legionario_1929_1930.htm

Artigos em O Legionário

ANO DE 1928

14 de outubro - Comentando... Liberdade / Articulista de "O Combate", arvorando-se em defensor da liberdade espezinhada e da consciência livre sufocada, em inimigo acérrimo dos perseguidores e intolerantes, quando se lhe apresenta uma ocasião de pôr em prática as suas liberalíssimas idéias, vira-se e chicotea... justamente as vítimas, os [católicos] perseguidos!

14 de outubro - - Comentando... O pacto Kelog / Os representantes de quinze nações firmaram em Paris, no dia 27 de Setembro de 1929, o célebre pacto contra a guerra, deixando sobre o documento espaço para mais quarenta e cinco firmas. Teria soado realmente a hora da paz?

14 de outubro - Comentando... Os fuzilamentos sumários no México / A Sociedade das Nações não intervém nesses atentados à humanidade e à civilização porque, segundo diz, são coisas internas de um país...!

14 de outubro - Comentando... Os protestantes / Onde não há unidade de doutrina não haverá unidade de ação. A fragmentação do protestantismo em numerosas seitas não poderia senão afugentar os seus asseclas dos seus templos.

14 de outubro - Comentando... Saber religião / O Sr. Alfred Smith aceitou um desafio de um pastor protestante para uma discussão pública sobre assunto religioso. Aí está um magnífico exemplo que ele nos oferece mostrando não somente o seu cavalheirismo como também que sabe ser um católico às direitas. Quantos de nós poderiam fazer a mesma coisa?

28 de outubro - Comentando... A perseguição mexicana e Plutarco Calles vistos por um protestante e maçom norte-americano

28 de outubro - Comentando... Ainda bem! / De há muito, os periódicos católicos clamam contra essa conspiração do silêncio em torno da questão mexicana. Finalmente, parece que os jornais leigos recobraram a fala.

28 de outubro - Comentando... Obrigado, Elias! / Em uma entrevista concedida pelo ex-presidente do México, a um jornalista, aquele afirmou que, na repulsa contra a perseguição religiosa em seu país, o Brasil ocupava o segundo lugar no mundo. Estamos gratíssimos ao sr. Calles por essa afirmação.

28 de outubro - Surgirá a fênix das tuas ruínas... / O assassino-iníquo, Plutarco Elias Calles, decretou que o monumento a Cristo Rei, erguido pelos católicos mexicanos sobre a montanha “El Cubillete", fosse destruído; e pela tarde do dia 30 de janeiro de 1928, ao estampido da dinamite, voou pelos ares aquele trono, que até então havia sido o ímã dos corações mexicanos. Após a refrega, tu, povo generoso, hás de contemplar tua pátria esplêndida e bela. Cristo, o teu Rei Divino, aparecerá outra vez, sobre a montanha santa, reinando sobre ti com o seu dulcíssimo reinado de santidade e vida, de Justiça e paz. Das cinzas desse monumento surgirá a fênix, outro monumento mais alto e mais belo, e nele escreverão: Reinava sobre uma raça de heróis, hoje reino sobre uma raça de mártires.

11 de novembro - Comentando... A “Bonne Presse” de Paris / Queira Deus que o futuro reserve também ao Brasil, para a defesa e difusão da verdade, ao menos alguma coisa semelhante àquela grande editora católica.

11 de novembro - Comentando... Na cidade da Imaculada, mais uma cura prodigiosa em Lourdes

11 de novembro - Comentando... Um frade / Ramon Navarro — um ídolo da tela, um ator popularíssimo — deixou as cenas e enclausurou-se num convento. Este fato enche-nos a alma de alegria comovida e nos faz pensar seriamente no grau da graça das nossas almas...

28 de novembro - Comentando... À sombra da cúpula de S. Pedro... / Tendo dois milhões de católicos dirigido ao Congresso mexicano uma petição para que fossem retiradas algumas cláusulas da lei inumana, receberam por resposta: “Caso não queiram submeter-se à lei, abandonem a terra onde nasceram e procurem viver à sombra da cúpula de S. Pedro.” Que resposta! Como dignificou o povo e rebaixou quem a redigiu...

