Cartas de elogio de personalidades eclesiásticas relativas a obras do Prof

Manifestos

Manifestos, declarações à imprensa, cartas, comunicados do Prof. Plinio e/ou da TFP (até 1995), uma vez que estes últimos externavam a posição da entidade e, portanto, de seu Presidente do Conselho Nacional (Plinio Corrêa de Oliveira)

1930 -  "Não tarda a tempestade, que deverá ter uma guerra mundial como simples prefácio" / Com pouco mais de 20 anos, Plinio Corrêa de Oliveira prevê a II Guerra Mundial.

1930-10 - Manifesto de lançamento da  AUC - Vibrante manifesto de lançamento da AUC - Ação Universitária Católica - na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, através da folha universitária "O AUC", porta-voz do movimento.

 A propósito deste lance escreveu Roberto de Mattei em sua avalizada biografia de Dr. Plinio "O Cruzado do Século XX": "O início da actividade pública de Plínio Corrêa de Oliveira situa-se neste período. Fundou, com um grupo de jovens congregados marianos, a Acção Universitária Católica (AUC), no interior do próprio centro do positivismo político e jurídico que era a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Por ocasião da cerimónia de formatura, ousou aquilo que até então nunca acontecera em qualquer universidade estatal, no Brasil. Quis fazer celebrar a Missa, que tradicionalmente concluía o curso dos estudos superiores, não na igreja de São Francisco, contígua à Faculdade, mas no pátio interno desta. Celebrou o vigário geral da Diocese, Mons. Gastão Liberal Pinto, e pregou o P. Leonel Franca, da Companhia de Jesus."

1930-10 - O Programa da AUC - O programa de ação e luta da Ação Universitária Católica, definindo os princípios

1931-06-04 - Católicos! Brasileiros! A respeito do decreto que estabelece o ensino religioso nas escolas. Tal decreto é uma medida da qual outras religiões se prevalecem, nos países em que estão em maioria, como na Inglaterra, Estados Unidos, Suécia, Noruega, Dinamarca, etc. 

1933-01-15 - Liga Eleitoral Católica — A postos! / "Se algum dia se ensopar o solo brasileiro com o sangue das perseguições religiosas, ou se encher de luto a Igreja pela crescente descristianização do Brasil" sobre quem cairá a culpa por tal situação?

1933-04-13 - A Chapa Única consagrada pela opinião pública de São Paulo. A palavra de diversos candidatos em torno das diretrizes da Constituinte. O que declarou o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira

1933-04-25 - Programa dos candidatos da Chapa Única "Por São Paulo Unido"

1934-07-18 - Declarações a respeito da eleição de Getúlio Vargas como Presidente: "O Brasil precisa de paz e tranqüilidade para que possa cumprir serenamente o destino que lhe compete no concerto das nações civilizadas. Entretanto, o candidato ontem eleito não corresponde aos anseios da nacionalidade".

1934-10-06 - CATÓLICOS ! Manifesto de Plinio Corrêa de Oliveira ao eleitorado católico apresentando seu programa como candidato apartidário. "É um erro de nossa época materializada supor que uma barreira indestrutível separa os interesses espirituais dos temporais. Uma sábia defesa dos interesses espirituais prepara, dirige e condiciona uma judiciosa gestão dos interesses temporais. Não é necessário esquecer ou desprezar uns, para defender os outros."

1940-12-05 - Carta aos proprietários de estabelecimentos comerciais de São Paulo, sugerindo-lhes que colocassem presépio em vitrines de suas respectivas lojas

1945-09-13 - "A luta dos católicos contra o comunismo nunca foi meramente negativa. Temos a refazer toda a civilização cristã, abalada em seus mais profundos alicerces, pela impiedade contemporânea. Essa obra positiva é o nosso grande ideal."

1947-01-08 - A propósito da aliança PCB-PSP: "O erro do Sr. Adhemar de Barros é o mesmo de Kerensky e todos que têm procurado colaborar com a revolução na esperança de a iludir e esmagar mais tarde: são tragados pelas próprias águas do dique que auxiliaram a romper".

1949-03-19 - O Prof Plinio agradece a Mons. G.B. Montini a missiva que este lhe enviou em nome do Papa Pio XII a respeito do livro EM DEFESA DA AÇÃO CATÓLICA / "Queira Deus me conceder a graça de servir ao Santo Padre a cada momento de minha vida, e derramar meu sangue por Ele, se alguma vez surgir a oportunidade."

