GESTA

A GESTA DA OBRA DE

PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA

 

Em 1959, o Prof. Plinio escreveu sua obra-mestra "Revolução e Contra-Revolução". É o livro de cabeceira de todos os sócios e cooperadores das TFPs, Bureaux TFP e organizações congêneres. "Como intelectual, além de mestre da doutrina contra-revolucionária de todas as TFPs e entidades congêneres - lê-se em seu último livro, "Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana" (Editora Civilização, Porto, 1993, pág. 11) -, ocupa o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira um lugar de inegável destaque no panorama internacional como líder e orientador, na nossa época de realizações e de crises, de apreensões e de catástrofes. No plano da ação, a sua grande obra é a fundação – ocorrida em São Paulo em 1960 – e a direção da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP). Em 1980 o Conselho Nacional da TFP declarou-o presidente vitalício da mesma. O seu ensaio "Revolução e Contra-Revolução", inspirou a fundação de TFPs ou Bureaux-TFP em 24 países, nos cinco continentes, entidades congêneres e autônomas da TFP brasileira".

Esta seção é dedicada aos documentos de autoria da TFP brasileira e de outras entidades co-irmãs e autônomas mencionados em
Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira” (1989), "TRADICION, FAMILIA, PROPIEDAD - Un ideal, un lema, una gesta" (1990), e outros que podem ser úteis para uma futura atualização de ambos valiosos trabalhos. Estes documentos são todos inspirados, em seus princípios, nas doutrinas expostas em "Revolução e Contra-Revolução". Refletem, portanto, os princípios doutrinários do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e são assim essenciais para a completa compreensão do mesmo em toda sua amplitude de ação.

 

Diante do histórico Alcázar de Segóvia ondeia o pendão da Sociedade Espanhola de Defesa da Tradição, Família e Propriedade - TFP-Covadonga

 

TFP norte-americana durante a March For Life, em Washington

 

A TFP francesa em campanha em Paris (foto acima) e em sessão no prestigioso Hotel Crillon, igualmente em  Paris (fotos abaixo)

 

 

Acima, contra-capa do livro de TFP-Covadonga "Ad perpetuam rei memoriam" (1991)

1962-08 - Brasil: Dez afirmações anticomunistas - "Sustentamos que qualquer campanha anticomunista só pode ser considerada séria e dinâmica quando envolva a preservação dos princípios aqui afirmados, em que se baseiam os três grandes valores contra os quais Moscou mobiliza hoje as coortes dóceis e míopes dos inocentes-úteis: Tradição, Família e Propriedade"

1963-12-03 - Vaticano: Desfazendo as manobras astuciosas de Moscou, duzentos Padres Conciliares (de 54 países) pedem nova condenação do comunismo e do socialismo por parte do Concílio Vaticano II. Texto integral da petição, a qual constitui um todo com o estudo "A liberdade da Igreja no Estado Comunista", de autoria do Prof. Plinio, e que também foi distribuído a todos os Padres Conciliares.

1966-08-12 - A TFP celebra o milhão de assinaturas contra o divórcio - Súplica à Rainha do Brasil no Monumento do Ipiranga - "Por motivo do êxito alcançado por seu abaixo-assinado contra o divórcio, que em cinqüenta dias atingiu um milhão de assinaturas o Conselho Nacional da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição,Família e Propriedade promoveu imponentes comemorações em São Paulo e uma súplica à Rainha do Brasil no Monumento do Ipiranga: 'E assim, neste local em que o Brasil, logo ao nascer como nação, recebeu de Vós, ó Mãe de Deus, o primeiro sorriso e a primeira bênção, nós Vos apresentamos uma súplica humilde e filial.

'Preservai e incrementai, Senhora, a Tradição santa que recebemos de nossos maiores. Mantende pujante o instituto da propriedade, no exercício largo e ufano de sua função social, para a grandeza do homem. Livrai dos totalitarismos o Brasil. E sobretudo, ó Rainha onipotente, o que hoje especialmente Vos pedimos é que jamais o divórcio se implante — explícita ou sorrateiramente — na Pátria brasileira'."

