maria Grignion de Montfort. Nesse ambiente afervorado pela presença da maravilhosa Imagem, corre com a rapidez de um corisco a idéia de uma Mensagem à Irmã Lúcia, pedindo à gloriosa e feliz vidente de Fátima que rompa o silêncio que vem guardando sobre o transcendente assunto.

E assim se faz. A Mensagem, redigida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, é assinada por todos os presentes durante a própria vigília ou no correr do mesmo dia. Nessa Mensagem, depois de consignar que não são de todo alheios à sublime missão da Irmã Lúcia, pois se consagram ao combate contra o comunismo, que é justamente o grande flagelo anunciado por Nossa Senhora em Fátima para punir o mundo de seus desvarios, os sócios e os cooperadores da TFP assim se exprimem:

"Nossas vistas se voltam para vós, Irmã Lúcia! Como, aliás, para vós se voltam todos os que neste mundo atolado no orgulho e na sensualidade conservam íntegra a santa Fé católica, apostólica e romana.

"O poder do comunismo chegou ao seu auge. Extravasando da Rússia, o regime comunista domina hoje 16 nações, das quais, na Europa, a Rússia ("União Soviética"), Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Rumânia, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Albânia; na Ásia, a China, Vietnã do Norte, Coréia do Norte e Mongólia; na África, o Congo (Brazzaville); e na América, Cuba e Chile. O que importa em um império de 36.340.141 km2, com 1.235.300.000 habitantes. O movimento comunista controla diretamente uma terça parte da população do Mundo e mais de uma quarta parte do território mundial.

"E agora procuram os supremos dirigentes do comunismo, com sede em Moscou, capital da Rússia, desfechar contra as restantes nações um ataque supremo.

"Não se trata de imediato de um ataque armado. Os povos não comunistas desdenharam a Mensagem de Fátima, e estão atolados na vida sensual e na cobiça das coisas da terra. Dizem-se cristãos, mas vão aceitando as modas mais escandalosas, e até o nudismo. A Rússia se finge agora de amiga deles. Procura também estabelecer relações cordiais com o Clero e os fiéis. Com isto, ninguém tem os olhos abertos para o perigo que se aproxima. E quando estiverem inteiramente adormecidos – o que não tarda – serão tragados pela Rússia comunista em um só golpe.

"Para atalhar tão grande mal, Irmã Lúcia, é preciso abrir os olhos dos que dormem como dormiam os Apóstolos no Horto das Oliveiras. E para isto – baldos todos os esforços até aqui feitos pelos melhores – só parece haver uma solução.

"Irmã Lúcia, falai. Falai, porque senão pereceremos todos. Falai, revelando aos homens desorientados a parte ainda desconhecida da Mensagem celeste cuja depositária sois vós. É o que em todas as partes do mundo as almas verdadeiramente fiéis de vós esperam. Pois estão, todos, persuadidos de que a parte ainda não publicada da Mensagem de Fátima contém palavras de advertência, orientação e conforto para a humanidade neste lance extremo.

"Pelo amor que tendes à Senhora de Fátima, nós vos imploramos que não mais vos conserveis em um silêncio que deixa perplexos e angustia até os melhores.

"Como náufragos que clamam por socorro, a vós bradamos dizendo: `falai'.

"E para vos tornar presente toda a aflição de alma que nos move a este pedido, cada um de nós assina seu nome com seu próprio sangue".

 

* * *

 

Associa-se à Mensagem o Exmo. Revmo. Sr. Bispo de Campos, D. Antonio de Castro Mayer, presente à cerimônia. Assinam-na igualmente membros de outras TFPs e entidades afins que no momento estão em visita à TFP brasileira, perfazendo o total de 735 assinaturas.

Um enviado especial da TFP, sr. Martim Afonso Xavier da Silveira Jr., é o portador do abaixo-assinado até o Carmelo de Coimbra, onde se encontra a Irmã Lúcia. A Madre Prioresa do Carmelo excusa-se por não poder receber a Mensagem, pois de acordo com rígidas normas estabelecidas pela Autoridade eclesiástica, nada referente às aparições de Fátima pode ser levado ao conhecimento da vidente sem autorização especial da Santa Sé.

Os sócios e cooperadores da TFP têm certeza de que o ato que fizeram não foi em vão. Pois nada do que é feito "in conspectu Altissimi" se passa em vão. Nossa Senhora terá levado em conta essa manifestação de ardente amor filial, a tal ponto que a divulgação da parte ainda não revelada da Mensagem há de se fazer com maior brilho e no momento em que for para a maior glória d'Ela e confusão de seus adversários.

 

 

41. Um "best-seller" de 850 mil exemplares

AGOSTO – Início da divulgação do opúsculo As aparições e a Mensagem de Fátima conforme os manuscritos da Irmã Lúcia, de autoria do sócio da TFP Eng. Antonio Augusto Borelli Machado. O opúsculo, que atingiu a tiragem de 859 mil exemplares em seis idiomas, contém e comenta o texto das famosas revelações em que Nossa Senhora adverte o mundo sobre o perigo da expansão da doutrina comunista (22).

(22) Ver TFPs: ações conjuntas em âmbito interncional 5.

 

 

42. Conferência do Encarregado de Negócios do Vietnã do Sul

DEZEMBRO – Convidado pela TFP, o Encarregado de Negócios do Vietnã do Sul, Sr. Nguyen Van Ngoc, profere conferência no auditório do Othon Palace Hotel, em São Paulo.

O diplomata sul-vietnamita discorre sobre as violações do acordo de paz de Paris por parte dos norte-vietnamitas, e explica que havia numerosos pontos de discórdia na interpretação do mesmo (23).

(23) Cfr. "Catolicismo", 277, janeiro de 1974.

 

 

 

1974

 

43. Conferência do Embaixador do Vietnã do Sul

MARÇO – A TFP convida o Embaixador do Vietnã do Sul na ONU, Sr. Nguyen Hum Chi, a proferir uma conferência sobre a estratégia das etapas, que caracteriza o progresso comunista no mundo. O diplomata sul-vietnamita viera ao Brasil como integrante da delegação de seu país à posse do Presidente Geisel.

A conferência realiza-se no auditório do Othon Palace Hotel, em São Paulo (24).

(24) Cfr. "Catolicismo", 280, abril de 1974.

 

 

44. Plinio Corrêa de Oliveira recebe comenda

ABRIL – O Governo polonês no exílio, sediado em Londres, confere ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a comenda da Grã-Cruz da Ordem da Polônia Restituta. Esta comenda é a mais alta condecoração polonesa para civis, sendo atualmente conferida às personalidades que se distinguem na luta contra o comunismo.

A comenda é entregue ao Presidente do Conselho Nacional da TFP pelo Coronel Aviador Tomasz Rzyski, Ministro de Assuntos Sociais do Governo Polonês no exílio, em cerimônia realizada no auditório do Othon Palace Hotel, em São Paulo, perante numeroso público (25).

(25) Cfr. "Catolicismo", 281, maio de 1974.

 

 

45. TFP em peregrinação a Aparecida

SETEMBRO – Duzentos sócios e cooperadores da TFP realizam peregrinação à Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a fim de rezar especialmente para a derrota do comunismo e o incremento, no Brasil, dos valores fundamentais da civilização cristã.

Parte do percurso – 40 quilômetros – é feita a pé. Os sócios e cooperadores seguem pela Via Dutra com suas capas e estandartes rubros, levando em andor uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Chegando àquela cidade, os peregrinos se ajoelham aos pés da Imagem milagrosa, para ali rezarem pelas intenções indicadas (26).

(26) Cfr. "Catolicismo", 287, novembro de 1974.

 

 

46. TFP comparece a jornada de estudos de movimento tradicionalista francês

SETEMBRO – O grupo tradicionalista Lecture et Tradition organiza em Chiré-en-Montreuil (perto de Poitiers), na França, uma jornada de estudos para a qual convida também o Bureau Tradition-Famille-Propriété pour l'Europe, instalado em Paris.

Os representantes do Bureau – srs. Martim Afonso Xavier da Silveira Jr., Fernando Antunez, Guy Gabriel de Ridder, Arturo Hlebnikian e George Dimitri Antoniadis – instalam no local das reuniões um stand mostrando aspectos diversos da atuação da TFP, e projetam audiovisual no mesmo sentido.

Também comparece o sr. Julio C. Ubbelohde, representando a TFP argentina.

Em seus boletins, o movimento Lecture et Tradition recomenda o livro Revolução e Contra-Revolução do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, bem como outras obras difundidas pela TFP.

 

 

47. General Souza Mello inaugura auditório da TFP

OUTUBRO – "Confesso que, ao penetrar nesta colméia de obreiros do cristianismo, senti o ritmo emocionado do meu coração, de intenso civismo na vibração harmônica com o coração da juventude e intelectuais, alistados espontaneamente e por convicção nesta Sociedade, para empenhar-se de corpo e alma na luta bendita sob o signo da Cruz".

Com estas palavras, no dia 12 de outubro de 1974, o General Humberto de Souza Mello, antigo Comandante do II Exército, que poucos dias antes deixara o alto cargo de Ministro-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, inaugura o novo auditório da TFP em São Paulo.

 

____________________

 

Nos bairros mais afastados da Grande São Paulo, a TFP conta com o trabalho estável de difusão, em seu meio social e profissional, de 230 famílias. São os Núcleos de Periferia Urbana, que se expandem rapidamente.

____________________

 

 

O auditório, dedicado a São Miguel Arcanjo, foi construído e decorado sob a orientação direta de um dos diretores da TFP, o Eng. Adolpho Lindenberg, e do Eng. Elefteris Antoniadis.

Ao ato de inauguração comparecem altas personalidades do mundo eclesiástico, jurídico, civil e militar, figuras de destaque na vida pública e social paulista, sócios e cooperadores da entidade com as respectivas famílias, e simpatizantes da TFP. Entre os presentes, têm merecido destaque representantes das sociedades coirmãs de vários países do continente americano.

O General Souza Mello, ao chegar ao local, recebe as homenagens da Banda de Música do Regimento Raposo Tavares, do II Exército, sob os aplausos dos sócios e cooperadores da TFP e do público que o aguardava.

Num gesto de cortesia, o General, no momento de romper a fita simbólica, convida D. Castro Mayer, o Prefeito Miguel Colassuono e o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a participarem do ato.

Em seguida, D. Castro Mayer celebra o Santo Sacrifício e procede à bênção do auditório. Seguem-se os discursos, atentamente acompanhados pelo numeroso público presente.

Na ocasião, o Ministro do Governo Polonês no exílio, Sr. Tomasz Rzyski, entrega ao General Souza Mello a Grã-Cruz da Ordem da Polônia Restituta, que lhe é outorgada por aquele Governo.

Por fim, os convidados se dirigem à Sede do Conselho Nacional da TFP, à Rua Maranhão 341, onde lhes é oferecido um cocktail (27).

(27) Cfr. "Catolicismo", 287, novembro, e 288, de dezembro de 1974.