1950-07-28 - Relatório sobre a situação do catolicismo no Brasil (1935-1950) enviado aos Monsenhores Domenico Tardini e Luigi Valentini, ambos da Secretaria de Estado do Papa Pio XII

1962-06-09 - Carta ao Sr. Presidente da República Dr. João Goulart: a Reforma Agrária e o caráter sagrado do Direito de Propriedade

1963-07-19 - A lavoura brasileira à beira da derrocada socialista - Apelo ao Congresso Nacional: I - Mutilação da propriedade privada; II - Totalitarismo agrário / Os moderados propõem uma capitulação parcial – A TFP consegue vitória total (cfr. "Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira")

1963-12-03 - Concilio Vaticano II: 200 Padres conciliares de 54 países pedem a condenação do comunismo; o documento fora redigido pelo Prof. Plinio

1964-04-11 - Reforma agrária Aniz Badra-Ivã Luz significa janguismo sem Jango

1964-06 - Carta aberta para além Cortina de Ferro. Repercute profundamente na Polônia o livro "A liberdade da Igreja no Estado comunista" de Plinio Corrêa de Oliveira

1964-11-07 - O direito de propriedade e a livre iniciativa no projeto de emenda constitucional no. 5/64 e no projeto de Estatuto da Terra (ET). Clara e corajosa tomada de posição face a documento emanado em pleno regime militar, que assumira o governo do País havia poucos meses.

1964-12-24 - Manifesto ao povo brasileiro sobre a Reforma Agrária

1965-01 - Diálogo, coexistência e hecatombe termonuclear. Desenvolve-se o debate entre "Catolicismo" e os periódicos poloneses do grupo Pax, "Kierunki" e "Zycie i Mysl"

1966-06-25 - Comunicado: A TFP e a investida divorcista no Brasil, no qual a entidade aplaude a atitude do Governo, mandando retirar da Câmara dos Deputados o projeto de novo Código Civil divorcista. Ao mesmo tempo, a TFP alerta a opinião pública para a permanência do perigo em virtude da reapresentação no Congresso do mesmo projeto por dois deputados divorcistas.

1966-06 - Abaixo-assinado "Apelo aos altos Poderes Civis e Eclesiásticos em prol da família brasileira"

1966-07-23 - Respeitosa defesa em face de um comunicado da Veneranda Comissão Central da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

1967-01-13 - Carta do Prof. Plinio ao Presidente da República (Marechal Castello Branco) na qual pedia em prol de uma Lei de Imprensa que conciliasse a indispensável repressão dos abusos com um justa e adequada liberdade, necessária para o bom desempenho da missão jornalística. O Chefe de Estado quis manifestar pessoalmente a Plinio Corrêa de Oliveira sua satisfação pela carta "fidalga e amável" que dele recebera.

1967-07-03 - Por ocasião do conflito árabe-israelense, telegrama do Prof. Plinio ao embaixador da Rússia: sejam coerentes!

1967-11-01 - A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade ao País - No 50º aniversário da Revolução bolchevista

1968-06-21 - Carta ao Exmo. Arcebispo de Olinda e Recife, D. Helder Câmara

1968-07-18 - Reverente e filial mensagem a Sua Santidade o Papa Paulo VI

1968-07 - TFP agradece ao Papa a Encíclica

1968-07 - TFP apóia imposto menor

1968-08 - Em 58 dias, 1 milhão e meio de assinaturas de brasileiros, de todas as classes sociais, para uma mensagem a Paulo VI implorando medidas contra a minoria católica subversiva. Refutação de acusações feitas à TFP em tal ocasião.

1968-08 - DEFENDENDO-SE DOS ATAQUES MAIS INESPERADOS. Cartas para algumas autoridades eclesiásticas brasileiras que se pronunciaram contra a campanha de abaixo-assinado pedindo ao Papa Paulo VI medidas face à infiltração comunista dentro da Igreja.

1968-11 - Pergunte-nos... e nós responderemos

1969-01 - O Arcebispo Vermelho abre as portas da América e do mundo para o comunismo

1969-06 - Um requerimento e um despacho; uma resposta e o silêncio

1969-06-27 - Ofício do Prof. Plinio ao Secretário da Segurança Pública de Minas Gerais a respeito de despacho da referida autoridade que “causou compreensível alegria entre comunistas e progressistas”.

1969-11-05 - A TFP e os terroristas dominicanos - Manifesto da TFP a propósito do envolvimento de frades dominicanos com elementos do terror

1970-09/10 - A posição da TFP ante a vitória marxista no Chile - Toda a verdade sobre as eleições no Chile - A TFP, na pessoa do presidente de seu Conselho Nacional, analisa lucidamente a vitória de Allende no Chile, mostrando como ela foi mais uma conseqüência da política pedecista de Frei do que devida a um crescimento do eleitorado marxista, consagrando as previsões do livro "Frei, o Kerensky chileno" de autoria de um dos diretores da entidade, o Sr. Fábio Vidigal Xavier da Silveira.

