Cartas de elogio de personalidades eclesiásticas relativas a obras do Prof

Artigos em O Legionário,
órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo

ANO DE 1938

2 de janeiro - NO LIMIAR DE 1938. Os pseudo-elogios ou os conselhos capciosos que tendem a acentuar a analogia entre o Estado Novo brasileiro e o III Reich; as censuras à imprensa nacional por parte do Governo - O Chefe da Nação assumiu a plenitude da autoridade, enquanto não se der o plebiscito a que alude a Constituição. E, implícita e deliberadamente, assumiu também a plenitude da responsabilidade em matéria de repressão ao comunismo - No cataclismo universal de um conflito, a América precisa ser o refúgio da civilização, o oásis da paz sobre o qual possa apoiar-se a humanidade cambaleante. Qualquer política brasileira só pode ser desenvolvida neste sentido.

2 de janeiro - Alceu Amoroso Lima nomeado para o alto cargo de Reitor da Universidade do Distrito Federal - Recentes e peremptórias declarações do Santo Padre: a Alemanha está às voltas com uma das mais graves perseguições que a História registra - Novas declarações do Chefe de Polícia de Porto Alegre sobre a infiltração nazista no Brasil - Decreto-lei criando o Serviço Nacional do Teatro: está, pois, plenamente nas mãos das autoridades a moralização dos nossos palcos.

9 de janeiro - DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL. Entre os inúmeros males causados pela "República velha" ao ensino em nossa pátria, o maior, sem dúvida o fundamental, foi o laicismo. Ruída a 1a. República, restabeleceu-se o ensino religioso nas escolas públicas. Enquanto surgiam esperanças de dias melhores para a educação nacional, urdia-se uma revolução pedagógica que poderia ser de conseqüências ainda mais funestas que o próprio ensino leigo. Depois da “república nova” veio o Estado Novo, e o seu primeiro documento oficial sobre a educação é mais um motivo de grandes esperanças para o futuro - O ensino religioso é a ÚNICA base verdadeiramente sólida da educação moral.

9 de janeiro - Malgrado o Papa Pio XI tenha denunciado recentemente a Hitler como insigne fautor de heresia, não deixou de lhe enviar um telegrama paternal e sobriamente cordial - São merecedoras de todo o elogio as belas palavras que o Sr. José Bonifácio de Andrada e Silva, embaixador do Brasil junto a Santa Sé, pronunciou por ocasião da entrega de suas credenciais ao Santo Padre - Descoberta de material de propaganda subversiva enviada da Espanha ao Brasil vem provar mais uma vez que os governantes da Espanha vermelha estão empenhados em semear a guerra social no mundo inteiro - Roosevelt, na sua oração de Ano Bom, não teve uma palavra de censura para com a Rússia ou o pobre México, entregues uma e outro à pior tirania que se conhece em nossos tempos - E' curioso o empenho com que se divulga notícias alarmantes sobre o estado de saúde do Santo Padre. Um Papa pode morrer, mas o Espírito Santo não morre, e é Ele que na realidade dirige a Santa Igreja de Deus.

9 de janeiro - "Comentando..." - Ainda os armamentos (prevendo a Segunda Guerra Mundial que se aproximava) / Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem.

16 de janeiro - VATICANO E QUIRINAL. Por ocasião da guerra ítalo-etíope, as nações pertencentes ao chamado bloco democrático estabeleceram um boicote econômico contra a Itália a fim de debilitar a ofensiva deste país. Quais os motivos que levaram o Clero italiano a apoiar o Governo na luta contra tais sanções? - Que posição tomou o Santo Padre Pio XI perante a aproximação ítalo-alemã?

16 de janeiro - Discurso do Presidente da República do Brasil com um apelo à juventude "porque é uma força capaz de consolidar o Estado Novo". Para que a mocidade possa auxiliá-lo, é necessário que o Estado confie sua educação à Igreja Católica, pois que só Ela é capaz de formar a juventude crente, pura e viril de que o País tanto precisa - Ex-embaixador dos Estados Unidos em Berlim declarou os motivos de sua renúncia: não podia permanecer num país onde a liberdade religiosa é negada, onde as iniciativas intelectuais e científicas são proibidas e onde os ódios raciais são cultivados diariamente. 'A honra da coerência da diplomacia ianque, seria muito desejável que também o embaixador americano no México se retirasse daquela República, onde a liberdade religiosa é tão desrespeitada quanto na Alemanha.

23 de janeiro - São Francisco de Salles aliava à nobreza de sua família uma ciência invulgar adquirida com brilhantismo nos melhores colégios de França

23 de janeiro - Conferência em Berlim, no Instituto de Educação de Adultos, onde o palestrante atacou violentamente a Igreja Católica porque... não muda há 2.000 anos - No parlamento russo, um deputado tártaro se atreveu, pela primeira vez na história do bolchevismo, a discordar, opondo-se à convocação de uma sessão extraordinária do Conselho das Nacionalidades às 18 horas, porque desejava ir ao cinema. A sugestão do deputado tártaro foi abafada com uma tempestade de protestos dos parlamentares. Algumas conclusões que esse simples episódio faz ver...

23 de janeiro - - "Comentando..." - O gesto da Condessa de Zubiria / Só nas almas formadas ao calor da Fé e na vida eucarística é possível encontrar-se a caridade que vem da imitação de Jesus Cristo.

30 de janeiro - REALIDADES E NÃO APARÊNCIAS. Seria ridículo e inútil dar ao Partido Único, a ser brevemente criado no Brasil, a fisionomia de falso misticismo e de militarismo esportivo do Partido Nazista. O que pode consolidar o atual regime não é um grande partido mas uma grande obra.

30 de janeiro - 7 Dias em Revista - Os 10 mandamentos do nazista, publicados pelos jornais alemães, revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo.

6 de fevereiro - ‘A MARGEM DE UMA ENTREVISTA MINISTERIAL. Desde que a Igreja tenha, no atual regime brasileiro, a mais ampla liberdade, desde que a legislação não autorize coisas condenadas por sua moral, desde que o Estado cumpra seu dever de punir energicamente os perturbadores da paz social, estará tranqüila e satisfeita a consciência religiosa do País.

6 de fevereiro - Todas as raças têm o direito de se extasiar com os esplendores da luz evangélica e não permanecer mergulhadas nas trevas da idolatria - Declarações de Francisco Campos segundo as quais o governo acha-se empenhado em formar uma mística do Estado Novo. Ora, a imensa maioria do Brasil é católica e o católico verdadeiro é absolutamente obrigado a aceitar, em matéria política, única e exclusivamente a mística do Estado totalmente católico. Adotando qualquer outra mística, jogar-se-ia o Estado contra a quase totalidade dos brasileiros - No México, os Estados Unidos toleram o totalitarismo de uma cor e não toleram um grêmio de um totalitarismo de outra cor...

13 de fevereiro - COM MOUROS 'A VISTA. Enquanto só homens e canhões decidiam a guerra, o Brasil era uma pequena potência. Hoje em dia, porém, também os mantimentos são cartas decisivas no jogo do baralho. O Brasil precisa agir no interesse dos brasileiros - “interesse” no seu alto e amplo sentido espiritual e não apenas no material - dirigido por influências exclusivamente brasileiras, dentro de um espírito de empolgante brasilidade, sacudindo com invariável altivez qualquer jugo que se lhe queira sobrepor.

13 de fevereiro - Comunicado da Diretoria de Ensino no Brasil: o Crucifixo continua a ser proibido nas salas de aula no "Estado Novo" - Ministro da Justiça proibiu críticas de qualquer natureza dirigidas contra os governos de quaisquer países, às organizações políticas que esses governos encarnam e representam (por exemplo o da Alemanha, da Rússia ou do México) - A questão da proteção dos Lugares Santos.

20 de fevereiro - BOM PROGNOSTICO. Ninguém teve jamais, no Brasil, um poder tão napoleônico, tão irrestrito, tão absoluto quanto o atual Chefe da Nação. Entre 1930 e 1932, Getúlio Vargas exerceu o poder discricionário. Hoje, ele o exerce novamente, mas tem toda a estrutura de um Estado para reformar e construir, enquanto em 1930 a situação era bem diversa. Teria sido uma jogada de seus opositores para que toda a responsabilidade do País recaísse unicamente sobre seus ombros? - O Brasil quer um governo inspirado nos princípios católicos, honesto, realizador, e muito atilado em matéria de política internacional.

20 de fevereiro - Nossos entusiásticos e efusivos aplausos aos operários que conseguiram o primeiro reconhecimento oficial de um sindicato católico no Brasil - Alto critério com que vem agindo as autoridades policiais do Rio Grande Sul que combatendo o nazismo tem, entretanto, respeitado escrupulosamente os direitos dos cidadãos alemães ali residentes. Porque a hostilidade ao nazismo não implica em hostilidade ao grande povo alemão, que muito devemos prezar - Getúlio Vargas não autorizou ao Sr. Francisco Frota lecionar na Universidade do México, para a qual tinha sido convidado.

27 de fevereiro - Uma comissão pró Cruz Vermelha Espanhola de São Paulo despachou 75 caixas de medicamentos (1.710 quilos), 700 caixas de carne em conserva (17.500 quilos), destinados à Cruz Vermelha Espanhola - Conferência do General Gamelin, em Paris, a respeito do Brasil, o qual, segundo palavras daquela importante figura do Exército francês, "desde já aparece como uma das grandes nações modernas, umas das forças que surgem para o mundo de amanhã" - Os incautos ou os tolos estão persuadidos de que Hitler é um inimigo feroz do comunismo, mesmo entre os católicos há quem pense assim. Entretanto o "Fuehrer" acaba de exigir que o governo católico da Áustria soltasse não apenas o nazistas mas também os comunistas presos em Viena. E, ao mesmo tempo, ele ordena na Alemanha o fechamento de 4000 sociedades católicas, com o total de 325.000 membros.