 

 

48. Personalidades anticomunistas de diversas partes do mundo visitam a TFP

DEZEMBRO – A TFP recebe em sessão especial no Auditório São Miguel, em São Paulo, a visita de personalidades anticomunistas de renome internacional: o Dr. Fred Schlafly, presidente do American Council for World Freedom (Federação que reúne as maiores organizações anticomunistas norte-americanas) e na época também presidente da WACL (Liga Anticomunista Mundial), cuja esposa, sra. Phyllis Schlafly, é conhecida escritora norte-americana e líder conservadora; o jornalista Lee Edwards, diretor da organização Young Americans for Freedom; o sr. Shim Hyunjoon, representante da Federação das Entidades Anticomunistas da Coréia do Sul, e na ocasião Secretário Geral da WACL; o Prof. José Maria Hernández, das Filipinas; e a escritora francesa Suzanne Labin, cujos livros sobre infiltração comunista nos sindicatos e sobre a guerra psicológica, bem como sobre o Vietnã, alcançaram repercussão internacional.

No auditório, repleto de sócios e cooperadores, os ilustres visitantes podem tomar contato vivo com a TFP. São saudados pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e aplaudidos calorosamente pelos presentes. Em linguagem leve e atraente, o Dr. Fred Schlafly faz um apanhado das atuais debilidades do movimento comunista internacional. Em seguida, toma a palavra a sra. Suzanne Labin, que tece considerações sobre a luta anticomunista no mundo.

Ao final, é apresentado um audiovisual sobre as atividades da TFP em todo o País.

 

 

1975

 

49. Sacerdote fala para a TFP sobre o Sudeste asiático

ABRIL – "Os católicos do Vietnã formam agora a nova Igreja dos Mártires. Muitos Bispos, bem como padres, freiras e leigos foram liquidados pelo comunismo", afirma o Pe. Raymond de Jaegher, Presidente da Free Pacific Association, sediada em Taipé, em conferência para sócios e cooperadores da TFP.

O conferencista, que também é escritor e jornalista, foi secretário de Relações Públicas do falecido Cardeal Yu-Pin, de Taipé.

Em sua conferência, o sacerdote disserta sobre a situação política do Sudeste asiático.

 

 

50. Diretor de revista tradicionalista francesa visita a TFP

AGOSTO – Em visita à TFP o sr. Jean Madiran, diretor da revista tradicionalista francesa "Itinéraires", profere conferência no auditório São Miguel, sobre a Situação da França em nossos dias e a crise da Igreja.

 

 

51. TFP em congresso anticomunista em Washington

SETEMBRO – Patrocinada pelo American Council for World Freedom, realiza-se em Washington a Inter-American Conference on Freedom and Security (Conferência Interamericana pela Liberdade e Segurança), que reúne cerca de duzentos representantes de organizações anticomunistas de quinze países das três Américas. A TFP faz-se representar pelo sr. José Lúcio Araújo Corrêa, que pronuncia conferência sobre o livro Revolução e Contra-Revolução, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

Por sugestão da TFP, também comparece ao Congresso, como convidada especial, a ilustre líder anticomunista e deputada estadual em São Paulo, Dulce Salles Cunha Braga, acompanhada por seu esposo, Dr. Roberto Braga, da Associação Comercial de São Paulo (28).

(28) Cfr. "Catolicismo", 299/300, novembro/dezembro de 1975.

 

 

52. Missionário narra tragédia do Vietnã

DEZEMBRO – "Onde o rolo compressor do comunismo passa, a Religião deve morrer", afirma o missionário salesiano brasileiro Pe. Generoso Bogo – que trabalhou 24 anos no Vietnã – em uma das conferências sobre a situação daquele país, que pronuncia em Belo Horizonte, por iniciativa da Seção Mineira da TFP.

As conferências do Pe. Generoso Bogo são realizadas no auditório do Colégio Padre Machado, nos dias 16 e 17 de dezembro, com uma assistência de 450 pessoas no primeiro dia, e 500 pessoas no segundo. Comparecem autoridades civis e militares. Vários sacerdotes também estão presentes.

Em São Paulo, no dia 20 de dezembro, o Pe. Generoso Bogo pronuncia sobre o mesmo tema conferência para sócios e cooperadores da TFP no Auditório São Miguel.

 

 

53. Com a Juventude Católica Cubana

De passagem por Miami, o sr. Vicente José Ferreira Neto, Secretário da Seção Mineira da TFP, e o sr. Luís Antonio Fragelli falam para os membros da Juventude Católica Cubana no exílio. Em 1976, o cooperador da TFP sr. José Lucio Araújo Corrêa fará uma exposição sobre a entidade para essa mesma associação.

 

 

 

1976

 

54. TFP presente em Congressos do "Office International" em Lausanne, na Suíça

O Office International de Formation Civique et d'action doctrinale selon les enseignements de l'Eglise é uma organização internacional com sede em diversos países da Europa e da América. O Office realiza congressos anuais em Lausanne, na Suíça, aos quais comparecem representantes de associações tradicionalistas de todo o mundo.

Nas Páscoas de 1974 e 1976, a TFP assinala sua presença no Palais de Beaulieu – onde se realizam os congressos – com um stand montado pelo Bureau Tradition-Famille-Propriété pour l'Europe (correspondente das TFPs em Paris). A delegação da TFP brasileira é chefiada, nas duas ocasiões, pelo sr. Martim Afonso Xavier da Silveira Jr. Como representante da TFP argentina faz-se presente o sr. Julio C. Ubbelohde.

O stand da TFP brasileira é muito visitado por cerca dos três mil participantes do Congresso, principalmente em 1974, quando o Bureau de Paris acabava de lançar o livro Allende et sa voie chilienne... pour la misère, narrando o fracasso da experiência do "socialismo em liberdade" que o Presidente marxista tentara no Chile.

Ambos os Congressos constituem também oportunidade de interessantes contatos da TFP com personalidades anticomunistas de todo o mundo.

 

 

55. Dirigentes da "Alleanza Cattolica" e do "Centro Colturale Lepanto" visitam a TFP brasileira

JULHO – A Alleanza Cattolica, movimento anticomunista nascido com elevado cunho ideológico em Piacenza, no ano de 1968, foi reunindo desde logo com êxito homens de pensamento e jovens atuantes da Itália. Possui núcleos em Roma, Milão e numerosas outras cidades.

A repercussão da TFP na Europa traz a nosso País, em 1972, o sr. Giovanni Cantoni, diretor da Alleanza Cattolica e brilhante escritor, e o então diretor do movimento, Prof. Agostino Sanfratello. Hóspedes da TFP brasileira, com esta têm frutuosos contactos.

Em julho de 1976, o sr. Giovanni Cantoni retorna a nosso País, juntamente com outro destacado dirigente do movimento, o Prof. Roberto de Mattei.

Sócios e cooperadores da TFP brasileira em viagem pela Itália têm visitado, por seu turno, sedes e grupos da Alleanza Cattolica, sempre bem impressionados com o dinamismo desta associação.

Por iniciativa da Alleanza Cattolica, várias obras divulgadas pela TFP foram traduzidas, publicadas e difundidas na Itália: Rivoluzione e Contro-Rivoluzione, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (três edições, 9 mil exemplares – a segunda e a terceira edições foram prefaciadas pelo sr. Giovanni Cantoni); La libertà della Chiesa nello Stato comunista, do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (uma edição, 5 mil exemplares); Frei il Kerensky cileno, de Fabio Vidigal Xavier da Silveira (uma edição, 3 mil exemplares); Il crepuscolo artificiale del Cile cattolico, coletânea de artigos do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e de manifestos da TFP chilena sobre as conseqüências ruinosas da instalação do marxismo naquele país (uma edição, 3 mil exemplares); Le apparizioni e il messaggio di Fatima secondo i manoscritti di suor Lucia, de Antonio Augusto Borelli Machado (quatro edições, 21 mil exemplares). Várias dessas obras, antes de serem editadas em forma de livro, foram publicadas na revista "Cristianità", do movimento.

Desde julho de 1976, a TFP brasileira tem recebido em diversas oportunidades a visita do notável professor universitário sr. Roberto de Mattei, presidente do Centro Culturale Lepanto, diretor da revista do referido centro e da agência noticiosa Corrispondenza Romana. Em suas viagens ao Brasil, em visita à TFP, o Prof. de Mattei vem acompanhado de diversos integrantes do ativo grupo romano que dirige. Membros da TFP, por sua vez, têm visitado freqüentemente a sede da associação "Lepanto", no coração de Roma, podendo constatar o elevado espírito e ardor anticomunista e antiprogressista dos jovens que compõem esse movimento, o qual cada vez mais se faz sentir nas questões de peso da vida política e religiosa italiana.

 

 

56. TFP censura atentados

AGOSTO – Explodem duas bombas, respectivamente nas sedes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro.

Na ocasião, na qualidade de Presidente do Conselho Nacional da TFP, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira faz declarações à imprensa, censurando esses atentados (29).

(29) Cfr. “Catolicismo”, n° 308, agosto de 1976.

 

 

57. TFP repudia atentados  contra Bispo, CNBB e jornalista

SETEMBRO – Atos de terrorismo são praticados contra a pessoa do Sr. Bispo de Nova Iguaçu, D. Adriano Mandarino Hipólito, contra a sede da CNBB no Rio de Janeiro, bem como contra a residência do jornalista Roberto Mari­nho, na mesma cidade.

Em nota que publica sobre o assunto, a TFP repudia esses atentados, acrescentando: "Na presente conjuntura, a TFP recomenda a todos os seus sócios, cooperadores, correspon­dentes e simpatizantes uma atitude de serenida­de vigilante e de prece pela boa ordem em nos­so País. E recomenda confiança na ação do Po­der Público, empenhado em punir tais ações e prevenir que outras do mesmo gênero venham a ocorrer" (30).

(30) Cfr. “Catolicismo”, n° 310, outubro de 1976.

 

58. No Congresso da "Una Voce", na Alemanha Ocidental, distribuição de opúsculo da TFP em alemão

NOVEMBRO — Realiza-se em Hattersheim, perto de Frankfurt, na Alemanha Ocidental, um Congresso da organização "Una Voce", co­nhecida internacionalmente por sua fervorosa defesa do latim e do canto gregoriano na litur­gia. A ele comparecem cerca de duzentas perso­nalidades de vários pontos da Europa e da Amé­rica.

O Bureau Tradition-Famille-Propriété ha­via há pouco preparado um opúsculo em ale­mão contendo uma coletânea de escritos do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre a TFP e sua doutrina, entre os quais o artigo intitulado A Cruzada do século XX, publicado no n° 1 de "Catolicismo". O opúsculo, que recebe o tí­tulo geral Tradition, Familie und Privateigentum – Der Kreuzzug des 20° Jahrhunderts, é mui­to bem acolhido pelos congressistas. O sr. Julio C. Ubbelohde, um dos diretores da TFP argentina, encarrega-se de distribuí-lo no Congresso, ajudado por um amigo da TFP brasileira que se encontrava na ocasião estudando na Alemanha. É ofertada também aos congressistas a edição em alemão de Baldeação ideológica inadvertida e diálogo. Os representantes da TFP comparecem com as insígnias da entidade – capa ou flâmula vermelhas – o que desperta uma calorosa simpatia entre os presentes.

