Cartas de elogio de personalidades eclesiásticas relativas a obras do Prof

Artigos em O Legionário,
órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo

ANO DE 1941

5 de janeiro - OPUS JUSTITIAE PAX. Se a paz com justiça é um bem inestimável, a tranqüilidade decorrente da injustiça consumada não pode deixar de constituir uma monstruosa catástrofe para o mundo contemporâneo, certamente comparável ao que foi, para a antigüidade romana, a queda do Império do Ocidente - As injustiças as mais graves de que o homem é capaz são as violações dos soberanos e adoráveis direitos de Deus. Se queremos a paz, peçamos uma paz conforme o Coração de Jesus. Porque se pedirmos uma paz que não seja a paz com justiça, a paz de Cristo no Reino de Cristo, que esperanças podemos ter de ser atendidos?

5 de janeiro - Mussolini envia carta de solidariedade em resposta a telegrama de Hitler - Hirsutas manifestações supersticiosas praticadas durante a passagem de Ano - Manda-nos a Igreja que adoremos, ainda mesmo nos fatos os mais dolorosos e surpreendentes, os insondáveis e amorosíssimos desígnios de Deus, que escapam à frágil e miserável compreensão das criaturas. Supor que os acontecimentos, em lugar de serem dirigidos pelo Criador, são orientados por forças brutas e cegas é colocar, em lugar de Deus, coisas imaginarias; é portanto ofender a Deus, e por isto mesmo é provocar a ação vingadora de Sua Justiça. Evidentemente, a Providência divina não é inflexível. Pai amoroso, quis Nosso Senhor que o homem pudesse, por meio da oração, obter graças que de outra maneira não receberia.

12 de janeiro - O APOSTOLADO DO DINHEIRO. Se tantas obras católicas vegetam à míngua de recursos pecuniários, isto se deve em grande parte ao fato de que as pessoas que possuem recursos pecuniários não pesam devidamente a responsabilidade que sua fortuna lhes impõe. Entretanto, se esta noção fosse mais geralmente divulgada, que facilidade encontrariam muitas obras que correspondem às mais urgentes necessidades.

12 de janeiro - O "Legionário", que sempre foi inimigo resoluto de quaisquer bairrismos mesquinhos ou separatismos criminosos, não pode deixar de acolher com júbilo a fidalga e piedosa prova de amizade dos católicos baianos para com gesto de fraterna cordialidade dos católicos paulistas - Noruega: o governo tristemente famoso de Quisling determinou que a polícia tem o direito de violar o sigilo profissional dos advogados, dos médicos... e dos confessores!

19 de janeiro - UM GRAVE PERIGO PARA A AMÉRICA: o movimento que em certas democracias hispano-americanas se delineia em favor de um reatamento de relações comerciais com a Rússia. Há certos ressentimentos que se devem abafar e conter para a conservação de bens de ordem superior, quando se trata de relações internacionais. Esta afirmação outra coisa não é senão o reconhecimento, na esfera internacional, de princípios admitidos pelo bom senso na esfera das relações individuais. Quantas e quantas vezes o dever nos impõe que silenciemos ressentimentos dos mais justos, em atenção a razões de ordem superior! Quantos e quantos exemplos disto se poderiam registrar! Em todos eles, a nobreza do ato decorre do sacrifício de uma consideração justa, a um princípio de ordem superior. Nada disto vemos no caso das relações hispano-americanas com o governo soviético.

19 de janeiro - Novo pacto econômico nazi-soviético realizada em Moscou há poucos dias. A Rússia rompe assim o bloqueio imposto pelos ingleses a Hitler e presta ao regime nazista um concurso muito mais eficaz do que se lhe enviasse seus soldados - O general francês Weygand fez declarações "maometófilas" que desserviu a reputação de seu país.

26 de janeiro - MISSÕES. Campanha missionária que se realizará em toda a Arquidiocese de São Paulo. Os vários sentidos da palavra "missão": desfazendo equívocos - Um dos gloriosos certificados da eficácia de tais atividades apostólicas: o rancor dos inimigos da Igreja.

26 de janeiro - O "Legionário" acertou indicando uma conivência de políticos ingleses e nazistas como causa profunda da "cegueira" de Munique. A história mostrará, ainda um dia, que havia muitas coisas ocultas no guarda-chuva de Chamberlain.

2 de fevereiro - "NA FAMILIA DE DEUS". 1.º opúsculo de uma série que o Pe. Walter Mariaux S.J. pretende publicar acerca da formação dos Congregados Marianos. Mostra que, membros da Santa Igreja, somos implicitamente membros de uma grande família sobrenatural de que Deus é o Pai. Nesta família, a seiva vital circula como em movimento de sístole e de diástole. De um lado, Deus projeta a graça sobre toda a Igreja e, do outro, os homens colaborando com o dom de Deus, retribuem a Este o beneficio, mediante a uma cooperação generosa. Estas graças consistem no renascimento espiritual, que é o fundamento de toda a vida interior, nas graças de doutrina e de energia sobrenatural. Mas não basta conhecer as graças. Torna-se, ainda, necessário utilizá-las. É o que o autor ensina em uma importante parte de sua obra. Finalmente, em cada parte se aponta a Santíssima Virgem como nosso modelo, e o livro acentua fortemente que o santo Sacrifício da Missa é o centro de nossa vida de família com Deus.

2 de fevereiro - Como ficarão depois da guerra os admiráveis monumentos da França medieval e católica?

2 de fevereiro - Na Inglaterra, curiosa colaboração entre os totalitarismos pardo e vermelho - Declarações do Cardeal-Arcebispo de Londres: os católicos ingleses estão prestando um concurso cem por cento na luta contra o nazismo.

9 de fevereiro - Semelhanças entre o totalitarismo nipônico e o nazista - A China se destaca mostrando que há ainda quem prefira ser lobo magro e livre a ser cão gordo acorrentado - A Hungria entra em entendimentos com Moscou para o reatamento de suas relações comerciais - As provas do desprezo desumano do racismo pelos países que ele considera inferiores continua, seja para com seus inimigos como para com seus aliados: os exemplos da Polônia e da Itália.

