Especial

Especial

Aborto

Aparecida, Nossa Senhora - Padroeira do Brasil

Arns, d. Paulo Evaristo - Cardeal, Arcebispo emérito de São Paulo

Berlin - o muro de, o "muro da vergonha"

Bosco, São João (1815-1888)

Carnaval

Colômbia

Coração de Jesus, Sagrado

Cristo Rei

Cuba

FAMÍLIA, sagrada instituição, base de toda sociedade e barreira contra o totalitarismo

Fátima

Festas e Santos do mês

Frases e axiomas de Plinio Corrêa de Oliveira

Globalização - União Européia

Grignion de Montfort, São Luis Maria (1673-1716)

Guerra Mundial, Segunda

Inácio de Loiola, Santo

Islã

Mindszenty, Cardeal  József (1892-1975)

Natal

Nobreza

PAPAS - Pontificados - Conclaves (de Pio IX a João Paulo II)

Quaresma - Semana Santa

Revolução Francesa, R-CR

Santíssimo Sacramento

Teresinha do Menino Jesus, Santa

Verdades Esquecidas: Verba Tua manent in aeternum

 



Santíssimo Sacramento

1942 - IV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo. Acima, vista parcial da multidão de fiéis presentes no encerramento. Ao fundo se vê o Viaduto do Chá e, pouco mais atrás, o grande altar que então fora montado. Neste grandioso Congresso Eucarístico, observou-se um entusiasmo religioso ímpar, fruto da vitalidade do Movimento Católico em cuja liderança estava Plinio Corrêa de Oliveira.

 

1942-09-07 - Discurso de Encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional. "Deus jamais é tão bem servido, quanto se César se porta como seu filho. E César jamais é tão grande, como quanto é filho de Deus". 

1955-04 - ECCE POSITUS EST HIC IN RUINAM, ET IN RESURRECTIONEM MULTORUM IN ISRAEL. Na perspectiva jubilosa da Semana Eucarística de Campos - A Eucaristia é Jesus realmente presente, mas que não fala. O Papa é Jesus que fala, embora sem a presença real.

1954-04-23 - A Eucaristia e o Apostolado no Mundo Moderno. "O triunfo da Igreja Católica se dará no mundo moderno. Esse triunfo se dará certamente pelo embate gigantesco entre as forças pequenas do bem e as forças enormes do mal. A Igreja há de marcar uma das maiores vitórias de todos os tempos e essa vitória será a vitória da Sagrada Eucaristia".

1970-05-28 - Corpus Christi: grande lição de combatividade da Igreja - " ... esses padres do Concílio de Trento entenderam que era preciso fazer o contrário. E em oposição ao protestantismo, acentuar o culto do Santíssimo Sacramento. Então instituir uma festa para a adoração do Santíssimo Sacramento. Fazer uma procissão em que o Santíssimo Sacramento sai à rua, adorado por todos, para ver que as multidões todas O adoram de joelhos postos em terra, reconhecendo que debaixo das aparências eucarísticas, ali está Nosso Senhor Jesus Cristo. E impulsionar o culto do Santíssimo Sacramento, chegando a essa plenitude que era a adoração perpétua do Santíssimo Sacramento, instituída por São Pedro Julião Eymard. A festa de Corpus Christi é a festa do Santíssimo Sacramento. Mas ela é uma grande lição de combatividade. Aprendamos essa lição, e procuremos ser cada vez mais combativos por amor a Nossa Senhora e por adoração ao Santíssimo Sacramento".

1982-10-27 - As três rosas dos bem-aventurados: o amor a Deus, à Sagrada Eucaristia portanto, à Nossa Senhora e ao Papa.

1973-09-15 - Meditação sobre a Sagrada Eucaristia segundo Santo Inácio de Loiola

Sem data - Visitas ao Santíssimo Sacramento: seu significado profundo - As visitas devem ser freqüentes - Objeções e respectivas respostas.