1973-03-02 - Autodemolição da Igreja acarreta a demolição do Chile / TFP CHILENA: CLERO, A GRANDE ESPERANÇA DE ALLENDE: I – A debilidade dos católicos: causa determinante do avanço comunista / II – Padres, socialismo e miséria / III – Acima dos Padres, o Episcopado / IV – Na liderança do Episcopado: o Cardeal Arcebispo de Santiago / V – A Santa Sé

1974 - España - GRUPOS OCULTOS TRAMAN LA SUBVERSIÓN EN LA IGLESIA - EL IDO-C Y LOS "GRUPOS PROFÉTICOS" ( Versiones en docx, html e PDF - Ver sección LIVROS ) - En enero de 1974 Covadonga se lanza a las calles de toda España para divulgar un estudio monográfico, en el que se denuncia la conspiración del IDO-C, organismo con sede en Roma y con ramificaciones en el mundo encero, que coordina la propaganda progresista; y de los “grupos proféticos”, pequeños grupos actuantes en la Iglesia y dedicados a un peculiarísimo proceso de propaganda oral. Tales organizaciones desean transformar a la Iglesia Católica en una “Iglesia-Nueva”, atea, laica, igualitaria y puesta al servicio del comunismo. Contra ellas, las diversas Sociedades de Defensa de la Tradición, Familia y Propiedad realizaron también idénticas campañas:

1980-01 - France: IMBROGLIO, DETRACTION, DELIRE - Remarques sur un Rapport concernant les TFP, Volume I (PDF)

1980-04 - Estados Unidos: Com o governo tirano da nação cárcere: distensão? TFP DOS EUA PEDE INVESTIGAÇÃO EM CUBA

1982-04-13 - Argentina: comunicado da TFP "A independência da Argentina católica ante a efetivação da soberania em um território insular - A TFP argentina apela ao Governo, às Forças Armadas e ao povo"

1983-04-01 - Espanha: Manifesto de TFP-Covadonga contra o aborto intitulado "Face à matança dos inocentes / Dentro da ordem e da lei: santa indignação". A matéria contém substanciosos argumentos e documentos a respeito do tema. I. As tristezas de uma previsão confirmada - II. Perspectivas de futuro - III. Oração e penitência - IV. A matança dos inocentes e a tutela dos esquerdistas - V. Apelo especial à opinião católica: por que? - VI. A participação dos católicos na catástrofe - VII. Um estado de espírito - VIII. Doutrinas - IX. O fleugmático mutismo das manifestações antiabortistas - X. A indignação, um dever moral - XI. Um apólogo - XII. Vistas postas no futuro - XIII. Súplica da TFP - XIV. Abaixo-assinado pró-referendum: uma iniciativa que entusiasma

1983-09 - Estados Unidos: "Jumbo sul-coreano: raio que mata, mas esclarece! - O CRIME PERPETRADO por um caça soviético em setembro de 1983 contra o jumbo sul-coreano produz no povo norte-americano o efeito de um raio noturno. Infelizmente matou a muitos, mas iluminou com terrível clareza um panorama coberto até esse momento por densas trevas: fez ver a falácia que encerra o mito da psicodulcificação do comunismo." Com estas palavras, a TFP norte-americana introduz o tema de seu manifesto, amplamente difundido por seus sócios e cooperadores na 5ª Avenida de Nova York.

1983-11 - Espanha: Pronunciamento de TFP-Covadonga sobre a canonização de mártires do comunismo. A entidade distribui comunicado à imprensa daquele país, assumindo enérgica posição em favor da iniciativa da Igreja de reiniciar o processo de beatificação e canonização dos mártires sacrificados pelo comunismo nos anos de 1936 a 1939.

1984-01-23 - USA: TFP norte-americana participa de manifestação anti-aborto - "Defendemos o direito à vida dos inocentes. Quem defende grandes princípios morais com verdadeira convicção nunca será derrotado". Com essa declaração, proclamada em uma das faixas que ostentou durante o "Rally for Life", a Sociedade Norte-americana de Defesa da Tradição, Família e Propriedade - TFP associou-se a mais de 75 mil outros manifestantes anti-aborto nesta capital, no dia 23 de janeiro de 1984, protestando contra a infamante decisão da Suprema Corte americana que "legalizou" o aborto há 11 anos.

1984-02-25 - Espanha: TFP-Covadonga denuncia atentados do PSOE ao direito natural -  A REFORMA de ensino que o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) pretendia impor à Espanha, foi objeto de diversas manifestações de protesto, especialmente contra os aspectos que ameaçavam seriamente a educação católica naquele país. Para a manifestação de 25 de fevereiro em Madri ( que teve a presença de mais de um milhão de pessoas ),  a Sociedade Espanhola de Defesa da Tradição, Família e Propriedade — Covadonga convidou, através de um manifesto, seus aderentes a participarem da mesma, alertando para o papel nefasto da política do PSOE na destruição não só da liberdade de ensino mas de toda a vida cristã do país.