 

 

59. A TFP e a Intentona Comunista

NOVEMBRO – "A investida comunista no Brasil não é um fato apenas certo, mas evidente. Ela se deduz dos múltiplos sintomas de subversão verificados no território nacional. Mas, ainda que tais sintomas não existissem, ela seria igualmente certa. Pois é óbvio que o comunismo internacional visa a conquista do mundo inteiro. Por isso, não pode deixar de visar a conquista do Brasil. Ainda mais no momento histórico em que este se torna uma potência emergente.

"Se o comunismo é poderoso e terrível, saúdo desde já, com entusiasmo, o Brasil que se consolidará, ainda maior e mais cristão, com o esmagamento desse adversário".

Estas são algumas das palavras pronunciadas pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, diante de um público numeroso, no ato cívico em memória das vítimas que tombaram em defesa da Pátria, por ocasião da Intentona Comunista de 1935, cujo 41º aniversário então se comemora.

Tal solenidade se realiza no auditório do Palácio Mauá, em São Paulo, no dia 27 de novembro de 1976.

Promovem-na o Centro Democrático dos Engenheiros, a União Cívica Feminina, a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, a Confederação das Famílias Cristãs, a Sociedade de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (SEPES) e o Movimento de Arregimentação Feminina (MAF).

 

 

 

1977

 

 

60. TFP comemora aparição de Fátima

MAIO – Em comemoração do 60º aniversário da primeira aparição de Fátima, a TFP manda celebrar Missa na Igreja Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo.

No Santo Sacrifício são lembradas todas as vítimas que o comunismo vem fazendo no mundo, e de modo especial os brasileiros que tombaram em defesa das instituições e da civilização cristã, em conseqüência de atos terroristas. A Missa também é oferecida pela libertação de todos os povos escravizados pelo comunismo.

Como se recorda, em Fátima a Santíssima Virgem alertou o mundo para a expansão do comunismo.

No templo inteiramente lotado, o Santo Sacrifício é celebrado pelo Bispo Melquita D. Elias Couter. Comparecem ao ato autoridades civis e militares, refugiados das nações cativas, bem como sócios da TFP e cooperadores da entidade.

O Coro São Pio X, da TFP, canta a Missa polifônica Regina Coeli, do compositor flamengo Jacobus Kerle (século XVI) (31).

(31) Cfr. "Catolicismo", 318, junho de 1977.

 

 

61. Desenvolvimento sem natalidade?

JULHO – Em comunicado de imprensa, a TFP manifesta o seu categórico desacordo em relação às medidas adotadas pelo Conselho de Desenvolvimento Social, em reunião presidida pelo General Ernesto Geisel, favorecendo o controle da natalidade através de anticoncepcionais e outros meios (32).

 (32) Cfr. "Catolicismo", 320, agosto de 1977.

 

 

62. Simpósio anticomunista em Miami

O Council for Security on the Hemisphere realiza este ano na Universidade de Miami, um Simpósio de líderes anticomunistas do hemisfério. Do Comité organizador faz parte o sr. José Lucio Araújo Corrêa, representando a TFP.

 

 

 

1978

 

63. Repulsa e reparação

MAIO – Cerca de quinhentos sócios e cooperadores da TFP fazem nova peregrinação a Aparecida, desta vez em desagravo à imagem da Padroeira do Brasil sacrilegamente despedaçada no dia 16 de maio. Os últimos 22 quilômetros do trajeto são percorridos a pé. Durante três dias, a partir da divulgação da notícia, a TFP hasteia, em suas sedes de todo o Brasil, o estandarte social marcado com um crepe em sinal de luto. Em comunicado de imprensa, a entidade manifesta sua profunda consternação e enérgica repulsa pelo atentado sacrílego (33).

(33) O comunicado foi publicado na íntegra em "Catolicismo", 329, de maio de 1978; "Folha da Tarde", São Paulo, 19-5-78; "O Dia", Rio de Janeiro, 19-5-78; "Diário de Minas", Belo Horizonte, 20-5-78; "Diário da Manhã", Recife, 20-5-78; "O Povo", Fortaleza, 20-5-78; "Diário Popular", Curitiba, 20-5-78; "Correio do Ceará", Fortaleza, 22-5-78; "Lud", Curitiba, 23-5-78; "O Diário", São Carlos (SP), 27-5-78; "Correio do Povo", Porto Alegre, 28-5-78; "Folha de Goiaz", Goiânia, 28-5-78; "Gazeta de Limeira" (SP), 30-5-78; "O Taquaryense", Taquari (RS), 3-6-78; "O Uchoense", Uchoa (SP), 4-6-78; "O Imparcial", Rio Pomba (MG), 4-6-78. – Resumos foram publicados na "Folha de S. Paulo", 19-5-78; "Jornal do Brasil", Rio de Janeiro, 19-5-78; "Diário de S. Paulo", 19-5-78; "Correio de Notícias", Curitiba, 20-5-78; "O Diário", São Carlos (SP), 20-5-78; "A Voz do Bairro", São Paulo, 1º a 7-6-78.

 

 

64. O destemor e o radicalismo

SETEMBRO – A TFP distribui à imprensa uma nota sob o título Destemor não é radicalismo, em que comunica a suspensão provisória de suas atividades nas vias e logradouros públicos de todo o País, dada a possibilidade de essa atuação ser aproveitada por agitadores esquerdistas como pretexto para arruaças, no clima pré-eleitoral em que vive o Brasil. Tendo se acalmado, depois das eleições, as manifestações de rua esquerdistas, a TFP retoma suas atividades normais de propaganda nesses ambientes.

 

 

65. TFP é convidada de honra no Capítulo Nacional de "Alleanza Cattolica"

SETEMBRO – A Alleanza Cattolica, valoroso movimento com sede principal em Piacenza, e núcleos em diversas outras cidades da Itália, realiza duas vezes por ano um Capítulo Nacional. Em setembro, o Capítulo se reune em Lucca, e a ele comparece, como convidado especial, o sr. Mario Navarro da Costa, representante da TFP brasileira.

Nessa ocasião, o sr. Mario Navarro da Costa pronuncia diversas conferências para núcleos da Alleanza Cattolica em Roma e em Lanzo, no Piemonte, bem como participa de um simpósio para os núcleos do sul da Itália, em Roma.

 

 

66. TFP promove conferências de candidatos dos dois partidos políticos

OUTUBRO – A TFP é, por natureza, uma entidade extra-partidária. Aproximando-se as eleições de 1978, julga ela patriótico aconselhar seus sócios, cooperadores e simpatizantes a cumprir o dever cívico do voto, sem, entretanto, influir na opção de quem quer que seja, em favor de qualquer legenda.

Neste sentido, delibera convidar candidatos de um e outro partido político – ARENA e MDB – a dirigir a palavra a seus sócios, cooperadores e simpatizantes.

Uma ocasião propícia se apresenta para dar início a esta atividade. Ao ensejo de mais um aniversário da implantação do regime comunista na Rússia, a TFP promove no dia 17 de outubro, no auditório do Hotel Hilton, na capital paulista, conferência do Cel. Antonio Erasmo Dias, ex-secretário da Segurança Pública do Estado, e candidato a deputado federal pela ARENA.

Preside o ato e apresenta o orador – que discorre sobre o tema Comunismo, seus erros e sua ação maléfica – o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP.

O Cel. Erasmo manifesta o agrado com que recebe o convite da "nossa Tradição, Família e Propriedade, só pelo enunciado da tradição, que eu prezo, da família, célula mater da sociedade, e da propriedade, sustentáculo de tudo aquilo que representa o valor do ser humano". E acrescenta: "Sempre reconheci na TFP um dos baluartes de tudo aquilo que representa o senso e o consenso na defesa da tradição, da pátria e da família contra o malfadado comunismo" (34).

(34) Cfr. "Catolicismo", 335, novembro de 1978.

 

Na legenda do MDB, a TFP convida o Deputado José Silveira Sampaio e o Advogado Antonio Russo, candidatos, o primeiro à reeleição para a Assembléia Legislativa de São Paulo, e o segundo à Câmara Federal.

Os dois candidatos têm ocasião de se dirigir aos sócios, cooperadores e simpatizantes da TFP, no dia 3 de novembro, no auditório São Miguel, superlotado.

 

 

67. Representante da TFP brasileira fala no auditório Staadhof, em Baden, na Suíça

DEZEMBRO – O Eng. Nelson Ribeiro Fragelli pronuncia conferência em alemão no auditório Staadhof, em Baden, na Suíça. O representante da TFP brasileira expõe perante numeroso público o avanço da Revolução comunista no mundo e as perspectivas da luta contra-revolucionária.

 

 

68. Secretário da Segurança Pública em visita à TFP

DEZEMBRO – O Cel. Antonio Erasmo Dias, então Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, visita a TFP, acompanhado do Comendador Mario Antunez Maciel Ramos e do Cel. Irajá Bernardino Ribeiro.

Os ilustres visitantes percorrem detidamente as diversas dependências do Secretariado do Conselho Nacional da TFP, encaminhando-se em seguida ao auditório São Miguel, localizado na mesma sede, onde o Cel. Antonio Erasmo Dias dirige calorosas palavras aos sócios e cooperadores da entidade, advertindo-os do perigo comunista que ronda a nossa Pátria. O Cel. Erasmo é muito aplaudido pelos presentes.

 

 

1979

 

69. Prof. Plinio Corrêa de Oliveira almoça na "Folha de S. Paulo"

JANEIRO – "Acho que o nosso povo tem um traço de intuição, de cordialidade, que começa a ser reconhecido mesmo por europeus, como a gente percebe conversando com eles. Não creio que seja apenas devido à miscigenação; o brasileiro é um povo criativo, tem um grande poder criador que acredito venha de sua capacidade de intuir. [...] Penso que os aspectos positivos existem, apenas não estou certo de que eles prevalecerão nesse futuro imediato". Este comentário é feito pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em almoço que a "Folha de S. Paulo" oferece a seus colaboradores, em sua sede. O jornal comenta que o Presidente do Conselho Nacional da TFP "chamou particularmente a atenção", e que, "sempre sorridente e afável", constituía "uma espécie de exemplo vivo de sua teoria da cordialidade brasileira" ( Para ver uma reprodução da matéria jornalística clicar [1], [2] e [3] ) .

 

 

70. Deputados da oposição visitam a TFP

JANEIRO – Em janeiro de 1979, o sr. José Silveira Sampaio, reeleito deputado estadual pelo MDB, sua sra. e o sr. Antonio Russo, eleito deputado federal também pelo MDB, visitam novamente a TFP, e podem conhecer de perto as instalações e os diversos departamentos da entidade em São Paulo.

Os deputados, que são objeto de uma simpática acolhida por parte de diretores, sócios e cooperadores da TFP, mostram-se impressionados por tudo quanto vêem e ouvem.