 

Sagrado Coração de Jesus

Legionário, 21 de julho de 1940 - Nossa Senhora do Sagrado Coração / A devoção ao Sagrado Coração de Jesus - O Sol do Amor de Deus 

Legionário, 22 de junho de 1941 - O Sagrado Coração de Jesus / Esforcemo-nos por que essa devoção triunfe autenticamente (e não apenas através de alguns simbolismos da realidade) em todos os lares, em todos os ambientes e, sobretudo, em todos os corações. Só assim conseguiremos reformar o homem contemporâneo

Catolicismo, junho de 1953 - Devoção ao Coração de Maria leva à plenitude o culto ao Sagrado Coração de Jesus 

Catolicismo, agosto de 1956 - O culto ao Coração de Jesus: seu verdadeiro sentido, importância e atualidade / Apostolado não é ocultar às almas sua malícia, mas lavá-las na misericórdia de Deus

Santo do Dia, 4 de março de 1965 - A devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Contra-Revolução 

Santo do Dia, 24 de junho de 1965 - Comentários a invocações da ladainha do Sagrado Coração de Jesus 

Santo do Dia, 14 de março de 1993 - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: a imagem da certeza

1997 - O importante papel que a igreja do Sagrado Coração de Jesus desempenhou na formação de Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

2ª GUERRA MUNDIAL

    Início da invasão da Polônia: soldados alemães arrancam cancela de posto fronteiriço.

 

1939-08-27 - OS RECENTES ACONTECIMENTOS PROPORCIONARAM UMA CONFIRMAÇÃO SENSACIONAL ÀS PREVISÕES DESTA FOLHA. Toda a orientação política do "Legionário" girou sempre em torno da convicção central e fundamental de que entre o nazismo e o comunismo a aparente oposição se resolvia, em última análise, em uma mal disfarçada solidariedade. Para provar a seus leitores quanta razão lhe assistia, publicamos aqui uma resenha de todas as notícias e comentários que [o “Legionário”] fez no ano corrente, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido. Não nos move um pensamento de vanglória, mas um desejo de encaminhar para o conhecimento da verdade objetiva o maior número possível de leitores.

1941-07-06 - As relações entre o Nazismo e o Comunismo - Um listado das várias denúncias do "Legionário" acerca da essencial identidade entre o comunismo e o socialismo, demonstrando a solidariedade efetiva entre ambos regimes, bem como previsões feitas à época do que ora está sucedendo (o "conflito" entre a Rússia soviética e a Alemanha de Hitler).

1939-09-10 - REFLEXÕES À MARGEM DA GUERRA TEUTO-POLACA. O “Legionário” ama com igual afeto todos os povos do mundo. Entretanto, este amor ao próximo tem que ter como fonte e como medida o amor a Deus. Por isto, as nações católicas, unidas a nós pelo vínculo incomparavelmente vigoroso e doce da Fé, merecem de nós um afeto particularmente ardoroso. E o que nos povos católicos mais amamos não é e não pode ser a sua grandeza temporal, o valor de sua cultura ou o esplendor político e militar de suas tradições, mas a adesão que elas prestam ao ensinamento da Igreja. Jornal católico, o “Legionário” se recusa obstinadamente a se envolver em conflitos meramente políticos e temporais, quer entre os povos quer entre os partidos. Desde que, entretanto, os interesses da Igreja sejam afetados por tais conflitos, tomaremos atitude firme e desassombrada - Denunciamos o brutal bombardeio do Santuário de Nossa Senhora de Chestocowa como um triste prelúdio da perseguição religiosa que grassará na Polônia se não for vencedora - O comunismo e o nazismo nada tem de antagônico entre si. Uma só coisa lhes interessa: é destruir a Igreja.

