Cartas de elogio de personalidades eclesiásticas relativas a obras do Prof

ARTIGOS EM OUTROS PERIÓDICOS

1930-08 - Os "horrores" da Inquisição

1930-10 - "O AUC" - As Congregações Marianas - Ato de convocação da Congregações Marianas para a Batalha a ser desenvolvida pela AUC, bem como a fórmula de Consagração a Nossa Senhora dos Congregados Aucista.

1930-10 - Manifesto de lançamento da  AUC - Vibrante manifesto de lançamento da AUC - Ação Universitária Católica - na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, através da folha universitária "O AUC", porta-voz do movimento.

1930-10 - O Programa da AUC - O programa de ação e luta da Ação Universitária Católica, definindo os princípios, métodos e objetivos do movimento.

1931-01 - A Igreja e o judaísmo

1931-06-28 - A Pastoral Coletiva dos Bispos da Bahia. O Brasil precisa de um remédio de ordem moral

1931-10-25 - Catolicismo e pedagogia (Fé e ciência)

1931-12-27 - A questão do serviço militar obrigatório para seminaristas

1932-01-03 - Nota da Semana: Interventor em São Paulo abole o ensino religioso no Estado. Protestos.

1932-02-28 - "A Nota da Semana" - Aspectos do conflito sino-japonês

1932-03-20 - "A Nota da Semana" - Ex-interventor de S. Paulo foi intolerante para com a Igreja revogando o decreto que permitia o ensino religioso nas escolas

1932-04-03 - O programa do Clube 3 de Outubro

1932-04-17 - O Apelo dos Católicos. "A característica da crise atual está em que todos os princípios básicos de nosso País estão sendo sujeitos simultaneamente à prova de intermináveis e imprudentes discussões, onde raramente o idealismo e o bom senso abafam a voz das paixões".

1932-04-24 - A recristianização do Brasil e os três elementos que se opõem constantemente ao triunfo da Igreja Católica

1932-05-01 - A Nota da Semana - "Nunca seria a Igreja que se revoltaria contra a vontade de Deus, para ganhar algo na consideração dos homens. Há terrenos em que a transação é uma infâmia. Este é um deles."

1932-06-05 - A missão dos católicos é mais do que a de simples carpideiras, chorando sobre os escombros do Brasil; é preciso que os católicos compreendam a necessidade de fechar definitivamente os olhos às divisões administrativas de dioceses e paróquias, para olhar, com um idealismo são, para os interesses coletivos da Igreja. Só assim poderemos salvar o Brasil.

1932-06-19 - "Antes da república existia o Brasil; e o Brasil cresceu cristão. Logo, se a república veio organizar o Brasil, e não esmagá-lo, a fórmula da liberdade constitucional na república, necessariamente há de ser uma fórmula cristã" (Ruy Barbosa)

1932-07-03 - O aparecimento da União Popular Brasileira. "Necessário que os Católicos compreendam mais do que nunca a necessidade de conjugar seus esforços para o triunfo de suas idéias. Sendo unidos, serão fortes. E sendo fortes vencerão."

1932-07-10 - Os católicos são a maioria no Brasil. "Mas do que vale a maioria, se ela se desagrega em um sem número de pequenos grupos estranhos ou hostis uns aos outros? - A Liga Eleitoral Católica se recusa formalmente a assumir qualquer coloração política ou partidária".

1932-07-17 - A "Revolução de 32" e seu espírito legalista. "O São Paulo moderno não poderia mais intitular-se o continuador dos antigos bandeirantes, mas apenas o sepulcro suntuoso de uma tradição morta, se decaísse das tradições ordeiras de seus maiores".

1932-07-24 - O Arcebispo de São Paulo interpõe seus bons ofícios junto ao líder do Episcopado Brasileiro para conseguir a pacificação do País.

1932-07-31 - As verdadeiras finalidades da "Revolução de 32": é constitucionalista, não é separatista.

1932-08-07 - A atitude dos católicos (face à "Revolução de 32"). O perigo dos boatos pessimistas e otimistas: ambos devem ser desprezados. O entusiasmo só é realmente grande quando se defronta com o perigo e não se abate pela adversidade.

1932-08-14 - A Nota da Semana. O Catolicismo é por definição o inimigo sistemático e irredutível do espírito de revolução e de indisciplina. Os católicos e a "Revolução de 32".

1932-08-28 - [A Revolução de 32] "Os adesistas de última hora, retirando em seu proveito as vantagens que deveriam caber aos verdadeiros defensores dos ideais vitoriosos, são os mais terríveis adversários de toda a regeneração política e social".

1932-08-31 - "As verdadeiras finalidades do presente movimento armado [Revolução de 32]. Ele é constitucionalista. Não é separatista. É anticomunista."

1932-09-04 - Recomenda que se reze ao Pe. Anchieta para a solução da delicada conjuntura do País e evoca a grandeza de alma do insigne missionário.