28 de novembro - Comentando... Aplausos à Bolívia / A resposta da Bolívia a Elias Calies, cuja petulância foi ao extremo de marcar um prazo para receber satisfações por censuras à sua tirania, merece um coro de aplausos.

 

ANO DE 1929

27 de janeiro - Remate da meditação composta por Dom Vital na prisão, e oração que ele repetia diariamente

10 de novembro - O Vaticano e o Kremlin - Em meio [à] efervescência política que provoca a questão da sucessão presidencial, nota-se que uma propaganda astuta, dirigida por hábeis e discretas mãos estrangeiras, tenta lançar na sociedade brasileira os terríveis germens da dissolução social, antes inoculado exclusivamente nas classes operárias e hoje, estendendo-se às universidades e escolas superiores, atinge as camadas municipais e os poderes legislativos dos Estados da União. Os sentimentos patrióticos, dos quais "O Legionário" será sempre o porta-voz, revoltam-se contra esta campanha que se esconde com habilidade, para explodir bruscamente contra as mais santas tradições de nossa Pátria. Telegramas vindos de Roma davam notícias de negociações entre o Vaticano e o Kremlin, no sentido de se reatarem relações diplomáticas, porém em condições humilhantes para a Igreja que estaria, assim, assumindo uma posição servil perante os russos. Essas negociações foram, porém, desmentidas pela Chancelaria Pontifícia e pelo "Osservatore Romano".

22 de setembro - Uma Universidade Católica / Acompanhando-se o desenvolvimento que, entre nós, tem tido a idéia da criação de uma grande universidade, constata-se com pesar que, em muitos meios, não se cogita das brilhantes realizações que, neste assunto, têm levado a efeito os católicos europeus e norte-americanos. A questão universitária não pode ser indiferente, porque a ela se prendem graves problemas relativos à mocidade, esta mocidade que tem merecido do Santo Padre tão carinhosa dedicação.

 

ANO DE 1930

12 de janeiro - Fides Intrepida / Como o Papa Pio XI conseguiu a restauração do Estado do Vaticano, o que levou a Liga das Nações a reconhecer implicitamente este estatuto solicitando à Igreja a mediação para certo conflito internacional, elevando assim o prestígio da Igreja a patamares totalmente novos.

09 de fevereiro - Date a Cesare / Refutação ao livro "Date a Cesare", o qual pretendia ver no Tratado Lateranense uma concessão do Papa às injunções de Mussolini e, portanto, uma vitória deste sobre a Igreja. Na realidade Pio XI, cedendo em um ponto secundário (a extensão física do Estado do Vaticano) garantiu a vitória sobre o ponto principal, ou seja, o reconhecimento da soberania pontifícia "sobre um território qualquer", apesar da relutância de Mussolini em reconhecer este ponto fundamental.

09 de fevereiro - Os horrores da Inquisição / Apesar de verdadeira, a Igreja não tem, e não poderia ter somente funcionários impecáveis. Se os inquisidores pecaram, sendo cruéis, em nada estão afetados, mas sim confirmados os dogmas da Igreja, que afirma que todos os homens, sejam eles embora os mais graduados na hierarquia leiga ou eclesiástica, são suscetíveis de pecado. Se tal não fosse, teríamos indivíduos santos, pré-canonizados, o que seria até um insulto à justiça divina, que estatuiu que todos os homens são suscetíveis de pecar, e, portanto, de merecer o Céu ou o Inferno.

16 de março - A Igreja e o problema religioso na Rússia / Se, em circunstâncias como a atual, a Santa Sé não tomasse posição ao lado de seus filhos aflitos e perseguidos, se não procurasse consolá-los em suas amarguras e diminuir seus padecimentos, Ela daria grande argumento a seus adversários. De fato, por que se intitularia Ela Mãe, se deixasse - indiferente - perecer seus filhos? De que Lhe valeria patrocinar no mundo inteiro a fundação de hospitais se, indiferente aos seus próprios mártires, desprezasse – soberba - o sangue derramado pela Fé católica e que, segundo a Bíblia, brada aos céus?