1970-10-07 - D. Geraldo Sigaud e a TFP / Dada a consideração que tem ao Sr. D. Geraldo de Proença Sigaud, bem como à longa e íntima cooperação que com ele manteve, a TFP evitou quanto esteve em seus meios, de dar ao conhecimento público estes fatos. Pesarosa, fá-lo agora, pois a isto foi obrigada pela necessidade de impedir que paire qualquer sombra de dúvida sobre a inteira correção de suas atitudes face às leis civis e eclesiásticas. 

1970-10-09 - Análise, defesa e pedido de diálogo. Carta aberta da TFP ao Cardeal D. Eugênio Sales

1970 - Oração a Nossa Senhora de Fátima

1971-07 - Mensagem ao V Congresso Plenário da Liga Mundial Anticomunista: "A cooperação entre os anticomunistas de todo o mundo torna-se mais e mais necessária à medida que as agressões, as infiltrações e as conquistas comunistas vão-se multiplicando e tornando mais subtis e enganadoras".

1972-07 - Aplauso pela rejeição de plebiscito sobre o divórcio. "Pretender mudar com um plebiscito o que foi instituído por Deus, é absurdo, como absurdo é, por exemplo, decidir através de plebiscito se a Lua deve mudar sua rota".

1973-05-13 - Mensagem à Irmã Lúcia: "Como náufragos que clamam por socorro, a vós bradamos dizendo: ‘falai’".

1974-03 - Mensagem de admiração e homenagem ao Cardeal Mindszenty pela sua inquebrantável recusa de dobrar-se ante o comunismo que domina a sua pátria

1974-04-10 - A política de distensão do Vaticano com os governos comunistas. Para a TFP: omitir-se? ou resistir?

1974-05-04 - Luto pelo falecimento da Revda. Madre Maria Letícia da Virgem Misericordiosa: "Dotada de excecional inteligência e rara firmeza de vontade, discerniu, desde seus primórdios, a crise progressista que hoje assola a Igreja. Assim, por seus conselhos, seus exemplos, sua extraordinária influência pessoal, constituiu-se, desde logo, num dos baluartes da defesa da sã doutrina".

1974-05-08 - DESFEITA CONFUSÃO A RESPEITO DO URUGUAI

1974-05-18 - Mons. Casaroli deu novo fundamento à declaração da TFP de respeitosa "resistência" à política de aproximação com os regimes comunistas, desenvolvida pela diplomacia vaticana.

1974-10 - Telex ao Ministro da Saúde sugerindo consulta pública ao Episcopado Nacional, antes da eventual liberalização da venda de anticoncepcionais, para evitar um conflito entre a lei e a consciência popular, "profundamente católica" no Brasil.

1974-10 - "O fracasso da ofensiva divorcista no Brasil depende inteiramente da Sagrada Hierarquia"

1975-04 - Luto pela queda do Cambodge. A queda deste país e os dias trágicos que está vivendo o glorioso povo vietnamita provam à evidência o que há de ilusório na filosofia de otimismo e pacifismo "ecumênicos", nos quais se funda a distensão com os regimes comunistas.

1975-05-07 - Cardeal Mindszenty: "um varão cuja figura teve, na luta contra o comunismo, a influência e a glória de uma nação". Comunicado por ocasião da morte daquele insigne Purpurado

1975-05-07 - Profunda consternação pelo falecimento do Prof. Jorge Haddad

1975-05-29 - A TFP EM LEGÍTIMA DEFESA. Ante uma agressão polêmica apaixonada, proposta de sereno diálogo

1975-11-13 - Mensagem da TFP ao Emmo. Cardeal Arns - NÃO SE ILUDA, EMINÊNCIA

1976-03-07 - Sobre o anticomunismo-surpresa de altos Prelados - Reflexões da TFP - A INFILTRAÇÃO comunista nos meios católicos ia estarrecendo áreas cada vez mais extensas da opinião pública, (...) Num momento em que esta pergunta se pôs de forma mais aguda, (...) houve um repentino crepitar de declarações anticomunistas de altos Prelados, (...). Na ordem concreta dos fatos, tais declarações não acenavam sequer para as indispensáveis e urgentes medidas canônicas contra a infiltração comunista no campo da jurisdição desses Prelados, ou seja, nos meios católicos. A TFP divulgou então, (...) comunicado em que manifestava com respeitosa franqueza a convicção de que os brasileiros só tomariam a sério pronunciamentos desse gênero se fossem acompanhados de providências concretas das Autoridades eclesiásticas contra a infiltração nos meios católicos.

1976-07-31 - TFP pede respeitosamente esclarecimentos à Cúria Metropolitana de São Paulo a respeito do pensamento de dom Pedro Casaldaliga e de um pronunciamento da Regional Sul II da CNBB

1976-08-14 - A clareza do sim e do não. Comunicado de imprensa a propósito de publicação da Cúria Metropolitana de Recife sobre a campanha da TFP de difusão da obra do Prof. Plinio "A Igreja ante a escalada da ameaça comunista".