1932-09-11 - Respeitosa e admirativa gratidão ao Episcopado paulista pelo apelo que lançou a todos os Príncipes da Igreja no Brasil, em que aponta, nos militares que sustentam a ditadura vigente, os porta-vozes do comunismo moscovita no País

1932-09-18 - "O Século" sempre lutou contra a ditadura de Getúlio Vargas, no qual via o maior obstáculo à constitucionalização do País e o mais eficiente líder comunista do Brasil.

1932-09-25 - Declarações do aviador Ribeiro de Barros, ao retorno de sua viagem à Europa, que "mostram claramente a realidade do perigo comunista no Brasil".

1934-10-06 - CATÓLICOS! - Manifesto de Plinio Corrêa de Oliveira ao eleitorado católico

1935-01-25 - Erro imperdoável

1935-03-08 - Um grande passo. "Se o apóstolo São Paulo vivesse em nossos dias, seria certamente jornalista!" Confirma-o Pio XI, convocando na Cidade do Vaticano um Congresso Mundial da Imprensa Católica. Mirem-se neste exemplo do Sumo Pontífice os católicos. Quantos, entre nós, não lhe assimilaram ainda nem o apego às tradições, nem a modernidade de ação, mantendo-se sempre rotineiros no agir e demolidores no lidar com as coisas do passado?

1935-04 - "O AUC" - Ponto 37 - "A questão religiosa e a questão militar, [...]  se revestem de importância muito maior, pois que, a meu ver, na raiz de todas as perturbações da nossa vida política presente estão estas duas velhíssimas questões [...]"

1935-04-27 - Um "torcedor da Igreja". A figura de Antônio de Alcântara Machado: "aquela tradição do São Paulo antigo, a que o prendiam suas mais íntimas fibras psicológicas e que ele soube representar tão galhardamente na sua bela carreira".

1935-05-19 - Um modelo de atividade / É um dos grandes erros de mossa época só atribuir eficiência aos esforços desenvolvidos com grande publicidade, de resultados imediatos e fácil verificação.

1935-06-2 - Chanceler e Mártir. São Tomás Morus, "o soldado dos direitos do Papado [que] mostrou uma energia, uma grandeza de alma, um desprendimento digno dos mártires das primeiras eras cristãs. (...) Caminhou para o martírio com a naturalidade de quem cumpre um dever. E nem aí o abandonou aquela cordura de espírito que tão harmoniosamente se aliava à sua invencível energia". Atualidade dos exemplos de Santos que se distinguiram por sua ciência, por sua arte política e por seus feitos de armas.

1935-07 - "O AUC" - Aurora magnífica de uma grande renovação espiritual - Um brado de triunfo pelo triunfo das teses católicas na Constituição de 1934, que marcou a inserção dos católicos na vida pública do país, em especial aqueles que antes eram o alvo da propaganda laicista, os jovens.

1935-07 - "O AUC" - Uma sugestão - Uma sugestão de como difundir em todo o movimento católico o apostolado universitário e como ressaltar sua importância para a formação da juventude do país.

1935-08 - "O AUC" - Insânia ou sandice? - Liberdade para os comunistas pregarem a subversão da ordem social e política - Tendo o Procurador Geral da República negado mandado de segurança para coibir a propaganda comunista sob a falaciosa premissa "desde que não empreguem meios violentos para a sua execução", Plinio Corrêa de Oliveira analisa e refuta tal absurda premissa.

1935-09/10 - "O AUC" - A ação social dos católicos - "No fetichismo de nossa época se enquadra perfeitamente a crença supersticiosa na onipotência do Estado". Plinio Corrêa de Oliveira mostra brilhantemente como a crise hodierna só se resolve por uma ação profunda sobre as almas, que o Estado não têm condições de realizar, precisando para isso o concurso da Igreja.

1935-10-29 - Repouso Autêntico. O homem moderno não sabe mais distrair-se sem excitar-se. Ora, não é possível conciliar o repouso com a excitação. E por isto as existências em nossos dias se consomem precocemente no contato eletrizante com nossa civilização irrequieta. - O livro "Flores Agrestes" de Conceição Ferraz enquanto nos distrai, mal percebemos que nos faz pensar. Razão pela qual, não apenas aos adultos, mas também às crianças de certo desenvolvimento, recomendamos sua leitura.

1936-02-06 - A causa do comunismo / O homem contemporâneo padece de um mal moral que é o câncer que corrói os mais belos frutos de nossa civilização. A sociedade atual quer alicerçar sua organização sobre duas instituições que são irreconciliavelmente adversárias do egoísmo: a família e a propriedade. Ora, o homem contemporâneo é profundamente egoísta e, com isto, falseia tanto a família quanto a propriedade. Daí decorre uma perturbação profunda em todo o corpo social.

