1936
5 de janeiro – 1936, ANO DE LUTA / Se o Brasil quiser continuar cristão, deverá mobilizar todas as suas forças vivas contra o inimigo que audazmente tentou os seus golpes em Natal e Recife. Se o Brasil quiser afastar-se do Cristianismo, chegará inevitavelmente ao sovietismo, que é o pólo para onde convergem todos os caminhos que se afastam de Roma. O comunismo é um mal profundo, decorrente da corrupção de todas as células e tecidos sociais. Se, portanto, quisermos enfrentar o mal, deveremos fazê-lo pelo combate às suas causas mais remotas e perigosas. E a “causa causarum” do mal não é outra coisa senão a irreligião. Nesta luta, ou seremos soldados, ou desertores, ou heróis ou covardes.
5 de janeiro – Comentando… Meio consolo / Tachar a escolástica de ser contra o senso comum é negar o “abc” da filosofia.
5 de janeiro – Comentando… Ordenações sacerdotais / Torna-se necessário um maior esforço material e espiritual dos nossos católicos para que as vocações se multipliquem e possam ser devidamente amparadas. Graças a Deus, em São Paulo, com o desenvolvimento das Congregações Marianas também as vocações têm aumentado.
19 de janeiro – Carta de Luiz Carlos Prestes: “No Brasil só se pode fazer a revolução comunista por meio dos intelectuais que nos ajudariam a formar uma geração intelectual futura comunista”. O terreno próprio para a semeadura da má semente não é o estômago vazio dos indigentes, mas o cérebro vazio de alguns burgueses – Cínico conselho do comandante Sisson: “destruir a lenda de que (os comunistas) somos contra a religião” – Nos EUA e em grandes países da Europa que se dizem super-civilizados, a Constituição consagra a bárbara lei do divórcio.
19 de janeiro – E POR QUE NÃO CATOLICISMO? / Queremos servir ao Papa e à Igreja, pois que este é o único modo por que devemos servir à causa de Deus – E’ absurdo pensar ainda que existe um pan-cristianismo super-confessional. Entre protestantes, a infiltração racionalista é tão generalizada que em um Congresso reunido em Upsala, e que se compunha de representantes de todas as seitas protestantes, da Igreja russa e da Igreja grega cismática, não foi possível senão fixar um ponto de Fé único: a existência de Deus…
19 de janeiro – Comentando… Uma conferência / Ceticismo filosófico defendido com surrados “argumentos” e com velha roupagem.
19 de janeiro – Comentando… “Pan” / Passando em revista os artigos que “Pan” recortou e ofereceu aos seus leitores, encontram-se: “As cenas que a censura cortou”, acompanhados de “edificantes” clichês, em que parece existir nas entrelinhas a pretensão de afirmar uma evolução da moral, como se o que era imoral há 20 anos já não o fosse hoje. Além de outros artigos do mesmo naipe, matérias elogiosas à perseguição religiosa contra os católicos no México e propaganda pró Rússia soviética. – Uma nova revista com o seu sistema curioso de oferecer um campo de joio, para que nele se procure uma haste de trigo…
19 de janeiro – Comentando… Perante Deus e perante a Pátria / A reforma deve partir de baixo para cima, do indivíduo para o Estado, e nunca de cima para baixo, do Estado para o indivíduo.
2 de fevereiro – À Margem dos Fatos / Nossas idéias, de nós católicos, não são novas: são eternas. Não somos nós que renovamos a Igreja, mas é Ela que nos renova. Não somos nós que A sustentamos, mas é Ela que nos sustenta. Mais forte do que a “mística” russa e a “mística” da pátria, é Ela quem suscitou os mártires, os cruzados, e os marianos de São Paulo. Houve uma vez um Chefe de Estado que quis derrotar os adversários do Cristianismo. Empenhou uma grande batalha e deveu sua vitória à Cruz, insígnia da civilização cristã, que protegeu suas armas. Este chefe se chamou Constantino. Não foi ele que deu vitória à Cruz, mas foi a Cruz que o fez vencer – Juramento que Eduardo VIII prestou, ao ser proclamado Rei da Inglaterra, de fidelidade ao protestantismo. O que diriam se, para ser empossado um Presidente da República no Brasil, se lhe exigisse um juramento de manter a Igreja Católica?
2 de fevereiro – Comentando… O LEGIONÁRIO e a política / Do alto dos vinte séculos que conta a Igreja de Deus, encastelados na rigidez de seus sublimes princípios, iluminado pelo esplendor de suas milenárias tradições, o católico deve olhar com imparcialidade as lutas que os homens travam em torno de interesses temporais. Pouco se lhe dá que vença este ou aquele grupo. Mas seu juízo deve descer, imparcial e sereno, sobre os móveis de ação e os instrumentos de combate utilizados pelos exércitos em luta, apontando ao respeito e à admiração os que desposam a causa da Fé, da dignidade e do patriotismo, e à execração os que servem à incredulidade, com as armas da felonia e da mentira.
2 de fevereiro – Comentando… Carnaval / Para onde irá o nosso pobre Brasil que alguém já chamou de “país do carnaval“?
2 de fevereiro – Comentando… Tristes recordes / A Câmara Federal do Brasil derrotou, em matéria de abundância de discursos, os mais famosos Parlamentos do mundo. Nossos deputados proferiram, em 1935, 2.892 discursos, o que dá uma média de 20 por dia. A maioria deles não versou sobre matéria legislativa. Enquanto tal se fazia, a Nação pagava subsídios a obstrucionistas e não obstrucionistas tal e qual o sol, que ilumina indistintamente bons e maus. O lema “res, non verba” [coisas, fatos e não palavras] parece ter sido substituído em nossa Câmara por outro: “verba, non res”.
16 de fevereiro – A Exposição de Imprensa Católica / A maior parte dos católicos generosos julga mais meritório dar dinheiro para hospitais, para creches, para obras de assistência social. E com isto suas bolsas dificilmente se abrem para auxiliar qualquer outra iniciativa. No entanto, bastará uma pequena pergunta, que submetemos à apreciação de quem nos ler, para mostrar o equívoco de tais católicos. É certamente conforme à caridade aliviar as dores físicas do homem e prolongar por mais alguns anos a vida dos enfermos. No entanto, perguntamos: não é mais meritório aliviar as dores da alma, as enfermidades morais tão frequentes em nossa época, os padecimentos ocultos, para os quais não há hospitais e nem remédios? O que é melhor: prolongar a vida de corpos que, cedo ou tarde, descerão à sepultura, ou a vida de almas imortais que, sem um conselho bom, dado em momento oportuno, poderão ser atiradas à noite eterna, “em que há trevas e ranger de dentes?” Responda quem nos ler.
16 de fevereiro – Comentando… Opinião franca / Pedido para o leitor enviar uma opinião franca (franqueza significa inteira fidelidade no apontar as qualidades e… também os defeitos) a respeito da nova orientação que vimos imprimindo ao “O Legionário”. Se favoráveis, nos estimularão. Se contrárias, nos instruirão.
1° de março – Por que? / Se os bons fossem melhores, os maus não seriam tão maus. Se os filhos da luz fossem mais dedicados aos interesses da Santa Igreja, se eles amassem mais entranhadamente a verdade religiosa que professam...
1° de março – Comentando… Ainda os comunistas / Passados os primeiros momentos, a vigilância afrouxa, o cansaço domina; só os agitadores marxistas são infatigáveis em suas propagandas. Mas diante desta atividade incessante não é possível repousar.