6 de março - DOIS BRASIS. Getúlio Vargas: “As incertezas, as dificuldades, os choques promanam de dois Brasis, um político e outro econômico, que não coincidem”. - Mas as dificuldades maiores, os choques mais fortes, as incertezas mais angustiosas promanam de dois Brasis, um político e outro religioso. Se o Estado Novo quiser ser realmente novo, deve acabar com esta odiosa cisão entre os dois Brasis, que era a característica do Estado Imperial e da República velha.

6 de março - Tiveram plena confirmação nossas previsões a respeito do verdadeiro móvel que levou Hitler a exigir a soltura dos comunistas austríacos. Muito hipocritamente, os nazistas austríacos e seus correligionários alemães andam, agora, a bradar contra a propaganda comunista na Áustria... - Declaração do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, e a magnífica Pastoral Coletiva do Episcopado Português contra os totalitarismos - O Partido trabalhista britânico insistiu vivamente para que a Inglaterra não deixasse de dar apoio aos comunistas espanhóis - A respeito da morte de Gabriel d'Annunzio, nada temos a dizer exceto mencionar a nota que lhe dedicou o “Osservatore Romano” - Manobrinhas publicitárias de Moscou a propósito dos processos a que a URSS está submetendo alguns miseráveis que incorreram na ira de Stalin e que provavelmente serão mortos com crueldade.

13 de março - "TEMPS PRESENT". Já se foi, para os católicos, o tempo dos Congressos e das reuniões meramente doutrinárias. Ao estudo sólido e profundo da doutrina, é preciso aliar um conhecimento objetivo, claro, preciso da realidade. E a este duplo estudo é preciso aliar uma ação viva, enérgica, eficaz e profunda. Sem isto, os católicos não terão cumprido o seu dever. Esta ação supõe e exige a participação efetiva dos católicos não apenas na vida política, mas nos setores mais importantes da economia e das atividades intelectuais.

13 de março - No Brasil, segundo lei de 9 de dezembro de 1920, os filhos naturais dos soldados são equiparados aos legítimos para efeitos de pensões. Tal legislação, que se baseia em atos de poder público da República Velha e em preconceitos tipicamente liberais, é notável incentivo às uniões ilícitas e menosprezo à santidade do casamento, que terá por conseqüência inevitável a diminuição de uniões legítimas e o enfraquecimento da instituição da família - Devido aos presentes acontecimentos austríacos, a Universidade de Viena tem sido teatro de constantes manifestações por parte dos estudantes católicos contra Hitler, que pretende justificar seu insincero e iracundo nacionalismo alemão exaltado, convencendo-se a si mesmo que a Áustria ânsia por estender o pescoço e receber o jugo da servidão nazista - Realizou-se no México, em presença do presidente Cardenas, um desfile de organizações operárias militarizadas, formadas para combater o fascismo. Os Estados Unidos mantiveram-se absolutamente quietos à vista deste fato que constitui o aproveitamento dos processos fascistas por um governo claramente comunista.

13 de março - Comentando... - “Não prevalecerão” / O protestantismo tornou-se, sob o reinado de Guilherme II, uma instituição do Estado inteiramente submissa e incapaz de lutar contra o totalitarismo nazista. Transformou-se, assim, no que é atualmente a "Associação Patriótica" na China comunista.

20 de março - 'A MARGEM DE UM GRANDE CRIME. Diversos fatos recentes e/ou simultâneos à anexação que Hitler fez da Áustria, que mostram a deplorável situação em que se encontra, agora, esta gloriosa nação e o nível das atividades nazistas. 

20 de março - A conjuração dos Césares e do sinédrio (retrospecto da situação internacional, desde a metade da I Guerra Mundial até a anexação da Áustria por Hitler, o Anschluss, em 1938) / Os católicos que discutem o que é melhor, se o nazismo ou se o comunismo, para se abrigarem de um inimigo sob as garras de outro...

20 de março - Atitude sóbria de Franco no caso da anexação da Áustria: até o presente momento, não teve uma palavra de louvor ao crime que todo o mundo católico lamenta - Em recente decreto, Franco dispôs que só o casamento religioso católico teria efeitos jurídicos.

20 de março - "Comentando..." - Noivado moderno / O único meio de vencer o materialismo de hoje não é uma volta ao romantismo de Romeu e Julieta... Mas sim um trabalho intenso no sentido de preparar aqueles que se destinam ao casamento para o cumprimento dessa vocação sublime, a de constituírem um lar santificado pelo Sacramento do matrimonio. Caso contrário, o resultado é o crescimento de lares infelizes e a corrupção cada vez maior dos costumes.

20 de março - São Bento, Abade, um dos Patronos da Europa / O católico não deve prestar ouvidos ao mundo, porque este sempre acha o que falar e só deixaria de critica-lo quando, pactuando com seus erros, ele deixasse de cumprir o seu dever.

27 de março - INQUALIFICÁVEL. Hitler baixou instruções aos alemães residentes no estrangeiro, como por exemplo: indicar-se-ão aos alemães as casas de negócios em que deverão fazer compras; os cidadãos germânicos serão compelidos a registrar-se nos consulados nazistas e a notificar qualquer mudança de residência ou do seu estado civil - É preciso que a opinião pública saiba que um governo estrangeiro pretende governar no Brasil como se este fosse uma nova China, rinha de briga de outros países - Necessário seria que se pudesse escrever daqui a cem anos ou mais, que um jornal católico protestou contra o perigo e se levantou para enfrentá-lo. Não é apenas para o presente que escrevemos, mas para o futuro.

27 de março - UMA LIÇAO DE GRANITO PARA OS BRASILEIROS DE NOSSOS DIAS. “Oração e luta”, oração para glorificar a Deus e vencer na luta, luta para conservar o direito de prestar culto a Deus e viver em oração! Era esse o lema dos mosteiros fortificados da Idade Média. Rezemos para que o Brasil não venha a ser colhido de surpresa como um templo sem muralhas defensivas...

27 de março - Continua a sangrar de indignação e de dor nosso coração de católicos, em virtude da pavorosa hecatombe austríaca. Na Áustria, outros exemplos do cinismo e do descaramento nazista - Os dois países que protestaram com maior calor contra a invasão da Áustria foram o México e a Rússia. Para evitar de cair em um engodo, explicação desta atitude - Nossos mais efusivos parabéns ao jornal católico “O operário” que comemorou o seu jubileu de prata - Elogios ao "Centro XI de Agosto" pelo seu vibrante protesto contra a intromissão nazista no Brasil - Amarga decepção pelo telegrama em que Franco felicita Hitler pelo seu crime em relação à Áustria.

3 de abril - UM ARTIGO SOBRE A ÁUSTRIA NO "OSSERVATORE ROMANO". Esse artigo refuta cabalmente o ponto de vista racista de Hitler e faz, não sem malícia, citações de Mussolini, realmente embaraçosas para este. Tudo quanto o “Legionário” escreveu sobre o “Anschluss” encontra neste documento ampla fundamentação - A Áustria tem uma vocação histórica própria, que a força bruta não conseguirá sufocar - Não há o que possa forçar uma consciência católica a aplaudir a paganização de um povo católico.

3 de abril - O plebiscito-farsa de Hitler na Áustria - Não é só o Principado de Liechtenstein nem é só a Checoslováquia que se acham alarmados. Também a Suíça procura por todos os meios defender-se das garras de um homem que só usa a força. Hoje, o brado dos novos Césares pagãos é “ai dos pequenos” - Se o arquiduque [Otto] estivesse no trono, não teria bajuladores mais incondicionais do que alguns que agora dele mofam. Mas como o infortúnio se abateu sobre o último representante do tronco glorioso dos Habsburgos, cobrem-no de zombarias.

3 de abril - Comentando... - Agentes comunistas / O LEGIONÁRIO levanta o seu ardoroso protesto contra quaisquer violações a direitos líquidos e incontestáveis do homem que vive do seu trabalho. - Lembrem-se estes politiqueiros sem entranhas de que são responsáveis, perante Deus, pelo mínimo dano causado à salvação dos pequenos e humildes, que lhes são confiados.

10 de abril - XII ESTAÇÃO. Oração de um jovem jornalista católico. Vós, Senhor, vistes inúmeras vezes em mim o pecado e a miséria. Mas vistes, também, que nunca deixei de amar os vossos inimigos acérrimos que, loucos de ódio contra Vós, também se voltavam para mim, vosso servo, querendo fazer-me o mal que a Vós fariam se pudessem. Sabeis com que ardor lhes desejo todo o bem e com que amor sempre quis a sua conversão. Se os desgostei, foi para salvá-los. Olhai, sobretudo, para aqueles que quereriam servir-Vos servindo-se a si próprios, e, fechando os olhos ao senso católico, procuram as doutrinas que mais agradam a sua ambição, em lugar de procurar as que mais se ajustam ao pensamento de vosso Vigário na Terra.

10 de abril - Autorizar que os alemães aqui residentes votem, ainda que fora do País, é implicitamente autorizar o exercício de atividades de propaganda nazista no País. A atitude dos Interventores no Paraná e no Rio Grande foi, pois, de uma coerência irrepreensível - Arthur Greenwood, vice-líder parlamentar do partido Trabalhista, acusou o Governo inglês de fazer concessões às ditaduras - A Argentina ordenou o fechamento das escolas nazistas lá existentes.

10 de abril - Comentando... - Cristão ou católico? / É preciso acabar com essas baboseiras de “cristianismos”. Ou bem somos católicos romanos, ou do contrário estaremos traindo a Cristo.

