Coletânea de documentos relativos

 

ao Islã

 

 

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

Nossa Senhora de Loreto

 

Acima, grande pintura em uma das paredes da Capela polonesa, no Santuário de Loreto (Itália). O triunfo da Cristandade sobre o invasor muçulmano durante a batalha de Viena (12 de setembro de 1683) se deveu a Nossa Senhora sob a invocação de Loreto, conforme atestam documentos da época.  Tal embate foi conduzido pelo heróico e devoto Rei polonês João Sobieski. À esquerda do quadro, vê-se o Bem-aventurado Capuchinho Padre Marco d’Aviano que conduz triunfalmente uma pintura representando aquela invocação de Maria Santíssima.

* 1937-03-21 - Mussolini, “protetor do Islã”: na África, fez construir 21 mesquitas, além de proceder à restauração de numerosas outras. Na Tripolitânia, criou a Escola Superior de Cultura Islâmica.

* 1939-03-26 - Liberalismo mil vezes criminoso / Pio XI condenou mais uma vez um gravíssimo erro de sabor liberal e modernista: se a ação da Igreja é legítima e até louvável no campo estritamente religioso, constitui uma exorbitância condenável, em outros terrenos. - Os católicos da Idade Média tinham o sentido vivo e profundo do que seja a Igreja. Houve monges - e um deles foi São Bernardo - que julgaram de sua missão levantar exércitos e outros que julgaram dever interferir na diplomacia, para resolver problemas puramente materiais, que prejudicavam a grande arrancada espiritual contra o Islã. Se fosse esse o espírito da massa católica em nossos dias, estaria tão decadente a atual civilização?

* 1939-10-01 - O comunismo e o nazismo são absolutamente tão hostis ao catolicismo quanto o Islã

* 1941-01-19 - O General Weygand desserviu a reputação de seu país (a França) com os termos da mensagem que enviou aos muçulmanos.

* 1941-06-22 - E' desejável que os muçulmanos e os católicos, desde que devam conviver num mesmo território, evitem quaisquer conflitos que sejam realmente estéreis / Entretanto, daí não se deve inferir que a luta entre a Cruz e o crescente deva desaparecer, e que uma concórdia baseada no sacrifício dos mais sagrados direitos da Igreja possa legitimamente existir naquela região. A Igreja, já sendo depositária da verdade, não pode deixar de cumprir sua missão que, consistindo em pregar às máximas do Evangelho, comporta evidentemente um ataque a todos os erros que a tais máximas se opõem.

* 1942-04-05 - A Santa Igreja não mantém uma indiferença sistemática para com todos os conflitos internacionais, quaisquer que eles sejam. - O exemplo da luta entre o Império Romano do Oriente e o Islã / Os maometanos tinham o desígnio de impor ao mundo inteiro as convicções religiosas que professavam e ilicitamente de destruir a Igreja. Esta última se colocou claramente ao lado dos bizantinos e convocou oficialmente As cruzadas a fim de defender as cristandades do Oriente, gravemente ameaçadas, quebrando assim - depois de lances heróicos - o ímpeto dos muçulmanos.

* 1942-04-19 - O que diria Anchieta se soubesse que em São Paulo se ergueria de futuro uma mesquita?

* 1943-04-11 - Cristandade e Oriente / A Igreja é Mãe do Oriente tanto quanto do Ocidente, e nada deseja senão o progresso de todos os povos nas sendas da civilização católica, com rumo à eternidade. O que lhe interessa é a salvação das almas. De todas as almas. E isto sem distinção entre o Ocidente e o Oriente. Mas o fato é que o Oriente ainda é em grande escala pagão. O Ocidente ainda é em certa medida cristão. O entrechoque das duas forças ocasionará inevitavelmente um risco para a Igreja. - E quando, conscientes de sua força, eles quiserem estruturar um mundo novo com o poder que lhes demos, e sem os princípios da civilização católica, que não lhes demos ou que eles rejeitaram, então será talvez tarde para abrir os olhos!