 

 

71. Secretário da Segurança Pública de São Paulo escreve ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

MARÇO – Eleito com brilhante votação para deputado federal por São Paulo, o Cel. Antonio Erasmo Dias, antes de deixar a Secretaria de Segurança Pública, escreve, no dia 12 de março de 1979, ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP, esta simpática e honrosa missiva:

"Aproxima-se o dia em que, por força das circunstâncias, deixarei a Secretaria da Segurança Pública, para exercer o mandato de Deputado Federal que me foi conferido pelo povo da minha terra.

"Cumpre-me, ao deixar este honroso cargo, agradecer a V. Exa. a cooperação que espontaneamente vem oferecendo ao Governo e ao povo de São Paulo e do Brasil inteiro.

"São poucos os que desconhecem o trabalho persistente e de grande valor que a TFP vem realizando, no sentido de esclarecer a população brasileira sobre importantes problemas da atualidade, o ideológico e o religioso.

"Não conhecia a intimidade dos trabalhos da TFP antes de assumir a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo e posso afirmar que foi com grata satisfação que os descobri.

"Inspirada no verdadeiro sentimento religioso do Evangelho, no mais puro sentido da Cristandade e nas tradições de respeito à família e à propriedade, a TFP, através da distribuição e venda de livros, revista, jornais e outros documentos, realiza esforço inaudito, no sentido de esclarecer o povo brasileiro para a importância desses valores humanos e sociais.

"O trabalho da TFP, todo ele desenvolvido no plano intelectual, parece-nos uma verdadeira catequese para a sublimação das almas cristãs e valorização dos padrões éticos, morais e tradicionais de nossa sociedade.

"Esse trabalho não tem sido aceito pelos simpatizantes do marxismo-leninismo e dos pregoeiros da desordem social que freqüentemente procuram atingir a TFP tentando envolvê-la maliciosa e mentirosamente com atividades totalitárias que não se coadunam com a pregação democrática da entidade.

"A difusão de idéias através de livros e documentos parece-me bem mais democrática que os métodos leninistas de conscientização de massas.

"A calúnia tem sido o grande obstáculo que a TFP tem encontrado, nesses longos anos de serviços relevantes prestados à sociedade brasileira.

"Os homens públicos que amam a verdade devem impedir que interesses mesquinhos deturpem-na.

"Assim sendo, agradeço a V. Exa. pelos inestimáveis trabalhos que desenvolve na preservação dos valores éticos e morais da nossa sociedade brasileira.

"Renovo a V. Exa. minhas expressões de respeito, apreço e consideração.

"a) Cel. R/1 Antonio Erasmo Dias, Secretário da Segurança Pública".

 

 

72. A respeito de gesto do Governo de Formosa

MARÇO – Em telegrama ao Presidente Chiang Ching-Kuo, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira felicita o Governo de Formosa pela decisão de acolher em seu território fugitivos do Vietnã. Em atenciosa carta, o sr. James Soong, Ministro de Informações, agradece as felicitações enviadas.

 

 

73. Personalidade anticomunista visita a TFP brasileira

MAIO – O sr. Pierre Engel, residente em Genebra, personalidade de relevo nos meios anticomunistas europeus, visita a TFP do Brasil em maio de 1979, quando mantém prolongados contatos com o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira.

No dia 3 de maio pronuncia conferência no Auditório São Miguel da TFP, dissertando sobre Os movimentos subversivos na Europa e a reação anticomunista. Sua conferência suscita grande interesse, manifestado pelas numerosas perguntas dos sócios e cooperadores da entidade que lotam seu auditório.

 

 

74. Fugitivo lituano visita a TFP

JUNHO – "Não estamos pedindo armas, não estamos pedindo dinheiro, pois o que necessitamos é o apoio moral. A Lituânia, como os demais países anexados pela força à órbita soviética, rejeita o marxismo, quer ser livre, praticar a Fé católica, falar sua própria língua, desenvolver sua cultura. O regime comunista russo não conta com o apoio do povo e, por isso, não permite o livre trânsito de pessoas".

Estas declarações, prestadas a "Catolicismo", são do sr. Simas Kudirka, rádio-operador de nacionalidade lituana que fugiu em 1970 do navio russo Sovetskaiia Litva.

O refugiado lituano, em viagem de esclarecimento à opinião pública ocidental a respeito da verdadeira situação existente atrás da cortina de ferro, esteve em São Paulo, onde visita a sede do Conselho Nacional da TFP. Na ocasião é recebido pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e numerosos sócios e cooperadores da mesma.

Após tomar conhecimento das atividades e campanhas promovidas pela Sociedade, o visitante, que se faz acompanhar por membros da colônia lituana, do Comitê Pró-Liberdade das Nações Cativas e pelo Pe. Francisco Gavenas, relata com pormenores o episódio de que foi protagonista.

 

 

75. Padre polonês anticomunista fala para os sócios e cooperadores da TFP

JULHO – O Pe. Miguel Poradowski é conhecido internacionalmente por causa de seus trabalhos denunciando a marxistização da teologia. De origem polonesa, está radicado no Chile, onde leciona na Universidade Católica de Valparaiso.

De passagem por São Paulo, pronuncia conferência para os sócios e cooperadores da TFP, no Auditório São Miguel. O Pe. Poradowski tece considerações sobre os sofrimentos e as esperanças do catolicismo na Polônia, postos em foco com a eleição de João Paulo II para a Cátedra de São Pedro.

 

 

76. Contacto direto com trabalhadores do campo

JULHO/DEZEMBRO – Atendendo a convite de canavieiros do Nordeste, a TFP realiza Jornadas Populares em 39 engenhos de cana e em algumas exposições rurais. As Jornadas constam de palestras, filmes formativos e representações teatrais em prol da harmonia entre as diversas classes sociais. Calcula-se em sete mil o número de trabalhadores do campo e seus familiares que participam da programação. As jornadas terminam sempre com a instalação festiva, em cada um dos engenhos visitados, de pequeno oratório dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

 

 

77. Estandarte fincado no Amapá

SETEMBRO – Através do estuário do Amazonas, uma Caravana de propagandistas da TFP chega ao Amapá, única unidade da Federação – excetuada a Ilha Fernando de Noronha – que não tinha sido até então visitada pela associação.

 

 

78. Diretor da TFP presente no "Capitolo Autunnale" da "Alleanza Cattolica"

OUTUBRO – O sr. Caio Vidigal Xavier da Silveira, membro do Conselho Nacional da TFP, comparece ao Capitolo Autunnale do movimento tradicionalista italiano Alleanza Cattolica.

Esse Capítulo, que se realiza no Seminário Franciscano de Pisa, reúne cerca de setenta dirigentes do movimento italiano. O sr. Caio V. Xavier da Silveira pronuncia palavras de saudação como representante de todas as TFPs existentes na América e na Europa.

 

 

79. Especialista da Universidade de Georgetown faz conferência sobre geopolítica para a TFP

NOVEMBRO – O Prof. Roger Fontaine, especialista do Centro de Estudos Estratégicos da Universidade de Georgetown (Estados Unidos) pronuncia no Auditório São Miguel da TFP, em São Paulo, conferência sobre Geopolítica e a política exterior dos Estados Unidos.

À conferência comparecem cerca de 250 sócios e cooperadores da TFP. Ao final da exposição, que desperta grande interesse, o Prof. Fontaine responde às numerosas perguntas formuladas pelos presentes (35).

(35) Cfr. "Catolicismo", 349, janeiro de 1980.

 

 

 

1980

 

80. Comovido apoio

JANEIRO – Telegrama do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ao Núncio Apostólico D. Carmine Rocco, pedindo-lhe que faça chegar ao Santo Padre João Paulo II a expressão de comovido apoio da TFP aos múltiplos apelos do Pontífice em prol do povo vietnamita e cambodgeano. Amável resposta do Núncio, manifestando seu apreço por tais expressões, assegurando que elas seriam transmitidas a Sua Santidade (36).

(36) Cfr. "Catolicismo", 350, de fevereiro de 1980.

 

 

81. Vitoriosa campanha pelos pobres

FEVEREIRO – Em telegrama ao Ministro da Justiça, Sr. Ibrahim Abi-Ackel; ao Governador de São Paulo, Sr. Paulo Salim Maluf; e ao Comandante do II Exército, Gen. Milton Tavares de Souza, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira informa sobre o encerramento da campanha pelos pobres do Nordeste, com a entrega dos donativos, por caravanas da TFP, aos flagelados das inundações do Rio São Francisco, no sertão baiano, bem como a necessitados de Recife, Fortaleza e João Pessoa.

São angariados Cr$ 2.946.945,10, em 11 dias de trabalho.

 

 

82. Pressuposto negligenciado

MAIO – Em artigo para a "Folha de S. Paulo", Plinio Corrêa de Oliveira reivindica para todos os brasileiros o direito de estar informado sobre os aspectos capitais dos grandes problemas do País. Afirma: "Parece-me que, até o momento, a Abertura brasileira tem negligenciado este aspecto e, portanto, seu próprio pressuposto".

 

 

83. Lutas, percalços e triunfos em livro

MAIO – A TFP lança o livro Meio século de epopéia anticomunista (37), no qual narra sua própria história, desde a fundação, em julho de 1960, até dezembro de 1979. As lutas, os triunfos e os percalços desse período de quase 20 anos são pormenorizadamente descritos na obra, fartamente ilustrada. Como o grande inspirador e propulsionador dessa epopéia é o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, batalhador incansável em prol da civilização cristã, o livro traz um capítulo especial sobre suas atividades no movimento católico a partir de 1928, quando ele começa a constituir em torno de si a plêiade de lutadores anticomunistas com os quais formaria, em 1960, a TFP. Quatro edições da obra, com um total de 39 mil exemplares inteiramente esgotados, bem demonstram o interesse do público pela mesma. Edições em inglês e espanhol são publicadas, respectivamente nos Estados Unidos e na Espanha (38).

(37) Editora Vera Cruz, S. Paulo, 455 pp.

(38) Cfr. "Catolicismo", 354, de junho de 1980.

 

 

 

1981

 

84. Ajuda contra o tifo

FEVEREIRO – Sócios e cooperadores da TFP prestam ajuda na campanha de vacinação contra o tifo na cidade mineira de Conceição do Rio Verde, fortemente atingida pelas inundações. Uma kombi com estandartes percorre os bairros, conclamando a população a comparecer aos postos de vacinação (39).

(39) Cfr. "Catolicismo", 363, março de 1981.

 

 

85. "Desinformação planejada"

MAIO – Com este título, "Catolicismo" dá a lume refutação de Gilberto Miranda ao livro Cry of the people ("Clamor do povo") da jornalista norte-americana Penny Lernoux. O articulista demonstra que tal obra está repleta de distorções sobre a situação latino-americana, e não resiste a uma análise séria.

 

 

86. Concorridas conferências de personalidades norte-americanas

JUNHO – A TFP brasileira recebe a visita dos srs. James Lucier, Conselheiro da Comissão de Relações Exteriores do Senado Norte-americano e Francis Bouchey, Vice-presidente do Conselho de Segurança Interamericano, ambos destacados membros da "Nova Direita" (denominação dada a um conjunto de organizações conservadoras e anticomunistas de larga influência nos Estados Unidos). Os visitantes proferem conferências em concorridas sessões promovidas pela TFP (40).