1° de março – Comentando… Já é ser transparente / Um jornalista, querendo conhecer a vida íntima de Hitler, empenhou todos os seus esforços para vencer os mil e um obstáculos que se levantavam entre ele e o “Führer” alemão. Por fim, conseguiu conversar com o seu motorista, há quinze anos a seu serviço. Abordado pelo jornalista, que ouviu a seguinte e “extensa” informação: “A vida do “Führer” é transparente. Eu não sei mais que o que sabem quantos o vêm”…
1° de março – Comentando… Retiro espiritual / Para a generalidade dos homens, quanto mais a matéria for glorificada nesta terra – e essa glorificação da matéria é sua maior brutalisação – tanto melhor será o planeta. Eis por que eles se entregam ao vício, esquecidos de que são algo mais que um pedaço de carne.
15 de março – Comentando… Soares d’Azevedo e o “Legionário” / A revista “Vozes” de Petrópolis, em número todo dedicado à Exposição de Imprensa Católica que vai realizar-se em Roma, publica artigo de Soares d’Azevedo com uma referência a O LEGIONÁRIO, a qual, se por um lado nos enche de justificada alegria, por outro nos faz meditar demoradamente sobre o muito que devêramos e devemos fazer: “não são muitos os periódicos redigidos com o brilho e dirigidos com a orientação magnífica de “O Legionário” de São Paulo”.
29 de março – Comentando… Os “feriados” da Semana Santa / O que poderá dizer-se de quem se esquece da própria superioridade que lhe advém de possuir um entendimento, o qual, por uma luz apenas natural, já deduz a necessidade de um Criador a quem deve obrigações e respeito? Ainda e sempre o que importa é descristianizar, é esquecer a Igreja. É preciso abafar essa voz…
29 de março – Comentando… A Igreja “obscurantista” / Os incêndios e destruições de igrejas e conventos, praticados na Espanha por elementos das esquerdas, agora no poder, levam-nos a repisar uma questão interessante: a quantidade de obras de arte preservadas pela Igreja Católica e que foram dilapidadas por aqueles que se consideram “anti-obscurantistas”…!
29 de março – Comentando… Desorientação / Para reger a cadeira de História da Civilização Americana na Universidade de São Paulo foi contratado o professor norte-americano Paulo Vanorden Shaw. De sua fidelidade aos “sadios princípios de nossa tradição cristã” podemos ter uma ideia clara pelo seu programa. O ponto 18 é o seguinte: “A Igreja – Clero regular e clero secular. Pioneiros. Missões. Relações com o Estado. Função econômica e bancária da Igreja”. O enunciado do ponto é suficientemente expressivo. Dispensa qualquer comentário…
12 de abril – À margem dos fatos – O anti-comunismo burguês se baseia em razões meramente utilitaristas e não em princípios mais sólidos. Certamente os mesmos que buzinaram diante da passagem da procissão da Semana Santa no Largo da Sé em São Paulo. O protestantismo alemão, no recente plebiscito alemão, fez uma profissão de fé no “Führer”, no entanto o maior inimigo de sua Fé.
12 de abril – Comentando… “Divagações abstratas” em “momentos perdidos” / O prof. Miguel Osório de Almeida em entrevista aos “Diários Associados” manifestou que: a Universidade tem “como finalidade última” a “preparação da felicidade”, mas que o conceito de felicidade varia segundo as doutrinas através das quais os indivíduos a concebem. Logo é absurdo pretender que uma Universidade laica e neutra, como o referido professor a quer, “realize o reino de Deus sobre a Terra”!…
12 de abril – Comentando… A história da economia brasileira / Conferências do Sr. Roberto Simonsen na Escola Livre de Sociologia e Política.
12 de abril – Comentando… Rotary / Algumas apreciações de autorizadas personalidades ou publicações da Igreja Católica a respeito de tal associação. – A atitude dos católicos no Brasil deve ser a da máxima circunspecção em relação ao Rotary, sem hostilidades imprudentes e precipitadas.
26 de abril – Uma lição – A algazarra anticatólica que se voltou contra o Arcebispo Primaz de Salvador e diversos outros personagens eclesiásticos, demonstrou, diante da inércia da imprensa neutra, onde nenhuma pena honesta se levantou para defendê-los, como por debaixo da cinza há muita brasa. Brasa que preludia muita vaia, muito apupo, muita calúnia amanhã, em suma, muita perseguição, apesar do brilho e piedade que cercaram as cerimônias públicas de Semana Santa, e que pareceriam contradizer essa realidade.
26 de abril – Comentando… Ainda o Rotary
10 de maio – Patriotismo / Descrição do espírito acolhedor do brasileiro em relação aos imigrantes, contrapondo-se às manifestações fascistas e hitleristas que, pela ação insultuosa e irrequieta de seus consulados procuram aglutinar seus nacionais para levá-los a uma posição de não assimilação pelo país que os acolheu, que poderia eventualmente colocar em risco a própria segurança nacional. – Citei a Itália e a Alemanha, pois que têm sido os dois Países que mais se têm destacado nessa atuação antinacional. E menciono tais países à vontade, porque sou um ardente admirador de ambos. Por quais motivos?
10 de maio – Comentando… A democracia do sr. Anísio
10 de maio – Comentando… “Belezas” do socialismo!… / Exemplificando com ato despótico de um governador no México que mandou fechar uma escola gratuita para meninas pobres, pelo fato de ser dirigida por católicos.
10 de maio – Comentando… Laicismo rançoso / Em nossa Constituição, neutralidade religiosa não quer dizer hostilidade religiosa. Entendeu-o assim a Constituição. Mas certo grupinho continua a professar o laicismo positivista rançoso da Constituição de 1881, em lugar de abraçar o laicismo um pouco menos rançoso da Constituição de 1934.
24 de maio – Política Social / A voz augusta do Sumo Pontífice se fez ouvir, das alturas do Vaticano, para fulminar, com sua condenação, os intuitos subversivos dos comunistas brasileiros. Há uma advertência discreta mas muito clara, nas palavras do Pontífice. Cumpre não desarmar. Cumpre lutar, cumpre agir. – A questão social não é apenas uma questão de polícia. É antes de tudo uma questão de justiça e de caridade.
24 de maio – Comentando… A comunhão das famílias / Os inimigos da sociedade e da ordem procuram ferir e destruir em primeiro lugar a família, que é o sustentáculo dessa mesma sociedade e dessa mesma ordem. Para combater esse trabalho de destruição feito pelos inimigos, o Bispo de Rio Preto quis dar à família, em conjunto, o mais poderoso elemento de união, que é a Sagrada Eucaristia e, como complemento, pequenas palestras sobre os deveres e as responsabilidades da família e sobre seu aperfeiçoamento espiritual.
24 de maio – Comentando… Graus e formas de comunismo / Manifestações diversas de comunismo: anticlericalismo? campanha sexual para libertação de “falsos preconceitos”? socialismo pedagógico? – Qualquer destes abcessos do comunismo negará ser comunista integral: busca apenas um ideal, que tem como base a igualdade de todos. Se chegassem à realização de todos estes “ideais” juntos veriam com assombro o comunismo integral. Numa soma, cada parcela não é o total. O total é a soma destas parcelas todas…
24 de maio – Comentando… A sorte dos intelectuais russos / Exemplos concretos do que sucedeu a diversos intelectuais da Rússia soviética, desde o desterro até a pena capital, passando por prisão perpétua e quejandos.