* 1943-08-08 - Neo-paganismo / A Igreja é militante: por isto a redação dos bonitos boletins de vitória deve causar aos católicos muito menos preocupação do que a análise dos movimentos e manobras do inimigo. - A desunião do Islã foi uma das grandes causas de sua decadência. A reunião dos Estados Árabes será evidentemente a constituição de um outro vasto bloco político e ideológico oriental anti-católico, que cobrirá desde Tânger até as Índias uma enorme faixa de terra, novamente agrupada em torno do Islã.

* 1943-12-05 - A Questão Libanesa / Nos dias de hoje, com homens, armas e dinheiro, tudo se faz. Dinheiro e homens, o mundo muçulmano os possui à vontade. Adquirir armas, não será difícil... e, com isto, ficará uma potência imensa em todo o Oriente, ativa, aguerrida, cônscia das suas tradições, inimiga do Ocidente, tão armada quanto ele, que dentro de algum tempo poderá ser absolutamente tão influente quanto o mundo amarelo.

* 1944-01-16 - Dia virá em que se notará o gravissimo erro em que incidem as potências ocidentais, consentindo na formação desse moloque (muçulmano) bem às portas da Cristandade / Reunir-se-á dentro de algum tempo, no Cairo, a famosa conferência destinada a congregar em um todo político os povos de idioma árabe e cultura muçulmana. Por enquanto o perigo deste empreendimento parece uma mera quimera...

* 1944-03-05 - "O problema muçulmano vai constituir uma das mais graves questões religiosas dos nossos dias, depois da guerra"

* 1944-08-13 - Previsão do LEGIONÁRIO confirmada: "Plano de fusão dos Estados árabes"

* 1944-10-01 - Insistindo fortemente sobre a importância da "questão árabe", para o mundo de amanhã, o LEGIONÁRIO não é movido senão pelo zelo da fé. Não temos a menor hostilidade para com os árabes, como tais. Receamos, entretanto, que sua crescente influência eleve consequentemente a influência do Islã.

* 1944-10-08 - "O mundo muçulmano possui recursos naturais indispensáveis ao suprimento da Europa. Ele terá em mãos os meios necessários para perturbar ou paralisar a qualquer momento o ritmo de toda a economia europeia"

* 1946-07-21 - "Enquanto uma grande e gloriosa nação católica como a Itália sofre assim da circulação das toxinas comunistas em todo o seu organismo, os muçulmanos estruturam-se cada vez mais fortemente” - "Não tardará muito, que apareçam também as questões internacionais, o atrito entre o neo-arabismo, de metralhadora em punho contra o Ocidente dividido, anarquisado, extenuado...!

* 1946-08-11 - O mundo árabe se reestrutura em nossos dias, em base tipicamente religiosa

* 1946-08-18 - O pan-islamismo é um movimento genuinamente anticristão. Seu principal objetivo: o ideal religioso de soerguer o mundo maometano. Quer organizar uma Liga das Nações Maometanas, para a grandeza da religião de Maomé. E odeiam o mundo cristão. Onde nos levará tudo isto? 

* 1946-09-01 - Na Tunísia, acentua-se extraordinariamente o movimento pan-árabe - Cônsul do Líbano em São Paulo ofereceu almoço de confraternização à sua colônia, por motivo do Ramadã

* 1946-09-15 - Certos líderes pan-árabes acabam de pedir que seja constituída imediatamente uma federação de Estados árabes

* 1946-09-22 - Marrocos: agita-se ali intensamente o movimento pan-árabe, que melhor se chamaria pan-muçulmano

* 1946-10-27 - Um problema que jamais deixaremos cair para o segundo plano: a questão do islamismo

* 1947-01-12 - O movimento muçulmano é como um vasto oceano que se movimenta e cresce em toda a gentilidade de ponta a ponta / Exemplos de atividades islâmicas do Vietnã ao Sudão, mostrando a perspicácia e meticulosidade com que a Liga árabe sabe lutar.