(40) Cfr. "Catolicismo", 366, junho de 1981.

 

 

87. O antigo, na terra da modernidade...

AGOSTO – "Você é moderna? Você é moderno? Sua casa é moderna? Seu vestido é moderno? Sua roupa é moderna? Suas idéias são modernas? Aí está um problema sobre o qual tantos discutem.

"E em geral todo mundo concorda: as coisas devem ser modernas. Mas, o que é ser moderno?"

Com esta introdução, "Catolicismo" (nºs 368/370) apresenta reportagem especial sobre a rotação ampla e profunda que se verifica em ponderáveis setores da opinião pública norte-americana. Tal rotação se caracteriza pela tendência a "se adotarem modas, usos, costumes, estilos, atitudes e até idéias condizentes com a sadia moral, a tradição e o bom gosto".

Tal reportagem repercute amplamente no Brasil e é reproduzida em diversas revistas do Exterior.

 

 

88. Missa do Negro: incitamento à rebelião?

DEZEMBRO – "Catolicismo" publica documentário sobre a assim chamada Missa dos Quilombos. Trata-se de uma celebração litúrgica, promovida em Recife pelo Arcebispo D. Helder Câmara, juntamente com D. José Maria Pires, Arcebispo de João Pessoa, e D. Pedro Casaldáliga, Bispo-Prelado de São Félix do Araguaia. "Catolicismo", com base na reportagem feita in loco, bem com em fita magnética gravada no local e em folheto então distribuído, demonstra que a celebração discrepava inteiramente da verdadeira e tradicional liturgia da Igreja e constituía um incitamento à revolta. Os negros presentes não chegavam a 10% do público.

 

____________________

 

O Prof. Fernando Furquim de Almeida (1913-1981), eleito vice-presidente da TFP desde a fundação da entidade, permaneceu nesse cargo até que a morte o colheu. Gozava de merecida nomeada nos meios culturais e universitários de São Paulo. Catedrático de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica e da Faculdade de Engenharia Industrial, especialista brilhante em História da Igreja, foi católico fervoroso e chefe de família exemplar.

____________________

 

 

1982

 

89. Subversão é documentada

JULHO – A TFP difunde largamente edição especial de "Catolicismo" ( 378, junho de 1982) com ampla e documentada reportagem que mostra, com base em fatos recentes e sintomáticos ocorridos em diversos pontos do País, a extensão e a profundidade da subversão promovida pela "esquerda católica" no Brasil.

 

 

90. Alheamento das forças vivas

OUTUBRO – Em entrevista à "Folha de S. Paulo", o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira se pronuncia face aos rumos que vem tomando a Abertura política. O entrevistado lamenta que não se tenham criado condições estimulantes para que as forças vivas da nacionalidade se sintam atraídas a intervir no debate político e, como resultado, a Abertura só venha sendo utilizada pelas esquerdas.

 

 

91. Abaixo-assinado promovido por operários da TFP

OUTUBRO – Uma comissão de operários, cooperadores da TFP, dirige-se em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, para depositar aos pés da Padroeira do Brasil o abaixo-assinado no qual 1.502 trabalhadores de Curitiba se comprometem a rezar diariamente, durante nove dias, três Ave-Marias para que Nossa Senhora preserve o meio operário da influência comunista. A iniciativa partiu do Setor Operário da TFP na capital paranaense. A TFP também conta com núcleos atuantes de cooperadores operários em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campos (RJ), os quais desenvolvem constante ação de esclarecimento junto a seus colegas de trabalho.

 

 

92. Pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira

OUTUBRO – É lançada nova edição brasileira da obra doutrinária básica das TFPs e sociedades afins em todo o mundo: Revolução e Contra-Revolução, de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira (ver livros editados por várias TFPs, 1).

 

 

1983

 

93. "Todos, sempre e por toda parte"

FEVEREIRO – Entrevista do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ao diário carioca "Última Hora" (3-2-1983), na qual exorta os que lutam pelos valores da Tradição, da Família e da Propriedade em nosso País, a que o façam "todos, sempre e por toda parte", pois a vitória depende da boa união entre o centro e a direita, e da efetiva militância doutrinário-política desses setores. O triunfo das esquerdas – como no caso da eleição de Leonel Brizola para o Governo do Rio de Janeiro – não se dá tanto pela força que elas têm. Dá-se mais pela defecção ou pela inércia das elites. O entrevistado conclui com um apelo às esquerdas que subiram ao poder em vários Estados: sejam coerentes no seu programa de abertura e dêem à TFP a liberdade que prometeram a cada brasileiro. Do contrário, a Abertura se transformará em ditadura virtual da esquerda.

 

 

94. Show sinistro que quase desestabiliza São Paulo

ABRIL – Nos dias 4 e 8 desse mês, a cidade defac São Paulo presencia a sucessão como que incontrolável dos saques e de outros atos de violência, os quais seriam motivados, segundo então se propala, pela fome. Das páginas da "Folha de S. Paulo" (25-4-83), Plinio Corrêa de Oliveira analisa o fenômeno:

"Esses famintos míticos tinham realmente fome. Fome de jóias, que os levou a atacarem todas as pequenas joalherias de nível médio ou popular, diante das quais passaram. Fome de televisões, de rádios, de máquinas de fotografar, de tudo que se vende em casas de ótica. Fome, enfim, de artigos de couro. De sapatos de bom nível, bolsas, pastas e cintos. A fome do carente autêntico, fome de comida, `fome' de remédio, de agasalhos, quase não se manifestou".

E constata: "Diante de tudo isto, a ninguém ocorreu, que me consta, perguntar exatamente quantos são, em São Paulo, os famintos. Nem por que padecem fome".

Perguntas estas que, até hoje, não mereceram a atenção adequada.

 

 

95. Homens para os quais pensar ainda é algo

ABRIL – Em entrevista publicada em "Catolicismo" ( 388), Plinio Corrêa de Oliveira sustenta a tese de que "não apenas as associações profissionais devem se organizar para a atuação na vida pública, mas também todos os homens para os quais pensar ainda é algo. Que eles formem associações e possam fazer sentir sua presença colaborante e vigilante nos corredores dos Legislativos do Brasil".

 

 

96. Não se pode saber por quê

MAIO – A TFP manifesta estranheza e apreensão a respeito do projeto de lei enviado pelo Governo à Câmara dos Deputados, sobre a utilização do solo urbano, projeto esse gravemente atentatório contra o instituto da propriedade privada. Em telex que envia ao Presidente da República e ao Ministro da Justiça, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira pede a divulgação de todas as estatísticas e outras informações disponíveis sobre as terras urbanas ociosas existentes no País, dados esses indispensáveis para que a Nação possa participar do grande debate público em torno do projeto. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano – órgão subordinado ao Ministério do Interior – encaminha à TFP, em julho, algum material que servira de base à preparação do projeto de lei. Estudando-os a fundo, a comissão competente da entidade verifica que os documentos recebidos de nenhum modo correspondem ao cabedal de estudos que terão precedido a apresentação do projeto de lei. Segue-se uma troca de ofícios em que a TFP solicita ao CNDU outros estudos que fundamentaram o projeto, recebendo em resposta uma lista de documentos de órgãos governamentais espalhados por todo o Brasil, aos quais a entidade deveria se dirigir para obter os dados que lhe interessassem. Em novo telex ao Presidente da República, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira pondera respeitosamente que reduzir alguém a proceder a toda uma pesquisa longa e custosa para saber quais as razões que levaram o Governo a apresentar o projeto, importa em negar a esse alguém o material informativo pedido. Como isso por certo não corresponde à vontade do Chefe da Nação, e nem sequer ao respeito que merece o povo brasileiro, toma a liberdade de insistir em que o Presidente da República determine a remessa dos documentos solicitados. Esse telex ficou sem resposta. Não obstante, o projeto de lei teve curso no Congresso, vindo a ensejar ulterior intervenção da TFP (41).

(41) Cfr. "Catolicismo", 389, maio de 1983.

 

____________________

 

MAIO – Realiza-se em São Paulo o I Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da TFP.

Ver matéria especial no capítulo IV do presente livro.

____________________

 

 

97. "Quatro dedos sujos e feios"

NOVEMBRO – Com este título, Plinio Corrêa de Oliveira publica na "Folha de S. Paulo" um diálogo com um comunista imaginário, em que este assinala todo o proveito que as forças de esquerda retiram do aumento da criminalidade no País. "Todo assassino, todo ladrão, todo estuprador não é senão um arauto do furor popular", pretende o personagem imaginário.

As semelhanças com o que se assiste todos os dias nas grandes cidades do Brasil por certo não é mera coincidência...

 

 

98. Poder real?

DEZEMBRO – Entrevistado pelo jornal "Edição Mineira", Plinio Corrêa de Oliveira disserta sobre a atualidade nacional. O catedrático paulista responde a perguntas sobre qual o poder real das esquerdas e o papel da Hierarquia católica na condução dos problemas nacionais. Falou também a respeito da Abertura política, bem como sobre o sentido de sua luta e a da TFP. Declarou-se entusiasta de um encontro das lideranças católicas para um debate público de suas posições, "desde que seja bem ordenado, e se realize com a seriedade e o método necessários".

 

____________________

 

NOVEMBRO – Tem lugar em São Paulo o II Encontro Regional de Correspondentes e Simpatizantes.

Ver matéria especial no capítulo IV do presente livro.

____________________

 

 

 

1984

 

____________________

 

JUNHO – Realiza-se em São Paulo o III Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da TFP.

Ver matéria especial no capítulo IV do presente livro.

____________________

 

 

99. Na Universidade, tese sobre Plinio Corrêa de Oliveira: "um cruzado do século XX"

AGOSTO – Perante banca examinadora da Universidade de São Paulo, é defendida a tese intitulada Plinio Corrêa de Oliveira: um cruzado do século XX, pelo Prof. Lizanias de Souza Lima, pessoa alheia aos quadros da TFP e de orientação ideológica diversa da que tem a entidade. A dissertação de mestrado é apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e merece da banca examinadora a nota "9,5 com distinção". O trabalho, com 220 páginas, é elaborado dentro dos melhores padrões científicos exigidos pela pesquisa moderna. O Prof. Lizanias de Souza Lima compulsou todos os documentos que desejou, postos desembaraçadamente à sua disposição pela entidade. A tese, que abarca desde o ano de 1928 – em que o Fundador da TFP iniciou sua militância católica – constitui, segundo parecer de um dos examinadores, "contribuição fundamental para o conhecimento da história da Igreja, e mesmo de nossa história política, nos últimos 50 anos" (42).

(42) Cfr. "Catolicismo", 408, dezembro de 1984.

