Cartas de elogio de personalidades eclesiásticas relativas a obras do Prof

Cartas de elogio sobretudo de personalidades eclesiásticas


1943-03-25 - D. Bento Aloisi Masela, Núncio Apostólico no Brasil: Plinio Corrêa de Oliveira, "um homem cuja pena está inteiramente ao serviço da Santa Igreja"

1949-02-26 - Da Secretaria de Estado de SS. Pio XII (Mons. J.B. Montini, futuro Papa Paulo VI) 

1960-02-11 - Le Prince Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança: "Plinio Corrêa de Oliveira est l'un des plus éminents penseurs catholiques de l'heure actuelle"

1960-06 - Artículo del P. Osvaldo Lira Pérez SSCC en la revista de la Universidad Católica de Santiago de Chile ("Finis Terrae") a respecto de "Revolución y Contra-Revolución": "En la obra se manifiesta una actitud robustamente, decididamente, absolutamente católica. Constituye una visión profunda de los males que aquejan a nuestro tiempo y que han venido aquejando a la civilización cristiana. La lectura (de esa obra) determinará y caldeará a los tibios y comunicará energías y santas a los que se hallan decididos a combatir por la verdad con todas las fuerzas de su alma".

1960 - Cartas de diversas personalidades do mundo eclesiástico e civil a propósito de "Revolução e Contra-Revolução"

1961-07-24 - De Mons. Romolo Carboni,
Núncio Apostólico no Peru

1964-12-02 - Da Sagrada Congregação dos Seminários e Universidades  

1979-03-12 - Eleito com brilhante votação para deputado federal por São Paulo, o Cel. Antonio Erasmo Dias, antes de deixar a Secretaria de Segurança Pública, escreveu simpática e honrosa missiva ao Prof. Plinio.

1981-12-09 - Carta do prêmio Nobel de economia Friedrich von Hayek, por ocasião da publicação da Mensagem sobre o socialismo autogestionário do Partido Socialista francês. TFP: "dedicada à meta para a qual minha vida e trabalho são devotados".

1984-07-17 - Do renomado Pe. Victorino Rodriguez O.P. a respeito de "Revolução e Contra-Revolução": "Conozco desde hace bastante tiempo su colosal obra en defensa de la Civilización Cristiana. Comprendo perfectamente (...) la preocupación por el fenómeno de infiltración dentro de la Iglesia en los tiempos postconciliares. Como Vd. tiene bien arraigada la fe en la indefectibilidad de LA IGLESIA, ello será un estímulo más para trabajar esperanzadamente."

1993-01-25 - De um dos grandes teólogos dominicanos, Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez

1993-02-10 - Do Cardeal Silvio Oddi

1993-02-18 - Do Cardeal Mario Luigi Ciappi, O.P.

1993-03-15 - De um dos mais famosos teólogos italianos, Pe. Raimondo Spiazzi, O.P.

1993-03-19 - Do Cardeal Alfons M. Stickler, S.D.B.

1993-06-21 - Do Cardeal Bernardino Echeverría Ruiz, O.F.M

1993-09-08 - Do ilustre canonista Pe. Anastasio Gutiérrez, C.M.F.

1994-03 - De
Mons. Geraldo Maria Morais Penido, Arcebispo de Aparecida (Brasil)

1994-03-25 - Mons. Custódio Alvim Pereira (*6-02-1915 + 12-11-2006), Arcebispo emérito de Lourenço Marques (capital de Moçambique, hoje Maputo) e Cônego da Basílica de São Pedro em Roma, elogia "Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à nobreza romana" bem como "Revolução e Contra-Revolução"

1995-07-20 - Carta del mundialmente conocido Padre Antonio Padre Royo Marín OP: "Plinio Corrêa de Oliveira, notable como pensador, escritor y hombre de acción, justifica enteramente en el contacto personal la impresión que causa el estudio atento de su vida y de sus obras".

1995-11-11 - ROMA, Plinio Corrêa de Oliveira recordado. Solene pontifical celebrado por Sua Eminência o Cardeal Alfons Stickler, e Encontro realizado no prestigioso Hotel Columbus. Card. Stickler: "Podemos agradecê-lo acolhendo antes de tudo as suas doutrinas, empenhando-nos na sua ação, mas sobretudo imitando o seu exemplo".

1995-11-12 - Plinio Corrêa de Oliveira: Apóstolo insigne, polemista fogoso e intrépido (de autoria do Cardeal Bernardino Echeverría Ruiz O.F.M.)