17 de abril - Sensacionalismo: os males que produz na opinião pública

17 de abril - Polêmica entre o “Osservatore Romano” e jornais fascistas a propósito da anexação da Áustria pelo nazismo e da perseguição religiosa na Alemanha pelo regime de Hitler

17 de abril - Declarações do General Mena de Vasconcelos, comandante da 5ª Região Militar, que mostram claramente o perigo que corre o Brasil permitindo que estrangeiros inassimiláveis venham aqui se fixar - Com a queda do gabinete Leon Blum, sucedeu a Paul Boncour, na pasta do Exterior, George Bonnet que porá fim à política de aproximação com a Rússia - Declarações de Goebbels, ministro da Propaganda nazista: o “Füehrer não teria tido o sucesso que teve se não fora a imprensa que está colocada às suas ordens”.

17 de abril - Comentando... - Soberania nazista no Brasil / É preciso que aqueles que moram em território nacional e estão sob a proteção de nossas leis, obedeçam às nossas autoridades. Se há alguém que não as obedeça e induza outrem a não obedecê-las, esse alguém é um delinquente vulgar e como tal deve ser tratado.

24 de abril - ESCLARECENDO. Telegramas provenientes dos Estados Unidos sobre apreensão ali reinante a respeito de uma possível agressão de navios de guerra europeus ao litoral sul-americano e, muito particularmente, ao brasileiro. Será possível um ataque de navios de guerra europeus em nosso litoral? - A Espanha, Áustria e a Bélgica, encontraram entre seus próprios filhos quem pactuasse com o inimigo. Qual o país moderno que está livre do mesmo perigo?

24 de abril - Comentando... - Obrigação dos pais de família / Sabe o leitor que os empregados são partes integrantes da família? Aristóteles já dizia, ao falar da família, ser ela composta de três sociedades: a conjugal, a parental e a heril. Esta última é aquela constituída pelos pais de família e os empregados. Os pais de família são responsáveis não só por seus filhos, mas também pelos seus criados e, o que é mais importante, responsáveis perante Deus pela alma de uns e de outros.

24 de abril - 7 Dias em Revista - Recente decreto de repressão à infiltração nazista no País / Tal medida traz o cunho característico de Getúlio Vargas: tão extremamente macio que deveria despertar a gratidão de todos os nazistas das plagas brasileiras - A paganização também da Áustria já teve início com a aplicação das leis nazistas sobre esterilização completamente contrárias à doutrina católica - Governo do México propôs às nações americanas um pacto de honra para a supressão dos bombardeios aéreos e da guerra química, evitando o morticínio da população civil não combatente... enquanto sua política interna é um tecido de morticínios e atrocidades praticadas contra os católicos.

1° de maio - LAÇOS FRÁGEIS. As relações do Brasil com os Estados Unidos e a "doutrina Monroe" (“a América para os americanos”) analisada sob o ponto de vista doutrinário e político - Somos partidários de uma larga política de entendimento continental com todas as repúblicas da América.

1° de maio - As ruas de Roma estão sendo patrulhadas por nazistas que “preparam” a Cidade para receber Hitler - O “Osservatore Romano” consigna a dissolução de muitas organizações Católicas na Áustria, principalmente as universitárias - Recente decreto de Getúlio Vargas: expressamente proibidas as atividades políticas estrangeiras - Descoberto em São Paulo uma célula extremista do Partido Operário Leninista que segue a orientação de Trotsky que se acha no México - O secretário de Von Papen foi encontrado “suicidado” numa floresta, nas proximidades de Viena - Na Rússia bolchevista e na Alemanha nazista, filhos denunciam os próprios pais aos respectivos governos - Prisões efetuadas na Áustria depois do Anschluss: 40.000 pessoas nos novos campos de concentração.

1° de maio - Sala João Mendes da Faculdade de Direito de São Paulo regurgitou do que havia de mais seleto em nossa mocidade universitária para ouvir um discurso sobre... a castidade!

8 de maio - LEGITIMA DEFESA. Quais devem ser nossas relações internacionais com os povos do Continente, à luz da doutrina católica - Para o grande fim comum das nações latino-americanas, apresenta-se agora uma ocasião preciosa de cooperar com os Estados Unidos, em uma obra que é de salvação para toda a civilização. Já dissemos claramente, e repetimo-lo, que reputamos o perigo da nazificação da América muito menos remoto do que aparentemente se manifesta. O nazismo pode ser equiparado, sob o ponto de vista internacional, quase ao comunismo. E ainda assim este “quase” é muito problemático. Temos um inimigo comum: juntos, marchemos contra ele.

8 de maio - Resumo do discurso de Dr. Plinio ao Arcebispo de São Paulo na inauguração das novas máquinas do “LEGIONÁRIO”: propósito firme de nos consagrarmos inteiramente e sem restrições à causa da Igreja Católica, Apostólica e Romana, “único ideal que merece toda a dedicação de que um homem é capaz”.

8 de maio - Evangelho - Os sofrimentos e a glória / “É difícil, mesmo impossível, comenta São Jerônimo, que possa alguém gozar dos bens presentes e dos futuros, que aqui possa encher o ventre e lá recrear a mente, passar dos prazeres para as alegrias, ser o primeiro em um e outro século, ter glória na terra, e obte-la igualmente no Céu”.

8 de maio - A atitude da Santa Sé perante a recepção triunfal que Mussolini preparou para a visita de Hitler em Roma, ficou claramente definida através de diversas medidas tomadas pelo Vaticano - São tão freqüentes os atos provocados pelos bolchevistas que exclusivamente beneficiam os governos da pseudo-direita, e tão comuns os atos desses mesmos governos que beneficiam exclusivamente o bolchevismo que qualquer pessoa que não esteja fanatizada pelo nazismo estranha a “coincidência” - Na Alemanha de Hitler e na Rússia bolchevista, foram premiados quem escreveu atacando o Catolicismo - Na Rússia, por ocasião da Páscoa, o governo tomou providências enérgicas contra as populações porque... as igrejas se enchiam de fiéis.

15 de maio - 'A MARGEM DO 13 DE MAIO. Os católicos - como dói dizê-lo - sejam eles monarquistas ou republicanos, se esquecem quase sempre de procurar discernir nesse acontecimento histórico, como nos demais, a influência benéfica da Igreja, que outros são perspicazes em ocultar, enquanto os filhos da luz se mostram tão indiferentes em ver e glorificar - Em sua Encíclica sobre a libertação dos escravos, Leão XIII recomenda expressamente um regime de especial proteção espiritual e material ao elemento liberto, que muito teria a sofrer de uma liberdade repentina, como o Papa claramente acentuou.

15 de maio - Mussolini e o nazismo / Visita de Hitler a Mussolini, em Roma: observações sob o ponto de vista religioso - A verdadeira fisionomia de Mussolini, o homem em que erroneamente se quer ver o paladino da Igreja em nosso século. Não negamos os serviços por ele prestados à Igreja. Mas era de seu interesse político prestá-los. Agora, é à cruz suástica que Mussolini quer servir, porque este é no momento o seu interesse. - Durante a visita, confirmaram-se plenamente as opiniões externadas pelo LEGIONÁRIO sobre a inegável afinidade doutrinária existente entre o nazismo e o fascismo.

15 de maio - A Congregação Mariana do Sumaré promoveu uma das mais belas Comunhões pascais que se realizam entre nós: a dos lixeiros. A Santa Igreja não se esquece dos humildes, como afirmam os seus adversários - Após o assalto de Hitler a Áustria: a) onde foi parar o dinheiro deste país? b) implantação de leis nazistas, como, por exemplo, a limitação da natalidade e a "defesa da saúde hereditária"; c) todos os ministros do ex-chanceler Schuschnigg foram conduzidos para um campo de concentração - O nazismo e seus congêneres são apenas aparentemente da direita, mas na realidade são a mesma coisa que o socialismo: clamoroso exemplo na Bélgica.

22 de maio - A argúcia, dever de hoje / No século XIX, os católicos foram mais uma vez culpados por sua falta de fortaleza. No século XX, os católicos serão especialmente culpados se, além da fortaleza, não tiverem uma invencível perspicácia. Hoje, mais do que nunca, a Providência nos pede que, conservando a inocência da pomba, não negligenciemos por isto a aquisição da astúcia da serpente, expressamente recomendada pelos Santos Evangelhos - Compreenderam nossos leitores a razão pela qual o LEGIONÁRIO passa muitas vezes por pessimista, por intransigente, por agressivo? Porque ele não intenta fazer para a Igreja certas “conquistas” que introduziriam o cavalo de Tróia na cidadela católica. Com a graça de Deus, o LEGIONÁRIO nunca se acumpliciou com os beijos de Judas. Que Deus o ajude para perseverar sempre neste caminho.

22 de maio - O reconhecimento do Governo de Burgos pela Santa Sé

22 de maio - Hitler proíbe aos católicos da Alemanha e da Áustria de participarem do Congresso Eucarístico em Budapeste - Notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada: a “Juventude Nazista” da Áustria "requisitou" um castelo histórico do Príncipe Stahenberg - No Brasil, propaganda do exame pré-nupcial, eutanásia e outros assuntos congêneres.

22 de maio - Comentando... Eutanásia / A ciência só afirma o que é, nunca o que deve ser. Isso porque a ciência apenas descreve o mundo físico. É necessária a especulação sobre a natureza e os fins da ação humana para se saber o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Essa especulação quem a faz é a Moral. E a Moral prova que, a não ser em legítima defesa, todo homicídio é ilegítimo e culpável.

29 de maio - No século das heresias políticas / Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas? Que valor tem, pois, o dirigente de Ação Católica que não possui a perspicácia recomendada pelo Evangelho? - Para empolgar e arrastar as massas, o demônio insinua-se na política, na sociologia e na economia e, nestes terrenos diretamente ligados com a vaidade e ganância de cada indivíduo, faz fermentar o veneno da heresia. E como se trata de dinheiro, de luxúria e de mando, o homem se agita, se entusiasma e se levanta em pé de guerra. Assim sendo, nossa tática é de aceitar o combate neste terreno em que somos atacados e de procurar preservar as almas contra a heresia - O senso católico é uma das graças que mais deve ambicionar um filho da Igreja, realmente digno deste glorioso nome.