 

 

100. Invasões "absorvidas"

AGOSTO – As ocupações de terras que já então vinham ocorrendo em todo o Brasil são o tema do artigo do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira para a "Folha de S. Paulo". O Presidente do Conselho Nacional da TFP observa que, por ser esparso, o noticiário sobre essas invasões tende a ser "absorvido" com indolência pelo grande público. Mas quem o reúna em um quadro de conjunto se dará conta de que, de norte a sul, o País está sendo varrido sistematicamente pela onda "conscientizadora", a qual vai degenerando progressivamente em lutas à mão armada.

O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira faz notar que "em quase todas as notícias, aparece como fator influente, quando não preponderante, a ação de algum padre, de alguma freira ou até de algum Bispo".

 

 

101. Esperança

OUTUBRO – Em telegrama a S. S. João Paulo II, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira expressa o "júbilo e esperança" dos diretores, sócios, cooperadores e correspondentes da TFP face à Instrução da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé sobre a Teologia da Libertação.

 

 

102. Simultaneidade suspeita

 NOVEMBRO – A propósito de insólita investigação policial levada a cabo na sede da TFP localizada no Jardim São Bento, em São Paulo, a entidade dá a público o comunicado Preparem-se os brasileiros – Urdiduras anti-TFP na América do Sul, no qual põe em alerta a opinião brasileira para uma série de denúncias falsas contra as várias TFPs, que começam a pipocar simultaneamente na Colômbia, no Equador e no Brasil, logo após os eventos na Venezuela, que culminaram com o fechamento por decreto de Resistência-TFP (ver Parte II, Venezuela, ano de 1984). O comunicado solicita a atenção do público para essa simultaneidade, e relaciona tais denúncias com outras investidas que o comunismo internacional tentaria desencadear contra as TFPs, nos moldes do ocorrido na Venezuela (43).

(43) Cfr. "Catolicismo", 408, dezembro de 1984.

 

 

103. Russos aplaudem perseguição a Resistência-TFP

NOVEMBRO – Tendo o "Izvestia", órgão oficial do Partido Comunista russo, publicado um artigo de seu correspondente em Caracas aplaudindo entusiasticamente o gesto arbitrário do Governo da Venezuela contra Resistência-TFP, a coirmã brasileira divulga o comunicado O Kremlin deixa cair a máscara e canta vitória, no qual aponta o nexo entre o estrondo publicitário venezuelano e as intenções de Moscou. O artigo de "Izvestia" é todo ele de molde a conduzir seus leitores de além e aquém cortina de ferro a prestarem apoio a campanhas análogas que surjam, aqui, lá e acolá, contra as TFPs. Matérias semelhantes são publicadas em periódicos comunistas de várias partes do mundo, como: "Novedades", de Moscou (edição em espanhol do Boletim oficial de Informações "Moskovkie Novosti"); "Bohemia" (revista do Partido Comunista cubano); "Voz da Unidade" (órgão do PCB); "Tribuna Operária" (Semanário do PC do B) etc. (44).

(44) Cfr. "Catolicismo", 408, dezembro de 1984.

 

 

 

1985

 

104. Os cientistas não tomam a lavagem cerebral a sério

 

JANEIRO – A TFP promove a divulgação de densa monografia publicada em edição especial de "Catolicismo" ( 409, janeiro de 1985), sob o título Lavagem cerebral – Um mito a serviço da nova "Inquisição" terapêutica, elaborada por uma Comissão de Estudos da TFP norte-americana.

Essa monografia – com base em estudos de 38 especialistas de fama mundial nos campos da Psicologia, da Psiquiatria, da Sociologia e de outras ciências sociais – põe ao alcance do público a conclusão a que chegaram as pesquisas científicas: "Lavagem cerebral" é um slogan jornalístico que nenhum cientista de alto nível toma a sério. A divulgação desse estudo, pela TFP, é particularmente útil para desarticular a ofensiva dos comunistas e de sua calota de inocentes úteis e companheiros de viagem, os quais vêm empregando com freqüência crescente o recurso tático de tachar de seitas grupos de católicos que se mantêm fiéis ao Magistério tradicional da Igreja, bem como de acusar tais grupos de prática de "lavagem cerebral" em seus prosélitos.

 

 

____________________

 

JANEIRO – Realiza-se em São Paulo o IV Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da TFP.

Ver matéria especial no capítulo IV do presente livro.

____________________

 

 

105. Informando, comentando, agindo...

JULHO – A TFP lança o primeiro número de "Informando, comentando, agindo...", boletim de larga penetração entre os simpatizantes da entidade.

 

____________________

 

AGOSTO – Tem lugar em São Paulo o V Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da TFP.

Ver matéria especial no capítulo IV do presente livro.

____________________

 

 

106. Os simpatizantes e a campanha

AGOSTO – Durante a conferência inaugural do V Encontro Nacional de Correspondentes e Simpatizantes da TFP, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira anuncia o lançamento oficial do livro A propriedade privada e a livre iniciativa, no tufão agro-reformista (ver Capítulo IV), convidando os presentes a se dirigirem ao centro comercial de São Paulo, onde assistiriam ao início da campanha de difusão do mesmo. Muitos dos 1.418 correspondentes e simpatizantes participantes do Encontro se incorporam à campanha, distribuindo folhetos de propaganda aos transeuntes.

 

 

107. Ambigüidade que gera desconfiança

OUTUBRO – A TFP lança o comunicado O País, ansiando por clareza, recebe confusão e insegurança, no qual toma posição face à aprovação, pelo Presidente da República, do 1º Plano Nacional de Reforma Agrária (45). A entidade registra a sensação generalizada de ambigüidade, de carência de garantias e de desconfiança que tal aprovação trouxe, assinalando o clima de suspense em que o PNRA deixa o País (46). (A respeito do PNRA, vide Cap. IV, "Plinio Corrêa de Oliveira analisa e reprova, em livro, o `Plano Nacional de Reforma Agrária'").

(45) Cfr. "Catolicismo", 418, outubro de 1985.

(46) Vide supra, cap. IV, "Plinio Corrêa de Oliveira analisa e reprova, em livro, o `Plano Nacional de Reforma Agrária"'.

 

 

108. Propaganda gratuita

OUTUBRO – A "Tribuna Operária", órgão do PC do B, em artigo de três quartos de página, faz ataques furibundos contra a TFP (47). O periódico comunista se mostra especialmente incomodado com a campanha anti-agro-reformista da entidade, acusando-a de pregar "um anticomunismo raivoso" e de, em seus 25 anos de existência, fazer "fogo cerrado para defender a estrutura agrária elitista do País". Ao noticiar o fato, "Catolicismo" (dezembro de 1985) assinala que os ataques de "Tribuna Operária" só servem de propaganda para a TFP.

(47) 20/10 a 13/11/85.

 

 

109. Medo do Estado-Patrão...

DEZEMBRO – Operários da agro-indústria de Tocos (RJ) manifestam, em abaixo-assinado dirigido ao Presidente da República, seu temor pela aplicação da Reforma Agrária. Esta os colocaria como "assentados" à mercê de cooperativas estatizadas, que oprimiriam a vida rural brasileira. Durante a concentração popular de homenagem ao Presidente – na visita que o Chefe da Nação faz a Campos (RJ) – a comissão de operários porta faixas com os dizeres "Temos medo do Estado-Patrão que traz consigo opressão". O abaixo-assinado é entregue em mãos do Presidente Sarney, no aeroporto local, pouco antes de seu retorno a Brasília. Junto com o texto desse documento, a TFP divulga também a carta aberta ao Presidente da República, em que o Sindicado Rural de Campos (RJ) faz severas críticas à Reforma Agrária, apontando-a como geradora de estancamento e retrocesso, e como gravemente prejudicial não apenas aos proprietários, mas à própria classe dos trabalhadores rurais (48).

(48) Cfr. "Catolicismo", 422, fevereiro de 1986.

 

 

 

1986

 

110. Sobre a AIDS

JANEIRO – O Dr. Antonio Rodrigues Ferreira, conhecido médico belorizontino, pronuncia em Campos, no auditório do SENAC, impressionante conferência sobre a AIDS, para um público de cerca de quatrocentas pessoas. O conceituado endocrinologista – que também é presidente da Seção Mineira da TFP e membro destacado da Comissão de Estudos Médicos da entidade – discorre sobre a evolução da síndrome desde o seu início até o desfecho fatal, apresentando o quadro estatístico da expansão do mal pelo mundo, e de modo particular no Brasil. A conferência é promovida pela sede regional da TFP em Campos (49).

(49) Cfr. "Catolicismo", 421, janeiro de 1986.

 

 

____________________

 

FEVEREIRO – Tem lugar em São Paulo o VI Encontro de Correspondentes e Simpatizantes da TFP.

Ver matéria especial no capítulo IV do presente livro.

____________________

 

 

111. Objeções que aparecem por vezes

FEVEREIRO – Durante o VI Encontro de Correspondentes e Simpatizantes, a TFP faz o lançamento de duas obras que explicam, mais uma vez, o que é a entidade, para fazer face a numerosas investidas que se têm levantado contra ela em órgãos da imprensa do País, bem como às objeções que, por vezes, aparecem no seio de algumas famílias de sócios ou cooperadores da Sociedade. O livro, A TFP: uma vocação – TFP e famílias – TFP e famílias na crise espiritual e temporal do Século XX aborda o tema da entidade enquanto vocação definida, que encontra total apoio na Moral católica tradicional e no Direito Canônico. A obra cita mais de 400 textos de Papas, Doutores da Igreja, teólogos, moralistas, canonistas, Santos fundadores de Ordens Religiosas ou Congregações, hagiógrafos e historiadores, extraídos de fontes católicas de merecida celebridade, e de ortodoxia insuspeita. O segundo lançamento é o do livro Guerreiros da Virgem: A réplica da autenticidade – A TFP sem segredos, de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, que responde cabalmente às acusações novelescas contidas na obra Guerreiros da Virgem – A vida secreta na TFP, escrita por um egresso da entidade.

 

 

112. Desenvolvimento urbano?

MARÇO – A Comissão de Estudos Econômicos da TFP elabora um documento que analisa detidamente o projeto de lei chamado Do uso do solo e do desenvolvimento urbano, por força do qual o Executivo ficaria com poderes para fazer no Brasil uma verdadeira Reforma Urbana, ferindo gravemente o direito de propriedade e prejudicando a fundo a livre iniciativa. O estudo assinala que o projeto governamental é dirigista e estatizante, e está desacompanhado de dados e estudos suficientes que justifiquem a drástica transformação ali pleiteada, do uso do solo urbano no Brasil. Tal documento, elaborado a pedido da Construtora Adolpho Lindenberg, é apresentado por esta conhecida empresa no 44º Encontro Nacional da Indústria da Construção, realizado de 20 a 22 de março em Curitiba (50).

(50) Cfr. "Catolicismo", 424, abril de 1986.

 

 

113. A Comissão de Estudos Econômicos da TFP analisa o Plano Cruzado

ABRIL – Em artigo do número de abril de 1986, em "Catolicismo", o Prof. Carlos del Campo analisa em seus traços essenciais o Plano Cruzado.