07 de junho – Até o Impossível / Como atingir as almas que circunstâncias várias mantém afastadas do Templo do Senhor, mas que se ouvissem a palavra do Divino Salvador se regenerariam?
07 de junho – Comentando… Bolívia socialista / O povo boliviano, que deu tantas provas de heroísmo na recente guerra do Chaco, e que é criado no amor e na devoção à Virgem de Copacabana, saberá certamente encontrar as reservas morais necessárias para expulsar o soviete que o Coronel Toro lhe pretende impor.
07 de junho – Comentando… “Catecismo do P.R.P.” / Como católicos, fora e acima dos partidos, temos criticado as atitudes tomadas por gregos e troianos, quando essas atitudes vêm ao encontro dos princípios católicos, ou quando elas constituem uma irreverência à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. É o que se dá agora com o referido “Catecismo do P.R.P.”, decalcado sobre o Catecismo da Doutrina Cristã.
07 de junho – Comentando… O caso de Maria Prestes / Os jornais noticiam a gravidez estranhamente oportuna da companheira de Luiz Carlos Prestes, que a está pondo ao abrigo de uma expulsão justa e desagravadora da honra nacional.
07 de junho – Comentando… Proezas de “los rojos”
05 de julho – Comentando… Escolas noturnas / Organização de escolas noturnas, destinadas aos operários dos bairros ou das cidades onde estão instaladas as Congregações Marianas. Achamos que na época atual, poucas obras são tão meritórias.
05 de julho – Comentando… Ciência russa… / Na Rússia soviética, todos os laboratórios são medíocres, as fontes de informações são miseráveis, as bibliotecas mesquinhas. O resultado é que a maior parte do trabalho se reduz a fazer “descobertas” já feitas em outras partes do mundo!
19 de julho – Comentando… Sangue e paganismo / Transita na Câmara Federal um projeto, visando proibir as corridas de automóveis. Um deputado maranhense, falando sobre elas, fez uma evocação da Roma antiga, no seu período de trevas, quando se exigiam espetáculos em que se derramasse sangue, muito sangue.
19 de julho – Comentando… Renan… e outros / Como considerar um “grande homem”, Aquele que disse tantas vezes taxativamente ser Ele o Messias, o Prometido, o Filho de Deus? Ou um Deus, ou o maior mentiroso! Mas nunca um “grande homem”! Mais coerência, escravos de Freud, advogados tardios de Renan!
19 de julho – Comentando… A propriedade em S. Paulo / O número de propriedades agrícolas arroladas – 274.740 – indica com eloqüência a extensão do parcelamento da terra no Estado.
02 de agosto – Comentando… Os comunistas do Brasil / Colocada bomba em uma igreja no Rio de Janeiro: isto deve servir para convencer os nossos incrédulos de que o comunismo não é o manso cordeiro que finge ser, aliás, na tática de sempre. Na Espanha, os incêndios de igrejas só começaram quando o regime se viu no poder; antes ele defendia as “liberdades populares”…
02 de agosto – Comentando… De acordo… / Não nos limitamos a achar que os católicos se devem interessar pela política, a título privado. Achamos que a própria Ação Católica, oficialmente, pode e deve intervir na vida política do país, desde que estejam empenhados em qualquer luta os princípios da Igreja.
02 de agosto – Comentando… A balada da serpente / Os comunistas são férteis nos meios de combate, barateados pela nudez completa de qualquer preconceito moral, e mesmo de coerência, coisa para eles da menor importância e meio mitológica. Não agasalhemos em nosso seio, como o encanto caridoso da fábula, a serpente imobilizada pelo frio, porque ela, depois de absorver o calor, requererá o nosso sangue.
09 de agosto – 7 Dias em Revista / Exemplos do ecletismo que norteia nossa vida política – A infiltração anticristã também vai se insinuando na imprensa, em uma intensidade só comparável à infiltração comunista no exército – A tática comunista de criar “Frentes Amplas”, acobertadas com o manto antifascista e democrático vai se alastrando, e não faltam ingênuos que as dêem crédito.
09 de agosto – Comentando… Comunismo divertido / Se alguém pedir pão e não “circo”, seguir-se-á a doutrina daquele comunista espanhol que prometia a abolição das prisões, ordinários instrumentos de opressão burguesa: – Quando formos governo, dizia, trataremos apenas de convencer os nossos inimigos; os que não se convencerem, serão simplesmente fuzilados!
09 de agosto – Comentando… Curas em Lourdes / Notícias recentes de Lourdes informam que em 1934 foram examinados, pelo “Bureau” Médico, 88 casos de cura naquele lugar de peregrinação, dos quais, contudo, só 14 foram reconhecidos com o cunho sobrenatural. Os restantes não tinham provas suficientes para serem proclamados de “cura sobrenatural”.
09 de agosto – Comentando… Tocha Olímpica / Agora, depois de 20 séculos de Cristianismo, restaurar, com todos os seus “fogos sagrados” e outras coisas, o velho ideal materialista dos jogos olímpicos é indiscutivelmente dar um notável salto para traz; é verdade, porém, que a tocha se dirige para lugares onde impera o paganismo: a Alemanha dominada por Hitler…
16 de agosto – Comentando… Boas contas / Estado social
16 de agosto – Comentando… Digno de ser imitado… / Ninguém há que ignore as desastrosas consequências da má leitura. A Revolução Francesa teve grande impulso com a literatura de J. J. Rousseau et caterva, através do famoso “Contrato Social” e outras obras igualmente perniciosas. Para contrabalançar a má influência do mau livro – também é ocioso repetir – só o bom livro. Frequentemente, as obras más são mais acessíveis do que as boas. Como resolveu simplesmente esse problema o Superior dos Missionários do Imaculado Coração de Maria em Campinas?
16 de agosto – Comentando… Formação da mocidade / Não é possível permitir que os nossos meninos e moços sejam por mais tempo envenenados por doutrinas dissolventes que vão desde o darwinismo até o comunismo, com prejuízo para sua formação.
23 de agosto – Comentando… “Gaceta Hispaña” / Publica-se nesta capital esse semanário em língua espanhola que agora, a propósito da Revolução Espanhola, se declara neutro. Ao mesmo tempo, multiplica em suas colunas as provas de simpatia ao governo de Madri publicando entrevistas dos membros do governo, exaltando o apoio de alguns intelectuais ao sr. Azaña, afirmando que o governo espanhol não é comunista etc. Para espanhóis, não definir-se no momento atual é ficar com o governo de Madri que representa o domínio soviético na terra do Cid; é, portanto, trair a própria Pátria.
30 de agosto – Comentando… César, Esopo e a Espanha / Perdoar! O perdão é para os arrependidos, mas não para os astutos.
30 de agosto – Comentando… Instituição Krishnamurti / Foi instalada nesta Capital e já existe no Rio, uma “Instituição Cultural (sic) Krishnamurti”, destinada a propagar as doutrinas – se é que existem – do pseudo-filósofo hindu. Já por mais de uma vez nos temos referido a Krishnamurti e aos seus escritos e conferências, demonstrando o niilismo que prega e a ruína espiritual que suas idéias determinam. Negativistas e pessimistas como o são o budismo e o teosofismo, que dele deriva, só podem fazer mal ao Brasil.
06 de setembro – Comentando… Grã-fino / Em uma “Crônica Social” enviada do Rio se retraça perfeitamente o quadro da decadência de uma parte de nossa sociedade: os grã-finos. E que se apresenta tão degradada como a da decadência romana; é a parte mais inútil de nossa Pátria e evidentemente nada poderemos esperar deles.