1977-05-08 - Jornal do Brasil: TFP condena silêncio e descaso da Santa Sé

1977-06 - Na iminência das votações divorcistas. A TFP levanta suas preces a Nossa Senhora Aparecida e pede a todas as forças vivas do Brasil, empenhadas na manutenção da indissolubilidade do vínculo conjugal instituída pelo próprio Cristo Jesus (“O que Deus uniu, o homem não separe”, Mt. 19, 6) para que façam subir aos representantes do Legislativo Federal, da Nação que conta com a maior população católica da terra, o clamor geral contra a medida que, aluindo de imediato a família, exporá a fatais riscos a Pátria brasileira.

1977-07-07 - O PAPA ANALISA A SITUAÇÃO NO BRASIL. Telegrama da TFP a Paulo VI

1977-07-18 - TFP intercede por anticomunistas do Vietnã. Telegrama da TFP ao Sr. Antonio Azeredo da Silveira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil

1977-09-20 - 110.000 fugitivos vietnamitas já pereceram nos mares - A TFP apela ao Presidente Carter, a Paulo VI e ao Presidente Geisel

1978-03 - Telegrama da TFP a Carter: apoio para os vietnamitas e cambodgeanos vítimas heróicas do comunismo

1978-08-09 - Destemor não é radicalismo. "Pobre Brasil se seus filhos destemidos e ordeiros recuassem diante de slogans confusionistas. E feliz do comunismo se só encontrasse diante de si opositores sem destemor".

1978-09-04 - Mobiliza-se contra a TFP novo estrondo publicitário: o programa "Fantástico" da TV Globo - A réplica serena e categórica da entidade

1978-12-29 - Apelo ao Governo brasileiro pelos vietnamitas fugitivos do regime comunista

1978-12-30 - Lamento pela recusa a vietnamitas

1978-12 - A ODISSÉIA VIETNAMITA. Telegrama de felicitações a João Paulo II por seu pronunciamento a favor dos infelizes vietnamitas

1979-01-26 - A TFP, PERSEGUIDORA DE PRELADOS CATÓLICOS? - Considerações a respeito do documento "Repressão na Igreja no Brasil, Reflexo de uma Situação de Opressão" (1968-1978), de autoria do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI).

1979-03 - Fugitivos vietnamitas: felicitações ao Governo de Formosa

1979-08-15 - Carta ao diretor de "O Estado de S. Paulo": ferocidade polêmica contra a TFP. - "Mando-lhe a presente através de Cartório de Registro de Títulos e Documentos (...) apenas para poder provar para todo o sempre, que no momento apropriado defendi com a necessária firmeza o nome de minha Mãe, minha dignidade pessoal e o bom conceito da TFP."

1979-11-26 - TFP lembra intentona de 1935 com Missa pelas vítimas do comunismo

1980-01 - Declarações à imprensa sobre os Enigmas da CNBB: "Há 11 anos vem esfuziando de quando em quando um protesto contra a infiltração comunista nos meios católicos. Ao ribombo se segue um burburinho. Depois, silêncio. Por que?"

1980-01 - Telegrama do Prof. Plinio ao Núncio Apostólico no Brasil solicitando que ele transmita a João Paulo II o apoio da TFP às iniciativas do Santo Padre em favor dos povos vietnamita e cambogeano

1980-04-25 - A atitude do Episcopado ante as greves

1980-05 - TFPs a João Paulo II: salvai Cuba

1980-08-30 - TFP: bombas e abertura transviada. Comunicado do Prof. Plinio a propósito do clima de crescente tensão, no qual ia imergindo o País por efeito da sucessão delirante de atentados terroristas nos últimos meses.

1980-10-04 - O desmentido categórico da TFP (às acusações veiculadas pela imprensa de que a entidade seria paramilitar)

1981-10-13 - O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-ponte? (htm)

1981-10-13 - O socialismo autogestionário: em vista do comunismo, barreira ou cabeça-de-ponte? (PDF) - WORD - ZIP

1981-12-15 - Carta do Prof. Plinio à Folha de S. Paulo a respeito de matéria publicada por seu correspondente em Paris, J.B. Natali, sobre a Mensagem das treze TFPs à opinião pública do Ocidente, sobre as metas e a doutrina do socialismo autogestionário francês.