1939-12-31 - A GUERRA MAIS ENIGMÁTICA DE NOSSO SÉCULO. Daladier declarou que aproveitará o inverno para construir uma nova [linha de “proteção”] Maginot atrás da atual... se não houver a ofensiva. O que significa o reconhecimento oficial da vulnerabilidade da Maginot, sem o que não seria necessário construir outra atrás dela. - Em 1913, 47,5% da importação russa provinha da Alemanha. Em 1929, sob o governo do grande estadista católico Bruening, a exportação da Alemanha para a Rússia caiu para 22,5%. Subindo Hitler ao poder, registrou-se um aumento para 42,5% - A única réstia de luz ainda é a perspectiva de um triunfo diplomático do Vaticano que restabeleça na Europa aquela paz justa e honrosa que só à sombra da Igreja se poderá converter em realidade. A não prevalecer tal possibilidade, teremos uma paz sem justiça e sem honra, ou um estado de pseudo-guerra. E, acobertado por essa situação, a violência campeando infrene em países inocentes como a Finlândia, enquanto uma modorra inglória anestesia a opinião geral, disposta a dormir tranqüila sob a égide de um guarda-chuva.

1945-02-11 - FIM DE GUERRA. As incompreensões que teve de enfrentar o “Legionário” na sua luta contra o nazismo; descrição de como deveria ser o processo ao regime hitlerista; a expansão do comunismo na Europa será uma catástrofe que repercutirá na América.

1945-05-06 - O CREPÚSCULO DOS JUNKERS. É heresia pretender que haja algum povo perpétua e necessariamente mau, incapaz de virtudes e incapaz de se salvar. As qualidades e defeitos dos prussianos, desde a Idade Média até nossos dias. Gênese profunda do nazismo. Solução verdadeira para combater as causas do regime hitlerista.

1945-05-13 - A GRANDE EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS DE LUTA. Análise das origens mais profundas da II Guerra; os novos perigos que se apresentam para a Cristandade; a grande lição a tirar das recentes catástrofes: "In hoc signo vinces" [Com este sinal - a Cruz - vencerás], disse uma Voz a Constantino num momento em que parecia incerta a sorte das armas. Essa Voz não se calou durante quinze séculos, e ainda hoje é a mesma a sua mensagem para o mundo hodierno.

1945-05-13 - AO CELEBRARMOS O ADVENTO DA PAZ, NÃO NOS ESQUEÇAMOS DA LIÇÃO QUE ENCERRA ESTA GUERRA. Retrospecto dos principais fatos do grande conflito. As previsões do "Legionário" e suas realizações.

1945-05-13 - REGINA PACIS. Não é sem um desígnio da Providência que a paz se firma precisamente no mês de maio, consagrado a Maria Santíssima. Esmagado o nazismo, devemos pedir a Nossa Senhora a derrota do comunismo. Transcrição dos comentários do Beato (hoje Santo) Luiz Maria Grignion de Montfort sobre o "Inimicitias ponam".

1945-05-20 - VACINA. Os processos de esquecimento da opinião pública quanto às grandes atrocidades, como as cometidas pela Revolução Francesa e pelo nazismo. A ciência criminal tem demonstrado de modo irretorquível que a narração de crimes, feita com sensacionalismo, é nociva às massas. Evitando tal inconveniente, saber extrair dos horrores nazistas a vacina tirada do próprio mal.

1945-06-03 - MUDOU O COMUNISMO ? "Morreu o nazismo e também o comunismo" (dizem). O comunismo poderá fazer o que entenda enquanto o burguês anestesiado dorme o seu sono delicioso. Desnorteados, muitos são os que pensam que realmente o comunismo é outro: um stalinismo que respeitaria os grandes direitos essenciais da pessoa humana...

1945-06-10 – AINDA O COMUNISMO. Desfazendo o "bluff" da mudança que teria ocorrido no comunismo; todas as grandes revoluções têm feito recuos estratégicos. Exemplo: a Revolução Francesa. A Igreja condenou não só o comunismo, mas o socialismo.

1945-07-29 - FEB (Força Expedicionária Brasileira). "Da Europa recebemos missionários, à Europa pagamos com cruzados." Os mais elevados e profundos significados da participação do Brasil na II Guerra Mundial.