06 de abril - Crônica Internacional - O obelisco ao centro da Praça de São Pedro é um símbolo da própria Igreja, num desafio perene ao tempo e à maldade humana. Mais uma vez, acaba a Igreja de dominar um vendaval horrível que contra Ela se havia erguido a propósito das perseguições religiosas da Rússia. Após protestar vigorosamente contra as perseguições religiosas na Rússia os soviets se viram forçados a não mais legitimar o crime. Quando muito o negam ou lhe diminuem a extensão, ao contrário do que faziam, ajudados pelos seus defensores na imprensa estrangeira. Já não arvoram como pendão de glória a vergonha de suas baixezas. E a frieza das autoridades ocidentais, as mostra submissas vergonhosamente ao dragão russo, enquanto o Vaticano, sem dólares, sem couraçados, sem soldados, estava colocado na dura contingência de lançar à face dos bolchevistas as terríveis censuras que levanta aos céus o sangue por eles derramado.

11 de maio - A Papisa Joana - A refutação da lenda anticatólica, tão cara aos protestantes, sobre a suposta existência de um Papa do sexo feminino. Clara demonstração do absurdo dos argumentos históricos alegados em sua defesa.

25 de maio - Ainda as perseguições religiosas na Rússia - Novamente surgem tentativas de negar as perseguições religiosas na Rússia, desqualificando assim a condenação que delas fez Pio XI. Ora, a insinuação se baseia em um protesto de 92 rabinos e pastores protestantes que, ignorando o apoio que os expoentes de suas religiões deram ao protesto Papal, criticam só a Igreja mas não a seus irmãos de fé, o que caracteriza a má fé da acusação.

29 de junho - Monsenhor Pedrosa - Discurso pronunciado pelo Congregado PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA no salão de atos da Congregação de Santa Cecília, em 16 de junho de 1930, por ocasião do 23º aniversário de paroquiato de Monsenhor Pedrosa.

13 de julho - A ciência e o indiferentismo religioso - Procuraremos evidenciar, no presente artigo, que não se admite cientificamente que o Estado seja agnóstico ou indiferente em matéria religiosa. Se a sua função é promover a felicidade geral e esta é fortemente condicionada pelas crenças religiosas da maioria da população segue-se que quanto mais o estado se aproximar desses conceitos da maioria mais se aproximará de seu fim. Um estado agnóstico é pior que um estado confessional, ainda que de religião não católica.

24 de agosto - Quid est veritas? - O grito de Pilatos não foi proferido sem eco. Hoje, novamente, repercute em nossa sociedade repaganizada, em nosso mundo restituído aos horrores de um cientismo desbragado. Quando observamos o atual estado da ciência, é tal o emaranhamento louco das doutrinas, tal a confusão dos sistemas, tais as contradições entre as descobertas de hoje e as leis ainda ontem tidas por verdadeiras, que a árvore reta e frondosa da Verdade, o magnífico jequitibá dos conhecimentos eternos, que resistem a todo o exame e são superiores a todos os parasitas científicos, custa para ser descoberto. Mas, por que existe em nossa época a vegetação perniciosa que procura encobrir a verdade? Por causa da repaganização do homem. Por causa da revolta da própria razão contra a revelação, que no entanto a lógica nos obriga a aceitar. Por causa, principalmente, do orgulho e desregramento dos sentidos, rebeldes a todo o freio, a toda a lei.

23 de novembro - Fora, Sr. Mariani, fora do Brasil!! - Diante das manifestações as mais revolucionárias e indignantes do Sr. Mariani - revolucionário comunista anteriormente expulso de vários países - o Dr. Plinio levanta um brado de indignação às suas ofensas ao País e suas diatribes imorais contra a Mãe brasileira, e pede por isso mesmo, sua expulsão do País que o acolhera e que não soubera respeitar.

28 de dezembro - O comunismo no Rio de Janeiro - Uma manifestação de apoio às medidas de repressão à subversão comunista empreendidas pelas autoridades. "Só poderia desprestigiar tristemente a obra da Revolução o fato de ser ela, não o movimento moralizador por que a opinião pública ansiava, mas sim o movimento maldito, mil vezes maldito, que nos traria o liberalismo perigoso, causa futura da ruína de nossos lares, da dissolução de nossas famílias, da profanação de nossos tabernáculos, da destruição de nossos patrimônios, acumulados à custa de um trabalho honrado e sagrado".