6/08/2025
* Transfiguration du Seigneur (6/8) : dans les moments les plus difficiles, souvenons-nous des meilleurs, afin de pouvoir avoir confiance en demain
* Pourquoi la fête de la Transfiguration de Notre Seigneur Jésus-Christ a-t-elle été introduite ? / Résistance armée contre les ennemis du décalogue au XXe siècle
* Trasfigurazione del Signore (6/8): nei momenti peggiori, ricordiamo quelli migliori, per poter avere fiducia nel domani
* Perché è stata introdotta la festa della Trasfigurazione di Nostro Signore Gesù Cristo? / Resistenza armata contro i nemici del decalogo nel XX secolo
4/08/2025
* São João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars: modelo de como os sacerdotes devem ser e fazer / Vinte séculos de pregação e da prática da moral verdadeira pelos Santos, que protestam contra o que hoje se passa
* Saint Jean-Marie Vianney : d’un séminariste pauvre en intelligence au saint patron de tous les curés
* 4 agosto, San Giovanni Maria Vianney: di un seminarista povero d’intelligenza al Patrono dei parroci
* The Cure of Ars (August 4) Shows How You Can Benefit From Your Suffering
* Mäßigung, die große Übertreibung unseres Jahrhunderts
2/08/2025
* São Pedro Julião Eymard: para a “salvação, é preciso também ter uma paixão que nos domine a vida”
* São Pedro Julião Eymard: Deus Filho quis nascer de estirpe real para reunir na Sua Pessoa todos os géneros de grandeza
1/08/2025
* Santo Afonso Maria de Ligório: a via dos “túneis escuros” e das largas “avenidas” que se sucedem alternativamente / Orientações dadas aos confessores sobre como aconselhar jovens quanto à escolha da vocação à qual cada um é chamado por Deus.
* 1° agosto, Sant’Alfonso Maria de’ Liguori: il suo primo scopo era fornire un orientamento pratico per risolvere i problemi morali delle persone comuni / “Se non recitassi tutto il Rosario tutti i giorni, avrei timore per la salvezza della mia anima”
Matérias NOVAS postadas no decurso de julho de 2025:
* Conversa: sua importância para praticar a virtude e grande meio de apostolado. No que consiste saber conversar bem? (com áudio e texto)
* Sublimidade da Confissão sacramental: a beleza da contrição e o reatamento com Deus. A parábola do escultor (com áudio e texto)
* Minha campanha eleitoral a pedido de Dom Geraldo de Proença Sigaud – A amizade desinteressada de outrora acabou (com áudio e texto)
* Elias Profeta, o ígneo – Terá ele alguma participação durante a realização das promessas de Fátima? (com áudio e texto)
* A TFP explicada por Dr. Plinio: a essência da vida nesta terra é o cumprimento dos Mandamentos (com áudio e texto)
* Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, 28 de janeiro de 1939 / Boletim da Ação Católica publicou a notícia sobre a representação que fizemos [mencionada nas duas últimas missivas] saiu com erro: em lugar da “Comunhão semanal” está escrito “Comunhão mensal”.
* Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, 17 de fevereiro de 1939 / Quanto ao assunto daquela minha representação à Junta Nacional, ainda não foi feita a retificação [no Boletim da Ação Católica]. Seria possível ao sr. dar nova providência? – Comentários a respeito do pontificado de Pio XI, falecido então há poucos dias.
* Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, 14 de maio de 1939 / Pede confirmação da notícia de que Alceu e o Cardeal Dom Sebastião Leme teriam chegado à convicção de que seria necessário fazer uma Universidade Católica no Rio de Janeiro. E pergunta se é verdade que o Cardeal do Rio de Janeiro entregou a “Cruz” aos padres Paulinos, incumbindo-os de fazerem um diário católico.
* Missiva de Alceu Amoroso Lima para Dr. Plinio, 24 de maio de 1939 / Quanto à questão da Universidade Católica, deverá ser matéria do próximo Concílio. Peço-lhe apenas que dê a notícia como “consta”. Não sei da entrega da “Cruz” aos Padres Paulinos.
* Carta de Dr. Plinio endereçada a Rubens [sem indicação do sobrenome], conhecido de Alceu, 2 de junho de 1939 / Toda a confecção do “Legionário” obedece a um princípio fundamental: sendo um simples semanário, não pode ele concorrer com os diários que se publicam em São Paulo, mas deve procurar preencher suas lacunas. Descrição destas últimas.
* Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, 10 de junho de 1939 / Quanto ao sr. [o destinatário, Alceu], eu lhe disse que, efetivamente, nossas opiniões não têm coincidido em alguns casos, como do Integralismo, de Maritain etc. Mas que o sr. sempre se serviu com suma discreção e absoluta franqueza de sua posição. – (…) não ignoro que o sr. tem pontos de orientação do “Legionário” de que discorda, e que sempre apreciei a lealdade de sua reserva a este respeito. (…) Mas apesar disto o sr. sempre teve uma atitude de cordialidade e respeito para com a orientação que temos mantido, e nada me levava a supor que o sr. se afastasse de uma posição tão elegante e correta. – Outro assunto: Não tenho senão razões de queixas das mais amargas contra o Macedo [Soares]. Mas tais queixas jamais me induziriam a considerar com simpatia qualquer campanha pessoal contra ele.
* Carta de Dr. Plinio para Alceu Amoroso Lima, 9 de setembro de 1939 / Estamos ansiosamente à espera da nova Encíclica papal que deverá esclarecer muita coisa. Felizmente, os prognósticos do “Legionário” sobre a afinidade nazístico-comunista se confirmaram plenamente. Nota do site: Até o presente momento, tanto quanto nos conste, esta é a última carta enviada.
* A nossa estrela – Legionário, 1o. de janeiro de 1939, pág. 2 / É justamente esta “glória” que está a exigir de nós todo o zelo e dedicação, uma vez que é pela santidade de seus filhos que a Igreja se glorifica cada vez mais. Qual o filho que não ama sua mãe? Qual o filho que não chega a fazer os maiores sacrifícios para ver sempre nos lábios de sua mãe um sorriso? E nós somos ou não somos filhos da Igreja? E os sentimentos de um filho devem ser o respeito, o carinho, a obediência e sobretudo o amor, amor que não discute, que não sofisma, que não põe restrições, mas que entrega-se completamente mal pronunciada uma palavrinha.
* Pela grandeza e liberdade da Ação Católica – Legionário, 15 de janeiro de 1939 / O caso do fechamento da gloriosa e benemérita Companhia de Jesus pelo Papa Clemente XIV
* Comentando… Ora bolas! – Legionário, 15 de janeiro de 1939 / O casamento não é como um contrato equivalente ao de compra e venda.
* O exemplo dos russos brancos – Legionário, 22 de janeiro de 1939 / Críticas que nosso jornal tem feito ao fascismo provocaram reclamações
* Comentando… Machado de Assis – Legionário, 22 de janeiro de 1939 / Um dos mestres da língua portuguesa, de espírito incerto e desconfiado, sem compromissos nem mesmo com a própria arte.
* Santo Henrique (13/7), coroado pelo Papa imperador do Sacro Império: grande militar, grande diplomata, grande político. Morreu aureolado com toda espécie de êxitos e de sucessos
* Santa Maria Madalena: a contemplação, a penitência, a recusa dos bens terrenos, o contrário de Judas * Dois itinerários opostos que se cruzaram / Estremecer diante da própria fraqueza, mas saber encontrar em Nossa Senhora toda firmeza – Aplicação ao Concílio Vaticano II (seu espírito e suas consequências)
* ESPECIAL – FRASES E AXIOMAS DE PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA (acrescentados os tópicos abaixo)
* O jornal que, conscientemente, divulga falsidades, comete um roubo contra o leitor.
* A linguagem do verdadeiro católico deve ser “sim, sim, não, não; porque o resto vem do demônio”. É na confusão que as almas se perdem.
* O caminho na Terra para chegar ao Céu chama-se Civilização Cristã.
* Quanto é preciso pensar para que as coisas deem resultado.
* Como é interessante pensar quando é a propósito da ação!
* Como não convida ao pensamento simplesmente abrir um livro e começar a ler. Mas, estar lendo sobre aquilo que se age, habituar-se a pensar, a analisar aquilo que se faz, intelectualiza o homem, prepara o intelecto.
* “Vae soli”, ai do que se conserva só, exclama a Sagrada Escritura. Realmente, quando o homem que vive em paz com Deus se retira para a solidão, ele encontra assim um ambiente propício para o recolhimento e a meditação, que constituem um convívio espiritual com Deus. Por isto mesmo a solidão do homem reto e batizado é uma solidão aparente. Na realidade, não está só quem está com Deus. E por isto mesmo um santo exclamou: “O beata solitudo, o sola beatitudo”, ou seja: “Ó bem-aventurada solidão, ó única e real felicidade”. Mas, quando se retira para a solidão quem está mal com Deus, essa solidão é um lúgubre colóquio com a consciência. E, nela, o homem sente todo o peso do remorso que suas ações despertam.