1936-02-12 - O Papado no século XX / Se quereis conhecer um homem, basta falar-lhe do Papado. Se ele responder com palavras de Fé, é um crente. Se responder com palavras de furor e de desdém, falta-lhe a cultura ou a inteligência. Se manifestar admiração e pasmo, é um homem culto e inteligente, embora possa não ser católico. Realmente, nada conheço que possa irritar a impiedade analfabeta, nada que possa desconcertar mais a impiedade culta, e nada que entusiasme mais a piedade esclarecida do que o Papado.

1936-02-25 - Primavera Espiritual. Dados preciosos e concretos que mostram a ação que a Igreja está desenvolvendo no sentido de reconquistar as massas, tanto no Brasil como na Europa.

1936-12-21 - João Alfredo Corrêa de Oliveira

1943-07 - A Consagração ao Imaculado Coração de Maria: o meio mais seguro, mais fácil, mais rápido de conseguirmos a consagração ao Coração Sagrado de Jesus.

1958-09 - O sentido contra-revolucionário da obra de dois Santos: S. Luís Maria Grignion de Montfort e Santa Margarida Maria Alacoque; o ponto de junção entre a mensagem de Paray-le-Monial e a pregação do apóstolo marial da Vandéia - Publicação em "Cristiandad", de Barcelona (Espanha).

1960 - Conselhos sobre vida intelectual: Só a paixão da verdade justifica a existência de filósofos e escritores / Quem tem a paixão da verdade se expõe à antipatia dos homens / A vida intelectual está intimamente ligada à espiritual, e dela depende / Evitar qualquer divórcio entre o pensamento e a vida / São Tomás é mais claro do que não poucos de seus comentadores / Vida espiritual autêntica: único alimento da inteligência / O demônio faz suas pescarias nas águas turvas do nervosismo

1960-07 - Uma observação de São João Bosco esclarece a causa da Revolução. A causa mais essencial das vitórias sistemáticas dos extremistas nos processos revolucionários, na maior parte dos casos, se deveu à timidez, à cegueira, à fraqueza e à resignação dos "moderados", geralmente ricos, influentes, numerosos e, invariavelmente, à disposição dos revolucionários, preferindo tudo a apoiar seriamente as hostes da Contra-Revolução.

1961-09-07 - A socialização na Encíclica Mater et Magistra

1971-12-26 - Contra mais esta

1972-05-07 - Por que a verdade desperta o ódio?

1972-05-10 - Federação Urais-Lisboa

1972-07-04 - Não do urso, é claro

1972-07-28 -
Segurança claudicante

1972-08-17 - Função social da compaixão

1972-09-02 - Um "moderado" como mil

1972-09-15 - Os pais da contestação

1972-10-18 - De dentro da pele deles

1972-10-28 -
Técnica, Estado e velhice

1972-11-21 - Garras, negócios e ideal

1972-12-01 - "Cursilhos de Cristandade"

1972-12-16 - O teste do arco, do teatro e dos quadrinhos

1973-01-05 - Bobo é cavalo do demônio

1973-01-19 - Uma "Finlândia" a mais?

1973-02-19 - Atônitos ante a atonia?

1975-03-30 - Pássaro na mão, pássaros no ar / Tática do comunismo em relação a Portugal e à Europa, mas sobretudo em função dos inocentes-úteis de todas as partes

1975-11-27 - O sorriso que fendeu a muralha

1975-12-18 - A serviço do colonialismo soviético

1976-01-15 - “Bobo é cavalo do Demônio”: do anticomunista autêntico ao não comunista tolo e útil ao comunismo

1976-01-27 - A nova rede do comunismo

1976-03-09 - As almas-esfinge

1976-05-22 - Não se converteram, avançaram

1976-11 - Saudosa homenagem e razões de esperar (por ocasião de mais um aniversário da intentona comunista de 1935)

1979-06-09 - A justiça está na desigualdade cristã

1979-11 - Quando se quer que oscile o Pão de Açúcar

1981-01-21 - Herança: Corolário da Família

1981-05-15 - Esse bom Sr. Dom Benedito

1981-05-22 -
Esse bom Sr. Dom Benedito (2)

1982-05 - Russos poderão aproveitar tensão nas Malivinas

1983-03-30 - No Horto das Oliveiras, a noite da Agonia. Por que os Apóstolos deixaram o Divino Salvador?

1983-05-25 -
Abertura, uma charada?

1983-07-23 - Para evitar a nicaraguização

1985-11-01 - O direito de fazer o bem

1992-03-29 - Força, denodo, inteligência e realismo

1992-04 -15 - Absenteísmo sadio, mas não sábio

1992-04-16 - Supersafra atesta êxito agrícola

1992-05 - V Centenário do Descobrimento da América - Grandeza da vocação dos povos ibéricos

1992-05-14 -
Atualidade da Mensagem de Fátima, 75 anos depois

1992-05 - V Centenário do Descobrimento da América - Valores de alma de Portugal e Espanha

1992-07 - Cuba e o submarino

1992-08-29 - Morreu o comunismo?

1992-10 - América: esperança do século XXI

1995-07 - A História registrará - 30 mil brasileiros denunciaram: a Reforma Agrária está levando à favelização rural