1945-10-14 - O COMUNISMO. Seu materialismo conduz ao despotismo tirânico policialesco, à coerção do direito de propriedade e à dissolução da família. Diante do comunismo e de suas nefastas consequências, o católico convicto deve erguer-se com desassombro, depositando toda confiança na Barca de Pedro que jamais desaparecerá.

1946-06-16 – FALSA ALTERNATIVA.  Muitos há que têm pensado que diante da inevitável alternativa entre o excesso da liberdade ou o abuso de autoridade, o liberal era partidário do primeiro e a Igreja do segundo. A Igreja contesta o valor científico da alternativa anarquia-despotismo. Há uma raiz comum entre o liberalismo e o despotismo. Que despotismo? As questões de cor política não interessam. O despotismo é sempre despotismo. Qual a atitude verdadeiramente eficaz ante um monstro apocalíptico, reunindo a falsidade da raposa à violência do tigre?

1946-10-06 - SETE REFLEXÕES SOBRE A SENTENÇA DE NUREMBERG. Como de costume, seremos imparciais, e mostraremos que de ambos os lados houve erros e falhas muito graves a assinalar quanto àquele Tribunal. Não foi jamais nas fileiras dos fanáticos de qualquer causa que o “Legionário” recrutou seus amigos. Desejamos tão somente os aplausos dos que colocam acima de tudo "o reino do Céu e sua justiça", e do alto deste ideal sabem considerar com imparcialidade as rivalidades dos homens.

 

 

Revolução Francesa, Nobreza e R-CR

Reflexões sobre a execução de Luís XVI

As três profundidades da Revolução Francesa: nas tendências, nas ideias e nos fatos

Revolução Francesa - movida pela inveja

Execução da irmã do Rei Luís XVI, a Princesa Elisabeth

Aviltamento de Luís XVII pela Revolução Francesa: de eventual sucessor de Carlos Magno a anteprojeto de hippie

Festa dos Bem aventurados Mártires da Revolução Francesa

Irmã Camille de Soyecourt: um grande exemplo é muito mais do que realizar uma grande obra

Uma manifestação de ódio da Revolução Francesa: a festa da razão

Análise de um quadro de Luís XVII de França: fragilidade, dignidade e mando

As três Revoluções

Catolicismo Nº 113 - Maio de 1960 - Revolução e Contra-Revolução ...

Catolicismo N° 101 - Maio de 1959 - "Revolução e Contra-Revolução ...

Prefácio à nova edição espanhola de RCR

O Sentido Contra-Revolucionário da obra de dois santos

A santidade, a nobreza e a hierarquia na Sagrada Família. "É próprio à nobreza e às elites tradicionais análogas formarem com o povo um todo orgânico, como cabeça e corpo".

O que são nobreza e elites tradicionais análogas?

Nobreza e elites tradicionais análogas: Diversidade harmônica das classes sociais - Direitos de cada uma delas

Nobreza e elites tradicionais análogas: Professores universitários, comerciantes e homens da plebe podiam ascender à nobreza.

Nobreza: função social e sustentação religiosa

Povo, massa e a influência da mídia. A massa é inimiga capital da verdadeira democracia; exemplos da vida do povo e de vida massificada

Como o clero, a nobreza e o povo participavam do governo. O bem comum da nação era alcançado pelo esforço conjunto das três classes sociais, atuando cada uma delas em sua esfera própria, mas em harmonia com as demais. O dever da nobreza nos dias atuais

Aspectos fundamentais da nobreza numa civilização cristã. O tipo humano do nobre católico. Conseqüências da perda desse modelo

A Nobreza e Elites tradicionais hoje

 

Aborto

Massacre dos inocentes (Fra Angelico)

 

1995-09 - TFP-Covadonga vs. Spain Socialist Abortionists. Since its foundation in 1971, the Spanish TFP has not spared efforts in defense of the perennial principles of Christian civilization, with a special emphasis in favor of the unborn.