1984-04 - Chile: Atentado contra sede da TFP chilena - Comunicado de imprensa da TFP chilena após atentado a bomba contra sua seda, no dia 14 de março de 1987, reafirmando seu propósito de não se deixar intimidar e de continuar na luta pela defesa da Civilização Cristã no país Andino.

1984-05 - Agitação social, violência: produtos de laboratório que o Brasil rejeita

1984-05-23 - Parecer do renomado teólogo Pe Victorino Rodriguez OP sobre REFUTAÇÃO DA TFP A UMA INVESTIDA FRUSTRA: Não encontrei nenhum erro teológico, moral ou canônico, ou de qualquer outro ponto de vista concernente aos ensinamentos e às práticas da Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana.

1984-06 - Critérios para análise das obras dos Servos de Deus candidatos à beatificação. Exemplo do processo da grande Serva de Deus que foi Santa Teresinha do Menino Jesus. O parecer dos advogados de sua Causa mostra como — a serem interpretadas "in malam partem" (com o espírito desfavoravelmente preconcebido) — nem sequer as obras dos maiores Doutores da Igreja ficariam a salvo de críticas inadequadas e injustas.

1984-06 - Refutação da TFP a uma investida frustra - Volume I (em formato PDF pesquisável)

1984-06 - Por que os Santos ora aceitam, ora repelem as homenagens que lhes são prestadas? / Santo Agostinho elucida cabalmente a aparente contradição dos ensinamentos do próprio Filho de Deus

1984-06 - Resumo e comentário final à REFUTAÇÃO DA TFP A UMA INVESTIDA FRUSTRA (Posfácio de Antonio Augusto Borelli Machado)

1984-10-15 - Muitos aspectos da realidade que o estrondo publicitário anti-TFP na Venezuela omitiu - "RESISTÊNCIA" dá a público límpidos e serenos esclarecimentos

1985-07-13 - Carta Pastoral de Dom José Guerra Campos, Bispo de Cuenca (Espanha): Legitimação de um crime - Lei imoral - Não pode cessar a oposição à lei (do aborto) - É imoral cooperar na aplicação dessa lei - Ruína moral da sociedade - Os católicos em sua relação com a Igreja.

1986-02 - A TFP: uma vocação - TFP e famílias - TFP e famílias na crise espiritual e temporal do século XX, 1986 - Parte I, Secção III, Cap. I - Necessidade do empenho apostólico dos leigos

1986 - A TFP: uma vocação - TFP e famílias - TFP e famílias na crise espiritual e temporal do século XX  - Parte I, Secção III, Capítulo II - Aos leigos compete, por vocação própria, sacralizar a ordem temporal, ordenando-a segundo a Lei Divina; dessa forma exercem eles uma tarefa insubstituível, em prol do estabelecimento do Reino de Deus sobre a terra

1988-01 - Espanha: Praticamente todas as cidades e vilas da região de Aragão foram visitadas pela Caravana da Sociedade Espanhola de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP-Covadonga), que divulgou o estudo intitulado “As Reformas Agrárias de Andaluzia, Extremadura e Aragão – Passo pioneiro do Partido Socialista Operário Espanhol rumo ao Comunismo”.

1988-02 - Uruguai:  TFP uruguaia em defesa do trabalhador manual - Obra da TFP uruguaia que denuncia o movimento sindical uruguaio, inteiramente dominado por marxistas, e desmascara a farsa da luta de classes no Uruguai mostrando como o operário é o aliado natural do patrão.

1988-03 - Estados Unidos - Em apoio aos países bálticos escravizados, estandartes tremulam na 5ª Avenida - A TFP Norte-Americana sai às ruas em campanha de apoio à independência dos Países Bálticos escravizados por Moscou.

1988-03-20 - Chile: manifesto analisa declarações de Cardeal - Manifesto divulgado pela TFP chilena analisa declarações do Cardeal Silva Henriquez, de aberta simpatia para com o socialismo, mostrando com abundantes citações do Magistério Pontifício como tais declarações discrepam do ensinamento tradicional da Igreja.

1988-03-26 - Colômbia: A TFP daquele país protestou contra a apresentação da ímpia peça "Teledeum".