06 de setembro – Comentando… Em busca da paz / Notícias de Bruxelas dão interessantes informações sobre o 1º Congresso do “Agrupamento Universal pela Paz”. Inúmeras são as nações aí representadas. Caracterizemo-lo pela tabela de ausências e presenças: a Itália e a Alemanha não serão representadas; as esquerdas de Londres mandarão 700 representantes, sendo alguns dos “sem-trabalho”. Rússia e Espanha serão representadas.
06 de setembro – Comentando… Nitti, a Espanha e… “O Estado de S. Paulo” / Artigo do ex-presidente do Conselho de Ministros da Itália a respeito das causas da guerra civil espanhola, onde apresenta conclusões verdadeiramente estarrecedoras. Por exemplo: o primeiro responsável pela situação atual da Espanha não são os comunistas de Madri mas… o Exército espanhol; o segundo seria o clero espanhol; acha ainda o sr. Nitti que a Espanha está ameaçada não “pelo bolchevismo que — pretende ele — é uma ordem” (!), mas “pela maior desordem, pela explosão de todas as paixões políticas, religiosas”.
13 de setembro – Liberdade de pensar e liberdade de mentir / Se é fato que no estado leigo a liberdade de opinião e de religião é de regra, também é certo que a liberdade de informar deve-se exercer com pleno respeito à verdade objetiva dos fatos e não basear-se em fontes inidôneas, mentiras ou distorções, como o fazem certas agências de notícias. Será lícita esta liberdade de mentir? Quando será imposto um paradeiro a esta situação? – O problema das “fake news” é antigo…
20 de setembro – Comentando… Madre Rosa Maria / As virtudes que a Fé Católica infunde no coração das Irmãs de Caridade, dedicadas de corpo e alma ao bem de seus semelhantes. Elas não perguntam donde eles vêm, nem para onde vão, quais suas idéias ou suas crenças: cuidam deles por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante de tais virtudes, só há uma classe de gente que se enfurece e que está pronta a sujeitar as santas Religiosas aos maiores opróbrios; veja-se a Espanha atual, com seus anarquistas e comunistas.
20 de setembro – Comentando… Técnica de propaganda / Queremos chamar a atenção para as finuras da técnica de propaganda totalitária atingindo todos os terrenos: nas peças teatrais, nos programas de rádio, nos próprios livros didáticos. Em contraposição a essa propaganda habilmente oculta que precisa levantar-se uma agudeza de percepção à toda a prova, para perceber nas entrelinhas da mais inocente historieta para crianças, por exemplo, o veneno que dali destila.
27 de setembro – A questão do Alcázar (de Toledo) / Na Câmara Federal, deputados assinam requerimento em que se pedia: a) que se inserisse na ata dos trabalhos do dia um voto de pesar pelo falecimento dos defensores do Alcázar de Toledo; b) que esse voto fosse comunicado à Junta Governativa de Burgos (general Franco). Porém, bom número de deputados pediram que fossem retiradas as respectivas assinaturas porque boa parte da Câmara, embalada pelo calor e pela sonolência, não observou atentamente o que estava requerendo… – Quando a Câmara aprovou um requerimento segundo o qual ela se deveria representar no Congresso Eucarístico de Belo Horizonte, os jornais nos informaram que a aprovação foi unânime. Semanas depois, surgiu uma oportunidade para que nossos legisladores manifestassem concretamente a seriedade da homenagem que prestaram à Eucaristia. Não se tratava mais de homenagear o Rei Eucarístico, mas os heróis que tombaram na defesa do Seu reinado social no mundo. E entre esses mesmos deputados houve os que se recusaram a deitar à beira da sepultura desses beneméritos da Igreja e da civilização a braçada de flores das saudades comovidas do povo brasileiro. E ainda há quem pense que pisamos em solo firme.
04 de outubro – Casamento, luxo burguês / Muita gente pensa que o Brasil é um Céu aberto em que a Igreja atingiu o cúmulo da prosperidade, simplesmente porque ninguém A persegue, e porque nossos dirigentes são atenciosos para com nossas Autoridades Eclesiásticas. Certamente, a liberdade da Igreja é um bem precioso. Certamente, é também muito de se louvar que o Poder Temporal trate com a devida reverência o Poder Espiritual. Mas, chegados a essa situação, podemos descansar? Qual é a finalidade da Igreja? Não consiste ela em desenvolver extensiva e intensivamente o Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo? É certo que o Estado não opõe obstáculos a esse desenvolvimento? – O país em que o casamento corre o risco de parecer um luxo para uso meramente burguês do qual o operário pode prescindir, não é um país em que periga a instituição da família? E o que é que não periga quando periga a família?
04 de outubro – 7 Dias em Revista / Pela primeira vez, desde que o mundo se governa pelos princípios da civilização de Jesus Cristo, um pai mata seu filho por motivos de saúde. A atitude do infanticida vale como sintoma de uma civilização. Se a criança doente é um ser inferior, por que razão há de o Estado sobrecarregar-se com sua educação? Não seria melhor deixar morrer esses galhos quase secos, para que a seiva afluísse mais abundante para os galhos sãos? Se algum dia esse pensamento conquistar o mundo, casos como este serão numerosíssimos.
04 de outubro – Comentando… México e Rússia / A hipocrisia que reveste os atos das nações comunistas vai tendo o condão de desprestigiar as mais nobres palavras, desvirtuando as mais honestas iniciativas. Qual coisa mais justa que uma reinvindicação popular? e a palavra “popular” faz-nos tremer: pensa-se logo em barulho, incêndio… Qual coisa mais desejada que a paz? E como tememos um congresso pró “paz”…
04 de outubro – Comentando… Will Durant, Diágoras e “História da filosofia”
11 de outubro – Cobras, cordeiros e governadores / Por mais de uma vez, temos feito nossas reservas categóricas ao Integralismo. Ninguém, portanto, nos pode suspeitar de correligionários dos “camisas verdes”. Católicos que somos, estamos ao lado das autoridades constituídas sempre que, à mão armada, se procurar expulsá-las do Poder. Não fazemos obra de acusação nem de defesa. Somos meros críticos, e críticos imparciais. Fechar a boca dos adversários não é provar que eles estão errados.
11 de outubro – Comentando… Prostituição legal
18 de outubro – Reis, presidentes e ditadores / Um dos fenômenos curiosos que nossa época vai assistir – e prometem ser tantos – é sem dúvida a transformação da fisionomia dos chefes de Estado. Os reis europeus davam geralmente a dolorosa impressão de bonecos bem nutridos e bem vestidos, capazes de servir de elegantes “marionetes”. O aparecimento das ditaduras européias transformou, porém, o gosto estético dos nossos contemporâneos. Ninguém mais, em nossos dias, teria admiração pela rústica simplicidade de um Pedro II, passeando tranqüilamente na Quinta da Boa Vista. As multidões, atualmente, exigem cenários imponentes, chefes autoritários, governantes aguerridos, capazes de lhes inspirar confiança, pela ousadia dos seus gestos e pelo feitio despótico de seu temperamento. Se Mussolini despisse as vistosas fardas que enverga, para se trajar como um pequeno burguês, se Hitler abandonasse sua indumentária semi-militar e o decoro imponente das manifestações nazistas, estaria comprometido seu prestígio. Dos chefes de Estado, que grupo vencerá? O dos “sans-culotte” ou dos Napoleões?