1995-08 - Espanha: TFP espanhola faz campanha contra o aborto

1995-05 - España: TFP-Covadonga de nuevo en las calles, en defensa de la vida: "¡No a la matanza de los inocentes!" El Vicario de Jesucristo condena severamente el aborto

1995-01 - A Message from the American TFP to the Pro-Life Movement: Let’s Be Consistent!

1994-01 - The American TFP in the March for Life: Guaranteeing the Next Generation of Pro-lifers - "This child, who is alive today because he was not aborted, could become an abortionist tomorrow. To prevent this we must instill in our children the principle of respect for life as commanded by God: Thou Shalt Not Kill!"

1994-12 - Abortion: Text of the letter sent to Her Majesty, Queen Sophia of Spain by more than 50,000 Spaniards - The Spanish TFP-Covadonga and the campaign through its "S.O.S. Familia" association.

1991-05-15 – Declaração do Prof. Plinio sobre o aborto

1990-01 - The American TFP brings to Light, Courageous Statements by American Bishops Protecting Morality and Human Life: "No Catholic can responsibly take a 'pro-choice' stand when the 'choice' in question involves the taking of innocent human life."  

1989-01 - EUA: Um vigoroso não à matança de inocentes. TFP norte-americana publica o manifesto "Uma verdadeira matança de inocentes se faz diariamente em todo o mundo".

1989-01 - A Call to All Catholics – A Call to All Americans / ABORTION: “A REAL SALUGHTER OF THE INNOCENTS IS BEING CARRIED OUT EVERY DAY THROUGHOUT THE WORLD” – JOHN PAUL II / The American TFP Convokes All Catholics to Oppose This Calamity

1988-08 - Canadá: No parlamento e nas ruas, apelo contra o aborto. "Em matéria de aborto — afirma a mensagem da TFP daquele país — não é possível uma alternativa moderada porque o aborto é o massacre de inocentes. A legislação abortista mais moderada seria aquela que permitisse apenas um massacre moderado de inocentes. A única forma aceitável de moderação é a rejeição total".

1983-08 - Prof. Plinio Corrêa de Oliveira ressalta importância da moral católica quanto ao aborto

1986-01 - March For Life: The American TFP Joins Protest. “…A CHILD IN THE MOTHER’S WOMB, HAS A RIGHT TO LIFE DIRECTLY FROM GOD AND NOT FROM THE PARENTS OR FROM ANY HUMAN SOCIETY OR AUTHORITY.”

1985-07-13 - Carta Pastoral del Exmo. Sr. Obispo de Cuenca (España) contra la implantación del aborto en su país. - "¿Qué se ha hecho, en determinados ambientes eclesiásticos, de las tan cacareadas «denuncia profética», «voz de los que no tienen voz», «conciencia crítica de la sociedad»? ¿Dónde está Juan Bautista diciendo a los poderosos: «No te es licito»? Los profetas, ¿se nos han vuelto de pronto complacientes cortesanos?"  

1985-07-13 - Carta Pastoral de Dom José Guerra Campos, Bispo de Cuenca (Espanha): Legitimação de um crime - Lei imoral - Não pode cessar a oposição à lei (do aborto) - É imoral cooperar na aplicação dessa lei - Ruína moral da sociedade - Os católicos em sua relação com a Igreja.

1985-13-07 - In Spain, “The Whole Nation Is Stained” - A Pastoral Letter Against the Legitimation of Abortion written by the Most Reverend Guerra Campos, Bishop of Cuenca. The document analyzes the situation created by the recent passage of the abortion law in Spain in the light of moral law and of the doctrine of the Church.

1984-01 - ANTIABORTION RALLY REBUKES SOFTLINERS. "We defend the right to life of the innocents. He who defends great moral principles with true conviction will never be defeated." - "No Compromise" was the theme of the Eleventh Annual March For Life.

1984-01-23 - USA: TFP norte-americana participa de manifestação anti-aborto - "Defendemos o direito à vida dos inocentes. Quem defende grandes princípios morais com verdadeira convicção nunca será derrotado".