16 de fevereiro - Os isolacionistas yankees estão afastados do povo norte-americano que desejam ajudar a Inglaterra. Nesta última, impressiona a firmeza e resistência da população diante dos bombardeios aéreos - E' digna dos maiores aplausos a atitude do governo português que, nesta hora trágica, resolveu proibir expressamente todos os folguedos carnavalescos nas ruas. Este gesto contrasta infelizmente com as disposições de caráter racista, adotadas pela nova lei portuguesa sobre o casamento de militares - Em toda a parte, as desordens comunistas são pretextos para restrições às justas liberdades: o caso argentino.

23 de fevereiro - MAIS UMA VEZ. Padre Veermesch, professor da prestigiosa Universidade Gregoriana (de Roma), sustenta que a virtude que mais falta aos homens do século XX é a fortaleza. Não se confunda o endurecimento do coração paganizado dos homens de nossos dias com a tempera de aço que deve ter todo coração verdadeiramente cristão. A brutalidade é a grande característica dos processos daqueles que estão arrolados sob as bandeiras de Satanás - O caso do pacto turco-búlgaro.

23 de fevereiro - Reedita-se a grande façanha mariana dos retiros de carnaval - O movimento esquerdista, sob o bafejo da III Internacional, continua a se desenvolver na Inglaterra contra o governo de Churchill. "Arcebispo" anglicano de York dá vigoroso estímulo à desordem, favorecendo tal movimento.

2 de março - MAIS UM PASSO. A Rússia real, a Rússia objetiva, a Rússia que os comunistas quiseram fazer e fizeram de fato, esta Rússia aparece tal e qual é aos olhos do mundo inteiro: oligárquica, autoritária, tirânica, absorvente, perigosa - Os comunistas estão ensaiando alguma tática nova. Qual será ela? Deve haver pelo ar algum "menu" rico em fraudes de toda ordem e que, com sua voracidade habitual, não deixarão de deglutir e degustar a todas elas, sem exceção.

2 de março - Falecimento de Afonso XIII, rei da Espanha - Quanto mais agudo andavam os boatos de uma invasão nazista na Bulgária, o partido comunista búlgaro distribuiu profusamente folhetos em que aconselhava o povo a manter uma atitude de resistência meramente passiva...

9 de março - "OS CASAMENTOS NO URUGUAI" - Ninguém ignora que as pessoas que contraíram núpcias segundo a lei da Igreja e contratam outra união ilicitamente para realizar novo "matrimônio", são pessoas que não alimentam a menor dúvida quanto à nulidade radical do "casamento" que contraem. Sabem elas bem que esse "casamento" não existe, e daí a facilidade com que o desfazem para voar a outra aventura, basta que a isto sejam levadas pelo vento caprichoso de suas paixões. 

9 de março - A Rússia procura novamente afivelar a máscara do anti-nazismo, ainda há pouco considerada antiquada e inútil pelos dirigentes soviéticos. Mas depois do que aconteceu desde o pacto Ribbentrop-Molotov, só os ingênuos poderão acreditar na "reprise" do duelo nazi-soviético, ainda quando haja a possibilidade de um conflito entre ambos regimes que combatem a Igreja - A Santa Sé acaba de distinguir a "Universidade Javeriana" de Bogotá com o título de Universidade Pontifícia.

16 de março - "O PAPA NÃO E' NEUTRO". "Osservatore Romano" consagra um estudo ao trabalho apostólico do Papa, esclarecendo certos princípios de atividade pontifical: "O Papa não é neutro. Ele combate com coragem pelo bem, pelo justo e pela verdade, quanto mais evidentes forem as infrações cometidas. Eis a sentença que ele profere como uma condenação. Somente essa sentença permanece em conformidade com a grandeza do Cristianismo. Pastor angélico, sim, mas no qual a doçura é substituída pela força, quando as razões de Deus o exigem. Isto é atestado pelo Anjo da Guarda, empunhando uma espada de fogo à porta do Paraíso perdido".

16 de março - Seyss-Inquart, governador alemão da Holanda, ameaça seus desditosos súditos de ásperas represálias caso continuem a se verificar manifestações populares contrárias ao domínio nazista - Mais um aniversário da anexação da Áustria ao império de Hitler: o protesto do "Legionário" e o pedido para que Deus dela tenha pena, a preserve do neo-paganismo, e dê a necessária perseverança ao grande Schuschnigg e a todos os que, nos campos de concentração, padecem por ter lutado pela causa da Igreja - Esteve na Espanha por longo tempo Himler, chefe da Gestapo. Por ocasião de sua partida, autoridades espanholas lhe ofereceram uma espada de honra.

23 de março - INSTITUTO DE SERVIÇO SOCIAL. Juventude Universitária Católica funda instituto destinado a formar assistentes sociais autenticamente católicos - Para muitas pessoas, é realmente um problema saber o que deve preponderar, se a inteligência ou se o coração, na execução das obras destinadas a aliviar a miséria do próximo. Na realidade, o simples fato de se propor uma questão destas já é um perigo. A inteligência bem esclarecida não pode entrar em choque com a sensibilidade realmente equilibrada. Mas dado o fato de uma colisão psicológica profunda entre a inteligência e a sensibilidade, como saber qual delas está errada? Como perceber a qual delas deve ser conferido o cetro da vitória? Como decidir qual delas deve ser reduzida ao silêncio?

23 de março - Vaticano: estatísticas dos processos de anulação de casamentos apresentados nas Cúrias Diocesanas no mundo inteiro durante 1940 - "Osservatore Romano" desmente falsas notícias sobre temas diversos, sobretudo envolvendo o Papa e a Santa Sé - Pio XII faz donativo de cem mil francos para aliviar a pobreza dos parisienses.

30 de março - 22º aniversário da instauração do fascismo: tons dos discursos e artigos dos elementos mais representativos do pensamento fascista se revestiram de cunho acentuadamente revolucionário. O "Popolo di Roma" acentuara que a atual guerra era sustentada pela "Itália proletária" contra os "plutocratas" - Não é só com sangue e com coragem que se vence. E' preciso ainda, e sobretudo, possuir coerência de ideais, firmeza inquebrantável de vontade e perspicácia à prova de qualquer dolo - Fechado pela "Gestapo", na Alemanha, o convento de São Bonifácio das Virgens da Imaculada, sendo forçadas a abandoná-lo 110 religiosas - Os presentes riquíssimos de S.A. Matsuoka para Stalin e Molotov: quando os nazistas e comunistas vociferam pela igualdade é contra os que tem a audácia de possuir mais do que eles...

