Apresentacao

 

Apresentação

 

Com as palavras acima o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira descreveu sua resolução de consagrar-se por inteiro à causa que muitos julgavam perdida.

Com essas mesmas palavras inaugurávamos este site há exatos 10 anos. Dez anos dedicados à difusão do pensamento, obra e pessoa do Prof. Plinio, e que procura ressaltar o seu papel na história da Igreja no Brasil e no mundo.

Saído das fileiras do laicato católico logo compreendeu que a simples pregação religiosa seria insuficiente para mover as almas se não fosse complementada por uma defesa acirrada da aplicação dessas mesmas doutrinas na vida quotidiana e na vida social. Ou por outra, da "Civilização Cristã", da realização na vida temporal dessas verdades ensinadas pela Santa Igreja, como continuamente ensinou o magistério Pontifício, assinaladamente o de S. Pio X.

Em seu Auto-retrato filosófico afirmou: “Não pretendo ser apenas um defensor do passado, mas um colaborador – com outras forças vivas – para influir no presente e preparar o futuro. Estou certo de que os princípios a que consagrei minha vida são hoje mais atuais do que nunca e apontam o caminho que o mundo seguirá nos próximos séculos. Os céticos poderão sorrir. Mas o sorriso dos céticos jamais conseguiu deter a marcha vitoriosa dos que têm Fé”.

*  *  *

Admiradores da figura e da obra do insigne líder católico decidimos empreender a tarefa de colocar “on line” os escritos publicados do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Motivou-nos uma profunda gratidão por tudo quanto fez em favor da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, pelo Brasil e pela Civilização Cristã. E isto de si bastaria para justificar nossa iniciativa. Porém há mais. Diversos problemas contemporâneos seriam resolvidos se fossem mais conhecidos e praticados tantos dos ensinamentos legados por este “eco fidelíssimo” da Santa Igreja, para utilizar a expressão empregada pela Sagrada Congregação dos Seminários e Universidades a propósito de "A liberdade da Igreja no Estado comunista".

Não se trata, pois, de uma iniciativa nascida de um mero saudosismo. Compartilhamos, pelo contrário, a abalizada opinião do ilustre canonista Pe. Anastasio Gutiérrez C.M.F., o qual a respeito de “Revolução e Contra-Revolução” escreveu que "é uma obra profética no melhor sentido da palavra". E o mesmo qualificativo cremos que se possa aplicar, “mutatis mutandis”, a não poucos de seus livros, artigos e/ou declarações à imprensa. Este aspecto “profético” da obra intelectual do Prof. Plinio já foi ou está sendo confirmado por diversos fatos da História recente [2].

*  *  *

Seria equivocado julgar que Plinio Corrêa de Oliveira foi “apenas” um grande intelectual que dedicava seu tempo a escrever continuamente. Ele era também um homem de ação e sobretudo de Fé, ardoroso devoto do Papado, da Sagrada Eucaristia e de Maria Santíssima. Sua vida, com efeito, se desenvolveu na coerência e na fidelidade aos ideais que abraçou. Na secção Biografia, o visitante encontrará diversos documentos a tal respeito. Entre estes merece especial destaque a obra “O Cruzado do século XX, Plinio Corrêa de Oliveira” de autoria de Roberto de Mattei, professor titular da cátedra de História Moderna na Universidade de Cassino (Itália), fundador e presidente do Centro Cultural Lepanto. A biografia – redigida com espírito objetivo, científico e fartamente documentada – foi prefaciada pelo ilustre Cardeal Alfons Maria Stickler S.D.B. [3].“Com a coerência de sua vida de autêntico católico – escreve o Purpurado salesiano –, Plinio Corrêa de Oliveira confirma-nos a fecundidade da Igreja. De facto, para os verdadeiros católicos as dificuldades dos tempos constituem ocasiões em que eles se destacam na História, para nela afirmar a perenidade dos princípios cristãos. Foi o que fez o eminente pensador brasileiro, mantendo alta, na era dos totalitarismos de todas as cores e expressões, a sua fidelidade inamovível ao Magistério e às instituições da Igreja” [4].