* Hoje em dia, mais do que nunca talvez, se queremos lutar pela Igreja, devemos saber discernir entre as manifestações de Fé falsas e verdadeiras, ante o carinho sincero e santíssimo da Verônica, e a asquerosa dissimulação do discípulo infiel.
* Nem a democracia, nem a aristocracia, nem a monarquia é essencial para a felicidade dos povos. O que sobretudo é indispensável é que a forma de governo seja inspirada na autêntica doutrina do Evangelho. Quanto ao mais, podem os povos adotar formas de governo diversas, conforme suas tradições e índole, e de acordo com as lições fornecidas pela experiência histórica de cada povo.
* Não basta que nos preocupemos com os erros do fascismo. Os católicos devem ser anticomunistas, anti-nazistas, anti-liberais, anti-socialistas, anti-maçônicos etc., porque são católicos. E nunca, como pensa certa gente, ser católico porque são anticomunistas, anti-nazistas ou qualquer outra coisa do mesmo gênero. Odiamos certamente o erro. Mas esse ódio é uma conseqüência do amor à verdade. Mais, portanto, do que condenar o erro, importa-nos conhecer e amar perfeitamente a verdade.
* Um erro não se corrige por outro erro, mas pela pregação da Verdade, que só na Igreja se encontra, e pelo implacável desmascaramento de tudo que se afaste da doutrina católica.
* O “Legionário” estará sempre ao lado do Papa. Por isto mesmo, nunca estará contra a Itália. Porque a causa da Itália autêntica, da Itália de Dante, de São Francisco de Assis e de São Tomás nunca poderá ser dissociada da causa do Papado.
* Machado de Assis foi um dos mestres da língua portuguesa, que se revestiu de soberana elegância sob seu talento. Não só; suas obras revelam uma alta penetração psicológica. Entretanto, Machado penetra nos refolhos da alma apenas para amesquinhar todos os sentimentos, sejam os mais nobres. De espírito incerto e desconfiado, amante todavia dessa vidinha medíocre, sem compromissos; nem mesmo com a própria arte. Machado de Assis que, excetuados os versos a Corina, tudo escreveu com a tinta oficial das repartições públicas. Isto ele foi: um amanuense com espírito de amanuense, dotado, porém, com a ciência da língua e de penetração psicológica.
* Una fiamma di fede e coraggio – In hoc signo vinces / Conferenza del Prof. Roberto de Mattei su Plinio Corrêa de Oliveira
* Fatima: terza apparizione della Madonna, 13 luglio 1917: la visione dell’inferno – La falsa carità tace la verità sull’argomento… e le anime si perdono
* Verità Dimenticate: “Chi troppo abusa della misericordia di Dio, resterà abbandonato da Dio” (S. Alfonso Maria de Liguori) / Si parli spesso della confidenza che dobbiamo avere nell’intercessione della Madre di Dio
* San Enrique II, Emperador (13/07) – Su papel en la formación de la Cristiandad, por su relación con la Iglesia y empeño en la reforma religiosa.
* In hoc signo vinces (by Prof Roberto de Mattei) on Plinio Corrêa de Oliveira’s life
* The Twentieth Century Crusade / The Kingdom of Christ – Order, harmony, peace, perfection
* Saint Mary Magdalene represents the state of contemplation and penance, the exact opposite of Judas.
* The Sacrament of Penance, preparation for Confession, the examination of conscience and our capital vice, the necessity for sincere repentance, the purpose of amendment must be concrete, Confession properly said.
* Crusade of Enthusiasm / “Pride. What does pride mean here? Without a doubt and above all, pride is a feeling, a state of soul in which the person has a faith that doubts nothing, a solid and unalloyed enthusiasm. (…) What was the fundamental reason for this pride? It was, above all, the Roman Catholic and apostolic faith. The Crusader had faith, the knight-errant had faith. He knew that the Catholic faith is the true Faith; he believed in it with all his strength and fully drew all its consequences. He had no doubt, and that certainty caused a great light to be born in his soul”.
* Antikommunismus und das KÖNIGREICH MARIENS
* Die Heilige Therese mit 8 jahren – Bewusste, meditative, durchdachte Kindheit
* Plinio Corrêa de Oliveira, eine Berufung in der zeitlichen Ordnung
* Mäßigung! Mäßigung!: Der Slogan, der durch den Westen hallt