1983-04-01 - Espanha: Manifesto de TFP-Covadonga contra o aborto intitulado "Face à matança dos inocentes / Dentro da ordem e da lei: santa indignação". A matéria contém substanciosos argumentos e documentos a respeito do tema. I. As tristezas de uma previsão confirmada - II. Perspectivas de futuro - III. Oração e penitência - IV. A matança dos inocentes e a tutela dos esquerdistas - V. Apelo especial à opinião católica: por que? - VI. A participação dos católicos na catástrofe - VII. Um estado de espírito - VIII. Doutrinas - IX. O fleugmático mutismo das manifestações antiabortistas - X. A indignação, um dever moral - XI. Um apólogo - XII. Vistas postas no futuro - XIII. Súplica da TFP - XIV. Abaixo-assinado pró-referendum: uma iniciativa que entusiasma

1983-04-05 - TFP-Covadonga publica en la prensa el manifiesto "Ante la matanza de los inocentes — Dentro del orden y de la ley: santa indignación". Los católicos son invitados a dejar las actitudes pasivas y melancólicas y a reaccionar vigorosamente frente a la amenaza abortista. Contiene numerosas citaciones de documentos pontifícios, siempre censurando severamente el aborto, y documentos de fuentes socialistas mostrando que el aborto forma parte de todo un estado de cosas soñado por ellos (socialistas y congéneres).

1983-04-01 - Spain: Faced with the Slaughter of the InnocentsWithin the Limits of the Law and Order: Holy Indignation. / An Appeal of the Spanish TFP

1983-01 - U.S. Catholic Bishops Challenged Over Their Inconsistency: "Catholic Bishops of America: Why Show Such Extreme Panic Over the Slaughter That Could Be Caused By A Nuclear Hecatombe And No Panic Over The Slaughter Caused By Legalized Abortion?"

 

Natal

 

ANGELICO, Fra - Sacra Conversazione - c. 1450 - Convento di San Marco, Florence - Fresco, 195 x 273 cm

 

1936-12-27 - Glória a Deus no Céu, e paz na terra aos homens de boa vontade

1938-12-25 - Adveniat Regnum tuum

1946-12-22 - Junto ao Presepe

1951-12 - Populus Qui Habitabat In Tenebris Vidit Lucem Magnam

1952-12 - Et vocabitur Princeps pacis, cujus regni non erit finis

1953-12 - Lux fulgebit hodie super nos

1955-12 - Apparuit benignas et humanitas salvatoris nostri Dei

1957-12 - "Hodie in Terra Canunt Angeli, Laetantur Archangeli, Hodie exultant Justi"

1958-05 - Admirável progresso, substituição equívoca de valores. (comentários à monumental Mensagem pontifícia do Natal de 1957 - "A amargura da existência caótica do homem moderno")

1958-07 - O verdadeiro progresso técnico: sábia atuação da ordem universal. Conclusão do comentário ao pensamento pontifício contido na Mensagem de Natal de 1957. - A ordem da criação rege também o homem durante sua existência terrena. E é desígnio da Providência que, agindo segundo essa ordem, a humanidade complete de algum modo, com a obra de suas mãos, a excelência da criação. Quando  a técnica se deixa guiar inteiramente pela doutrina da Igreja, ela concorre para produzir o verdadeiro progresso, muito diverso do imenso caos a que nos conduziu o tecnicismo neopagão.

1959-12 - Festa de Glória e de Paz

1963-12 - A glória de Deus no alto dos Céus, aspecto secundário do Natal?