6 de abril - RAMOS. Em quantas nações contemporâneas se reúnem manifestações católicas imponentes mas, ao mesmo tempo, seus estadistas tramam, ora em silêncio, ora de maneira apenas disfarçada, a ruína das instituições católicas e a derrocada da civilização contemporânea! Assim, enquanto tais católicos proclamam seu amor à Igreja de Cristo, por sua negligência permitem que a Igreja seja lentamente manietada, que sua influência seja sabiamente solapada, que sua atividade seja disfarçadamente impedida, a fim de que, no dia em que soar a hora do ataque violento, a reação se tenha tornado inteiramente impossível. Sejamos nós algumas daquelas almas que, se não pelo brilho de nossa virtude, ao menos por uma sincera humildade, reparemos tantos ultrajes que são feitos contra nosso Divino Salvador.

6 de abril - A propósito do propalado suicídio do conde Teleki, presidente do Conselho de Ministros da Hungria, bem se poderia dizer: "foge agora, como um pagão, de uma situação que não soubeste evitar nem vencer como católico". Mas, de outro lado, fazemos nossas mais ardentes preces para que, no caso de realmente se ter suicidado aquele nobre magiar, antes da morte ainda se tenha podido arrepender.

13 de abril - NÓS TAMBÉM... Temos, para com Nosso Senhor, ingratidões, covardias e cegueiras muito parecidas com as dos Apóstolos. E seria ridículo pensar apenas nos defeitos deles sem tomarmos também em consideração a "trave que está em nosso próprio olho". Ninguém se santifica pela meditação sobre as virtudes ou defeitos alheios, se não o fizer de modo a acrescer suas próprias virtudes, ou combater seus próprios defeitos. Em qual verdade da Igreja católica cremos de modo particularmente bruxuleante? O que daí decorre?

13 de abril - Vaticano verberou severamente as medidas anticatólicas tomadas pelas autoridades nazistas na França, como, por exemplo: expulsão do Bispo de Strasburg; fechamento da famosa catedral desta mesma cidade; as escolas pertencentes a Sacerdotes foram proibidas de funcionar, exceção feita das que se destinam ao ensinamento de surdos e mudos. Nossa época tem olhos para ver as coisas materiais. Entretanto, muito mais felizes são os pobres surdos-mudos a quem se vai ainda permitir o ensinamento religioso, do que as crianças que forem obrigadas a crescer sem conhecer suficientemente a Deus Nosso Senhor.

20 de abril - COMO AUXILIAR O CONGRESSO EUCARÍSTICO. Não faltam pessoas que prescindem da oração para o êxito de seu apostolado, julgando que, desde que Deus não consinta em atrapalhações insuperáveis, os meios naturais conseguirão tudo. Dom Chautard mostra o erro imenso que há nesta atitude. Ou Nosso Senhor é a vida de nossas obras, ou estas não tem vida, e portanto de nada valem - Os motivos mais elevados que devem ser a causa para colaborar com o maior brilho do Congresso Eucarístico.

20 de abril - Aflição ante a capitulação do povo iugoslavo. Ninguém ousará esperar que, no território agora conquistado pelos nazistas, a Religião tenha um tratamento diverso do que lhe está sendo dispensado na França ocupada - Episódios muito significativos da permanência dos sentimentos de cavalheirismo e fidalguia na gloriosa Espanha, para com os homens mas sobretudo para com a Mãe de Deus.

27 de abril - UMA DATA INSIGNE. Homenagens ao Arcebispo de São Paulo, D. José Gaspar de Afonseca e Silva, que por mil modos poderão chegar até o sólio pontifício, a fim de atestar o afeto sincero e tocante que lhe tributam seus diocesanos. A esse júbilo o "Legionário" quer dar uma contribuição, manifestando também ele seu contentamento e reconhecendo de público quanto deve ao eminente Pastor.

4 de maio - A propaganda nazista se compraz em afirmar que não existe, no III Reich, qualquer espécie perseguição religiosa. Entretanto os fatos desmentem as versões dos sequazes de Hitler - Não é só a guerra que põe em risco os dois gloriosos países de que a América Latina recebeu a Fé e a civilização. E' a heresia também que bate agora às portas da Espanha e de Portugal - Formação de um "governo grego" que entrou em entendimento com o nazismo.

11 de maio - AS CURAS DE POA' que tem beneficiado as pessoas que recebem a bênção do Pe. Eustáquio van Lieshout - Retificação serena de certos conceitos que certos médicos paulistas expenderam sobre o assunto e que colidem com a doutrina católica: Fé e ciência. - Refutando a acusação de charlatanismo contra aquele dedicado e despretencioso sacerdote.

11 de maio - Contristam-nos os conceitos emitidos, constantemente, pelo aviador Lindberg acerca da situação internacional: aquele "az" da aviação parece haver substituído o amor aos feitos audaciosos pela triste arte de manusear o guarda-chuva de Chamberlain.

18 de maio - RERUM NOVARUM. Há dois modos de se estudar uma idéia: 1) apenas especulativamente; 2) passar da posição especulativa para uma atitude mais prática, em mobilizar a vontade a serviço da doutrina que se estudou, em assimilar essa doutrina, fazendo dela uma mentalidade. Ora, a "Rerum Novarum" não é apenas uma exposição especulativa, mas uma Encíclica que cria uma mentalidade. E jamais teremos compreendido suficientemente a obra de Leão XIII se não atendermos a isto - Este Pontífice mostrou claramente que os católicos não devem estabelecer uma falsa antinomia entre autoridade e caridade, que a autoridade não é tirania e a caridade não deve ser igualitarismo.

18 de maio - Hipótese sobre o "caso Rudolph Hess": este não teria "fugido" da Alemanha, mas sua viagem teria tido como meta encontrar-se com o Duque de Hamilton, na Escócia, que faria um jogo em favor de Hitler - Solidariedade do Ministro do Exterior da Espanha com Hitler. Prova: telegrama por ele expedido a Mussolini por ocasião da fundação do Império Italiano - As relações teuto-russas e uma previsão: tanto é possível que durem longamente, quanto que de repente a Alemanha agrida a Rússia... 