1982-02-11 - Na França: o punho estrangulando a rosa

1982-03-02 - "Manchete" afirma – TFP desmente – Cardeal Eugênio Sales prestigia "Manchete" - A correspondência da TFP com o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro / Aos 10 dias do lançamento, nos principais centros do Ocidente, do comunicado "Na França: o punho estrangulando a rosa", a TFP é acusada de praticar treinamento de tiro, usando como alvo uma estampa de João Paulo II. Ela se defende vitoriosamente da absurda e chocante acusação

1982-03-17 - Sai a lume a íntegra da carta de D. Eugênio Salles ao Prof. Plinio - "Manchete" reconhece erro e publica desmentido da TFP

1982-04-16 - A independência da Argentina católica ante a efetivação da soberania em um TERRITÓRIO INSULAR - A TFP argentina apela ao Governo, às Forças Armadas e ao povo

1982-05-07 - Telex ao Presidente do Brasil, General João Batista Figueiredo - A guerra das Malvinas. Brasil, Argentina e Inglaterra face a um inimigo comum: o poderio soviético

1983-04 - Plinio: opinião pública deve influenciar Legislativo / Proposta para que os vários setores da sociedade manifestem seus anseios ao Congresso Nacional

1983-05-09 - Telex ao Gal. João Baptista Figueiredo, Presidente do Brasil: estranheza e apreensão pelo projeto de lei sobre utilização do solo urbano

1983-07-21 - Telegrama a Reagan sobre Kissinger, o homem símbolo de todas as vergonhas que o Mundo Livre sofreu no Vietnã

1983-08-09/13 - Ditatorialismo publicitário centrista. Não é o colorido político do ditador que caracteriza a ditadura. Se um governo, para executar seu programa centrista, praticasse um fechamento tanto para a direita quanto para a esquerda, ele apresentaria evidentemente a grande característica ditatorial, a qual consiste em trancar a voz dos discordantes.

1983-08-25 - Missiva sobre lançamento de selo comemorativo dos 500 anos do nascimento de Lutero, pelo Correio brasileiro (ECT)

1983-08 - Plinio Corrêa de Oliveira ressalta importância da moral católica quanto ao aborto

1983-11 - Ocidente deve negar cereais aos soviéticos

1984-04 - Mensagem a "Catolicismo" por ocasião do n°. 400: sua meta; sua missão especial junto à opinião pública; preito de reconhecimento a todos que colaboraram com este periódico e simpatia pelos novos que a ele aderem

1984-08-15 - Carta do Prof. Plinio à Folha de S. Paulo sobre a utilização do nome da Sra. sua Mãe

1984-08-17 - A TFP afirma sua posição doutrinária e interpela opositor - Fundada em teólogos de renome mundial, a entidade refuta acusações e desmente cisão

1984-08-28 - Voltando as costas a uma controvérsia-realejo

1984-08 - Depois do fracasso de dez estrondos publicitários, singular tentativa de "implodir" a TFP: ex-membros voltam-se contra seu fundador, CNBB dá crédito a "notícias veiculadas" e faz pronunciamento contra Plinio Corrêa de Oliveira e sua entidade. As réplicas - respeitosas, serenas e sobranceiras - a tais ataques.

1984-10-01 - Fanatismo anti-TFP

1984-10/11 - "Esquerda católica" - conscientização - revolução: Alerta da TFP - modorra dos fazendeiros

1984-11-13 - Perseguição ideológico-religiosa na Venezuela / Nuvem negra baixa sobre o país irmão

1984-12 - Sobre o estrondo anti-"Resistêncía" (entidade coirmã e autônoma das TFPs) na Venezuela, O CREMLIN DEIXA CAIR A MÁSCARA E CANTA VITÓRIA (o "IZVESTIA", órgão oficial do governo soviético, e o "Pravda", órgão do PC, aplaudem a arbitrária e tirânica medida do governo de Caracas contra tal entidade) /  "RESISTÊNCIA" dá a público límpidos e serenos esclarecimentos

1985-03-18 - Às vésperas de uma agressão publicitária orquestrada?

1985-03-26 - Estudo apoiado em pareceres de um teólogo e de um canonista de fama mundial / Sobranceira e serena, a TFP enfrenta o XI estrondo publicitário / * Narrando * Argumentando * Desfazendo objeções

1985-05 - PCs lucram com a clandestinidade

1985-05-09 - Controvérsia: só com objetividade, elevação e densidade doutrinária

1985-05-10 - Declaração sobre uma graça insigne, um "sorriso-promessa", recebida de Nossa Senhora do Bom Conselho, por meio de uma estampa trazida do Santuário dedicado a tal invocação em Genazzano (Itália).

1985-06 - Alerta ao País para o agro-reformismo igualitário. Dentro de poucos dias, a TFP porá à venda o estudo "A propriedade privada e a livre iniciativa, no tufão agro-reformista" de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira e do economista Carlos Patrício Del Campo.