1965-01-05 - Epifania do Senhor: os Reis Magos representando a humanidade aos pés do Salvador

1965-12-21 - A grandeza do Momento do Nascimento de Nosso Senhor

1970-12-27 - Parai e vede

1971-12-26 - Luz, o grande presente

1973-12-21 - Natal na Itália, na Alemanha e no Brasil: três modos diferentes de comemorar o Natal, três variedades de contemplação

1978-12 - O Príncipe da Paz 

1979-01-01 - No "crepúsculo" do sol de justiça

1988-12-23 - O sublime afeto, isento de sentimentalismo, que Maria Santíssima manifestou a seu Divino Filho

1994-12 - O último Cartão de Natal de Plinio Corrêa de Oliveira

 

Conclaves/Papas/Pontificados (Pio IX a João Paulo II)

Imagem de São Pedro, na homônima Basílica (Roma)

1938-12-11 - A estratégia apostólica de Pio IX

1938-12-18 - A estratégia apostólica de Leão XIII - A História do pontificado do grande Pio IX mereceria ser estudada a fundo pelos católicos

1939-01-12 - Todo orbe católico chora a morte de um dos maiores Pontífices da História

1939-02-19 -
7 DIAS EM REVISTA. Prognósticos sobre o futuro Papa

1939-02-19 -
A glória do "NÃO"

1939-02-26 -
Em torno do Conclave

1939-03-05 -
Em torno da eleição pontifícia

1939-03-12 -
7 DIAS EM REVISTA. Grande estima de Pio XII pelo Brasil. Um ano que a Áustria, cabeça do antigo e Sacro Império Romano Alemão, sofre a maior perseguição religiosa da História: a invasão e o domínio nazista 

1939-03-12 -
Rex Pacificus

1939-03-19 -
Paz de Cristo e trégua de Satanás

1942-01-18 - A Beatificação de Pio X, o campeão do antimodernismo.

1951-06 - Pio X, modelo de energia

1954-06 - Mais um florão de glória no pontificado de Pio XII

1954-07 - São Pio X: a paz interna da Igreja 

1954-11 - Tensão e distensão no semblante de um Santo (São Pio X)   

1954-11 - Significação essencial de um grande pontificado

1955-02 - Estratégia apostólica de um santo

1957-09 - O cinqüentenário da Pascendi 

1957-10 - "Por orgulho, repelem toda sujeição"  

1957-11 - Revivem nos modernistas o espírito e os métodos do Jansenismo

1958-11 - Veneração e tristeza da Igreja enlutada

1962-01 - Na perspectiva do próximo Concílio. Algumas manifestações da desoladora confusão ideológica entre Católicos

1962-10 - O Concílio e o igualitarismo moderno

1963-07 - ...E sobre ti está edificada a Igreja

1965-12-08 - Pio IX e a Imaculada Conceição

1966-01/02 - Encerrado o Concilio: momento de importância transcendente na História da Humanidade

1968-07 - TFP agradece ao Papa a Encíclica 

1968-07-18 - Reverente e filial mensagem a Sua Santidade o Papa Paulo VI

1970-07-12 - A perfeita alegria

1973-03-04 - A um jovem enfurecido contra a TFP chilena

1973-03-11 - São Paulo: "Resisti-lhe em face"

1973-03-18 - São Pio X agradeceu a críticas...

1973-11-18 - O século de Paulo VI

10-02-1974 - A glória, a alegria, a honra... "O bom pastor dá a vida por suas ovelhas" (S. João 10, 11)

1974-04-10 - A política de distensão do Vaticano com os governos comunistas. Para a TFP: omitir-se? ou resistir?

1974-04-14 - A indispensável resistência

1974-04-21 - Resistindo...

1974-04-28 - Voz dos que se calam acabrunhados

1974-05-12 - Mais um Cardeal em resistência - O Prelado chinês Paul Yu Pin: "Sob tal aproximação (do Vaticano com a China comunista), nós perderíamos nossa liberdade"

1974-05-26 - Resistindo e aplaudindo

1977-07-07 - O Papa analisa a situação no Brasil - Telegrama da TFP a Paulo VI

1978-08-16 -
Clareza

1978-08-24 -
O Cunctator: um maximalista?

1978-10-14 -
Ao Papa Ignoto

1978-10-28 -
E João Paulo 2º?