25 de maio - FRANÇA, ITÁLIA E ALEMANHA. Todos os católicos se devem esmerar por possuir um patriotismo sincero, vivo, inteligente e eficaz, mas em varrer para bem longe de si a peste do nacionalismo pagão estatolatra que falseia a fundo a concepção política internacional cristã que devemos ter. Sempre que determinado acontecimento deve redundar em detrimento da Igreja, é nossa obrigação desejar que ele não se verifique, e isto por mais importantes que sejam os interesses temporais assim sacrificados. Os valores tem uma hierarquia. Amar a Deus sobre todas as coisas é preferir a todas as coisas a maior glória de Deus. Enquanto amarmos a Deus, saberemos amar devidamente o próximo - Os merecidos títulos de glória que cabem à França, à Itália e à Alemanha, aos olhos de um autêntico católico.

25 de maio - Plena confirmação das previsões desta folha acerca da política que haveria de seguir o governo do Mal. Pétain, de apoio ao nazismo. Exemplo: declaração do Gal. Caroux, chefe dos franceses livres do Oriente Médio - Também o Egito teve seu Quisling: o gal. Aziz - Rudolph Hess vivia cercado de astrólogos, hipnotizadores, etc. Na sub-estrutura ideológica do nazismo existe uma forte influência ocultista e cabalística.

1° de junho - A MEDIANEIRA UNIVERSAL. Quando a humanidade inteira geme sob o peso de desditas que se multiplicam a cada momento, cresce nossas necessidades e mais prementes se tornam nossa preces. E, com isto, mais importante se torna que saibamos rezar bem. E poucas verdades da Fé concorrem de modo tão poderoso para valorizar nossas orações quanto a Mediação Universal de Maria, quando a estudamos seriamente e a fazemos penetrar a fundo em nossa vida de piedade.

1° de junho - O governo de Vichy, não contente de fornecer gasolina a aviões militares nazistas, ainda enviou trens inteiros cheios de armas aos rebeldes iraquianos que sustentavam contra a Inglaterra uma luta na qual não percebemos os interesses que a França pode ter - O que se deve pensar da vida que leva os parisienses de hoje? Como se conduz, sob a dominação nazista, a Cidade Luz? Um precioso depoimento.

8 de junho - Muito heroicamente se tem lutado nos arraiais ingleses mas, apesar de tudo, persistem em alguns círculos militares e diplomáticos britânicos resquícios do espírito chamberlainesco com seu triste cortejo de “imprevidências”, “ingenuidades” e “lamentáveis coincidências”. Exemplo do ocorrido em Creta, que foi “inexplicavelmente” perdida, a despeito do heroísmo verdadeiramente épico de seus defensores - Continuam cordialíssimas as relações teuto-russas. Por isto, deixou a Rússia de reconhecer os governos da Grécia, Iugoslávia, Noruega e Bélgica, que foram forçados a abandonar Moscou - Chegam novas notícias de briosos e valentes militares franceses que se insurgem contra a nazificação daquele país e se integram no movimento do General De Gaulle.

15 de junho - Ministro de Justiça da Dinamarca fez proclamação advertindo que toda e qualquer manifestação dos cidadãos de seu país contra o exército de ocupação nazista é susceptível de multa e penas de prisão de até 2 anos - Acresce de vulto a reação dos Franceses Livres contra o nazismo: sobe a muitos milhares o número de franceses que aderiram decididamente à causa do General De Gaulle - Depoimento prestado pelo “lord mayor” de Glasgow sobre o vôo de Rudolph Hess: este último viera à Inglaterra na esperança de que poderia voltar para Alemanha e transmitir o resultado de suas conversações pró-paz com certo círculo de políticos ingleses.

22 de junho - O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Não há quem não se alarme com os extremos de crueldade a que pode chegar o homem contemporâneo. Essa crueldade transparece a cada passo, nos grandes e nos pequenos incidentes da vida de todo o dia, através da extraordinária dureza e frieza de coração com que a generalidade das pessoas trata seus semelhantes. Quem diz crueldade diz egoísmo. O único meio de extirpar a crueldade consiste em extirpar o egoísmo. Combater o egoísmo é tarefa que implica necessariamente em “dilatar os espaços do amor de Deus”. Ora, a festa do Sagrado Coração de Jesus é, por excelência, a festa do amor de Deus. Escrevendo sobre a festa do Sagrado Coração, como não dizer uma palavra de comoção filial ante o Coração Imaculado de Maria que, melhor do que qualquer outro, compreendeu e amou o Divino Redentor?

22 de junho - A cooperação política contínua e eficaz que a III Internacional vem prestando ao desenvolvimento dos planos nazistas. Outro exemplo: o comunismo continua a solapar a resistência inglesa à ofensiva do III Reich - Gal. Huntziger, comandante em chefe das forças pró-hitleristas de Vichy, dirigiu aos sírios e libaneses um longo telegrama: a França deve “prosseguir na união fecunda das duas culturas”, cristã e maometana - O governo de Vichy ordenara a transferência de 40.000 quilos de ouro belga a fim de ser entregue ao governo nazista.

29 de junho - À MARGEM DO "CONFLITO" TEUTO-RUSSO. Assim como perante Deus cada alma tem sua responsabilidade própria, também as coletividades humanas (como as famílias, as cidades, as classes sociais, os países) tem responsabilidades coletivas. E um dos maiores deveres de um povo consiste principalmente na criação de um ambiente favorável à virtude e infenso ao vício - Se há uma ação seguida, inteligente, articulada, pela posse de uma alma, como não se admitir uma ação inteligente, seguida articulada, para a posse da mentalidade de um povo inteiro? A história não é e não pode ser um conglomerado de fatos desconexos e ininteligentes. Não rebaixemos tanto o homem. Não prescindamos tanto a Deus, não fechemos tanto os olhos à ação do demônio - O nazismo procura realizar com um método sumamente inteligente e com um sábio espírito de contemporização aquilo que o comunismo tentou levar a cabo com uma estúpida precipitação - O inimigo mais perigoso do Catolicismo não é a espada, mas o sofisma; não é a ameaça, mas a mentira - Hoje como ontem, amanhã como hoje, o “Legionário” sustentou e sustentará a identidade do substratum ideológico do nazismo e do comunismo.