1988-05 - España ANESTESIADA SIN PERCIBIRLO, AMORDAZADA SIN QUERERLO, EXTRAVIADA SIN SABERLO - LA OBRA DEL PSOE - OBRA COMPLETA - Con gran campaña publicitaria, TFP-Covadonga publica el libro España – anestesiada sin percibirlo,amordazada sinquererlo, extraviada sinsaberlo – La obra del PSOE (Partido Socialista Obrero Español). El libro, de autoría de una Comisión de Estudios de la entidad, nació da necesidad de informar la opinión pública española sobre el verdadero rostro de la revolución socialista en curso en el país ibérico. La obra desarrolla meticulosa argumentación a lo largo de 580 páginas. Fueron consultados: 400 libros, -citados 180- , 1.250 recortes de periódicos, boletines especializados y revistas. Su primer edición tuvo 6,5 mil ejemplares, y la segunda, 5 mil.

1988-05 - España ANESTESIADA SIN PERCIBIRLO, AMORDAZADA SIN QUERERLO, EXTRAVIADA SIN SABERLO - LA OBRA DEL PSOE - Sustancioso resumen del libro bomba editado por TFP-Covadonga, publicado por Covadonga Informa, Año IX, Núm. 123, Marzo-Abril-Mayo 1988

1988-05 - España ANESTESIADA SIN PERCIBIRLO, AMORDAZADA SIN QUERERLO, EXTRAVIADA SIN SABERLO - LA OBRA DEL PSOE - Sustancioso resumen del libro bomba editado por TFP-Covadonga, publicado por Covadonga Informa, Año IX, Núm. 123, Marzo-Abril-Mayo 1988 - Versión en pdf, propria para download y impresión.

1988-06 - Espanha - Lançado livro-bomba na Espanha: ESPANHA ANESTESIADA SEM O PERCEBER; AMORDAÇADA SEM O QUERER; EXTRAVIADA SEM O SABER - TFP-Covadonga lança livro-denúncia, destinado a ser uma luz e uma tábua de salvação para os setores do público espanhol que temem fundadamente a submersão definitiva de sua pátria nas águas lamacentas de uma corrupção generalizada e de uma desagregação de todas as instituições sociais. Livro que conserva toda sua atualidade diante da investida cada vez mais radical do PSOE, atualmente no governo, contra os princípios da civilização cristã e, sobretudo, contra a doutrina moral Igreja.

1988-07 - Espanha - TFP-Covadonga inicia pública difusão do livro-denúncia "Espanha — anestesiada sem o perceber, amordaçada sem o querer, extraviada sem o saber". A Puerta del Sol, uma das mais movimentadas praças desta capital, foi palco, nas primeiras semanas de junho, de uma grande campanha, para lançamento do livro-bomba. (...) em face da fanfarra que passa, uma senhora brada: "El Cid! El Cid!" Não muito distante, um homem clama: "D. Pelayo, D. Pelayo!"

1989-01 - Espanha: Conferência e campanha lançam livro em Zaragoça: “Espanha anestesiada sem percebê-lo, amordaçada sem querê-lo, extraviada sem sabê-lo".

1989-02 - Argentina: Alerta contra esquema socialista espanhol. A Sociedade Argentina de Defesa da Tradição, Família e Propriedade está promovendo a divulgação de uma síntese do livro "Espanha — anestesiada sem o perceber, amordaçada sem o querer, extraviada sem o saber", publicada em Madri por TFP-Covadonga.

1989 - França: "Une nation de l'Europe moderne anesthésiée sans le percevoir, bâillonnée sans le vouloir, déviée sans le savoir. Un drame de l’Espagne qui gagne la France"

1989-06 - Espanha: Brilhante campanha de TFP-Covadonga na região da ETA. Conferência em Bilbao de lançamento da obra "Espanha anestesiada sem o perceber, amordaçada sem o querer, extraviada sem o saber". As opiniões - favoráveis e contrárias - se manifestam categoricamente (alguns exemplos).

1988-08 - Canadá: No parlamento e nas ruas, apelo contra o aborto. "Em matéria de aborto — afirma a mensagem da TFP daquele país — não é possível uma alternativa moderada porque o aborto é o massacre de inocentes. A legislação abortista mais moderada seria aquela que permitisse apenas um massacre moderado de inocentes. A única forma aceitável de moderação é a rejeição total".

1988-08-13 - EUA: Repercussões da serena, lúcida e irretorquível carta-aberta da TFP daquela nação contra o filme blasfemo "A última tentação de Cristo". Impacto na opinião pública norte-americana e em todo orbe.