18 de outubro – Comentando… As pratarias do sr. Blum / O chefe (esquerdista) do governo francês, possuidor de uma valiosa coleção de objetos de prata… Não era até agora um preconceito antiproletário a posse de uma coleção de objetos de arte? – O sr. Blum quer transferir para fora da França essa “valiosa coleção”. Não terá ele bastante confiança na estabilidade social do país que governa?
18 de outubro – Comentando… Vá ser juiz em Barcelona… / Notícia procedente da Espanha informa que na cidade de Barcelona, em consequência da grande facilidade proporcionada pela nova situação, tem aumentado consideravelmente o número de divórcios, assinalando-se alguns até de sexagenários. Seria grotesco, se não fosse tão lamentável! Daqui a pouco, quando se quiser ofender uma pessoa, imperdoavelmente, será bastante dizer: “Você merecia era ser juiz em Barcelona”.
25 de outubro – O Barrete Frígio perante a Cruz, o sigma e a bandeira vermelha / Na apreciação dos fatos, temos em mente tão apenas os grandes interesses fundamentais da civilização católica do Brasil. E é à luz desses interesses que consideramos os acontecimentos. – Uma legislação social inteligente. – “Cristianismo católico”: expressão sem sabor confuso. – Nada neste mundo poderá justificar que se trate em pé de igualdade uma corrente que se proclama fiel aos “princípios próprios de todos os corações bem formados” com outra que visa a destruição desses princípios. – A debelação do comunismo deve ser a preocupação principal dos nossos dirigentes. E – estejam eles disto certos – o sucesso de sua campanha está diretamente ligado ao sucesso de sua luta contra o comunismo.
25 de outubro – 7 Dias em Revista / Enquanto se celebra o centenário de Benjamin Constant (positivista e anti-católico), o centenário do Visconde de Outro Preto transcorreu no olvido. – O Tribunal Especial iniciará suas atividades. Os católicos devem erguer suas preces para que a idéia da clemência e misericórdia não chegue ao ponto de desarmar o Estado perante seus inimigos. – A influência do embaixador russo em Madri é cada vez mais declarada sobre as decisões do Sr. Azaña. – O anti-semitismo feroz de Hitler está a clamar por um novo São Bernardo [o qual salvou os judeus do extermínio na Alemanha] que invocasse para o povo de Israel aquela misericórdia que nem sua grande Vítima [Jesus Cristo] lhe negou.
25 de outubro – Comentando… “A senhorita quer casar?” / Lembramos aos nossos leitores que manifestem sua desaprovação ao “Diário da Noite” pela correspondência que vem publicando nessa secção, onde se manifesta a ausência de princípios nobres e de fins elevados.
25 de outubro – Comentando… Fronteiras para a caridade
25 de outubro – Comentando… “Reduto” / Quem procura com sinceridade “o ser, o belo, a verdade” encontrará junto Àquele que disse um dia: “Ego sum Via, Vita et Veritas – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
25 de outubro – Queremos que Ele reine sobre nós / Jesus Cristo é nosso Rei. Nós, os súditos. Ele é o Senhor de todas as nossas ações, de nossos pensamentos, de nossos desejos, de nossas palavras. E nos impõe que tudo em nós se amolde estreitamente aos Mandamentos que nos impera pelo órgão autorizado de sua voz: a Santa Igreja. Quanto é, pois, pela nossa parte, nada de escolhas ao sabor de nossos caprichos. – São precisamente os exagerados egoísmos de cada qual o máximo óbice à vida social. E quando os homens se houverem despojado de suas acanhadas egolatrias, teríamos obtido que todos haveriam conseguido o máximo de sua eficiência social, e seria o Reinado de Jesus Cristo e o paraíso na terra.
08 de novembro – Comentando… Centro de difusão cultural / A verdadeira causa da difusão do comunismo é a falta de instrução religiosa.
08 de novembro – Comentando… Dever de justiça / É norma do LEGIONÁRIO, evitar o quanto possível os elogios pessoais. É do espírito da Igreja, elogiar as obras, e ser muito discreta quanto aos seus autores. Mas essa linha de conduta nunca deve violar os direitos da justiça. E é apenas em um rigoroso espírito de justiça, que nos sentimos obrigados a fazer um comentário particularmente elogioso à intensa atividade que na Diocese de São Carlos vem desenvolvendo Dom Gastão Liberal Pinto, seu Bispo Coadjutor. – De uma ação tão fecunda, desenvolvida com tanta modéstia, em um silêncio até agora impenetrável, tudo pode esperar a Diocese de São Carlos.
08 de novembro – Comentando… Família / O instituto da família, que tem seu alicerce firme no matrimônio indissolúvel, baseado na lei natural corroborada pelo nosso Código Civil, está sendo o alvo de ataques bem dirigidos. Um advogado uruguaio que faz seu país chamariz de casais descontentes, acenando com a promessa de divórcio. Enviou ele aos nossos advogados, com encomiásticas dedicatórias, elegantes brochuras, fazendo propaganda desta mendaz promessa. Este causídico certamente não será o interessado direto da dissolução de nossa família. Donde jorrará, então, o dinheiro para isso?
08 de novembro – Comentando… Elogio (?) da indisciplina / Sem comentários traduzimos a seguir alguns trechos de uma proclamação recentemente publicada pelos jornais libertários da Espanha e afixada nas paredes das cidades da Catalunha: “quando passar o momento decisivo da luta, nós poderemos controlar a indisciplina da inteligência construtiva… Nós não queremos a disciplina, que limita a bravura, a inteligência e os sentimentos”.
08 de novembro – Comentando… “Menu” comunista / Grande embaraço se viram os organizadores de um banquete comunista realizado em Simacourbe (distrito de Pau, França): a escolha do cardápio, que deveria ser irrepreensível sob o ponto de vista bolchevista. Depois de longas hesitações, resolveram que além do caviar, do vodka, e outros ingredientes adequados para a comemoração e de tendências absolutamente insuspeitas, somente fossem admitidos à mesa, em forma de foice: presuntos, beterrabas, cenouras, tomates, bifes mal assados, e outras comezainas que, mesmo de uso burguês, tivessem – ao menos na cor – alguma afinidade com o credo dos estômagos que as iam ingerir…
15 de novembro – Comentando… Nomes / Publicada recomendação das Autoridades Eclesiásticas relativa aos nomes impostos aos batizandos. Esse aviso destacava a necessidade de se instruírem os pais nesse assunto, muito mais importante do que à primeira vista possa parecer. Uma prova da solicitude com que a Autoridade Arquidiocesana procura promover a elevação espiritual dos fiéis, tanto mais quando se nota na sociedade de hoje o esquecimento daquele piedoso costume de se dar nomes de Santos às crianças. Não é só o lado religioso que se quer acautelar…
15 de novembro – Comentando… Ontem a semeadura, hoje a colheita / A 15 de setembro de 1911 o governo Canalejas da Espanha abolia o ensino religioso nas escolas públicas do país. Breve a educação dos professores passou para as mãos de elementos sem fé e até abertamente ateus. Resultado: aquelas crianças de ontem são os homens de hoje que assassinam os espanhóis e queimam a Espanha, no altar de Moscou. Aos clarões do incêndio, miremo-nos no espelho ibérico e defendamo-nos, enquanto é tempo.