1985-06 - TFP pede dilatação de prazo de debate sobre Reforma Agrária

1985-10-15 - O vigente Plano Nacional de Reforma Agrária: o País, ansiando por clareza e garantias, recebe confusão e insegurança - A TFP promete pronunciar-se em breve de modo cabal e sereno. - À margem do presente comunicado, uma interpelação a opositores ideológicos da entidade: veiculam eles a ridícula balela de que a TFP é extremista de direita. - Interpelamo-los, pois, para que respondam definidamente: o que, nas doutrinas e nos métodos da TFP, é extremismo? Porventura é extremismo defender a integridade da propriedade privada e da livre iniciativa contra o tufão agro-reformista? Por que nossos opositores não qualificam por sua vez simetricamente de extremistas os propulsores da Reforma Agrária? Numa palavra, por que dois pesos e duas medidas?

1985-10 - Protesto contra filme blasfemo - Telegrama ao Presidente José Sarney e ao Ministro da Justiça Fernando Lyra a propósito da eventualidade de ser projetado no Brasil o filme "Je vous salue Marie".

1986-01 - A TFP denuncia as CEBs. Moscou passa recibo

1986-02-11 - Mensagem de calorosas congratulações ao Presidente José Sarney, por motivo do veto à exibição do filme blasfemo e imoral "Je vous salue, Marie"

1986-05-03 - "Como se atreve a CPT a censurar o que não conhece?" - TFP contesta dirigentes anônimos do PT

1986-05-22 - "Menti, menti..." [Descrição do mecanismo das grandes ofensivas publicitárias da calúnia. Refutação cabal às tentativas de responsabilizar a TFP por atos de violência ligados com a agitação agrária em certos pontos do território nacional]

1986-06 - Íntegra do telex ao produtor do "Programa Flávio Cavalcanti": motivos pelos quais o Prof. Plinio não daria ouvidos à "intimação" (feita por tal apresentador de tv) a que comparecesse ante um "conselho de sentença que o julgue e à TFP" no referido programa.

1986-06 - TFP desmente notícias — algumas delas caluniosas — referentes à atuação da entidade, especialmente a oportuna e eficaz difusão que ela vem promovendo dos pareceres de dois acatados juristas a respeito da autodefesa da posse.

1986-06-28 - A realidade sobre a situação sócio-econômica do Brasil: reverente comunicado da TFP à S.S. João Paulo II

1986-07 - Jornais comunistas solidários em difamação à TFP. "Novedades de Moscú", "Voz da Unidade" (Jornal do PCB) e a revista cubana "Bohemia", ao tom de regozijo, acrescentam as mesmas acusações gratuitas e injustas com que certa mídia procura denegrir a imagem das TFPs, com as surradas cantilenas ("seita", "fatanismo" etc.). 

1986-10-31 - A voz da TFP faz cair a máscara liberal do comunismo (o qual tem medo do que afirma a entidade; táticas para tentar desacreditá-la e silenciá-la)

1987-02 - TFP pulveriza calúnias da "máfia"

1987-02 - Suposta "ampla campanha (da TFP) contra o leite importado da Europa": curioso sintoma da ressonância que a entidade alcançou junto ao público

1987-03 - A TFP mantém bem alto seu estandarte anti-agro-reformista

1987-03-14 - TFP aplaude veto à peça "Teledeum"

1987-07-16 - Carta aberta alertando sobre a estatização da Medicina (PDF - 654 KB)

1987-07-31 - Livro-bomba da TFP denuncia: A Reforma Agrária prejudica mais os trabalhadores rurais do que os próprios fazendeiros!

1987-09 - TFP replica, acusadores silenciam...

1987-11 - Em meio à tormentosa crise por que passa o País, a palavra de Plinio Corrêa de Oliveira - Diante do impasse na Constituinte, livro do líder da TFP propõe solução conciliatória / À medida que o Brasil de superfície caminhe para a extrema-esquerda, irá se distanciando mais e mais do Brasil profundo. E este último irá despertando, em cada região, do velho letargo.

1987-12 - Conjunto brasileiro de música rock, denominado "Titãs", lançou disco no qual se inclui uma canção, cuja letra é simplesmente uma relação de trinta nomes, figurando entre eles o do prof. Plinio Corrêa de Oliveira. Solicitado pela “Folha de S. Paulo” a se manifestar sobre essa inclusão, o Presidente do Conselho Nacional da TFP fez declarações a tal respeito.

1988-01 - Extremismo igualitário no ensino de História (no Brasil)

1988-04 - Mais um "não" categórico a filme blasfemo

1988-04-28 - Ao término de décadas de luta, cordial alerta da TFP ao "Centrão". Reforma Agrária - Reforma Urbana - Reforma Empresarial: o Brasil em jogo. Cumpre-se uma previsão de trinta anos

1988-05 - Reforma Agrária — Reforma Urbana – Reforma Empresarial - O Brasil em jogo

1988-05 - Alerta da TFP a líderes de bancada, advertindo a respeito dos dispositivos constantes do Cap. VII da futura Constituição — "Da família, da criança, do adolescente e do idoso".