29 de maio - Alto funcionário do consulado da Alemanha não escondeu que realmente é grande o número de seus patrícios que desejam sair de nosso País, explicando que a causa disto está no decreto que veda aos alemães o exercício de suas atividades nazistas. Tal emigração é um imenso benefício para o Brasil e para a grande parte sã e laboriosa da colônia alemã aqui existente - 17.000 pastores protestantes juraram obediência a Hitler sem restrições - Quando da visita de Hitler a Roma, os estudantes da Universidade de Roma interpelaram o prof. Virgilio Gayda, catedrático da universidade e redator do “Giornalle d´Italia”, apresentando-lhe os seus contraditórios artigos de 1934 e de 1938 sobre o "Anschluss" - Assis Chateaubriand comentou o declínio da civilização ocidental, culpando exclusivamente a queda da natalidade da Europa e da América por este fato. No entanto, ele deveria ter ido mais longe, pois que não basta denunciar o mal, mas é preciso indicar o remédio.

5 de junho - BASCOS E SUDETOS. Como o abominável erro liberal que afirma nada ter a ver a Religião com a política ainda mesmo que a política ataque a Religião está ainda muito difundido, o comunismo e o nazismo, que são as duas maiores heresias de nosso século, encontraram em populações católicas o melhor e o mais precioso apoio. É horrível dizê-lo. Mas convém dizê-lo, para que compreendamos a necessidade de uma formação exata do senso católico em matéria política.

5 de junho - Atentado que Getúlio Vargas e Família foram objeto, tendo saído ilesos. Os católicos estão sempre dispostos a cooperar e obedecer à autoridade constituída. Este sentimento de respeito à Autoridade é tão inerente à doutrina católica que São Paulo aconselha que se obedeçam a todos os governos, bons ou maus.

12 de junho - MEDALHÕES. Conceito: todo indivíduo cujas aparências vistosas contrastem dolorosamente com a realidade, com fama feita e com valor nulo. No Brasil, o "medalhonismo" não é uma mania e nem mesmo um vício: é uma doença - A qualidade fundamental para que alguém exerça cargos de grande responsabilidade não é a fama mas a competência. E esta se mede, antes de tudo, pela virtude e em segundo lugar pelas qualidades de chefe e pela agudeza da inteligência e do senso prático - Só mesmo em nossa época anarquizada se veria o absurdo de considerar a idade como uma circunstância vexatória, quando uma velhice digna é uma das mais respeitáveis e legítimas auréolas que o homem pode ambicionar neste mundo.

12 de junho - Projetam-se no Rio de Janeiro grandes homenagens em memória do grande Jackson de Figueiredo, por ocasião da passagem do 1º aniversário de sua morte. Idem em Sergipe (seu estado natal). Na estagnação brasileira, teve ele o mérito de ser o apóstolo da intransigência. Depois de morto, seu apostolado produz frutos e o Brasil começa enfim a reconhecer nele um de seus grandes filhos. Um país que começa a aplaudir um homem como Jackson é um país que começa a renascer - Mais um exemplo para se ter uma idéia dos processos desleais de Hitler: o caso do casamento de Schuschnigg - A condecoração que Hitler reserva aos assassinos de Dolfuss é a “Ordem do Sangue”, até agora reservada aos participantes ativos do histórico "putsch" de Novembro de 1923.

19 de junho - EM VISITA AO PÁTIO DOS MILAGRES. (a Vila Mascote da Assistência Vicentina aos Mendigos de São Paulo) - E' banal surpreenderem-se às vezes expressões furtivamente melancólicas em caras artificialmente alegres. Nunca, porém, eu tinha presenciado expressões tão francamente alegres em faces escavadas pela dor, vincadas pela moléstia, devastadas pelo sofrimento. Já tenho visto muito riso aflorar em beiços pintados de grã-finas ou em lábios fanados de “clubmen” blasés. Em nenhum deles, porém, eu vi jamais um acento tão alegre, tão inocente, tão autenticamente jovial, quanto o que iluminou a face macerada do aleijadinho da Vila Mascote - Os que vivem com Jesus usam um manto bordado de espinhos e forrado com herminia. Os que vivem sem Jesus arrastam um manto bordado de herminia e forrado com espinhos (Santo Cura d'Ars).

19 de junho - O governo francês prestou excepcional homenagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, conferindo-lhe o Grande Cordão da Legião de Honra - O Presidente da República assinou decreto-lei estabelecendo a nova lista dos feriados oficiais, na qual não figuram os dias Santos de guarda, com exceção de 25 de dezembro “dedicado à comemoração da unidade espiritual dos povos cristãos” - Continua, apesar de tudo, a perseguição religiosa de Hitler que pretende paganizar também a Áustria católica - Um dos sinais sintomáticos da desordem geral do mundo contemporâneo é o grande número de raptos registrados em toda parte, apesar do progresso técnico da polícia. Exemplos: nos Estados Unidos, Inglaterra e no Brasil.

26 de junho - GENEALOGIA DE MONSTROS / Os escritores católicos tem insistido sobre o nexo íntimo que liga a pseudo-Reforma protestante e o humanismo pagão, à Enciclopédia e ao livre pensamento voltaireano, e por suas vez a Enciclopédia e o livre pensamento à Revolução Francesa e ao comunismo - Aqueles que se ocupam com o combate ao câncer do liberalismo e ao seu genuíno produto, que é o comunismo, esquecem-se muito freqüentemente de que o liberalismo não é o único filho do Protestantismo, e que este gerou outro filho, não menos parecido com o pai, que é o nazismo.

26 de junho - Os tribunais de Hitler admitem como motivo de divórcio na Alemanha o fato de ter a mulher feito compras em loja judaica. E ainda se afirma que ele é protetor da família! Qual a diferença entre o casamento na Alemanha hitlerista e na Rússia soviética?

26 de junho - "Comentando..." - Criminalidade e divórcio / O divórcio facilita ao cônjuge relapso a fuga do lar. A maior parte de crimes passionais se verificam nas uniões irregulares, isto é, exatamente naquelas uniões mais facilmente dissolúveis.

3 de julho - AURORA. Dois mundos lutam no caos da sociedade contemporânea. Um é o mundo crepuscular de uma sociedade que caminha para o aniquilamento inexorável. Outro é a aurora da nova sociedade católica que está nascendo esplendidamente - Dois fatos que mostram que o Espírito Santo vai buscar no fundo das prisões da sociedade burguesa ou em pleno coração da Rússia comunista as novas pedras com que será construído o edifício da futura civilização católica. Eles devem servir de objeto para meditação para os que atacam a Igreja ou os que a servem com tibieza.

3 de julho - Todos os países preparam-se ativamente para a guerra. Não se tem, no entanto, uma idéia perfeita da guerra surda de espionagem existente entre países que se dizem amigos, mas que se tratam como perfeitos inimigos. De que valem todas as declarações dos políticos europeus de só desejarem a paz, se praticamente tudo fazem para provocar a guerra? - O governo bolchevista espanhol fez circular dados exagerados quanto ao número de crianças conduzidas de Bilbao para o estrangeiro antes da sua tomada pelas forças de Franco. Comentando esse exagero do governo espanhol, o “Osservatore Romano” reduz tudo a suas proporções - Discurso do ministro hitlerista da Instrução pública: “Agora que a ordem baseada sobre o cristianismo foi abolida, o Sr. Hitler encontrou a fórmula a seguir: o povo pela raça”. Essa frase é uma das inúmeras dos chefes hitleristas em que claramente se vê que a única finalidade do hitlerismo é o combate à Igreja Católica.

10 de julho - AS DUAS CRUZES. Quatro atos - entre vários outros - realizados pelo Papa Pio XI ou por seus imediatos subordinados, por ocasião da visita que efetuou a Roma Hitler, expressam bem a sua reprovação a essa visita e à doutrina que o “Füehrer” encarna - A cruz suástica não se reduz a uma insígnia puramente política; é historicamente um símbolo religioso racial pagão e contemporaneamente é a encarnação de uma doutrina político-social que tem por base a ressurreição desse paganismo. Não é indiferente a Cristo e sim diretamente contrária a Ele. E a encíclica “Mit Brennender Sorge” mostra claramente os pontos principais em que a discordância entre catolicismo e racismo é irremediável.

10 de julho - Católicos não precisam aliar-se aos comunistas para vencer o nazismo. E nem aliar-se ao nazismo para vencer o comunismo

10 de julho - O governo brasileiro indicou ao Dr. D. Aquino Corrêa, Arcebispo de Cuiabá, como representante do Brasil ao Congresso Internacional de Educação, em Genebra - A Prefeitura de Petrópolis reconheceu de utilidade pública a Editora “Vozes de Petrópolis” - Numerosas senhoras de oficiais mexicanos dirigiram um protesto ao governo contra os atuais métodos de ensino no México, que visam imbuir o espírito das crianças das doutrinas extremistas e ateístas - 37 países reúnem-se em Genebra em uma Conferência Internacional convocada pelo presidente Roosevelt para discutir o caso dos refugiados de todos os países do mundo. Quando a Rússia foi avassalada pelo comunismo, ninguém se lembrou de procurar abrigo aos nobres que de lá fugiam.

10 de julho - São Boaventura, Cardeal e Doutor da Igreja: procurou antes de tudo a honra de Deus e a própria santificação, afastando de si toda a vaidade e perniciosa curiosidade, sem se perder em discussões inúteis, que mais escurecem a verdade do que servem a boa causa.