Em relação aos resultados do plano, levanta ele duas hipóteses: uma auspiciosa, caso o Governo estivesse decidido a liberar os preços o mais breve possível, e progredir a passos largos na privatização e fechamento de grande número de empresas estatais; outra pessimista, caso o Governo insistisse em manter os preços congelados e não diminuir a presença do Estado na economia.

Infelizmente, o Governo optou pela segunda hipótese. Com isso, as conseqüências não tardaram a aparecer: explosão inflacionária e caos na organização social e econômica do país.

Em janeiro de 87, a Comissão de Estudos Econômicos da TFP tece oportunos comentários sobre o Plano Cruzado II (51), acusando-o de ser mais uma tentativa de cunho intervencionista e estatizante, que não resolveria os problemas econômicos do país. A realidade, posteriormente, encarrega-se de confirmar o diagnóstico feito.

(51) Cfr. "Catolicismo", 433, janeiro de 1987.

 

A Comissão previa o fracasso do Plano, tendo em vista que ele insistia em medidas estatizantes, e, especialmente, porque continuavam vigentes as ameaças à propriedade privada e à livre iniciativa representadas pelas Reformas de Estrutura (Reformas Agrária, Empresarial e Urbana). Devido a elas, dificilmente o setor privado realizaria os investimentos necessários para aumentar a produção e o emprego, indispensáveis para melhorar o bem-estar da população.

 

 

114. Em lanchonete, auditório improvisado

JULHO – A TFP realiza, na localidade de Corrêa Pinto (SC), sua centésima reunião de esclarecimento da classe rural a respeito da controvérsia agro-reformista. Apesar de o vigário local tentar impedi-la, obrigando o fechamento do salão onde se realizaria a conferência, os produtores rurais presentes – desejosos de ouvir a todo custo a voz da TFP – não se dobram diante das pressões do sacerdote, e montam, numa lanchonete, um auditório improvisado.

 

 

115. Plinio Corrêa de Oliveira refuta Ministro

NOVEMBRO – Tendo o então Ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, Sr. Dante de Oliveira, declarado à imprensa que os resultados do último pleito eleitoral constituem "um triunfo da reforma agrária do Presidente José Sarney sobre os setores mais conservadores do País", entre os quais aponta a TFP, o Presidente do Conselho Nacional desta Sociedade envia ao referido Ministro telex no qual ressalta:

"Nenhum tema há, a cujo respeito as últimas ele1ições foram mais inexpressivas, do que a Reforma Agrária. Todos ou quase todos os cartazes e matérias pagas de propaganda dos vários candidatos, publicados ao longo da campanha eleitoral, evitaram de tomar atitude ante tão candente tema. [...]

"Assim sendo, sobre esta reforma, como aliás – pelas mesmas razões – as duas outras, a urbana e a empresarial, as eleições do dia 15 de novembro foram simplesmente inócuas" (52).

(52) Data do telex: 20-11-86.

 

 

116. Falta carne. Por quê?

NOVEMBRO – A Comissão de Estudos Econômicos da TFP lança o documento TFP: toda a verdade sobre a falta de carne, no qual toma posição ante o problema do confisco de bois pelo Governo Federal. Neste pronunciamento – que é publicado sucessivamente em órgãos de imprensa das áreas mais visadas pela expropriação, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – são analisados vários aspectos do problema. A conclusão é de que a responsabilidade pela falta de carne não é dos pecuaristas, mas da política econômica, sendo portanto injustificadas as represálias tomadas pelo Governo contra os produtores rurais.

 

 

117. Folheto de nível popular explica ao trabalhador rural os malefícios da Reforma Agrária

DEZEMBRO – Larga difusão do folheto Trabalhador Rural! Quer saber o que você vai "ganhar" com a Reforma Agrária?, que explica aos trabalhadores do campo as desvantagens que traz para eles a Reforma Agrária do PNRA, a qual visa transformá-los em virtuais escravos do Estado, no regime de assentamentos comunitários.

Em linguagem acessível e fartamente ilustrado com sugestivas gravuras, o folheto é de fácil entendimento para qualquer nível de cultura. Sua tiragem é de 35 mil exemplares (53).

(53) A campanha de difusão do folheto foi noticiada pela "Folha de S. Paulo", 10-2-87; "Folha da Tarde", São Paulo, 10-2-87; "Diário da Tarde", Belo Horizonte, 12-2-87; "O São Paulo", 13-2-87.

 

 

 

1987

 

118. Contínua expansão dos "núcleos de periferia urbana" da TFP

Nos mais diversos bairros periféricos da Grande São Paulo – justamente para onde os próceres da "Teologia da Libertação" procuram levar o desassossego e a agitação – duplas de sócios e cooperadores da TFP atuam diariamente junto a famílias de correspondentes e simpatizantes da entidade que passam a formar os chamados "núcleos de periferia urbana".

O êxito crescente nesse campo de ação leva a Sociedade a alugar uma sede especialmente destinada a atender a esses correspondentes.

Cada dia mais vêm eles se aprofundando no estudo da doutrina e dos métodos recomendados pela TFP, com vistas a uma atuação esclarecedora nos ambientes em que vivem.

Há reuniões para pequenos grupos, nas próprias residências dos correspondentes. Realizam-se também encontros mensais maiores, que reúnem centenas de pessoas.

A irradiação desse trabalho já atinge 37 bairros da capital paulista, onde tais núcleos vão se desenvolvendo promissoramente.

 

 

119. Solidariedade às reivindicações agrícolas

FEVEREIRO – Duas semanas antes da grande manifestação de 15 mil produtores rurais em Brasília, para exprimir o seu descontentamento com a atual política do governo em relação à agricultura, a TFP lança incisivo manifesto de solidariedade às reivindicações agrícolas (54).

(54) Publicado inicialmente na "Folha de S. Paulo", 1º-2-87, o comunicado foi reproduzido nos seguintes jornais: "O Popular", Goiânia, 3-2-87; "O Taquaryense", Taquari (RS), 14-3-87; "A Razão", Santa Maria (RS), 18-3-87.

 

No documento, que leva o título A TFP mantém bem alto seu estandarte anti-agro-reformista, a entidade assinala aos produtores rurais e à opinião pública em geral: "muito censurável que o Poder Público onere com uma política agrícola injusta a produção agro-pecuária.

Contudo, mais censurável ainda é confiscar até a própria terra, da qual, mercê do trabalho humano, nascem estas riquezas [...]. Querer abusivamente os frutos pendentes da laranjeira de alguém é obviamente prejudicar esse alguém. Porém, muito mais prejudica a esse alguém a pessoa que lhe serre pela raiz a laranjeira".

 

 

120. Moral cristã, salvaguarda contra a expansão da AIDS

FEVEREIRO – Convidado pela "Folha de S. Paulo" (cfr. edição de 21-2-87) a pronunciar-se sobre a AIDS, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira responde que "sem dúvida, em nosso País já tão perigosamente atingido pela expansão da AIDS, é preponderante o fator moral como coercitivo do terrível mal".

E explica o Presidente do Conselho Nacional da TFP: "O enfoque moral segundo os princípios da Igreja, em nosso País graças a Deus católico, é de molde a exercer a mais valiosa influência. Pois é geralmente sabido, o ato homossexual é qualificado pela Igreja como `pecado contra a natureza', e catalogado entre os pecados que bradam aos Céus e clamam a Deus por vingança – o que lhe revela toda a gravidade".

E conclui: "Só mesmo a moral especificamente religiosa constitui para o homem o parapeito salvador que o protege contra as múltiplas propensões internas para o mal".

 

 

121. Plinio Corrêa de Oliveira, pela televisão, interpela Bernardo Cabral, Jair Meneghelli e José Genoíno

FEVEREIRO/NOVEMBRO – No decurso do ano, a TV Cultura de São Paulo solicita por diversas vezes ao Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que dirija perguntas aos entrevistados do programa "Roda Viva". O Presidente do Conselho Nacional da TFP acede cortesmente a esses pedidos.

Assim, no dia 16 de fevereiro, pede ele a Jair Meneghelli, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que esclareça sua opinião a respeito da Reforma Urbana e do socialismo autogestionário.

Em 5 de outubro, é a vez do ex-guerrilheiro e deputado Constituinte, José Genoíno (PT). A ele, o catedrático paulista dirige a seguinte indagação:

"A Reforma Agrária está em controvérsia na Constituinte. Esta controvérsia tanto pode conduzir ao sucesso do agro-reformismo como a  um revés. Pergunto se, no caso de revés, as esquerdas, das quais o Sr. é um integrante saliente, estariam dispostas a que forma de reação: a ficar dentro da legalidade ou, eventualmente, entrar na ilegalidade. Se fosse a ilegalidade, é previsível se seria a guerrilha ou se seria o terrorismo?"

Por fim, a 23 de novembro, pergunta ao Deputado Bernardo Cabral, prócer esquerdista e relator da Assembléia Nacional Constituinte, se não teme que seu projeto de Constituição divida "o nosso Brasil pacífico, amigo, cordato, que tivemos até aqui, em dois Brasis irremediavelmente opostos, e talvez isso durante muito tempo, décadas, talvez cem anos. O Sr. não receia esse efeito, não receia que isso desnature o temperamento nacional e modifique completamente o próprio sentido da alma brasileira?"

Tais perguntas, próprias para elevar o debate tão necessário nesse primeiro ano da Constituinte, receberam, entretanto, respostas evasivas, que nenhum elemento novo trouxeram para a grande controvérsia nacional.

 

 

122. TFP aplaude veto à peça "Teledeum"

MARÇO – Em telex dirigido ao então diretor da Divisão de Censura da Polícia Federal, Coriolano de Loyola Fagundes, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira manifesta o caloroso apoio da TFP ao veto da peça "Teledeum", de autor espanhol, que um grupo teatral de São Paulo pretendia encenar no Brasil. Afirma o telex:

"O veto da torpe peça teatral [...] repercutiu de modo jubiloso e intenso no ânimo de todos os brasileiros que conservam intacto o respeito devido às pessoas e coisas sagradas, bem como às normas sublimes da Moral cristã" (55).

(55) Cfr. "Catolicismo", 436, abril de 1987; "Folha de S. Paulo", 16-3-87; "A Cidade", Campos (RJ), 19-3-87; "Afinal", 24-3-87.

 

 

123. "Semelhantes à TFP"...

ABRIL – O então Ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário, Sr. Dante de Oliveira, aponta como "os maiores inimigos da reforma agrária" no Brasil, além de outras instituições, certos "setores mais conservadores da sociedade brasileira, semelhantes à TFP" (56).

(56) Cfr. "Jornal do Brasil", Rio de Janeiro, 27-4-87.

 

De tal maneira esta Sociedade ficou caracterizada na mentalidade popular como sendo a grande força anti-agro-reformista, que o ex-Ministro julgou adequado qualificar os setores conservadores contrários à Reforma Agrária de "semelhantes à TFP"...

 

 

124. Plinio Corrêa de Oliveira intervém no debate em torno da Constituinte

JUNHO/DEZEMBRO – A participação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira no debate nacional em torno da Constituinte não se limitou à publicação do best-seller Projeto de Constituição angustia o País (ver Cap. IV deste volume).