1988-08-11 e 12 - EUA: Publicação no "The New York Times" (edição nacional e local): Na iminência de uma blasfêmia, a TFP norte-americana lança um veemente apelo – uma carta-aberta à Universal Pictures sobre o filme "A última tentação de Cristo". - Os limites da liberdade religiosa - Jesus Cristo: o mais alto ideal de perfeição moral - A moral é objetiva - Condições para um autêntico debate.

1988-10 - Espanha: Comunicado de TFP-Covadonga: "A propósito do filme de Scorcese – Não cremos que a Espanha católica tenha caído tão baixo”.

1988-11- Chile: Em face da atual investida consensual. A TFP daquele país irmão fez publicar nos principais jornais um esclarecedor manifesto a respeito do modo como vem sendo interpretada por muitos a democratização do Chile.

1988-11 - Espanha: Campanha de TFP-Covadonga em Madri contra filme blasfemo: "Espanhol! Até quando dormirás? Não vês o Divino Mestre que padece?"

1989-01 - EUA: Um vigoroso não à matança de inocentes. TFP norte-americana publica o manifesto "Uma verdadeira matança de inocentes se faz diariamente em todo o mundo".

1989-01 - Espanha: Livro-denúncia tem nova edição.

1989-01 - Colômbia: a Sociedade Colombiana de Defesa da Tradição, Família e Propriedade divulga penetrante análise do panorama nacional, marcado pela crescente investida da guerrilha marxista e pela virtual abdicação do Poder Público em combatê-la: "Dialogar com quem não concebe uma moral distinta de suas próprias conveniências — pondera a TFP — implica em submeter-se voluntariamente a seus enganos, ficar na dependência de seus abusos, até cair sob seu nefasto domínio."

1989-01 - África do Sul: conferência sobre a atuação das TFPs em defesa dos valores da civilização cristã e da harmonia social.

1989-01 - Espanha: Conferência e campanha lançam livro em Saragoça: “Espanha anestesiada sem percebê-lo, amordaçada sem querê-lo, extraviada sem sabê-lo".

1989 - França: "Une nation de l'Europe moderne anesthésiée sans le percevoir, bâillonnée sans le vouloir, déviée sans le savoir. Un drame de l’Espagne qui gagne la France"

1989-02 - Portugal: Estandartes tremulam em Lisboa. TFP lusa difunde manifesto contra a exibição do filme blasfemo "A última tentação de Cristo".

1989-02 - Argentina: Alerta contra esquema socialista espanhol. A Sociedade Argentina de Defesa da Tradição, Família e Propriedade está promovendo a divulgação de uma síntese do livro "Espanha — anestesiada sem o perceber, amordaçada sem o querer, extraviada sem o saber", publicada em Madri por TFP-Covadonga.

1989-03 - Uruguai. Manifesto da TFP a respeito do plebiscito sobre a confirmação da anistia aos militares que lutaram contra os terroristas tupamaros, tendo estes últimos sido favorecidos em 1985 com uma anistia ampla e irrestrita. "Uruguaio: preserve a paz. Não condene uns depois de haver anistiado outros".

1989-05 - Portugal. Contra o torpor, apelo ao heroísmo. O Centro Cultural Reconquista elaborou substancioso estudo, publicado em seu boletim "TFP Lusa Informa": "Este é, infelizmente, o Portugal de hoje: um país onde a Fé se evanesce como um perfume que se evapora de seu recipiente aberto. Enquanto essa situação perdurar, Portugal caminhará certamente para a destruição de tudo o que ainda resta de Civilização Cristã."

1989-05 - Colômbia: Prestígio inadmissível concedido ao ditador cubano. Denunciando a recente onda publicitária que procura apresentar Fidel Castro como vedete política, capaz de solucionar problemas decorrentes da guerrilha revolucionária e do narcotráfico, incentivados a partir da própria Havana, a TFP colombiana divulgou substancioso manifesto em Bogotá. A entidade manifesta também viva surpresa ante as declarações de destacadas figuras do Episcopado católico, que passaram recentemente a elogiar o tirano. É o caso, por exemplo, do Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, Mons. Dario Castrillón Hoyos. E atrai a atenção do público colombiano para os graves riscos da busca da paz através de uma cordialidade relativista, conforme advertência formulada pelo Emmo. Cardeal Ratzinger.