10 de julho - O ESTADO-PEDAGOGO. Assinado o decreto-lei instituindo o Conselho Nacional de Cultura. Deste modo, o Estado Brasileiro assume a responsabilidade onerosa da formação e da educação do País. - Que devem pensar a este respeito os católicos, diretamente interessados no assunto?

17 de julho - RESSALVA PRELIMINAR. Continuando a série de observações sobre o movimento católico - Quem faz apostolado não quer como coroa, ou ao menos não deve querer, o elogio de um jornalista. A única coroa do verdadeiro apóstolo está no Reino dos Céus, e só Jesus Cristo Senhor Nosso será sua recompensa. E qualquer recompensa que não for esta deve, pelo apóstolo, ser olhado como o prato de lentilhas que custou a Esaú o direito de primogenitura - Em geral, as verdades mais úteis são as que indicam lacunas a preencher. As outras, não falta quem as diga, e até quem as exagere.

17 de julho - Setecentos dias de heroísmo / A capela da catedral de Burgos traz muito bem ao espírito a recordação da gloriosa tradição ibérica, de catolicismo e de heroísmo.

17 de julho - O Cardeal Gerlier, Arcebispo de Lyon, foi condecorado com a medalha militar francesa pelo heroísmo de que deu mostras durante a I Guerra, tendo sido, antes de entrar no Seminário, um dos mais brilhantes advogados da França - Inicia-se um intenso intercâmbio comercial entre o México comunista e a Alemanha hitlerista, por intermédio de uma firma da América democrática. Hitler, que afirma ser o nacional-socialismo a única barreira contra o comunismo, auxilia, pois, o México a sair do grave impasse em que se achava - Chegou ao Rio de Janeiro a missão católica japonesa chefiada pelo Almirante Shingiro Yamamoto, um dos líderes do movimento católico japonês, e que representou o seu país na conferência de paz de Versalhes - Hitler e seus jornais vivem afirmando que a Alemanha apóia incondicionalmente o governo nacional-socialista, e que só agora o país teve o governo feliz que merecia. Entretanto são elevadas as cifras das intervenções policiais para reter os "felizes" que procuravam deixar o "paraíso" hitlerista.

17 de julho - Comentando... - Frutos do profissionalismo nos esportes / Lembrem-se os amigos do esporte o que foi a excursão feita pelo C. A. Paulistano à Europa em 1925. Não houve, em absoluto, essas notas destoantes que vieram empanar o brilho da representação brasileira no Campeonato Mundial de 1938.

24 de julho - Cristãos acatólicos (relação entre o livre exame protestante e o hitlerismo) - Que frutos esperar de um "cristianismo" sem Fé e sem Igreja, explicitamente acatólico? Não nos parece conveniente discutir. Um fato apenas: onde, fora da Igreja Católica, se encontra o tipo de “homem cristão” na plenitude que os Santos da Igreja atingiram? Onde o Francisco de Assis? Qual o Füehrer cristão que lave as chagas dos leprosos como São Luís e Santa Isabel? Qual o benfeitor cujo coração arda com o amor compassivo dos pobres de um Vicente de Paulo?

24 de julho - A ITÁLIA EM VIAS DE SER NAZIFICADA? - O que no fascismo sempre preocupou o “Legionário” foi a sua tendência para os erros do racismo alemão e da estatolatria nazista - "Decálogo" racista publicado e adotado oficialmente na Itália.

24 de julho - Quais os livros que os católicos podem ler? Um importantíssimo artigo do órgão da Santa Sé

24 de julho - Simplesmente vergonhoso o modo como está sendo julgado o Sr. Schuschnigg pelos nazistas - No México, malgrado a efetiva boa vontade dos católicos, o governo de Lázaro Cardenas continua a persegui-los.

24 de julho - A nova catedral de Reims: símbolo da reconstrução religiosa de dois povos (com vídeo-documentário)

31 de julho - Dirigentes / Dirigir não é exibir-se, mas servir. Um dirigente que ocupa um cargo que não pode, não sabe ou não quer exercer, rouba sua associação. E este roubo é especialmente grave porque consiste na subtração de bens imperecíveis e eternos, que o dirigente, ao aceitar o cargo, se obrigou implicitamente a proporcionar aos associados.

31 de julho - O Papa Pio XI mandou inserir no boletim das Paróquias de Roma uma declaração que afirma: “Para os cristãos, o homem tem valor não porque seja grande, loiro ou belo, mas pela nobreza de sua alma. A nova religião do sangue só pode semear ódio, guerra e perseguição.” - E' uma exploração vulgar afirmar-se que, fazendo críticas a certos erros do fascismo, fazemos obra de propaganda anti-italiana. Se assim fosse, o maior inimigo da Itália teria sido o Santo Padre Pio XI que mandou publicar no mundo inteiro a Encíclica “Non abbiamo bisogno” - D. Aquino Corrêa, arcebispo de Cuiabá, foi eleito vice-presidente da Conferência Internacional de Educação da Sociedade das Nações, atualmente reunida em Genebra.

7 de agosto - Para onde caminha o fascismo? / As origens do racismo: suas raízes remotas se cravam no liberal século XIX e até na Revolução Francesa e nos naturalistas da Renascença - Uma das maiores inovações que a Igreja nascente difundiu pelo mundo foi a idéia de que todos os povos são irmãos por filiação a um mesmo Pai comum, e sua redenção universal pela efusão generosa do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como acentua Fustel de Coulanges, o mundo antigo não tivera idéia desta fraternidade. Cada povo tinha seus deuses que só aceitavam o culto dos nacionais. Toda a vida internacional antiga tem um só sentido. É o da famosa frase: “Homo homini lupus” - O contraste entre o racismo e o Catolicismo é total e irremediável.

7 de agosto - Consta que o Governo brasileiro pretende lançar um imposto sobre os celibatários. Não se compreende com que direito o Governo deseje forçar uma pessoa a mudar de estado, quando essa mudança só por Deus pode ser ordenada - O que falta ao nosso povo é formação católica intensa e autêntica. O único meio do Governo acabar de fato com o cangaço é promover e auxiliar missões católicas a evangelizarem o Nordeste. Uma autêntica evangelização produziria mais frutos do que as horrendas decapitações a que temos presenciado - O ministro de Estado da Itália Roberto Farinacci publicou artigo em que afirma que o Papa não pode contar com as ações católicas francesa e austríaca, pois esta última aderiu a Hitler que é racista, e aquela ao comunismo. "Osservatore Romano" publica nota em que fica demonstrado como o referido Ministro está mal informado.

7 de agosto - Para os liberais do Brasil lerem - Não basta abrir escolas, para que se fechem as prisões! O exemplo da Inglaterra

14 de agosto - Ainda os Dirigentes (continuação das reflexões sobre lacunas do apostolado leigo em São Paulo, na década de 30 do século XX) / O  primeiro fim de toda e qualquer associação religiosa é a santificação de seus membros. O segundo, deve ser a santificação do próximo. Uma sociedade que não realiza seus fins é uma sociedade cujo funcionamento é anormal e imperfeito. Um dirigente que não conheça os fins da sociedade não é capaz de reconduzí-la à normalidade. Ele é, pois, um dirigente incapaz de dirigir, um piloto que não conhece o mar, um capitão que não sabe guerrear. E quando, em virtude disto, a associação se esfarelar e se esboroar nas suas mãos, ele ainda clamará contra a corrupção do século, como se fosse esta a única causa de seu fracasso! Certamente o século é corrupto. Mas a Igreja é santificadora e não há quem lhe possa resistir! - Um católico que, fazendo bem ao seu próximo, o faz como faria um ateu, isto é, como se Deus não existisse, é uma perfeita aberração. Não há um único católico ou uma única associação que, podendo promover a salvação de uma alma, não deva fazê-lo.

14 de agosto - Estão se desenvolvendo negociações entre a Santa Sé e Mussolini, no sentido de fazer cessar os incidentes verificados na Itália entre a Ação Católica e elementos do Partido Fascista - Neste mesmo país, continua em certa imprensa fascista a propaganda contra a orientação da Igreja em matéria racial - Lamentáveis notícias sobre o estado a que ficou reduzido o povo russo: desespero de imensas massas humanas, evoluindo sob o céu brumoso e frio da Sibéria, cercados pela morte por todos os lados - A cooperação econômica do governo comunista do México com a Alemanha nazista continua muito estreita - Vai crescendo cada vez mais a importância do rádio na formação dos espíritos. Confirmou-o recentemente Goebels em discurso pronunciado na Alemanha. E nós, católicos, o que fazemos para cooperar realmente com os que querem pôr ao serviço da consciência católica esse incomparável meio de apostolado?

21 de agosto - Burocracia / Há três “espíritos” que prejudicam imensamente a formação dos membros de uma associação: o burocratismo, a sociologite e o pietismo - Em uma reunião em que se trata quase exclusivamente de poeira administrativa, o que se disse de útil? Que esforço se fez para iluminar a inteligência dos associados, de sorte a inserir nelas, cada vez mais profundamente, a semente da Verdade católica? O que se fez para consolar seus corações, às vezes torturados de dores? O que se fez para lhes apontar com clareza o dever a cumprir? O que se fez para lhes dar ânimo para o cumprimento desse dever?

21 de agosto - Certa imprensa italiana continua a lançar séria divergência entre a Santa Sé e o governo italiano, por meio de críticas desabridas ao Santo Padre a propósito do racismo - A imprensa nazista ataca as missões, considerando-as nocivas porque levam o espírito de cordialidade entre os mais diferentes povos da terra, amalgamando-os uns com os outros, com prejuízo de sua evolução racial.