* 1947-01-19 - O Conselho de Ministros da França acaba de autorizar o ingresso de elementos coloniais muçulmanos, no corpo diplomático francês

* 1947-02-16 - França liberta o chefe muçulmano Abd-el-Krim, talvez a figura que mais agudamente simbolize o espírito de hostilidade maometana contra o Ocidente cristão / Ele residirá na Côte d'Azur, que hoje mantém comunicações marítimas e aéreas incessantes com a África do Norte, onde fervilham os descontentes. Não é difícil prever qual será o resultado desta medida imprudentíssima.

* 1947-06-08 - O verdadeiro católico, ainda quando vê negro o quadro, não desanima, e precisamente nisto ele se diferencia dos pessimistas / Nesta semana tão cheia de acontecimentos importantes, poucos têm a gravidade da evasão ou soltura de Abd-El-Krim (caudilho maometano que pôs a ferro e fogo a África Setentrional e diante do qual tiveram de se coligar duas potências ocidentais), episódio talvez não muito considerável em si mesmo, mas no qual se patenteia claramente o arrojo e energia da Liga Árabe, a indolência e a fraqueza do mundo cristão. O Rei Faruk do Egito acaba de oferecer asilo a Abd-El-Krim.

* 1947-06-15 - Análise de alguns aspectos da questão do caudilho muçulmano Abd-El-Krim / Propagando-se por toda a orla maometana do Mediterrâneo, sua voz se fez ouvir incitando toda a África do Norte a sacudir o jugo europeu. Desde Suez até Gibraltar, este incitamento se fez ecoar, prestigiado pela manifesta simpatia dos reis, sultões e emires de toda espécie, pela ação ideológica das universidades muçulmanas e dos dignitários do Al-Korão e pelo entusiasmo efervescente dos jovens.

* 1947-06-15 - Maomé renasce

* 1947-06-22 - Existe um mundo muçulmano à parte, que se defende contra um mundo não muçulmano / E a Cristandade, perante este mundo, o que é senão uma potência desorganizada, dividida, vacilante? - Enquanto o imperialismo maometano continua, a derrocada da influência cristã na África do Norte se patenteia.

* 1947-07-27 - Início da guerra entre a Holanda e a Indonésia e manifesto do "grande mufti" de Jerusalém conclamando todos os povos árabes e muçulmanos a se manifestarem a favor da Indonésia.

* 1947-10-19 - Filhos das trevas e filhos da luz / De há muito os estados Árabes constituíram uma Liga que é uma pequena ONU maometana. Já não se pode falar mais de uma Cristandade em nossos dias, e aí está diante de nós, pujante e agressiva, a Islamidade. - Não se tenha a ilusão de que os motivos religiosos são secundários em tudo isto. Mas os católicos continuam a dormir. No Horto das Oliveiras, eles dormiram também...

* 1947-11-09 - Continua a expansão islâmica / O mundo pan-árabe superou os problemas de fronteiras que dentro dele existiam e constitui hoje, a serviço do Islã, uma grande família de povos e de Estados irmãos, como fora outrora a serviço da Igreja a Cristandade medieval.

* 1956-07/08 - Sessenta Dias em Revista / Algumas transformações sintomáticas e profundas se vão dando no mundo árabe: Ceilão (Sri Lanka), Egito, Tunísia... A Liga Árabe vai tomando cada vez mais o caráter de uma vasta federação muçulmana.

* 1996-08 - Padre progressista reconhece intuição profética de Plinio Corrêa de Oliveira / Teólogo da Libertação lembra declaração do fundador da TFP, feita há mais de 50 anos, apontando o Islamismo como o grande problema para o futuro da Igreja. 

* 1996 -  O Islã à conquista ("somente") da Europa? / Durante a II Guerra Mundial o Prof Plinio alertou para o perigo islâmico reiteradas vezes.

* 2001 - "Plinio Corrêa de Oliveira: Previsões e Denúncias em defesa da Igreja e da Civilização Cristã" - Vinte milhões de maometanos invadem a Europa

Twitter de 9 de agosto de 2014


ROI campagne pubblicitarie