1988-05-22/25 - Na aurora embaçada da era da "Constituição que angustia o País", a TFP prosseguirá sua luta "nas estrelas", como entre os homens: A Reforma Agrária socialista e confiscatória, uma guerra perdida pelos proprietários, pelos trabalhadores do campo, pela agricultura nacional... e pelo Brasil - A entidade "não desdenha de replicar ou treplicar a nenhum dos argumentos que se lhe opõem. E o faz de boa vontade, largamente, como quem deseja persuadir, unir, somar esforços. Tais são sempre nossas réplicas. As tréplicas... não existem!" - "Quando tudo parece perdido na Terra, ou quase tanto, para o católico nada ainda está perdido. Pois o caos humano não chega até essas "estrelas". E o católico sabe que ele continua nas "estrelas" a sua guerra quando, do seio das angústias terrenas brada para aquela que é a "Estrela Matutina". E a Ela pede ajuda em favor da Cristandade oprimida.

1988-05-30 - Apelo a líderes de bancada na Constituinte

1988-06 - A TFP e a sagração episcopal de Ecône

1988-07 - O QUE A TFP PENSA DO PRESENTE QUADRO ELEITORAL? - Atitude de análise, sem confianças cegas nem incondicionalismos festivos

1988-07-02 - "Você concorda com a censura a cenas de nudez na televisão?"

1988-11 - Declaração sobre o filme blasfemo "A última tentação de Cristo"

1988-11 - "Para a esquerda camuflada no relativismo, radicalizar é para esta o mesmo que rasgar a camuflagem. E reacender a luta ideológica. Terão pensado nisso os propulsores do esquerdismo?"

1989-02-26 - TFP contesta matéria de “O Estado de S. Paulo”

1989-04 - Aplauso ao operariado brasileiro

1989-04 - CARNAVAL DE HOJE: há quase 50 anos já se podia prever

1989-06-20 - Cuba: afinal posso falar

1989-09-01 - TFP DESFAZ INVERDADES. No dia em que se negasse a todos os anti-agro-reformistas o direito de proclamar suas convicções, nosso desditoso País devia mudar seu nome, passando a chamar-se República Soviética Brasileira.

1989-10 - Morto o comunismo? E o anticomunismo também?

1989-11-29 - Manifesto sobre a eleição presidencial de 1989

1990-01-03 - Interpelando a esquerda e a extrema-esquerda

1990-01-04 - Banho de Sangue (carta aberta a Florestan Fernandes, Deputado Petista)

1990-01-19 - A respeito da prisão do Prefeito de Washington, Marion Barry, envolvido com consumo de cocaína

1990-02-14 - Comunismo e anticomunismo na orla da última década deste milênio. A TFP apresenta uma análise da situação - no mundo - no Brasil

1990-02-26 - Eleições na Nicarágua: derrota de Ortega. - Quanto é preciso desconfiar da tendência contemporânea a pressupor automaticamente a vitória de todas as esquerdas.

1990-08 - Cisão na URSS pode favorecer independência lituana

1991-02 - Em prol da Lituânia livre, TFPs empreendem vitoriosa cruzada

1991-03-15 - Missiva ao Papa João Paulo II rogando sua intercessão pelo apoio à independência da Lituânia

1991-03 - TFP PEDE A COLLOR RECONHECER LITUÂNIA LIVRE

1991-03-25 - Declaração à imprensa sobre o falecimento de Mons. Marcel Lefèbvre

1991-03-28 - Pronunciamento a respeito da atitude do Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo que manda retirar crucifixo que ornamentava sua sala

1991-03-30 - Resposta à consulta da "Folha da Tarde" (SP) sobre eventual campanha de frente única ecumênica contra a retirada do crucifixo da sala do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

1991-04-09 - Declarações sobre a pena de morte

1991-04-26 - Declaração à imprensa sobre o falecimento de Dom Antonio de Castro Mayer

1991-04-29 - Declarações relativas ao processo movido pelo Governo Federal contra o jornalista Otávio Frias Filho

1991-04-29 - Declarações a "O Globo" sobre o atentado ao "Rio Centro", em seu 10º aniversário.