21 de agosto - UMA MEDITAÇÃO ÚTIL PARA O SÉCULO DOS FUEHRERS E DOS DITADORES. A Santa Igreja celebrou nesta semana as festas de dois reis que foram ao mesmo tempo grandes Santos e grandes estadistas: Santo Estevão, o fundador da monarquia húngara, e São Luís IX, o consolidador da monarquia francesa. Dois monarcas tão enérgicos e tão varonis, revestidos embora de uma autoridade sem limites, nunca abusaram de seu poder para aventuras políticas, extorsões fiscais ou abusos contra os pobres, os órfãos e as viúvas, para os quais tinham um coração de mãe.

28 de agosto - Sociologite / Sentimos a gravidade da omissão irritante daqueles que, em pleno cataclismo contemporâneo, se julgam no direito de levar sossegadamente um vidinha espiritual medíocre, tão indiferente às lutas da Santa Igreja quanto um habitante do planeta Marte! No entanto, por mais nobre que seja a preocupação apostólica dos que ardem de entusiasmo no meio da peleja contemporânea, também ela se tornará nociva se chegar a abafar a preocupação da santificação de seus membros.

28 de agosto - Decisão judicial segundo a qual o movimento subversivo de 1935 em Pernambuco não se revestiu de caráter comunista, sendo apenas uma inocente conspirata contra as autoridades estaduais: observações a respeito - Depois de termos celebrado com tão cordial afeto o centenário de Santo Estevão, não podemos esquivar-nos ao pesaroso dever de deplorar a visita do Regente Horty (da Hungria) a Hitler - A situação religiosa na Itália parece ter readquirido sua normalidade, no tocante às atividades da Ação católica. Pena é que a questão racial não tenha sido tão bem resolvida quanto a questão religiosa - De um discurso do Santo Padre na semana passada: "tende cuidado com o exagerado nacionalismo, visto que ele é uma verdadeira maldição."

28 de agosto - Santo Agostinho: inteligência acima do comum, quase se perde pela leitura de maus livros. E nós, em nosso orgulho desmedido, queremos ser insensíveis a eles. Santo Agostinho converte-se, embora miraculosamente, pela leitura de um bom livro. E nós, desprezamo-los, como se eles não contivessem a fonte da sabedoria, que é o amor de Deus.

28 de agosto - RÚSSIA E ALEMANHA TROCAM CARICIAS ! Está próxima de seu fim a prolongação do famoso tratado de Rapallo, concluído em 1922 entre a Alemanha e a Rússia. Será possível estabelecer relações entre este fato e o reatamento das relações diplomáticas entre ambas nações? Parece-nos que sim e vamos mostrar porque.

4 de setembro - A COOPERAÇAO DA VONTADE. “Em tudo que fizerdes, eis a regra das regras a seguir: confiai em Deus, agindo entretanto como se o êxito de cada ação dependesse unicamente de vós e não de Deus; mas empregando assim vossos esforços para esse bom resultado, não conteis com eles, e procedei como se tudo fosse feito por Deus e nada por vós.” (Santo Inácio de Loiola)

4 de setembro - Comentando... Academia dos perplexos / Uma instituição tipicamente nazista: a “Escola de Führers”. Tais escolas têm por objetivo a formação de chefes que deverão garantir a perpetuidade da máquina nazista. Nelas, a educação intelectual é restrita, cedendo lugar à educação física: os alunos serão tratados com muita pouca arte e com exuberância de brutalidade. Sairão dali esplendidas cavalgaduras, de cérebro estreito e patas largas, o que está perfeitamente de acordo com um regime que não vê nada além da bota militar. - A “Academia dos Perplexos”: os que não dizem sim nem não, cheios de gordurosa prudência.

4 de setembro - Embaixador do Brasil aceitou convite de Hitler para assistir ao Congresso do Partido Nazista a realizar-se em Nuremberg - Recente declaração dos três deveres fundamentais dos alemães residentes no estrangeiro feitas pelo ministro Fuck - Até há bem pouco tempo, era tal a simpatia americana pelos dirigentes comunistas do México que o confisco e o saque de inúmeras igrejas deixaram sempre a América do Norte indiferente, não vendo nisso violação de nenhum direito internacional. Mas o México confiscou agora as minas de petróleo. Tanto bastou para que o governo americano visse nessa medida a violação dos mais graves princípios internacionais.

11 de setembro - E A POLÍTICA ? Ninguém supôs, certamente, que o Sr. Getúlio Vargas, o político mais sinuoso e subtil do País, fosse matar a política. No entanto, ao que parece, foi isto que aconteceu - Aí está uma verdade que ninguém pode contestar: o Poder Executivo é de tal modo a medula do novo estado de coisas que funcionando ele, está tudo em funcionamento, e paralisado ele, a Constituição estaria morta. Regime constitucional, na ordem concreta dos fatos, significa, hoje em dia, o pleno exercício do Poder Executivo. O resto é o “hors d'oeuvre” do menu, o molho do prato. E parece que certos manjares não se prestam mais a serem servidos hoje com qualquer molho.

11 de setembro - Recente pastoral coletiva do Episcopado alemão denunciando energicamente o rigor sempre crescente da tremenda perseguição que os católicos sofrem por parte do nazismo. Essa pastoral se empenhou particularmente em demonstrar que, longe de desejar apenas uma limitação na atividade da Igreja, a política de tende a extirpar inteiramente qualquer convicção cristã da alma alemã. Essa gravíssima acusação foi endossada pelo “Osservatore Romano”, que tributou os maiores elogios à atitude dos Bispos alemães - Demitidos numerosos professores católicos da Universidade de Viena, por motivos de ordem religiosa.

18 de setembro - O VERDADEIRO SENTIDO DO VOO CHAMBERLAIN. Por que foi à Alemanha o Sr. Neville Chamberlain? Para tornar mais frisante a capitulação inglesa? Ou obedecendo a um daqueles planos subtis e misteriosos de que a diplomacia britânica detém o privilégio? Acompanharão os políticos ingleses o plano ousado de seu “premier”?

18 de setembro - UMA REUNIÃO IDEAL (em um movimento católico). Ausência de “medalhonismo”. Não há figurões. Disciplina sim, mas sem “medalhonisar” os que mandam, e de mover eficientemente os que obedecem - Jovialidade construtiva: narração de alguns revezes, aliás inevitáveis - Novos setores fundados, recepção de novos membros, inauguração de campanhas de vulto, tudo se diz, tudo se conta, tudo se narra com aquela brevidade que é uma marca característica da despretensão e um atrativo insubstituível em todas as reuniões. Qual o espírito dessa praxe? A entidade é essencialmente orgânica. E seus setores devem, pois, nutrir um mútuo interesse por tudo quanto fazem.

18 de setembro - O Chanceler Schuschnigg se encontra em péssimas condições de saúde. E' fácil imaginar que brutalidades, que maus tratos, que atrocidades terá sofrido esse homem de têmpera de ferro para estar reduzido a tão deplorável estado. Schuschnigg galga assim o seu calvário doloroso, mergulhado no isolamento e na desolação, enquanto Hitler obtém os mais brilhantes triunfos diplomáticos. Qual o católico que se lembrou de fazer uma prece sequer por ele?

25 de setembro - 'A MARGEM DA CRISE. Como deve um católico considerar os últimos acontecimentos europeus? A saber: 1) os últimos triunfos do eixo Roma-Berlim; 2) a violação dos tratados firmados entre diversas potências européias e a Checoslováquia; 3) os vôos políticos de Chamberlain, sob o ponto de vista de seus fins e resultados - E' incontestável que o comunismo é a antítese do Catolicismo. Mas o nazismo, por seu lado, constitui outra antítese da doutrina católica, muito mais próxima do comunismo. Os católicos, portanto, sejam eles brasileiros, italianos, alemães, turcos ou chineses, devem deplorar profundamente o avanço de Hitler pela Europa Central.

25 de setembro - A “União em prol da Paz Religiosa”, organização de católicos simpatizantes com o nazismo, foi interditada pelo Arcebispo de Viena, em vista das novas leis hitlerianas sobre o matrimônio, o confisco de bens eclesiásticos e a supressão das escolas católicas - O Dr. Vilhena de Morais, diretor do Arquivo Nacional, virá a São Paulo realizar várias conferências sobre temas de história militar e religiosa do Brasil. Ele presta, assim, um relevante serviço ao Brasil com os seus estudos, pois só os organismos enraizados em suas tradições conseguem viver e não desagregar-se e morrer.

2 de outubro - OS FRUTOS IDEOLÓGICOS DA PAZ (obtida com o pacto de Munique... de pouca duração). Em nossos dias, erguer altares a ídolos decrépitos e ilusórios, abater as cruzes e perseguir a Santa Igreja não é obra apenas das más inclinações do homem, como pode ter sido uma ou outra vez antes de Constantino. Hitler, exatamente como Juliano o Apóstata, é um fenômeno histórico que não se explica sem a ação do demônio. Optar entre o comunismo e o nazismo é optar, portanto, entre Lúcifer e Belzebuth, entre o demônio e o demônio.

2 de outubro - DE GODESBERG A MUNICH. A situação européia: o novo governo tcheco - A entrevista de Chamberlain com Hitler em Godesberg - Preparativos militares em diversas nações - Os discursos do “Duce” - Os apelos do Presidente Roosevelt - A palavra do Sumo Pontífice.

2 de outubro - Estamos perfeitamente solidários com o oportuno gesto do Chefe da Nação que se solidarizou com o Presidente dos Estados Unidos na atitude que este assumiu perante o conflito europeu - O “Regime Fascista”, jornal italiano de grande responsabilidade naquele Partido, publicou um acerbo artigo contra o Santo Padre Pio XI porque este tomou atitude de simpatia compassiva para com o povo tcheco.

9 de outubro - O CREPÚSCULO DOS DEMÔNIOS. Análise do pacto de Munique - Se Joseph de Maistre disse com razão que a Revolução Francesa foi satânica, pode-se dizer com maior razão que a guerra de classes promovida pelo comunismo internacional é a explosão universal daquilo que na Revolução havia de mais caracteristicamente diabólico - Uma era nova parece raiar para a Europa: é a era dos deuses wagnerianos ressuscitados de seu sono antigo.