29 de junho - Comentando... - Operação plástica / Qual a atitude de um católico ante a eventualidade de uma tal cirurgia?

29 de junho - Pio XII designou um cientista brasileiro para ocupar uma cadeira na Academia Pontifícia de Ciências - Discurso de Hitler declarando a "guerra" do III Reich à Rússia: não deu uma única vez o caráter de uma luta santa para a restauração da civilização cristã.

6 de julho - AS RELAÇÕES ENTRE O NAZISMO E O COMUNISMO. Lista com algumas notícias que o "Legionário" publicou em várias ocasiões demostrando a solidariedade efetiva entre ambos regimes, bem como previsões feitas à época do que ora está sucedendo (o "conflito" entre a Rússia soviética e a Alemanha de Hitler).

6 de julho - O fato mais importante da semana: a prudente alocução de Pio XII - A extrema complexidade dos problemas com que o Santo Padre se defronta. E, por isto, nosso amor entusiástico e incondicional ao Papa nos deve levar a orar insistentemente, piedosamente por ele, hoje mais do que nunca.

13 de julho - INGÊNUOS: começam a acreditar no caráter de "cruzada anticomunista" do conflito nazi-russo. E a propaganda nazista, sempre habilíssima, alimenta por todas as formas essa ilusão pueril - Nossas previsões se confirmam: a luta contra o comunismo não é para seu sósia (o nazismo) senão um expediente político que tanto mais impressionará as massas, quanto mais prolongada for a guerra contra a URSS...

13 de julho - Continua muito confusa a situação criada pelo conflito entre o Equador e o Peru - O "Legionário" não pode deixar de ver na guerra um mal gravíssimo, que só se justifica quando é meio insubstituível para evitar males maiores - Seyss-Inquart dissolveu todos os partidos políticos holandeses a fim de só deixar subsistir o nazista e o partido da União - O espírito totalitário constitui o perigo número 1 de todas as almas que, firmes na fé, se queiram conservar livres de qualquer fermento de heresia.

20 de julho - CAROLAS. O que vem a ser exatamente um “carola”? Quais os defeitos inerentes à “carolice”? Católico e “carola” são termos sinônimos? Qual a categoria de pessoas que gosta de criticar a “carolice”? Com que direito? Que dom tem esse vocábulo para inspirar em uns tanto desprezo, e em outros tanto terror?

20 de julho - Há leitores que entendem que o “Legionário” exagera quando, com toda a severidade, condena os erros doutrinários do totalitarismo. Parecer-lhes-ia que a caridade exige mais brandura e que assim é preciso falar com mais panos quentes. Um fato concreto muito formativo aos leitores com tal mentalidade.

27 de julho - BONDADE. Ocupa lugar de destaque na triste galeria de verdades diminuídas, de virtudes amesquinhadas, de sofismas interiores mais ou menos conscientes e mais ou menos covardes, a noção que habitualmente se tem de “bondade”. Alguns perfis de pessoas habitualmente tidas por “muito e muito boas”.

27 de julho - Inglaterra: o "partido do guarda-chuva" tem conquistado para o nazismo vantagens mais preciosas que a espada de seus mais aguerridos generais - França: a Cruz de Cristo não precisa de um totalitário como Degrelle para esmagar o totalitarismo comunista - Atrás de que guarda-chuva conseguiu esconder-se Rudolph Hess para que não mais se fale dele?

3 de agosto - SUPLEMENTOS INFANTIS. Entre os inúmeros males que a maioria desses suplementos ocasiona, salta aos olhos o incentivo que prestam às mais prematuras e perigosas idéias entre as crianças. - Cada vez mais o mundo contemporâneo parece uma casa de loucos em que os princípios elementares de lógica estão absolutamente subvertidos. Por isto, não falta nos meios católicos quem tenha uma ojeriza militante contra a perspicácia - Diariamente a mentalidade infantil continua a ser envenenada com os piores alimentos intelectuais e morais, e ninguém protesta. Não vale a alma mais do que o corpo? Não vale a vida eterna mais que a vida terrena? Não vale a glória de Deus mais do que a saúde física das criaturas?

3 de agosto - Na Alemanha, o governo nazista proibiu: 1) a todos os indivíduos válidos que ingressassem em seminários; 2) as Missas até às 10 horas, nos dias em que houvesse bombardeio promovido pelos ingleses (medida que seria lógica se também fossem suspensos todos os trabalhos comerciais e toda a vida civil) - Refutação aos que dizem que isto não interessa aos brasileiros, pois estamos longe de tais acontecimentos - O caso Indochina: o governo de Vichy resistiu à Inglaterra atirando-se amorosamente nos braços do Japão: evidente simpatia do velho Marechal Pétain para com o “eixo”, o que confirma todas as previsões desta folha.

10 de agosto - CAVALEIROS DE MARIA, CHEFES AUTÊNTICOS. No Brasil, nos contentamos por demais com rótulos e exterioridades. Se tomássemos em conta que multidões se aglomeravam nas praças públicas da Espanha, do México, da Baviera, etc., antes da perseguição, uma reflexão amarga não poderia deixar de nos passar pela mente: estará o Brasil vacinado contra perigos tão grandes quanto os que hoje flagelam aqueles países? As multidões católicas não foram suficientes para evitar a tormenta e esmagar o mal quando ainda em gérmen. Por que? Qual a tática utilizada pelo inimigo da Igreja para obter tal resultado?

10 de agosto - Distribuição de brochura na qual se assevera que o Catolicismo, o comunismo e o nazismo são solidários na obra de destruição da democracia, e que, portanto, a famosa quinta coluna outra coisa não é senão uma vanguarda católica. Como é possível que semelhante disparate encontre campo na opinião pública? A culpa, em boa parte, cabe aos católicos de meias tintas, expostos a acessos de nervosismo misericordioso ou misericórdia nervosa, que os enche de inexplicáveis ternuras, agudo espírito de fraternidade para com todos os inimigos da Igreja.

17 de agosto - NATALIDADE. Qual a verdadeira causa da denatalidade? Que soluções propor ao problema? Caímos, muitas vezes, no erro de abordar os problemas nacionais, vendo-os através dos tratados de sociologia estrangeiros. Um mesmo mal,  igualmente desenvolvido em dois países, pode ter em cada um deles causas muito diversas das que tem no outro. Assim, pois, é óbvio que os pontos que devem ser abordados em um, não devem igualmente ser abordados no outro.