1980-05 - TFPs a João Paulo II: salvai Cuba

1986-02 – O “mea culpa” do Papa Adriano VI: “reconhecemos livremente haver Deus permitido esta perseguição a sua Igreja, por causa dos pecados dos homens, e especialmente dos Sacerdotes e Prelados”

1986-06-28 - A realidade sobre a situação sócio-econômica do Brasil: reverente comunicado da TFP à S.S. João Paulo II 

1990-02-14 - Comunismo e anticomunismo na orla da última década deste milênio. A TFP apresenta uma análise da situação - no mundo - no Brasil 

1991-03-15 - Missiva ao Papa João Paulo II rogando sua intercessão pelo apoio à independência da Lituânia 

1991-05-07 - Centenário da Encíclica "Rerum Novarum" 

1992 - Revolução e Contra-Revolução, Parte III, Capítulo II, item 4 - A ofensiva psicológica da III Revolução, na Igreja

1994-02-25 - A Paixão de Cristo revive na Paixão da Igreja

   

COLOMBIA

* La "política de paz" con los grupos subversivos condujo a un aumento de la actividad guerrillera y a la implantación de reformas de estructura de carácter socialista y confiscatorio

Bogotá, noviembre de 1985 - Tras ser ocupado por los guerrilleros, arde el Palacio de Justicia: tres años antes la TFP de aquél país habia advertido que la "pacificación" transferiría la guerrilla del fondo de las selvas al centro de las grandes ciudades... y fue lo que pasó

* Colombia - Cyclone of violence revolutionizes a nation

* Se lo Stato colombiano non lotta contro la criminalità narco-guerrigliera verrà dominato da essa

* A TFP [colombiana] à Nação: Se o Estado não lutar contra o crime narcoguerrilheiro, deixar-se-á dominar por ele

* Contra a guerrilha, a favor da Colômbia

(Outros documentos poderão ser encontrados através do motor de PESQUISA deste site, acima, à direita)

 

CRISTO REI

Festa de Cristo Rei

Legionário, 10 de maio de 1931 - O triunfo de Cristo Rei nas escolas 

Legionário, 31 de outubro de 1937 - A Festa de Cristo Rei 

Legionário, 29 de outubro de 1939 - Cristo Rei! 

Legionário, 27 de outubro de 1940 - Cristo, Rei das almas 

Catolicismo, Outubro de 1952 - O direito moderno e a realeza social de Nosso Senhor Jesus Cristo 

Catolicismo, Julho de 1954 - A comunidade dos Estados segundo as normas de Pio XII    

Catolicismo, maio de 1995 - "Viva Cristo, Rei!" - Jovem mexicano, mártir do comunismo, autêntico modelo de herói católico

 

Nobreza

1992-11-02 - A santidade, a nobreza e a hierarquia na Sagrada Família

1992-11-03 - O que são nobreza e elites tradicionais análogas?

1992-11-04 - Diversidade harmônica e direitos das classes sociais

1992-11-05 - Professores universitários, comerciantes e homens da plebe podiam ascender à nobreza

1992-11-06 - Nobreza: função social e sustentação religiosa

1992-11-09 - Povo, massa e a influência da mídia

1992-11-11 - Como o clero, a nobreza e o povo participavam do governo

1992-11-13 - Aspectos fundamentais da nobreza numa civilização cristã

1992-11-14 - Nobreza: uma influência mais forte do que a mídia

1993-09-23 - Recolher do passado as lições indispensáveis para construção de um mundo novo

1993-11-24 - Livro de Plinio Corrêa de Oliveira repercute intensamente na Europa e nos EUA. Desde o jornal comunista até Princesas comentam

1993-07 - A importante missão da nobreza em nossos dias

1993-09-28 - Apologia das desigualdades harmônicas

1993-09 - ESTADOS UNIDOS: nação aristocrática num Estado democrático

1994-07 - A sociedade francesa tem algo a esperar da Nobreza hoje?