15 de novembro – Comentando… Contra o comunismo / Na Suíça, Argentina e no Marrocos, há o mesmo ardor no combate ao credo vermelho. Nações de índoles, raças e formação histórica absolutamente diferentes, em todas elas, o comunismo procura se infiltrar.
22 de novembro – Unidade Nacional / O Estado brasileiro, como o Estado francês, o Estado italiano ou o Estado finlandês, tem uma missão: lutar pela Fé e pela civilização. Concretamente, como se apresenta para o Brasil esta missão? – Dentro em pouco – e só os cegos podem contestá-lo – virá um dilúvio internacional: a guerra mundial está a bater às portas da civilização do Ocidente. – Para que a América Latina esteja à altura de sua excelsa missão, é preciso, antes de tudo, que ela esteja unida e coesa. Seria, pois, um erro imperdoável ou uma traição criminosa, que neste corpo de nações irmãs, suscitadas por Deus para a mesma luta e a mesma vitória, se insinuasse o germe da discórdia intestina. Todo o reino dividido interiormente perecerá. – Fora do Brasil, São Paulo quebrará a coesão continental. E, com isto, terá estragado a obra a que a Providência chama a terra de Santa Cruz. Que juízo fazer-se desses políticos pigmeus de pequeno voo intelectual e de vistas curtas que, com orçamentos em punho, querem demonstrar que São Paulo deve atirar à beira da estrada, como fardo pesado e inútil, os seus 20 irmãos brasileiros?
22 de novembro – 7 Dias em Revista / Na Rússia comunista, o Estado suprimiu o direito dos pais e da Igreja de educar a infância e a juventude. A Alemanha hitlerista acaba de fazer o mesmo, negando à Igreja o direito de educar seus fiéis e negando aos pais o direito de entregarem seus filhos à Igreja. Assim, o hitlerismo – aparentemente tão anticomunista – dá um gravíssimo passo para a esquerda. E é ainda o hitlerismo que, farisaicamente, acusa a Igreja de não hostilizar o comunismo! – A Alemanha não é responsável pelos desatinos do hitlerismo, como a França não é responsável pelas torpezas do Sr. Blum, a Espanha pela miséria moral do Sr. Azaña, ou o Brasil pela sanha sanguinária de Luiz Carlos Prestes.
22 de novembro – Comentando… Audácia dos embusteiros / Na França ultimamente, como na Espanha antes do movimento que evidenciou a idêntica intenção destas campanhas, o ataque à Igreja tem sido feito no sentido de fazer crer que esta tutela um movimento armado civil, e para isto converte igrejas e conventos em depósitos de materiais bélicos. Verdadeiramente notável a audácia destes comunistas! A Igreja fazendo guerra civil… Para que? Como se com fuzis e metralhadoras se conquistassem almas…
22 de novembro – Comentando… Boa lição / Em diversas cidades da Galícia (Espanha), “filhinhos de papai” resolveram colar (ou mandar colar) cartazes pró comunistas. Quando a alma popular reagiu contra os excessos da Frente Popular (comunista), foi ali rapidamente vencida a desordem e implantada a ordem. Assim, as autoridades locais mandaram que os mesmos almofadinhas fossem obrigados a limpar as respectivas cidades dos cartazes comunistas, sendo a obrigação pessoal e intransferível…
22 de novembro – Comentando… “Mujeres libres”… / Comunismo e feminismo na Espanha.
22 de novembro – Comentando… O cilício do convento / Os marxistas invadiram em Talavera del Tajo um convento de freiras onde encontraram estampas dos Corações de Jesus e de Maria, bem como um cilício. De onde se comprova que os conventos não são “depósitos de armas”, como afirmam publicações comunistas. E o cilício desperta nos asseclas de Marx um sentimentalismo burguês, a “uma profunda pena por essas inúteis vidas contemplativas que passaram – dizem eles – como a água que não rega e a lâmpada que não arde”. Mas tal sentimentalismo não impedirá aos comunistas de executarem religiosas…
22 de novembro – Comentando… Vocações na França / Aumento notável no número de seminaristas no último decênio: de 6.500 em 1925, a 10.000 em 1935.
29 de novembro – Os Mexicanos, nossos irmãos / É preciso que não se repita na América o grande erro político que caracterizou a diplomacia europeia, nos cem anos que medeiam entre a queda de Napoleão e a I Guerra. A miopia dos estadistas europeus não percebia outra coisa a tratar senão de estreitíssimos interesses econômicos e de pequeninas gloriolas nacionais. Enquanto os monarcas europeus se consumiam em lutas estéreis para estender seus impérios, a Revolução – no interior de seus países – cavava a sepultura em que seriam sepultados seu cetro e sua coroa. E a Europa monárquica e cristã de 1815 se transformou na Europa laica e republicana de 1918. Se a América quer conservar-se insulada no grande dilúvio que ameaça o Ocidente e quiçá o mundo inteiro, precisa não repetir o mesmo erro. – A civilização católica que se procura destruir no México é a mesma por que nós nos batemos no Brasil. Não é apenas o ouro burguês que se pretende pôr ao abrigo da sanha comunista, mas também – e principalmente – o ouro inestimável da Fé, que no México se está procurando roubar aos nossos irmãos.
29 de novembro – 7 Dias em Revista / Enquanto os comunistas se gloriam de não amar a Pátria, por ser este amor muito “estreito”, jactam-se em amar duas frações da Pátria: a cidade natal e o partido. Em lugar de patriotismo, alimentam o espírito de facção e de campanário. – O Arcebispo de Colônia e o Bispo de Paderborn publicam Pastoral contra o despotismo do governo nazista que quer roubar aos pais o direito de educarem seus filhos. [E naquela época, ainda não se conhecia o despotismo da “teoria do gênero” que vai se impondo em pleno século XXI…] Só a Igreja, na Alemanha, resiste eficiente e inteligentemente ao hitlerista. Mas os antigos paladinos da liberdade, onde estão eles? – Exemplo, na Espanha, de como seja a mentalidade comunista: fora do comunismo, não há ciência, não há arte, não há inteligência. E ainda acusam a Igreja de ser intolerante!
29 de novembro – Comentando… Brasil tradicional / Realizada Missa festiva de encerramento do curso escolar da Escola Rural da Fazenda Contendas, em Mococa (Estado de Sao Paulo). Durante o Santo Sacrifício foi dada a Comunhão a grande número de crianças. Essa notícia, aparentemente banal, é digna de uma menção particular. É por toda a parte a vida da graça, levando os homens para Deus e, portanto, para o bem e para a verdadeira paz. Não há melhor obra do que essa para afastar o comunismo de nosso Brasil!
29 de novembro – Comentando… Bolchevização pela imprensa / Uma parte do programa do Partido Comunista no México: “A escola deve transformar-se em instrumento para a transformação comunista da sociedade. Ela deve ser o guia na influência ideológica, organizadora e educadora do proletariado, para que as camadas semi ou não proletárias das massas trabalhadoras sejam de tal modo preparadas, que o Comunismo venha afinal a realizar-se”.
06 de dezembro – Independência Autêntica / Não é mais possível fazer a clássica distinção entre a política externa e a política interna dos povos contemporâneos. À luz desta verdade, como considerar a questão da sucessão presidencial? Que relação terá o problema com os grandes movimentos internacionais do mundo contemporâneo? – Há na ideologia hitlerista abundantes premissas que justificarão futuramente um esforço governamental para extinguir cabalmente o Cristianismo na Alemanha. – Qual é a boa política para a Terra da Santa Cruz, em cujo firmamento a Providência não desenhou, nem a cruz suástica e nem o miserável emblema comunista, mas o Signo da Redenção? – A Igreja nada tem a ver com política?