17 de agosto - A política do marechal Pétain vai tendo os resultados que o “Legionário” previu: a neutralidade se transformou em colaboração e esta tende a se patentear em subordinação. Mas felizmente Pétain está longe de incarnar a França, e a reação dos verdadeiros franceses se faz sentir de modo cada vez mais enérgico - O diário dirigido por Farinacci, Ministro de Estado da Itália, pediu com urgência à Santa Sé que defina sua posição no conflito entre nazistas e soviéticos. A Santa Sé já falou, e só retomará a palavra quando julgar conveniente. Mas seria muito conveniente, para dissipar qualquer confusão, que Farinacci se calasse. Pois que a confusão só vem dele e dos que escrevem segundo as idéias dele.

24 de agosto - SOFISMAS NOVOS, ERROS VELHOS. O erro sabe renascer com arte. Daí o fato de aparecer hoje em dia uma hábil e sinuosa explicação para uma conciliação entre o católico autêntico e o espírito do mundo, sob pretexto de "apostolado de infiltração" - O tipo ideal de católico para os liberalões do séc. XIX: que fosse bem comportadinho perante os desmandos do século, desbotado nas idéias, nas palavras, nas atitudes, e tomar, na sociedade contemporânea, a posição humilde e secundária que em certos romances tem o filho ilegítimo ou o parente pobre. Jamais seus lábios se deveriam abrir para proferir uma condenação ardente, ou apóstrofe veemente, uma réplica fulgurante. Esta mentalidade reaparece: o católico deveria, para atrair as almas a Cristo, esconder cuidadosamente que ele pertence à Igreja, e que, em lugar de proclamar sua doutrina, deve ocultar sua fé, e insinuá-la como uma mercadoria de contrabando!

24 de agosto - Múltiplas manifestações de desagrado dos franceses para com a política nazificante do Marechal Pétain - Recente golpe totalitário levado a cabo no Japão contra um Ministro de Estado incriminado de não conduzir com o necessário vigor a política de cooperação do Império do Sol Nascente com o “eixo”. Na Bélgica, Degrelle determinou que, para facilitar a utilização das tropas alemãs de ocupação nas frentes de combate, os membros do partido rexista se incumbissem de policiar as fábricas que margeiam o canal marítimo de Bruxelas à Antuérpia - A Srtª Primo de Rivera, famosa leader totalitária espanhola, recebeu convite do Reich para montar na Alemanha uma certa organização feminina nazista.

31 de agosto - Na França, diversos atos de sabotagem contra os nazistas confirmam a tese do “Legionário” de que a política de Pétain, tão favorável à expansão do neopaganismo pelo mundo, é fundamentalmente contrária aos verdadeiros interesses da França católica.

7 de setembro - E' com a maior desenvoltura que muitos dos jornais da zona francesa ocupada pelos nazistas, bem como da chamada “zona livre”, atribuem a manejos comunistas toda a agitação existente atualmente em território francês. Análise do "Osservatore Romano" sobre a questão - O “Legionário” lamenta fortemente que a agressão do nazismo à Rússia tenha trazido como conseqüência uma expansão da influência soviética no Irã.

14 de setembro - “ODIAI O ERRO, AMAI PORÉM OS QUE ERRAM” [I]. A caridade de Nosso Senhor nos urge a que façamos bem a todos, e ainda mesmo aos inimigos. Porém pretender que temos as mesmas obrigações, sempre igualmente fortes, e em todos os casos e circunstâncias, para com os bons filhos da Santa Igreja e os que professam doutrinas condenadas, é gravíssimo erro que não se pode nem se deve suportar. Mas no que deve consistir concretamente esse amor aos que erram?

14 de setembro - Na França, continua a crescer o movimento de hostilidade ao governo pró-nazista de Vichy - O Vaticano permanece insensível às ameaças que vem recebendo, recusando-se terminantemente a permitir que a causa do catolicismo se associe à do pan-germanismo - Do ponto de vista religioso, há muita diferença em adorar um porco ou adorar árvores, fontes, florestas, a raça, o sangue, etc., como entre muitos povos “civilizados” que retornam gradualmente à prática do neo-paganismo?

21 de setembro - “ODIAI O ERRO, AMAI PORÉM OS QUE ERRAM” [II]. No último artigo, a matéria era dividida por asteriscos em duas partes. A primeira era de autoria do Prof. Plinio; a segunda era uma transcrição de trecho da obra "El Liberalismo es pecado", do Pe. Félix Sardat y Salvany, que conta com aprovação da Sagrada Congregação do Index. Foi para que certos católicos com tendências liberais compreendessem a funestíssima orientação de seu espírito que lhes foi feita essa pequena e inofensiva cilada de não citar a autoria da segunda parte do artigo em questão.

28 de setembro - NÃO TRATEMOS OS LOBOS COMO OVELHAS PERDIDAS. Nosso Senhor se mostrou perfeito e adorável tanto quando acolhia com perdão inefavelmente doce Maria Madalena, quanto quando castigava com linguagem violenta os fariseus. Não arranquemos do Santo Evangelho quaisquer destas páginas. Há muitos católicos que falam sempre em doçura, e procuram sempre imitar essa virtude de Nosso Senhor. Que Deus os abençoe por isto. Mas por que não procuram eles imitar Suas outras virtudes?

28 de setembro - Representante de Roosevelt visita o Pio XII - Neste caos de contradições, de mentiras, de confusão que é o mundo contemporâneo, só o Santo Padre se conserva em uma atitude clara, nobre e realmente superior. Sem ser neutro quanto aos aspectos ideológicos da guerra atual, o Papa é entretanto neutro quanto a todos os interesses materiais e subalternos que trazem uma tão forte agravante ao conflito contemporâneo - Tudo quanto desagrada ao nazismo é por este atribuído ao comunismo. E isto não obstante tudo quanto agrada ao nazismo tem um cunho comunista mais ou menos evidente ou disfarçado.

5 de outubro - LOBOS E OVELHAS. E' curioso que em uma época de cavilosas maquinações, em que as heresias procuram disfarçar-se com rótulo cristão, inimigos ainda mil vezes mais perigosos tomam ares de sacristão para melhor iludir os fiéis, é precisamente nesta época que em certos círculos católicos ganha terreno um otimismo ingênuo e eufórico, para o qual toda a malícia do mundo contemporâneo não passa de um equívoco. E de um equívoco tão tênue que com uma meia dúzia de sorrisos este mundo será o melhor dos mundos.