9 de outubro - O governo brasileiro enviou quinze mil sacas de café para distribuição gratuita na Espanha. Do governo comunista de Barcelona já vieram os devidos agradecimentos - Discurso de Hitler em Nuremberg: garantiu aos países europeus que depois da região dos sudetos, a Alemanha não tem outras pretensões na Europa... e apresenta as relações entre a Itália e a Alemanha como muito sólidas, pois “uma base filosófica comum abriu o caminho para os entendimentos” entre as duas nações.

16 de outubro - A AURORA DOS DEUSES - I. Julguei conveniente publicar esta introspecção política para provar aos meus leitores “direitistas” até que ponto compreendo suas objeções. Continuo direitista. Mas nego peremptoriamente que o fascismo e o nazismo, tanto quanto a Action Française, sejam direitas. A experiência me provou que são esquerdas materialistas e socializantes, mais ou menos disfarçadas. Onde me parecia ver desfraldado o estandarte de S. Miguel, encontrei os galões dos soldados de Lúcifer. Onde me parecia ver os soldados de Deus, encontrei na realidade os asseclas mais ou menos conscientes das divindades ferozes e diabólicas do paganismo antigo. Onde me parecia só haver dois campos, o do Kremlin ateu e o do Vaticano, encontrei na realidade um terceiro campo, que é o da Alemanha pagã.

16 de outubro - ...MAS A JUVENTUDE CATÓLICA REAGE E ENFRENTA VITORIOSAMENTE A GESTAPO. A diversidade de tática do Episcopado alemão e do Cardeal de Viena face ao nazismo - Qual a diferença entre os nazistas que queimam imagens e agridem Sacerdotes na Áustria aos bolchevistas que os queimam e agridem na Espanha? - De tantos frutos amargos, tiremos ao menos um proveito. E' a convicção de que, para o nazismo tanto quanto para o comunismo, não há conciliação possível com a Igreja.

16 de outubro - Expulso do Brasil o ex-cônsul do governo comunista de Barcelona em Santos - Censuras feitas na Câmara dos Comuns por Churchill contra Chamberlain.

16 de outubro - A FRANÇA E A INGLATERRA. Importantes forças econômicas, políticas e sociais, recrutando seus partidários na alta burguesia de tais nações, tanto quanto na mais fina flor do socialismo, pleiteiam a transformação da França e da Inglaterra em países totalitários, íntimos aliados de Hitler e dominados pela ideologia nazista - A Alemanha intervém na Alsácia-Lorena, onde uma intensa propaganda separatista está sendo feita em língua alemã, contando com o apoio dos comunistas!

23 de outubro - A AURORA DOS DEUSES - II. A meu ver, os alemães que se embrenhavam pelas florestas para adorar os deuses wagnerianos da era pré-cristã eram absolutamente tão loucos quanto os paulistas que fossem dialogar com a Mãe d’água à beira do Tietê no Parque Pedro II ou espreitar o saci-pererê nas ramagens repolhudas do parque da Avenida Paulista. Entretanto, sob pena de negar crédito a vozes das mais qualificadas dentro da Santa Igreja e a fatos cuja evidência se impunha à minha observação, era-me forçoso reconhecer que os deuses pagãos ressuscitaram na velha Alemanha. Como explicar um fenômeno tão estranho? Para fazê-lo, procurei sua relação com a História da evolução do pensamento alemão de Lutero para nossos dias. A explicação jorrou daí clara e cristalina. O percurso luteranismo-enciclopedismo-comunismo - A superstição é um corolário necessário da descrença, a vala comum para a qual descambam os céticos.

23 de outubro - Durante os recentes acontecimentos na Áustria, a imprensa fascista da Itália afetou não dar a menor importância ao ataque contra o palácio cardinalício, às injurias proferidas contra o Arcebispo de Viena e à profanação em praça pública de veneráveis imagens do culto católico. Paradoxalmente, porém, a mesma imprensa deu grande relevo ao discurso profundamente injurioso à Igreja pronunciado pelo governador nazista da Áustria - O “Voelkister Beobachter”, órgão nazista de Viena, publicou uma reportagem espalhafatosa em que afirma que a Áustria tem ricas igrejas e um povo pobre. Mais uma vez constatamos não só a identidade de métodos e de linguagem entre comunistas e nazistas. Se o “Legionário” acentua estes fatos, fá-lo não para hostilizar esta ou aquela nação, mas para dissipar certas ilusões políticas funestas - Também o Sr. Eden advertiu o povo inglês de que o atual governo da Inglaterra caminha para a ditadura.

30 de outubro - VARGAS E BONAPARTE. Napoleão Bonaparte achava - e a História ratifica sua opinião - que um dos fatores preponderantes do fracasso da epopéia imperial foi a inépcia dos homens que o rodeavam. Veio-nos isto à mente a propósito do Sr. Getúlio Vargas. Incontestavelmente, dentro da liça elástica e cheia de alçapões, que é a política brasileira, ninguém tivemos ainda que possuísse a napoleonicidade política do Presidente da República. Napoleão derrotava seus adversários fazendo-os recuar diante de seu exército agressor. Getúlio Vargas é mais completo, mais sublime, mais absolutamente total na arte de destruição. Ele não faz recuar ninguém. Como um mágico, abraça... e elimina. Ora, positivamente eliminar é muito mais do que fazer recuar. Quem recua, vive. Quem é eliminado desaparece. Mas vejamos até que ponto a inépcia de alguns aliados vai criar para o Presidente uma situação difícil - A Igreja não faz atentados nem revoluções, mas “é uma bigorna que tem desgastado muitos martelos”. 

30 de outubro - Foi projetada uma película referente à fundação da cidade de Goiânia: o ato inaugural constou da celebração do Santo Sacrifício da Missa - Nos trágicos acontecimentos que assinalaram ultimamente a guerra chinesa, o heroísmo dos missionários católicos se patenteou admiravelmente - Apesar de todos os ensinamentos da história, os ditadores ainda não se convenceram da inutilidade de atacar a Igreja e persegui-la. E o mais interessante é que sempre usam dos mesmos métodos e das mesmas ameaças e profecias. Goebbels, evocando os acontecimentos de Viena, vaticina que “daqui a 500 anos ninguém terá curiosidade de saber se o Cristianismo era de essência católica ou protestante no espírito de seu fundador, ou se a Comunhão deve ser feita sob duas espécies ou sob uma espécie” - Os próprios ingleses começam a ver a infiltração nazista na Inglaterra e a necessidade de evitar que seu país seja entregue ao nacional-socialismo - São esses os processos de Hitler: quando impedido por um governo realmente patriota, ele infiltra-se, consegue bons amigos e faz correr boatos de que essa infiltração é absurda...

30 de outubro - VARGAS E BONAPARTE. Napoleão Bonaparte achava - e a História ratifica sua opinião - que um dos fatores preponderantes do fracasso da epopéia imperial foi a inépcia dos homens que o rodeavam. Veio-nos isto à mente a propósito do Sr. Getúlio Vargas. Incontestavelmente, dentro da liça elástica e cheia de alçapões, que é a política brasileira, ninguém tivemos ainda que possuísse a napoleonicidade política do Presidente da República. Napoleão derrotava seus adversários fazendo-os recuar diante de seu exército agressor. Getúlio Vargas é mais completo, mais sublime, mais absolutamente total na arte de destruição. Ele não faz recuar ninguém. Como um mágico, abraça... e elimina. Ora, positivamente eliminar é muito mais do que fazer recuar. Quem recua, vive. Quem é eliminado desaparece. Mas vejamos até que ponto a inépcia de alguns aliados vai criar para o Presidente uma situação difícil - A Igreja não faz atentados nem revoluções, mas “é uma bigorna que tem desgastado muitos martelos”. 

30 de outubro - Foi projetada uma película referente à fundação da cidade de Goiânia: o ato inaugural constou da celebração do Santo Sacrifício da Missa - Nos trágicos acontecimentos que assinalaram ultimamente a guerra chinesa, o heroísmo dos missionários católicos se patenteou admiravelmente - Apesar de todos os ensinamentos da história, os ditadores ainda não se convenceram da inutilidade de atacar a Igreja e persegui-la. E o mais interessante é que sempre usam dos mesmos métodos e das mesmas ameaças e "profecias". Goebbels, evocando os acontecimentos de Viena, vaticina que “daqui a 500 anos ninguém terá curiosidade de saber se o Cristianismo era de essência católica ou protestante no espírito de seu fundador, ou se a Comunhão deve ser feita sob duas espécies ou sob uma espécie” - Os próprios ingleses começam a ver a infiltração nazista na Inglaterra e a necessidade de evitar que seu país seja entregue ao nacional-socialismo - São esses os processos de Hitler: quando impedido por um governo realmente patriota, ele infiltra-se, consegue bons amigos e faz correr boatos de que essa infiltração é absurda...

5 de novembro - A DINAMITE DE CRISTO. Por ocasião do 10° aniversário de falecimento de Jackson de Figueiredo - O Brasil nunca atravessou uma quadra mais asfixiante, sob o ponto de vista espiritual, moral e intelectual, do que os longos anos de estagnação que precederam o apostolado jacksoneano. O que era mais triste do que tudo era o conformismo dos católicos. Não apenas dos de rótulo, mas ainda de muitos dos fervorosos. Nunca faltou ao Brasil, mercê de Deus, um pugilo de bravos e autênticos batalhadores da Fé. Mas como era incompreendido, ignorado, ou até injuriado seu apostolado! Foi dentro deste cenário que Jackson surgiu. Primeiramente, lançou ele uma grande inquietação no espírito dos que se julgavam bem com Deus e a Igreja porque acendiam ao Criador uma vela, aliás pequena e de cera falsificada, enquanto um braseiro de círios ardia aos pés de Mamon e de Afrodite. Depois sua investida foi contra Rousseau e todo o liberalismo - Os pusilânimes e os estultos só viram na obra de Jackson o ódio que despertou. Os que, entretanto, não vêem as coisas com um olho só, apontam na explosão do grande dinamiteiro de Cristo a causa mais fundamental – humanamente falando – do admirável "renoveau" por que o Brasil está passando.