06 de dezembro – Comentando… Sobre as ordenações sacerdotais / O mundo está à beira de um abismo, atingido por uma violenta crise eminentemente moral e religiosa, em alguns paises sob a forma de um paganismo nacionalista, em outros sob a forma de comunismo, perseguidor da Igreja e inimigo de Deus. E qual a causa dessa grave situação a que chegou nossa civilização?
06 de dezembro – 7 Dias em Revista / Discurso de Roosevelt: “Esta fé no mundo ocidental não será completa se deixarmos de afirmar a fé em Deus. Em toda a história da humanidade e do gênero humano, as tentativas periódicas para negar a divindade ficaram e ficarão reduzidas a nada”. – Continuará a “Conferência de Buenos Aires” a fechar os olhos sobre o perigo que representa a existência, em plena América, de três repúblicas tuteladas por Moscou?
13 de dezembro – As nações européias perante o mundo / Qualquer europeu, seja ele inglês, alemão, francês ou italiano, sentirá uma natural ufania ao ouvir dizer pelos americanos que a Europa é, ainda hoje, a grande mestra das Nações contemporâneas. Quem quer desempenhar um papel mundial atrai sobre si a atenção do mundo inteiro. E dá, implicitamente, a este a liberdade de apreciar livremente o que se passa no campo da política europeia. Quem se coloca sobre o altíssimo pedestal em que se encontra a Europa tem a obrigação de dar ao mundo exemplos que o edifiquem e orientem para o bem. Quando não são estes os exemplos que o mundo recebe, o que há para fazer? Pactuar com o mal? Calar-se? Dobrar-se? – Um católico autêntico deve ter bem viva no coração a chama do amor fraternal que o liga aos seus irmãos na Fé, sejam eles chineses, hottentões, tártaros, espanhóis, franceses ou alemães. O amor sincero é ativo, é zeloso, é diligente. Quando atacamos Stalin, fazemos ato de russofilia. Quando apontamos os erros de Hitler, procedemos como autênticos germanófilos. Quando desmascaramos o Sr. Blum, cumprimos nosso dever de francófilos entusiastas.
13 de dezembro – O Caso de Eduardo de Windsor / No momento em que os vagalhões da revolução comunista ameaçam o mundo inteiro, em que uma onda de revolta contra todos os poderes constituídos põe em xeque a autoridade de todos os monarcas e chefes de Estado, com que olhos a Igreja Católica, essencialmente tradicionalista, vê o Trono da Inglaterra? – A luta dos ingleses por suas liberdades, luta que foi tão desfigurada pelos historiadores acatólicos, traz o estigma característico do espírito católico: um grande respeito à autoridade e um grande amor à justiça. Do feudalismo inglês à situação de 1936: retrospecto e análise inclusive da crise no anglicanismo.
13 de dezembro – 7 Dias em Revista / Parece dirigida ao Brasil esta advertência no discurso do Santo Padre aos refugiados espanhóis: “As manobras comunistas têm por escopo seduzir as massas, fazê-las fermentar e, em seguida, armá-las e lançá-las contra toda instituição humana e divina. O que, por uma necessidade fatal, não deixará de chegar se por falsos cálculos e por falsos interesses, rivalidades ruinosas, pelo processo egoísta de vantagens particulares, todos aqueles a quem incumbe o dever de manter a ordem não recorrem aos meios de defesa talvez por demais retardados”. Atentem para ela os estadistas brasileiros. A História os julgará segundo a fidelidade que tiverem obedecido a este conselho. – Até agora, a Conferência Pan-Americana de Buenos Aires ainda não cogitou da situação dos católicos mexicanos. – Enquanto isto, a Rússia e a França intervêm à vontade na política espanhola. Caberia à América manifestar o desejo de que a neutralidade pleiteada pela França não fosse simplesmente uma farsa.
13 de dezembro – Comentando… O espírito da luta espanhola / Há, em tal luta, um aspecto que até agora não foi bastante focalizado: é o seu sentido espiritual. Certamente, muitos dos que nela se acham empenhados não apreendem o seu sentido profundo que é primordialmente o da luta por Cristo, contra os Seus inimigos. Frase de um jornal de Burgos que consubstancia esse aspecto da guerra civil então em curso.
20 de dezembro – Porque estamos sós / Mais de uma vez, temos insistido sobre a pusilanimidade com que se conduziram os católicos a respeito das reivindicações da Constituinte. Façamos preliminarmente um pouco de história, mesmo porque se trata de uma história ainda mal conhecida. – Foi graças ao esforço eleitoral católico de 1933 (LEC) que o Brasil não ficou socialista ou mesmo comunista. Ministro Oswaldo Aranha disse textualmente ao Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro: “Se os católicos não se tivessem congregado para interferir nas eleições de 1933, o Brasil estaria hoje definitivamente desviado para a esquerda”. – Os católicos elegeram muitos representantes de meias tintas, os quais torpedearam – por inércia e má vontade – a vitória alcançada com a promulgação da Constituição. Realmente, os católicos foram, nas eleições de 1934, de uma inabilidade pasmosa: alijaram seus amigos, desgostaram os “simpatisantes” e não desarmaram os inimigos.
20 de dezembro – 7 Dias em Revista / Conferência de Buenos Aires: “um minuto de silêncio” pela Espanha, e para os nossos pobres irmãos martirizados no México, milhões de “minutos de silêncio”… – O Senador Waldemar Falcão propôs um projeto de lei estabelecendo severas penalidades administrativas para os professores que se servirem de suas cátedras para fazer propaganda esquerdista. Nossa inteira solidariedade.
20 de dezembro – Comentando… Auxílio aos flagelados / Crédito especial de 50:000$OOO destinado a auxiliar os flagelados pelas enchentes de Porto Alegre, e que manda seja a dita importância entregue a D. João Becker, Arcebispo do Rio Grande do Sul, para ser por ele distribuída. O que constitui também uma prova de confiança que merecem, por parte do Estado, as altas autoridades da Igreja.
20 de dezembro – Comentando… Ecletismo religioso
20 de dezembro – Comentando… Inglaterra e o comunismo / Monarquia democrática “sui generis”’ como é, a Inglaterra despreza os seus princípios para atender unicamente aos interesses comerciais e econômicos. É o que se está verificando com o fornecimento de material bélico aos comunistas ibéricos.
20 de dezembro – Comentando… “Paz aos homens de boa vontade” / De um a outro extremo do mundo só se fala em paz, e nunca talvez ela tenha estado tão longe da terra! Entretanto, se os homens quisessem, ela seria uma realidade e não uma ficção como o é hoje.
27 de dezembro – Glória a Deus no Céu, e paz na terra aos homens de boa vontade / Por toda a parte, só encontramos ódio, rancor, perseguição. E, no entanto, cumpre que não desanimemos. Não seríamos dignos da graça inestimável do Batismo que recebemos se permitíssemos que o pânico se apoderasse de nós. Nem na ordem natural, nem na ordem sobrenatural, há motivos que justifiquem a inércia e o pessimismo. – Um dos erros mais frequentes entre católicos consiste em considerar a missão do Salvador como definitivamente encerrada com a sua Ascensão ao Céu. – Trabalhar, lutar, sofrer, rezar, imolar-se ou sacrificar-se alegremente pela Igreja, deve ser o fruto desta meditação de Natal. Porque todas as causas e todos os ideais devem vir depois da suprema Causa e do supremo ideal da Igreja.