Por meio de artigos na "Folha de S. Paulo", sua voz se fez presente em diversas oportunidades.

 

 

____________________

 

(Objeção:)  Vocês, da TFP, quebram o consenso!

(Resposta:) Muito freqüentemente, é quebrando o consenso que

se chega à verdade. Por exemplo, no campo das ciências. Quantas vezes se chegou à verdade desafiando consensos solidamente enraizados!

Também Nosso Senhor desafiou o consenso. Assim os católicos das catacumbas, e, consecutivamente, muitos doutores, apologistas, missionários da Igreja.

A democracia é o direito de discordar. Se o tão apregoado consenso consiste no desaparecimento das diferenças de opinião, ou na ocultação delas, então ele é o contrário da democracia.

E também do bom-senso.

____________________

 

 

Em meados de 1987, apresenta ele a proposta de formação de um Conselho de Estado, análogo ao que funcionava no tempo do Império, e sobre o qual versavam os artigos 137 e 144 da Constituição de 1824 (57). E, em dezembro do mesmo ano, critica vigorosamente o projeto Cabral, que preconiza, no estudo de História do Brasil, um tratamento igualitário para as contribuições, ao longo dos séculos, das diferentes etnias que compõem o País (58).

(57) Cfr. "Folha de S. Paulo", 30-6-87 e 1º-7-87, e "Catolicismo", 440, agosto de 1987.

(58) Cfr. "Folha de S. Paulo", 21-12-87 e "Catolicismo", 445, janeiro de 1988.

 

Por meio da matéria intitulada O favo, o lírio e a bomba, responde negativamente à pergunta formulada pela "Folha de São Paulo" que lhe perguntava se concorda com o fim das restrições legais ao divórcio (59).

(59) Cfr. "Folha de S. Paulo", 6-6-87.

 

Por fim, por meio dos artigos "Regime representativo e ignorância crônica" (60) e "Enigma, fuxico e pinga-pinga" (61), põe em relevo um vezo freqüente nos debates de nossos dias, consistente em dar preferência à detração pessoal, ao diz-que-diz, ao fuxico, e de relegar para segundo plano ou omitir os temas de verdadeiro porte intelectual, e de real alcance para a escolha dos rumos do País.

(60) Cfr. "Folha de S. Paulo", 23-11-87.

(61) Cfr. "Folha de S. Paulo", 30-11-87.

 

 

 

1988

 

125. Perestroika, Novidade?

JANEIRO –  O boletim "Informando, comentando, agindo...", editado pela TFP, explana o que pensa a entidade sobre a perestroika e a glasnost. Citando o próprio Presidente da Rússia vermelha, Mikhail Gorbachev, o órgão informativo demonstra que a perestroika não é uma atenuação, mas sim o requinte do comunismo. A finalidade de sua política é implantar a autogestão, que constitui a plena realização do ideal comunista.

 

____________________

 

O advogado José Carlos Castilho de Andrade (1924-1988), militante católico firme e entusiasmado desde sua juventude, foi secretário de redação do "Legionário", propulsionador e diretor de "Catolicismo". Sócio-fundador da TFP. Homem de grande dignidade pessoal e cheio de zelo pela causa da Igreja, dotado de qualidades invulgares de lucidez e precisão ao par de notável saber jurídico, exerceu de maneira exímia o cargo de diretor vice-superintendente da Diretoria Administrativa Financeira Nacional da entidade até sua morte edificante.

____________________

 

 

126. Analisando a crise do mundo moderno

MAIO – Correspondentes e simpatizantes da TFP, em sua maioria residentes na Grande São Paulo, participam de simpósio na sede rural que a entidade possui no município de Amparo (SP). As palestras abordam a crise do mundo moderno, a trágica erosão dos valores da civilização cristã, bem como a contínua e coerente linha de pensamento e ação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ao longo de seis décadas.

 

 

127. "Grupo São José"

MAIO – Constitui-se o Núcleo São José, com o contingente inicial de 40 operários. Sua sede se situa em São Caetano do Sul, na região industrial do chamado ABC, na Grande São Paulo.

 

 

128. Destacados líderes do movimento conservador norte-americano visitam a TFP

AGOSTO – Por iniciativa da TFP brasileira e do "TFP Washington Bureau", estiveram em São Paulo visitando a TFP quatro destacados líderes do movimento conservador dos Estados Unidos.

Os srs. Paul Weyrich, Morton Blackwell, Henry Walther e William Kling, tendo conhecido as principais sedes, instalações, serviços e departamentos da TFP, foram recebidos em diversas ocasiões pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da entidade. Nessas oportunidades, se fez uma análise das perspectivas, preocupações e esperanças do movimento conservador no Brasil, nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Encerrando a estadia, os ilustres visitantes pronunciaram esclarecedoras palestras no auditório do Mofarrej Sheraton Hotel, para aproximadamente mil pessoas, sobre o tema: "Os Estados Unidos no momento presente, vistos pelo movimento conservador". O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira apresentou os conferencistas ao público presente, e lhe dirigiu as palavras finais.

 

 

129. Plinio Corrêa de Oliveira percorre vários países do Velho Continente

SETEMBRO – O Presidente do Conselho Nacional da TFP, Plinio Corrêa de Oliveira, inicia viagem pela Itália, Alemanha, França e Espanha.

Visita ele detidamente o Bureau para a representação das TFPs, na Cidade Eterna; as diversas instalações da TFP francesa, em Paris e Château-Gaillard; e as sedes de TFP-Covadonga, em Madrid, proferindo várias conferências para os sócios e cooperadores das TFP locais e de outros países europeus - Alemanha, Grã-Bretanha e Portugal - onde os ideais da Tradição, Família e Propriedade se fazem presentes por Associações ou Bureaux.

Nas três capitais visitadas, Plinio Corrêa de Oliveira trava contacto com figuras de destaque dos meios católicos e culturais dos respectivos países.

O ilustre pensador brasileiro percorre ainda diversas cidades da Itália, Alemanha, França e Espanha, detendo-se mais demoradamente em Genazzano – onde venera a célebre imagem miraculosa – e em Aachen, cidade imperial de Carlos Magno: a antiga Aix-la-Chapelle, cheia de evocações da Cristandade.

 

 

130. Pela TV, Plinio Corrêa de Oliveira faz pergunta a D. Casaldáliga

OUTUBRO – D. Pedro Casaldáliga participa do programa Roda Viva, da TV Cultura, de São Paulo. Plinio Corrêa de Oliveira lhe pergunta se deseja para o Brasil o regime sócio-econômico rudimentar das tribos indígenas, o qual, copiado pelas nações civilizadas, resultaria num sistema prevalentemente comunista, quiçá com alguns traços autogestionários. Tal posição está consignada no documento Y Juca Pirama, assinado pelo Prelado e mais cinco Bispos, em 1973 (vide supra, capítulo III).

D. Casaldáliga responde afirmando que continua mantendo sua posição anterior, e acrescenta: "Se imitássemos a convivência com a natureza como os povos indígenas, deixaríamos de criar serrarias, madeireiras, estradas".

 

 

131. Candidatos de três partidos se dirigem à TFP

NOVEMBRO – Sendo a TFP por natureza extra-partidária, considera, entretanto, patriótico aconselhar seus sócios e cooperadores a exercer seu dever de votar. A fim de favorecer a escolha livre mas consciente destes por ocasião das eleições, a entidade tem franqueado seu auditório aos candidatos que desejarem nele expor seu programa.

Assim foi que, ao ensejo das eleições municipais deste ano, fizeram uso da palavra no auditório São Miguel, em São Paulo, os srs. Vicente Sapienza, do Partido da Frente Liberal (PFL); Robson Tuma, do Partido Liberal (PL); e um representante do sr. Oswaldo Gianotti, do Partido Democrático Social (PDS).

Compareceu um elevado número de sócios e cooperadores da entidade, que acompanharam atentamente as preleções.

 

 

132. Plinio Corrêa de Oliveira pergunta, prefeita eleita não responde a contento

NOVEMBRO – No programa Roda Viva, da TV Cultura, o Presidente do Conselho Nacional da TFP indaga a Luiza Erundina:

"Nas suas declarações iniciais como Prefeita eleita de São Paulo, a Sra. fez duas afirmações: uma de que é marxista, e na outra de que é católica. Ora, há uma incompatibilidade entre o Catolicismo e o marxismo. Pio XII chegou até a tomar medidas extremamente severas contra a infiltração marxista na Igreja. Eu pergunto à Sra. como, em seu espírito, se conciliam essas duas posições".

Visivelmente embaraçada, a entrevistada diz: "Eu quero lembrar ao Dr. Plinio Corrêa que depois de Pio XII teve a Teologia da Libertação, teve João XXIII". Afirma a seguir não ver "nenhuma incompatibilidade" entre a teoria marxista de análise e intervenção na realidade, e a crença em valores transcendentais.

 

 

133. O "fator F" se suicida

NOVEMBRO – A expressão fator F (da letra inicial da palavra ficar), própria da linguagem interna da TFP, designa uma constante de nossa vida pública por efeito da qual, no próprio auge das crises mais ameaçadoras, as coisas, ao invés de desfecharem na explosão, vão amortecendo lentamente os mútuos entrechoques, e os ânimos se aplacam. E, ao termo da barafunda, verifica-se com surpresa que as coisas ficaram "como dantes no quartel de Abrantes".

A pergunta subjacente em numerosos espíritos, depois da eleição de candidata que se professa marxista à Prefeitura da mais populosa cidade do País, e de outras vitórias da esquerda em vários municípios de importância, é: Vai novamente atuar o fator F? Ou seja, depois dessa eleição tudo vai ficar "como dantes"?

Tal é o tema de artigo de Plinio Corrêa de Oliveira para a “Folha de S. Paulo”, comentando as eleições. Depois de acurada análise, conclui ele:

"Na presente República, nova em folha, a iniciativa privada é pouco mais do que um camundongo nas mãos do Estado. E isto porque os proprietários de empresas ou de imóveis rurais ou urbanos, adormecidos pelo fator `F', deixaram que as coisas descambassem para uma situação em que `ficou' nada, ou pouco mais do que nada. Involuntariamente, o fator `F' se suicidou."

Pouco depois, Plinio Corrêa de Oliveira põe em realce o caráter irreal da alardeada "avançada irresistível" do socialismo, em uma série de dois artigos intitulada: "Ascensão das esquerdas: mera fantasmagoria" (“Folha de S. Paulo", 16 e 19-1-89).

 

 

134. Contra o filme blasfemo de Scorsese

NOVEMBRO – Por ocasião da estréia no Brasil do filme blasfemo de Scorsese, A Última tentação de Cristo, o Serviço de Imprensa da TFP emitiu nota que salienta o favorecimento que a película recebeu da mídia, e por outro lado a reação – que alcançou o volume de um clamor universal – da consciência católica em nosso País. A TFP ressaltou o caráter particularmente inaceitável das injúrias feitas contra Nosso Senhor, dado que "elas se baseiam em toda uma série de fatos alegados sem a menor base histórica. E portanto ainda mais reprováveis por uma consciência formada retamente".