5 de novembro - Os professores normalistas de 1913 ofereceram uma imagem em bronze de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado à Escola Normal que hoje será solenemente instalada no vestíbulo dessa Casa de Ensino - Na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul), foi apreendida pela polícia grande quantidade de armas e munições e farto material de propaganda nazista - As solenidades de encerramento da Semana da Asa principiaram por uma missa campal rezada por intenção dos aviadores mortos. Começando suas festividades por um ato de fé, mostram os aviadores brasileiros claramente seu espírito católico integrado perfeitamente no espírito brasileiro - No México, os católicos cansados do regime de promessas do governo, arrombaram a Igreja de Misantia, fechada há oito anos pelo governo.

13 de novembro - OBRA DAS VOCAÇÕES. A Santa Sé, hoje mais do que nunca, insiste para que o apostolado seja, de preferência, desenvolvido por pessoas do próprio meio social. A Igreja não precisa, evidentemente, de Sacerdotes desta ou daquela classe, para realizar sua tarefa. Sem embargo disto, é certo que o apostolado feito por uma pessoa do próprio meio tem vantagens que ninguém pode ignorar, e que devem ser tomadas na devida consideração - Também outras carreiras, que oferecem inconvenientes, são cuidadosamente afastadas por muitas famílias. Um exemplo disto está nas carreiras do Exército e da Marinha, das quais, por egoísmo e mediante violência, são afastadas muitas vocações autênticas.

13 de novembro - O ministro da Justiça da França anunciou ao Conselho de Estado grandes reformas na organização política do país, segundo as quais todos os poderes seriam retirados do Parlamento, passando a exercê-los o poder Judiciário. Essas medidas representam um largo passo para a nazificação da França - A maior praça de Budapeste passou a chamar-se praça Adolfo Hitler, em homenagem ao ditador alemão. E' pena que Budapeste, que há pouco tempo teve a honra de ser sede de um Congresso Eucarístico Mundial, preste tal deferência a um perseguidor da Igreja - A Rádio Vaticana noticiou a morte do sacerdote que os nazistas lançaram por uma janela do palácio Arquiepiscopal de Viena, bem como outras informações dadas pelo Cardeal Innitzer atinentes às medidas da polícia nazista na capital austríaca.

20 de novembro - UM BISPO PROVIDENCIAL. Dom Duarte Leopoldo e Silva foi por excelência um homem de seu tempo. O “homem do tempo” é o homem que as vicissitudes da época exigem, que exatamente por estar no pólo oposto aos defeitos de seus contemporâneos, tem todas as qualidades para exercer uma missão salvadora. E' o homem providencial que Deus enviou não para se perder com o mundo, mas para salvá-lo. “Ipse firmitas et auctoritas meam - é Ele (Cristo) minha firmeza e minha autoridade”. Foi com este lema ardente e galhardo como um canto de guerra, inscrito em seu brasão de armas, que se apresentou à sua nova diocese o Bispo Dom Duarte. A característica essencial de seu pontificado foi a lógica inflexível e a energia inquebrantável com que nunca, em tempo algum, sob nenhum pretexto, deu o mínimo quartel aos princípios que a Fé romana reprova. Tratando com os elementos políticos, soube fazê-lo com a sobranceria de um Arcebispo e o respeito de um cidadão modelar. Tratando com os elementos populares, soube aliar à majestade de um Pastor a doçura de um Pai.

27 de novembro - Numerosas são as disposições legais referentes à nacionalização ultimamente promulgadas pelo Governo Federal. O espírito que anima todos os católicos não é de oposição nem de fronda, mas de cooperação efetiva e hábil. Ora, dentro deste espírito de cooperação, não há lugar para lamentações estéreis, mas para providências úteis. E uma destas é que os interessados representem aos poderes competentes a fim de expor suas dificuldades e auxiliar o Governo a cumprir a lei dentro das intenções que somos obrigados a supor em nossas autoridades. O Presidente da República é bastante clarividente e hábil para compreender que uma coisa é fechar partidos políticos, e outra muito diversa seria fechar estabelecimentos através dos quais vive e se irradia a Igreja no Brasil. Porque no dia em que estas portas se cerrassem, estariam cerradas irremediavelmente as portas do coração brasileiro - Resposta do rei da Itália à carta que lhe foi dirigida pelo Papa, a propósito da recente e deplorável violação do Tratado de Latrão. Até o momento, não nos consta que Mussolini tenha respondido à carta que o Pontífice também lhe remeteu - O ministro do Trabalho francês propôs o voto secreto para a declaração de greves como um dos meios de se acabar com elas - A ordem de soltura que agora talvez seja dada a Schuschnigg como uma graça de Hitler, esconde apenas o medo que tem o governo alemão de sua morte na prisão em conseqüência dos maus tratos ali sofridos.

27 de novembro - "Comentando" - Mocidade e esporte / O mundo moderno vive de exterioridades: gosta de parecer ingênuo e é, no fundo, canalha. Quer ser jovem, mas é gasto, azedo, neurastênico. A personalidade humana é como vinho precioso, que precisa de ser guardado com cuidado, sem agitações, para depurar-se e valorizar-se com o tempo. Do contrário, se ficar exposto ao ar livre, torna-se vinagre.

4 de dezembro - A triste decadência espiritual dos descendentes dos Cruzados - O mundo muçulmano está na iminência de uma grande ressurreição religiosa.

11 de dezembro - A ESTRATÉGIA APOSTÓLICA DE PIO IX. O aspecto que a Igreja apresentava era, no decurso do sec. XIX, a de um imenso edifício que se esboroa aos pedaços. De seus milhões de filhos, pouquíssimos conservavam seu autêntico espírito. Na sua quase totalidade, eles conservavam apenas réstias de Fé, como o horizonte do crepúsculo que conserva réstias de luz, vestígio derradeiro de um dia que está chegando ao seu fim. E a noite completa não haveria de tardar. À vista disto, como deveria agir a Santa Igreja? As opiniões estavam divididas e, efetivamente, o assunto era dos mais delicados.

11 de dezembro - México, Equador, Chile sujeitos ao Komintern russo! Sinistro eixo-latino-americano, que constitui um perigo para toda a América! - Não há dúvida de que a situação política da França é das mais delicadas. Entretanto, é tão intenso e brilhante o renascimento religioso que ali se observa, que ela continua a constituir uma das mais legítimas esperanças da Santa Igreja - Um colaborador anônimo do jornal italiano no Brasil “Fanfulla”, irritado pela atitude que esta folha tem mantido perante Mussolini, escreveu uma nota em que elogia a este último e prescreve algumas normas de conduta ao “Legionário”, entre as quais a de intervir menos em política, e se ocupar mais de assuntos religiosos. Fidalga resposta às críticas (carentes de cortesia e serenidade) feitas ao "Legionário".

18 de dezembro - A ESTRATÉGIA APOSTÓLICA DE LEÃO XIII. Erram os que supõem ser o apostolado viável unicamente por meio de sorrisos e carícias. E' certo, certíssimo, incontestável que ele não pode ser feito a não ser com caridade. Mas que a caridade consiste em ostentar para gregos e troianos, filhos da luz e filhos das trevas, pecadores arrependidos como a Madalena ou impenitentes como os fariseus e os mercadores do Templo, o mesmo semblante perpetuamente desanuviado e inexpressivamente risonho é errar gravemente. Errar não apenas porque não é este o ensinamento da Santa Igreja, mas ainda porque é colidir com os ensinamentos dos Santos Evangelhos.

18 de dezembro - A Câmara italiana aprovou leis racistas, dando-lhes pleno vigor jurídico - Acha-se no Ministério do Trabalho do Brasil, aguardando sugestões, um anteprojeto do decreto-lei que regula a profissão de músico. Na escolha de um músico da Igreja se exigem circunstâncias especialíssimas que uma caderneta do Ministério do Trabalho não pode comprovar. E' preciso que ele seja um católico realmente fervoroso e que sua execução musical seja não apenas de um valor técnico suficiente, mas de uma piedade real. Quem irá comprovar estas qualidades? - Mais uma prova da perfeita concordância entre o nazismo e o comunismo é o fato do ministro do Reich no México comunista ter exigido a prisão e o julgamento de um chefe sindicalista que criticara Hitler.

25 de dezembro - ADVENIAT REGNUM TUUM. Sem desmerecer por pouco que seja à vida ativa, é preciso notar que foi por meio da oração e da contemplação que se antecipou o momento da Redenção. E que os benefícios que o gênio de Augusto, o tino de todos os grandes políticos, todos os grandes generais, financistas e administradores de seu tempo não puderam dar ao mundo, Deus os dispensou por meio de Maria Santíssima. Quem mais beneficiou ao mundo não foi quem mais estudou, nem quem mais agiu, mas quem mais e melhor soube orar.

25 de dezembro - Decreto do Presidente da República do Brasil criando para os portugueses aqui domiciliados uma situação privilegiada em relação a todos os outros estrangeiros. Toda e qualquer política cultural sadia, no País, deverá ter como um dos pontos essenciais de seu programa uma aproximação efetiva com Portugal - Na Itália, também o Senado deu sua aprovação a leis racistas. Mas houve, entretanto, 12 votos em contrário. O que constitui algo de muito significativo.