5 de outubro - Receio de que negociações procurem colocar o Vaticano de lado para fazer uma paz "leiga", ou seja, um novo Munich - Esta semana a polícia nazista teve de prender o Arquiduque Carlos Alberto de Habsburg e o Bispo de Munster: exemplo da insatisfação que se nota em todos os países sob o domínio nazista.

12 de outubro - APÓSTOLO DA INTOLERÂNCIA (no sentido nobre e despoluído de preconceitos do termo): por ocasião do 50° do nascimento de Jackson de Figueiredo, um rápido estudo das feições psicológicas do valente polemista sergipano, sem dúvida o maior paladino suscitado pela Providência nas fileiras do laicato católico para lutar contra um vasto amálgama de erros - Saulo e Paulo: nisto se resume a história do homenageado.

12 de outubro - Lamentamos vivamente que a Hungria tenha adotado uma lei sobre casamentos tipicamente racista, que proíbe as uniões entre israelitas e não israelitas e impõe com caráter obrigatório o exame pré-nupcial - Na França, protesto contra as autoridades petainistas por parte de 400 doentes de um hospital francês. Quando até os doentes se revoltam...

19 de outubro - JUÍZO TEMERÁRIO. Se o liberalismo se empenhou particularmente em iludir as massas católicas a respeito da virtude da fortaleza, é certo que outra virtude, a da perspicácia, também tem sido muito combatida pela propaganda liberal. Mas o Evangelho é uma inigualável escola de perspicácia - Todo mundo tem, em certas circunstâncias, o direito de arcar com prejuízos que afetem seus interesses individuais. Ninguém, entretanto, tem o direito de expor os interesses de terceiros - Qual virtude que nos leva a repelir o lobo metido na pele da ovelha senão a perspicácia? E o que de mais triste do que, por falta de perspicácia, seguir falsos profetas ou abrir o aprisco às falsas ovelhas?

19 de outubro - O CONGRESSO EUCARISTICO DA DIOCESE DE SOROCABA. Pode-se prever com segurança absoluta o sucesso deste grande certame, graças ao seu virtuoso Prelado - As profundas qualidades exigidas de um Bispo como condição de êxito de seus trabalhos: uma humildade sem prejuízo da autoridade, uma indulgência que sabe perdoar sem jamais pactuar, uma firmeza que sabe se impor sem jamais se exacerbar, uma caridade que sabe elevar os homens sem jamais se rebaixar ao nível das paixões deles.

26 de outubro - Assassinado o gal. alemão Carlos Frederico Holtz e aplicação de penalidades, por parte das autoridades nazistas, a franceses que não cometeram aquele ato - Franz Frolik, chefe de seção do Ministério da Agricultura e várias outras pessoas, entre as quais cinco judeus, foram condenados à morte por sabotagem econômica, na Alemanha.

26 de outubro - JUÍZO TEMERÁRIO [II]. Não pode haver confusão mais grosseira do que identificar os conceitos de “juízo temerário” e suspeita. Esta última, pelo próprio fato de não ser uma certeza, envolve uma forte possibilidade de erro. Nem por isto, qualquer suspeita fundada em indícios seguros deve ser considerada temerária. Desde que não tenha havido desproporção entre os indícios e a suspeita, nenhuma temeridade terá existido. Formular uma suspeita razoável será, assim, um mal? Não. Pelo contrário, pode implicar em grave violação dos mais elementares deveres o não formulá-la. Deixar de formar juízo sobre o que é evidente, deixar de ouvir o clamor dos indícios veementes, ou é imbecilidade ou fraqueza de princípios - Pieguismo não é bondade. Estupidez não é generosidade.

2 de novembro - JUÍZO TEMERÁRIO [III]. Se é temerário todo juízo imprudente, é óbvio que quando as conclusões desse juízo forem favoráveis, nem por isto terão deixado de ser temerárias. Um juízo temerário favorável, não ferindo os direitos da pessoa a quem se refere, pode ferir gravemente os direitos de terceiros. E, neste caso, o pecado daí decorrente será tanto mais grave quanto mais respeitáveis forem os direitos assim desrespeitados, bem como quanto mais numerosas forem as pessoas prejudicadas - A Igreja e a sociedade têm padecido muito mais dos juízos temerários favoráveis do que dos desfavoráveis. Se o mal conquista círculos de influência cada vez mais largos, a que se deve isto senão à confiança por vezes infantil e ridícula com que os bons abrem seus ambientes aos maus?

2 de novembro - Diocese de Barcelona iniciou processo de beatificação de 100 mártires, vítimas dos comunistas, durante a guerra civil espanhola - Ex-primeiro ministro da África do Sul teria aderido ao "eixo" - O governo do Chile interpôs, junto à Wilhelmstrasse, seus bons ofícios no sentido de ser poupada a vida dos reféns franceses que ainda não foram executados.

9 de novembro - ARAUTOS DO DIVINO REI. Fortaleza: aquela das virtudes cardeais cuja carência mais se faz hoje sentir - A franqueza apostólica foi sempre uma regra fundamental de todo proselitismo católico. Excetuadas certas situações especialíssimas, o interesse da Igreja consiste em fazer com que seus arautos a proclamem sem desfiguramentos, sem diluições, sem covardes adaptações ao espírito da época - Recente opúsculo do Pe. Walter Mariaux, sob o título de “Arautos do Divino Rei”, constitui um curso da virtude da fortaleza.

9 de novembro - Não temos a ingenuidade de imaginar que será algum dia possível uma reconciliação do Catolicismo com o regime soviético, e uma sincera prática da liberdade religiosa na Rússia bolchevista - Discurso de Erzerberger, líder central do Partido Nazista, em presença do “Reichstag”: a destruição dos milhões de habitantes de Londres se justificava desde que concorresse para salvar a vida de um único cidadão germânico...!