*  *  *

A iniciativa à qual nos propomos exige muito tempo para ser levada a cabo, considerando-se a imensa mole dos documentos da lavra do “Cruzado do século XX”, de um lado. E de outro, que somos apenas alguns particulares – ao menos até o momento – que vêm se dedicando a tal empreitada. O visitante deste Website compreenderá, pois, que tenhamos optado por colocar primeiramente a totalidade de seus livros e parte de seus artigos e entrevistas. Dada a amplitude de tal empreitada, nada mais natural que novos textos sejam aqui inseridos na medida das disponibilidades de nossos colaboradores. Mas confiamos em que Nossa Senhora nos proporcionará a ocasião de freqüentes acréscimos de escritos do Prof. Plinio neste site.

*  *  *

Infelizmente não dispomos de tempo para atender pedidos de pesquisas, bem como responder a eventuais perguntas que a vastidão dos temas abordados na valiosa produção literária de Plinio Corrêa de Oliveira possa suscitar. Sugerimos que o leitor procure a solução para suas indagações em outros documentos em que o autor trate do tema que lhe interessa. E seremos gratos àqueles que desejarem nos enviar comentários ou sugestões para este site (secção Contato).

Desde já queremos atrair a atenção para o fato de que é necessário que certas expressões empregadas por seu autor em seus escritos e/ou pronunciamentos sejam interpretadas segundo o contexto da época em que foram utilizadas. Sem esquecer, bem entendido, que “no campo das idéias não existe apenas o antigo e o novo, mas sobretudo o verdadeiro e o perene” (cfr. “Auto-retrato filosófico”). Os que desejarem obter as obras impressas aqui mencionadas poderão escrever diretamente às entidades e/ou associações cujos “links” se acham na respectiva secção, segundo o idioma preferido.

*  *  *

Colocamos este Website sob a maternal proteção de Nossa Senhora do Bom Conselho, à qual Plinio Corrêa de Oliveira professava uma especial devoção. Acima e à direita, foto de um belo, antiquíssimo e milagroso afresco, que se venera no Santuário de Genazzano, a 60 km de Roma, dedicado à Maria Santíssima sob esta invocação. A Ela pedimos que conceda a todos os visitantes deste site Suas melhores graças.

Cordialmente

Nestor Fonseca

José Miguel Castro Hernando

Coordenadores

1° de outubro de 2004-2014, festa de Santa Teresinha do Menino Jesus


Notas:

[1] Estas palavras de Plinio Corrêa de Oliveira aparecem, escritas de próprio punho, como epígrafe do livro “Meio século de epopéia anticomunista” (Editora Vera Cruz, São Paulo, 1980; coordenação de Antonio Augusto Borelli Machado e texto de Abel de Oliveira Campos Filho).

[2] “Plinio Corrêa de Oliveira: Previsões e Denúncias em defesa da Igreja e da Civilização Cristã”, Gonzalo Larrain Campbell, Artpress, São Paulo, 2001, 87 pgs.

[3] “Il crociato del XX secolo – Plinio Corrêa de Oliveira” (Edizioni PIEMME, 1996, 380 pgs.) foi traduzido para os seguintes idiomas: português, espanhol, francês, inglês, alemão e polonês.

[4] Cfr. op. cit., Livraria Civilização Editora, Porto, 1997, pag. 7-8.

[5] As fotos utilizadas neste site foram pegas em larga medida da Internet, qualificadas como de domínio público. Se possíveis autores de tais fotos tiverem algo contra seu emprego neste mesmo site, bastará indicá-lo (remetendo e-mail para info@pliniocorreadeoliveira.info), que será prontamente efetuada a remoção da(s) imagem(s) referida(s) na comunicação que nos for enviada.

  Bookmark and Share