1989-06 - Brasil: No local do atentado surge um oratório. Completam-se no dia 20 deste mês vinte anos do atentado terrorista à sede da TFP, situada na rua Martim Francisco, em São Paulo. Breve histórico do oratório Nossa Senhora da Conceição Vítima dos Terroristas. O que valeu à TFP a honra daquela bomba? "A convicção, o denodo e a eficácia com que ela (a TFP) se afirmou em 1961-1963 contra a Reforma Agrária de Jango, com que ela se opôs em seguida ao divórcio, e clamou depois contra a infiltração comunista na Igreja", respondeu o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em artigo publicado na "Folha de S. Paulo".

1989-06 - Espanha: Brilhante campanha de TFP-Covadonga na região da ETA. Conferência em Bilbao de lançamento da obra "Espanha anestesiada sem o perceber, amordaçada sem o querer, extraviada sem o saber". As opiniões - favoráveis e contrárias - se manifestam categoricamente (alguns exemplos).

1989-06-09 - Brasil: Sessão promovida pela TFP no auditório do Hotel Mofarrej (em São Paulo) com a conferência do Cel. Samuel T. Dickens, destacado piloto da Força Aérea norte-americana durante as guerras da Coréia e do Vietnã, condecorado duas vezes por sua participação em 233 missões de combate, ex-comandante da Base da NATO na Espanha e dedicado ao estudo e à ação ideológica contra o comunismo.

1989-06-16 - Colômbia: Favorecimento da guerrilha não traz pacificação.

1989-07 - Chile: Moderados tendem a favorecer a esquerda. Análise do panorama político chileno, com vistas ao pleito presidencial de dezembro próximo, foi dada a público pela Sociedade Chilena de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, através de manifesto no jornal "El Mercúrio", de Santiago. O documento demonstra que, sob os efeitos de uma propaganda pseudo-centrista, o país vai de fato resvalando rumo a uma esquerdização. O papel dos girondinos.

1989-07-25 - TFP norte-americana repudia queima da bandeira nacional. Difusão do manifesto "O estranho direito de insultar a Pátria"

1989-08 - Portugal: Desagravo à Padroeira do país.

1989-08 - Peru: Candidatos apolíticos, uma proposta para sair da crise. Documento da TFP peruana propõe que os cargos diretivos, tanto no poder Executivo quanto Legislativo, não sejam monopólio de políticos profissionais, mas que sejam também exercidos por líderes extra-partidários.

1990-12-02/11 - No epicentro do mundo comunista, em plena Praça Vermelha (Moscou), o primeiro brado em honra de Plinio Corrêa de Oliveira, inspirador do monumental abaixo-assinado de apoio à independência da Lituânia. Relato da viagem da Comissão inter-TFPs àquele país para consignar ao Presidente lituano os microfilmes de mais de 5 milhões de assinaturas de solidariedade a esta nobre causa, e da entrega de carta a Gorbachev, nos escritórios do presidente soviético, relatando-lhe o motivo da visita da mencionada Comissão. Um mês depois, tropas soviéticas cercaram o prédio da televisão de Vilnius. Uma multidão desarmada acorreu para defendê-lo, formando uma barreira humana. Na madrugada do dia 13 de janeiro, os tanques russos atacaram: 14 civis foram mortos (dois deles esmagados pelas lagartas dos tanques) e 240 feridos. Pouco depois a Letônia sofria tratamento semelhante. Caía a máscara da perestroika. Stalin revivia na pessoa de Mikhail Gorbachev, cuja face cínica se patenteou ao mundo. E o desmantelamento da União Soviética seguiu seu curso graças à Fé e ao intrépido heroísmo dos autênticos anticomunistas.

1991-07 - Brasil: Plinio Corrêa de Oliveira e TFP na Enciclopédia “Larousse”

1991-07-04 - França-Brasil: Carta ao Editor do ”Jornal da Tarde” a respeito de publicação imprecisa sobre as TFPs francesa e brasileira

1992-01-03 - Brasil - O "Desfile da fidelidade": "Descobrimento da América foi ocasião de alegria e glória para a Igreja e a Cristandade; homenagem das TFPs americanas aos Papas, aos Monarcas, aos Descobridores e aos Missionários propulsores do esforço evangelizador e civilizador" - V centenário do grande evento (1492-1992)

1992-06-03 - Brasil: Abertura da "ECO/92-VOZES ALTERNATIVAS": Trata-se de um grupo extra-oficial que coliga, para este efeito, forças de diferentes naturezas, de diversos países, representados em geral por personalidades eminentes que nesta ocasião, de certo modo histórica, querem reunir-se com responsabilidade própria e observar e analisar por si mesmas o debate mundial que se está desenvolvendo aqui no Rio de Janeiro. Querem contribuir com suas experiências e com suas observações para este debate internacional, e levarem de volta para os respectivos países as observações acerca do que no Rio aconteceu.