16 de novembro - A TRAGÉDIA DE PARIS. A ruína em que está a Cidade Luz lembra as grandes desgraças que, na narração do Antigo Testamento, se abatiam sobre Jerusalém quando ela violava seus deveres. 'A cabeceira dessa grande agonia, quantos profetas se tem acumulado! Na sua maioria são profetas que afetam os sentimentos de dor de Jeremias apenas para poder mais facilmente recriminar a França e justificar a ocupação nazista. E' o lobo assumindo ares de ovelha... Não será essa nossa atitude - Descrição da situação concreta em que se acha essa grande e tão querida cidade, tão maior quanto mais está prostrada sob os golpes purificadores do sofrimento.

16 de novembro - Conferência do Prof. Donald Pierson, catedrático de Filosofia Social da Universidade de Chicago, durante a qual teria sustentado que a "criança, ao nascer, não é humana". Em qualquer fase de sua evolução orgânica, a criança é sempre humana. Admitir o contrário seria abrir, em matéria de birth-controll, as conseqüências as mais errôneas e catastróficas - Os prisioneiros franceses até agora inexplicavelmente detidos pelo III Reich são cerca de 1.500.000. Continuamos a perguntar a certos leitores franceses irredutivelmente cegos se continuam a achar que o “Legionário” se opõe aos interesses nacionais franceses combatendo a política nazificante de Pétain.

23 de novembro - CONTRA AS DETURPAÇÕES DO NATAL. Se se insistisse devidamente sobre o exato significado do Natal, quer do ponto de vista estritamente teológico, quer do ponto de vista histórico e social, muito menos campo para suas devastações encontraria no ânimo dos fiéis a paganização contemporânea. E' sobretudo importante não esquecer que as emoções duráveis e eficazes resultam muito mais de conhecimentos precisos e claros, de convicções sólidas e substanciosas, do que dos artifícios da literatura ou da retórica.

23 de novembro - Jornal católico de Lisboa “Novidades” publicou os magistrais sermões de Mons. Von Galen contra o nazismo, e mostrou a repulsa das Autoridades Eclesiásticas Alemãs contra os crimes da Gestapo - Falecimento do General D`Amade, que comandou um exército francês do Oriente durante a Grande Guerra e foi em, 1908, um dos fundadores do poderio francês em Marrocos.

30 de novembro - AS RECENTES NOMEAÇÕES (na arquidiocese de São Paulo). Mons. Ernesto de Paula, promovido como bispo; Mons. José Maria Drost Monteiro, de pároco de Itu a Vigário Geral da capital paulista; Mons. Antonio de Castro Mayer, Assistente Geral da Ação Católica, igualmente nomeado a Vigário Geral - Descrição do perfil psicológico e atividades de cada um dos promovidos.

30 de novembro - Elogiosa carta de Dom Bento Aloisi Masella, Núncio Apostólico no Brasil, a Mons. Antonio de Castro Mayer sobre o “Relatório da Junta Arquidiocesana da Ação Católica de São Paulo”, preparado por este último - O “Legionário” registra, jubiloso, a merecidíssima distinção conferida pelo Sumo Pontífice ao Dr. Vicente Melillo, membro do conselho fiscal desta folha - Os acontecimentos estão seguindo o curso inexorável que lhes vem imprimindo a máquina de guerra nazista - Entre o totalitarismo do Komintern e o totalitarismo do anti-Komintern não há senão diferenças acessórias, ou meros jogos de palavra. E' esta a iniludível realidade.

7 de dezembro - 3.000 prisioneiros poloneses foram fuzilados por nazistas em campo de concentração - Pio XII enviou carta ao Presidente da Polônia manifestando sua paternal compaixão pelo martírio daquela gloriosa nação e a esperança de que ela ainda renascerá, depois de vencidos seus injustos opressores - O “espírito de Montoire” (pequena cidade francesa onde se inaugurou a série de conferências entre os elementos da França “livre” e do III Reich) - Paris submetida a regime feroz de escola correcional - Cardeal Van Roye, Arcebispo de Malines, declara: “os fiéis estão proibidos de colaborar com os regimes de opressão”.

14 de dezembro - "A PASTORAL COLETIVA" (do Episcopado Paulista). Transcrição integral do tópico referente à situação internacional, acompanhada de comentários: melancólico e tristíssimo ocaso de uma civilização que baniu o nome de Deus das convenções internacionais!

14 de dezembro - Hawai e Honolulu: canhoneiros - Agem sem verdadeiro espírito de Fé aqueles que se deixam empolgar pela simples lamentação de dores físicas, de morte e de prejuízos financeiros. A alma vale mais do que o corpo, a vida eterna mais que os bens transitórios e passageiros - Não nos esqueçamos do enorme pecado que constitui uma guerra injusta... bem como uma paz injusta como, por exemplo, a situação criada pelo velho Marechal Pétain. Sua cordura na Indochina tem larga parceria de responsabilidade pelo derramamento de sangue no Pacífico.

21 de dezembro - "A PASTORAL E O RÁDIO". Enxovalha-se o vínculo sagrado do Matrimônio e o Episcopado não se deveria erguer em liça, contra esta ignomínia! Vilipendia-se a pureza, ataca-se a Fé, e os Bispos deveriam continuar calados! Quem pode não compreender que esperar deles tão reprovável silêncio seria o mesmo que os supor capaz de violar seus mais santos juramentos e seus mais altos deveres?

21 de dezembro - O recente ataque nipônico nas bases americanas e britânicas no Pacífico (Pearl Harbor), e a atuação da 5a. coluna para o êxito de tal empresa - Os piores quinta-colunistas são aqueles que “não vêem” ou que “não prevêem” ou que “não percebem” a trama do adversário.

28 de dezembro - SANTIDADE DO MATRIMÔNIO. A parte culminante da magnífica Carta Pastoral do Episcopado paulista é a que se refere à indissolubilidade do vínculo conjugal, e estigmatiza os graves e numerosos atentados que constantemente, máximo em nossa alta sociedade, se perpetram contra a santidade dos laços conjugais. Transcrição do tópico em questão.

28 de dezembro - O "caso Pearl Harbour": demissão do comandante chefe da esquadra “yankee” cuja extraordinária desprevenção ante o perigo dificilmente se poderia explicar por uma simples incúria; o governador de Singapura teve o desplante de se gabar de que respeitou a tal ponto a neutralidade do Thailand, que permitiu o estabelecimento ali de bases aéreas utilizadas pelos nipônicos em sua ofensiva.