1991-05-07 - Centenário da Encíclica "Rerum Novarum

1991-05-07 - Possível liberação dos jogos de azar em estâncias turísticas

1991-05-15 - Declaração sobre o aborto

1991-05-16 - A propósito da extinção dos manicômios

1991-06-06 - Sobre a independência dos Países Bálticos

1991-07-04 - Carta ao "Jornal da Tarde" a respeito de publicação feita por este sobre as TFPs francesa e brasileira: retificações e esclarecimentos

1991-07-08 - Carta ao Presidente Fernando Collor comunicando envio de missiva ao Presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari a respeito do Encontro das nações democráticas íbero-americanas em Guadalajara e o convite feito para dela participar Fidel Castro, que "se proclama orgullosamente el campeón de todas las formas de despotismo".

1991-07-10 - Declarações a respeito da sobretaxa do "solo criado": "a carência de construções novas poderá obrigar os habitantes a se apinharem em todos os prédios já construídos, os quais passarão assim a ser favelas".

1991-08-20 - Sobre a queda de Gorbachev: "É preciso ter cuidado com os prestidigitadores" 

1991-08-21 - Declarações relativas à volta de Gorbachev ao poder

1991-09-05 - Carta ao Presidente lituano Vytautas Landsbergis congratulando-o por sua sugestão de formação de um tribunal internacional do gênero de Nuremberg, para julgar os crimes dos comunistas soviéticos

1991-12 - As incoerências da Democracia-sem-idéias

1992-01 - A propósito da emenda que cinco deputadas federais do PT apresentaram ao projeto de reforma do Código Civil, eliminando a fidelidade conjugal como dever dos cônjuges: "é profundamente comunista".

1992-04 - Contra a distribuição de milhares de preservativos por Secretarias Municipais de Saúde, em vários pontos do território nacional.

1992-08-17 - O País está na iminência de entrar em sua maior crise desde a Independência: a aprovação das Reformas Agrária e Urbana; que se faça um plebiscito consultando a todos os brasileiros sobre se querem ou não tais Reformas

1992-08-21 - Plebiscito sobre a Reforma Agrária: apelo a três Governadores. Carta do Prof. Plinio aos governadores do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina

1992-09 - "Os brasileiros NÃO querem a Reforma Agrária NEM a Reforma Urbana!" abaixo-assinado ao Presidente Fernando Collor de Mello

1992-09-03 - Mensagens ao Presidente da República (Fernando Collor de Mello), aos Presidentes do Senado e da Câmara, aos Ministros e Secretários de Estado, comunicando o resultado obtido pela TFP, até aquela data, em sua campanha de âmbito nacional, pedindo a realização de um plebiscito sobre os projetos de lei referentes às Reformas Agrária e Urbana

1992-10-19 - Missiva ao Presidente da República em exercício Itamar Franco: a implantação da Reforma Agrária contra a vontade do povo, proclamado soberano nas democracias, acarretará a ruína do País

1992-10 - O caminho estreito que não tem saída

1992-11 - O agrupamento de nações em grandes blocos conduzirá, mais cedo ou mais tarde, à formação de um Governo universal

1992-12-01 - Admissão de mulheres em exércitos é danosa à sociedade

1992-12-21 - Função social da propriedade e luta de classes

1992-12 - Reformas socialistas: ameaças para o Brasil

1993-01 - Função social: expressão deturpada pelo igualitarismo

1993-01-20 - Aborto, ciência e pena de morte

1993-01-21 - Reflexões sobre a execução de Luís XVI

1993-02-11 - Usando o mesmo realejo, mais uma vez investe contra a TFP o tablóide "Zero Hora" / A TFP se defende. - Até o momento desta publicação, aquele quotidiano consagrara mais de 13 páginas de agressão moral à TFP. Refutações às  numerosas acusações difundidas por ZH.

1993-04-12 - A imobilidade móvel do caos

1993-07-30 - Reforma Agrária favelizará o campo

1993-10-07 - Proposta positiva sobre revisão constitucional

1993-12 - Rememoração oportuna: "O crime de Sancho Pança"

1993-12-27 - Controle externo do Judiciário, caminho mais curto para o caos

1994-02-25 - A Paixão de Cristo revive na Paixão da Igreja

1994-03 - "Galhardia de um herói de Aljubarrota ou de Lepanto": missiva ao admirável escritor português Francisco José Magalhães Monteiro

1994-05-05 - Declarações sobre a morte de Ayrton Senna: "saibamos tirar da tragédia uma sábia lição"

1994-09-09 - "Operação publicitária de resgate" para salvar Fidel Castro

1994-12-09 - As Américas rumo ao 3º milênio: convicções, apreensões e esperanças das TFPs do Continente

1994-12 - Senilidade da Esquerda abre perspectivas para a Direita

1994-12 - O último Cartão de Natal de Plinio Corrêa de Oliveira / Para o homem de fé, as linhas mestras da História são traçadas segundo critério claro e luminoso: o que foi feito da Igreja Católica e da Civilização Cristã no curso deste milênio, deste século, deste ano? O que será de uma e de outra no porvir?