1992-08-25 - França: A TFP diz NÃO a Maastricht. Uma construção antidemocrática, de rumos desconhecidos - A burocracia de Bruxelas: super-poder sem contacto com o eleitorado massificado

1992-09 - Comunidade Européia: campanha da TFP francesa em defesa da soberania das nações

1992-10-12 - Espanha: Homenagem de TFP-Covadonga à Rainha Isabel, a Católica - Por ocasião do V Centenário do Descobrimento da América, a 12 de outubro de 1992, a Sociedade Espanhola de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP-Covadonga) — juntamente com representantes de suas congêneres, coirmãs e autônomas, existentes em 18 países — promoveu um solene cortejo público de homenagem à Rainha Isabel, a Católica, bem como de protesto pelas injúrias que se desataram contra a sua memória.

1993-01 - Brasil: Expoente da “teologia da libertação” confessa o fracasso das comunidades eclesiais de base. O teólogo belga, Pe. Joseph Comblin, revela: "As CEBs estão marginalizadas, fustigadas, fulminadas em todas as partes. Hoje, elas constituem minorias sem projeção no conjunto das igrejas locais".

1993-01-21 - Marcante presença da TFP francesa na comemoração do bicentenário da morte de Luís XVI. Na praça da Concórdia, em Paris, tremulam estandartes da entidade, esvoaçam capas de seus membros, impressionam o público os dizeres de uma faixa, emociona-o evocativa coroa de flores e o espírito de oração

1993-07 - Estandartes das TFPs tremulam na Lituânia. - "... delegação de onze representantes de Sociedades de Defesa da Tradição, Família e Propriedade de diversos países, percorreu recentemente [1993] 16 cidades da Lituânia, conduzindo em peregrinação uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de propagar a Mensagem que a Mãe de Deus revelou ao mundo em 1917. [...] Há três anos –– lembramos –– uma delegação das várias TFPs visitou a Lituânia para fazer entrega, ao então presidente V. Landsbergis, dos microfilmes do histórico abaixo-assinado com 5,2 milhões de assinaturas, em apoio à declaração de independência daquele país em relação à URSS".

1993-09-03 - Brasil: TFP alertou congressistas sobre absurdos da nova lei que prevê desapropriações rápidas para fazendeiros: "projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados e sancionado pelo Presidente da República no dia 6 de julho p.p., além de estabelecer prazos curtíssimos para as desapropriações de Reforma Agrária, não permite que o juiz verifique se existe base legal que a justifique"

1993-10-15 - Milão: lançamento da edição italiana do livro "Nobreza e elites análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana", em solenidade realizada no amplo auditório do Círculo da Imprensa, do Palácio Seberlloni.

1993-11-24 - Livro de Plinio Corrêa de Oliveira repercute intensamente na Europa e nos Estados Unidos: desde o jornal comunista até Princesas comentam

1994-01-26 - Itália: “Nobreza e elites tradicionais análogas” apresentado ao público napolitano

1994-01 - Livro do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira lançado na América Hispânica (Uruguai, Equador e Chile)

1994-04 - Portugal: em sessão pública, lançamento da obra "Nobreza e Elites Tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana"

1994-04 - Brasil: Livro do Prof. Plinio repercute na Câmara Federal

1994-05 - Brasil: Pela primeira vez, estandartes da TFP na Ilha de Marajó

1994-05 - Filipinas: Lançamento de obra do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira

1994-06 - Espanha: Vigorosa campanha contra proselitismo islâmico em Granada

1994-07 - Brasil: Terceira edição de "Revolução e Contra-Revolução"

1994-07 - Brasil: Encontro de Neo-Cooperadores utiliza encenações teatrais

1994-09 - Espanha: Nobreza, tema debatido em Universidades espanholas

1994-09 - Colômbia: TFP pede consagração ao Coração de Jesus

1994-09 - Argentina: Doação de terreno para mesquita gera protestos

1994-09 - Brasil: Bastidores de um lance da vida nacional: a implantação do divórcio, a responsabilidade de um Episcopado, a argúcia de um leigo, a confissão de um Prelado

1994-10 - Itália: Estandarte da TFP tremula em Milão

1994-10-05/10 - Alemanha: Leão dourado da TFP em Frankfurt

1994-10-12 - Brasil: Fanfarra nas festividades de Nossa Senhora Aparecida

1994-11-18 - Brasil: Oratório da TFP e vigílias diárias - 25 anos

1994 - As TFPs desfraldaram, com crescente amplitude, nos cinco continentes, o glorioso pendão do leão dourado sobre campo rubro