1996-06 - Mons. Custódio Alvim Pereira (Arcebispo emérito de Lourenço Marques-Maputo e cônego da Basílica de São Pedro, em Roma): (Plinio Corrêa de Oliveira): "Era um homem de Deus. Viveu pela Igreja. Foi um grande 'sacerdote' leigo".

1996-07-02 - De autoria do Cardeal Alfons M. Stickler S.D.B. 

1997-02 - Personalidades de fama internacional felicitam o autor de "O Cruzado do século XX - Plinio Corrêa de Oliveira": Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Pe. Giuseppe Pittau, S.J.; Cardeal Opilio Rossi; Cardeal Paul Augustin Mayer, O.S.B.; escritor Vittorio Messori; jornalista Mario Spataro; Mons. Elio Sgreccia, vice-presidente da Pontifícia Academia para a Vida; Pe. Anastasio Gutiérrez, consultor de vários dicastérios vaticanos

1997-07-30 - Cardeal Bernardino Echeverria à edição alemã de "Revolução e Contra-Revolução": "A humanidade está sendo atribulada por crises espantosas. Muitos andam confusos e desorienatados pelo tempos atuais. Eles não tem esperança para uma solução dos múltiplos problemas, que afligem o homem moderno e a sociedade moderna. A todos estes seja recomendada insistentemente a leitura de "Revolução e Contra-Revolução". Eles encontrarão ali a orientação necessária e não se depararão mais com os acontecimentos sem os entender, mas saberão analisar e compreender os tempos atuais à luz da fé católica".

1997-10 - Cardeal Stickler: "A Igreja tem necessidade de homens como Plinio Corrêa de Oliveira".

1999-04 - "REVOLUÇÃO E CONTRA-REVOLUÇÃO": ELEVAÇÃO DE PENSAMENTO — EFICÁCIA NA AÇÃO. Influência e eficácia do pensamento do Prof. Plinio, na esfera teórica e teórico-prática, na luta conta a Revolução, com base na opinião que eclesiásticos, pensadores e escritores de diversas tendências ideológicas emitiram a respeito de tal obra.

2005-07-30 - "O luminoso exemplo dessa vida excepcional, de um católico que sempre lutou por Cristo e por sua Igreja, para o triunfo da Civilização Cristã, será para todos um incentivo para imitá-lo em nosso tempo, que precisa mais do que nunca de apóstolos aguerridos e valentes" (Mons. Juan Rodolfo Laise, Bispo emérito de San Luis - Argentina).

2005-09 - Conde de Proença-a-Velha (Portugal): "Descobri a pérola preciosa do Evangelho" - "Consagrar toda uma vida a tentar levantar tudo aquilo que ainda restava do esplendor da Igreja e da Civilização Cristã, e ver o que conseguiu, é fabuloso. (O prof. Plinio) Era um homem que não hesitava, não vacilava, que tinha o seu caminho e seguia-o com coragem, não se detendo diante dos obstáculos".

2008-12 - Monsenhor José Luiz Villac comenta o carisma profético que discerniu na pessoa do insigne leigo católico: "Não tenho receio de afirmar que “o recuo dos séculos” reconhecerá –– e tal reconhecimento já vai se difundindo –– que Plinio Corrêa de Oliveira foi um profeta do Reino de Maria, traçando os lineamentos de uma sociedade temporal plenamente conforme aos princípios da Santa Igreja, segundo Nossa Senhora anunciou em Fátima, 91 anos atrás".

2008-12-12 - Príncipe bisneto da Libertadora dos escravos presta homenagem a Plinio Corrêa de Oliveira. Na secção Tendências e Debates da "Folha de S. Paulo" de 12 de dezembro de 2008, Dom Bertrand de Orléans e Bragança dedica artigo a "esse católico íntegro e brasileiro ímpar".

2015-01 - Dom Wolfgang Haas, Arcebispo de Vaduz (Lichtenstein): Plinio Corrêa de Oliveira, exemplo e modelo para que avancemos com coragem atrás da bandeira da Santíssima Virgem

2015-01 - Cardeal Brandmüller: Plinio, fiel ao Magistério católico, sempre confiante na proteção da Virgem Maria

2015-02-16 - Plinio Corrêa de Oliveira: Um modelo para nós nestes tempos difíceis na vida da Igreja, afirma cardeal Burke

2015-02 - Dom Athanasius Schneider: "A vida de Plinio Corrêa de Oliveira mostra que a Providência Divina jamais abandona sua Igreja"

2015-03-02 - Algirdas Patackas, Deputado no Parlamento lituano: dívida moral impagável

2015-10-03 - Homilia de Dom Athanasius Schneider na Missa pelo 20º aniversário de morte de Plinio Corrêa de Oliveira: "autêntico cavaleiro de Cristo dos nossos tempos"