1995-01-30 - Carta do Presidente lituano Vytautas Landsbergis ao Prof. Plinio agradecendo-lhe o monumental abaixo-assinado em favor da independência de seu país, obtido pelas TFPs e associações congêneres em 26 países. O "Guinnes Book of Records" enviou à Lituânia um diploma certificando que tal coleta de assinaturas constituía o maior abaixo-assinado da História... mas nao o remeteu à promotora da petição e sim à sua beneficiária. A missiva de Landsbergis vem, por justiça, esclarecer o assunto.

1995-02 - Portugal: Repercussão crescente de "Nobreza e Elites Tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana"

1995-02 - Colômbia: Campanha contra plano de educação sexual

1995-03 - Brasil: A Educação Nacional em xeque. Na iminência da apreciação definitiva, por parte do Senado Federal, do projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação, eivado de graves vícios que atentam contra a doutrina social da Igreja e a própria lei natural, a Comissão de Estudos Pedagógicos da TFP enviou a todos os senadores alentada e penetrante análise crítica do Substitutivo Cid Sabóia de Carvalho, que será submetido à votação do plenário da Câmara Alta.

1995-03-13 - O socialismo francês moribundo em resgate do velho e sangrento ditador do Caribe. - "Eis o vício de braço dado com o crime", comentou Chateaubriand ao ver Talleyrand apoiado em Fouché entrar no salão real... Que dizer de Fidel Castro penetrando na Europa de braços com Mitterrand? - Os responsáveis políticos da França, que se declaram paladinos da democracia, fariam bem em refletir antes de fazer a corte a um velho marxista revolucionário.

1995-05-17 - Brasil: TFP entrega 30.310 petições ao Ministro da Reforma Agrária. Uma comissão, composta por dois sacerdotes, fazendeiros e trabalhadores rurais, liderada pela entidade, entregou ao Ministro Andrade Vieira 30.310 petições de brasileiros inconformes com a Reforma Agrária como vem sendo aplicada no País.

1995-05-31 - Colômbia: Se o Estado não lutar contra o crime narcoguerrilheiro, deixar-se-á dominar por ele. - Submissão dos delinqüentes ao Estado, ou deste àqueles? - A guerrilha comunista precisa de aliados ou de impunidade - O país perde o domínio sobre seu próprio território - Trata-se o criminoso como se fosse honrado e o homem honrado como se fosse criminoso - Inibem-se as atividades lícitas e, com a impunidade, fomentam-se as ilícitas - Se estes males se estenderem aos outros países...

1995-06 - España: Personalidades cubano-americanas repudian acuerdo Clinton-Castro.-  TFP-Covadonga informa ao público espanhol sobre a nova política imigratória de Clinton, acordada com o governo do tirano Castro, pela qual as autoridades marítimas norte-americanas se transformam em "longa manus" da polícia política cubana. Dão a conhecer também o manifesto publicado pela sociedade "Cubanos Desterrados", com apoio de mais de 100 personalidades do mundo político norte-americano onde se denuncia esse acordo cubano-americano.

1995-06 - Romênia: lançamento de "Revolução e Contra-Revolução". Palavras de elogio à referida obra.

1995-07 - Brasil: TFP reúne novos cooperadores

1995-08 - Brasil: Caravanas da TFP, 25 anos de atuação, cinco milhões de km percorridos (o equivalente a 13 viagens de ida e volta à Lua)

1995-08 - Espanha: TFP espanhola faz campanha contra o aborto

1995-08 - Argentina: TFP platina repudia exposição erótica em Buenos Aires

1995-09 - Suíça: Em Genebra, lançamento de livro do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira "Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana"

1995-09 - Costa Rica: TFP daquele país alerta sobre efeitos deletérios da TV

1995-09 - Brasil: Como parte de suas atividades de formação cívica e cultural da juventude, o Curso São João Bosco, do setor juvenil da TFP de São Paulo, promoveu recente excursão às Cataratas do Iguaçu, no Paraná

1997-06 - Na Itália, publicado outro estudo sobre o Fundador da TFP brasileira

2001-09-3/4 - Artigo de "L'Osservatore Romano" cita o Prof. Plinio: "Existe, pelo contrário, e foi bem descrita e definida, a Revolução no singular e com maiúscula".