27 de dezembro – Reflexões em torno da Revolução Espanhola / Há quem entenda que, uma vez que Jesus Cristo perdoou seus adversários e aconselhou que estendêssemos o outro lado do rosto a quem nos desse uma bofetada, a vocação dos católicos consiste em morrer, ceifados como carneirada inútil, pela metralhadora dos revolucionários comunistas. Realmente, Jesus Cristo recomendou o perdão. Mas o perdão para o pecador arrependido. – Toda a civilização católica, todos os princípios de moral, todas as tradições, todas as instituições de que se orgulham os ocidentais, desaparecerão irremediavelmente se vencer o comunismo. – A Igreja só quer a paz que é, segundo diz S. Tomás, “a tranquilidade da ordem”. E nunca a paz resultante de uma semi-vitória do comunismo, o que seria, quando muito, a tranquilidade da desordem.
27 de dezembro – 7 Dias em Revista / Von Ribbentropp sofreu algumas críticas dos jornais londrinos por um discurso em que acusava o “Komintern” russo de estar perturbando a paz na Alemanha. Entre outras, destaca-se a seguinte do “Manchester Guardian”: “von Ribbentropp deve sua situação atual ao Komintern, porquanto sem os comunistas, os nazistas jamais teriam chegado ao poder”. Qual o alcance desta afirmação? O que significa ela? Decifrem-na os sábios, ou melhor os sabidos. – A Conferência Pan-Americana resolveu comunicar as deliberações tomadas ao Papa e à Sociedade das Nações. Do que adianta isto? Para que Ele veja que esta foi indiferente ao destino de Seus filhos mexicanos?
27 de dezembro – Comentando… Para 1937 / No momento grave que a humanidade atravessa, não somos nós, os homens, que nos salvaremos a nós mesmos. Essa salvação só nos virá de Deus, mas é preciso que nós a solicitemos por um ato de humildade diante de Sua vontade, por uma afirmação de nossa crença nEle. É o reconhecimento de nossa incapacidade, de nossa dependência do Absoluto, que é Deus.
27 de dezembro – Comentando – Presentes de Natal… / Carnaval concorre para a depravação dos costumes, e consequentemente para o progresso das idéias subversivas sintetizadas pelo comunismo.
27 de dezembro – Comentando… Protestantismo e maçonaria / Estando nos Estados Unidos, o Rei Eduardo VII conversou com um maçom que era um dos veteranos em sua “Ordem”, pois que exercia há 25 anos as funções de grão-mestre. No entanto, o Rei demonstrou que estava em situação melhor: era grão-mestre há 27 anos. Assim, Eduardo VII, chefe da igreja anglicana, era – ao mesmo tempo – grão-mestre da maçonaria, irredutível inimiga do Cristianismo.
1937
3 de janeiro – Comentando… A palavra de Dom Sebastião Leme / Ele dirigiu aos brasileiros afetuosa mensagem de Natal e da qual resulta um anelo particularmente veemente: o de que, no ano entrante, a paz não seja perturbada no Brasil. Mais uma vez, repetimos o que já foi exuberantemente demonstrado por esta folha. O pacifismo da Igreja é coisa inteiramente diversa do pacifismo laico e pagão de nosso século.
3 de janeiro – Comentando… Apóstolos e não… profetas / Por ocasião do encerramento do recolhimento da Federação Mariana, o Bispo Auxiliar de São Paulo, D. José Gaspar de Affonseca e Silva, afirmou que o Brasil precisa é de apóstolos e não de profetas. A palavra de S. Excia. há de frutificar em muita obra de santificação própria, prelúdio de toda uma intensíssima atividade apostólica. É nela que está a salvação do Brasil e não nas pregações mais ou menos angustiadas dos que só olham o que há de material na existência de uma nação.
3 de janeiro – Comentando… Duas faces da U.R.S.S. / André Gide era o maior escritor francês e mesmo mundial, que defendia o comunismo. Várias vezes foi à Rússia, sempre recebido com grandes atenções e posto ao par do que lá havia. Voltou sempre entusiasmado pelo que via. Os intelectuais não comunistas o atacam e instam para que não fosse ingênuo e visse não apenas aquilo que lhe mostram, mas sobretudo aquilo que lhe ocultam… Gide protesta. Reafirma suas convicções e volta a fazer mais uma de suas viagens ao “paraíso moscovita”. Ao retornar escreveu livro impressionante: “Retour de l’U.R.S.S.”: “Duvido que em algum país do mundo, mesmo na Alemanha de Hitler, o pensamento seja menos livre, esteja mais amordaçado, mais aterrorizado e mais avassalado”. É a última vez que Gide volta da Rússia…
3 de janeiro – Comentando… Paz para os… sul-americanos / Os Estados Unidos, estribados no sofisma de que sua lei de neutralidade não se aplica às guerras civis, dão mão forte aos comunistas espanhóis.
3 de janeiro – Comentando… Se fôssemos “peceístas” / Informa o “Diário” (de Belo Horizonte) que o Deputado Adalberto Corrêa acusou o ex-Governador do Estado de São Paulo de ter exigido a soltura dos comunistas recentemente restituídos à liberdade.
10 de janeiro – O papel do Brasil no Século XX. Impressões de um jornalista francês – O que ele viu e nós não vemos / “Parece difícil, à primeira vista, que uma doutrina de ódio como o comunismo, se implante no Brasil. Não há povo mais doce, mais benevolente, mais acolhedor; e é um dos atrativos deste maravilhoso país, não ver em nenhuma fisionomia o quadro horroroso da inveja, que tantas vezes encontramos nas ruas de nossas cidades. Estes tesouros, destruí-los-ão por suas mãos em lutas intestinas?” – Voltando-se só para Cristo, este povo que é “doce, benevolente e acolhedor”, aumentará em qualidades e vencerá, alcançando no universo a maior das glórias: o reinado do Catolicismo.
10 de janeiro – Comentando… Anglicanismos / Há certos fatos, que embora não sejam notados pelo público, traduzem toda uma série de pensamentos. Incoerências anglicanas face ao “casamento” de Eduardo Windsor (ex-soberano da Inglaterra com o nome de Eduardo VIII) com a Simpson.
10 de janeiro – Comentando… Inscrições gravadas numa catedral alemã / Eis algumas delas: “Vós me chamais Mestre, e não me obedeceis. — Vós me chamais Caminho, e não me trilhais. — Vós me chamais Vida, e não me desejais. — Vós me chamais Sábio, e não me seguis. — Vós me chamais Rico, e não me pedis. — Vós me chamais Nobre, e não me servis. — Vós me chamais Justo, e não me temeis. — Se eu vos condenar, não me culpeis”.
10 de janeiro – Comentando… Léon Blum e a liberdade de imprensa / A imprensa é uma das armas que melhores resultados produz nos tempos contemporâneos. Dela se servem os ambiciosos de glória e de honrarias, principalmente para atacar os governos e mostrar as suas falhas, procurando sempre tirar partido. Por sua vez os governos, que retêm nas mãos todo o poder, para se defenderem dessas acusações impõem restrições aos jornais, que ficam assim tolhidos em sua liberdade. Um fato interessante verifica-se agora na França, onde seu Primeiro Ministro, sr. Léon Blum, aparece como figura principal.
10 de janeiro – Comentando… Trotsky na América / Torna-se necessário que as nações americanas dirijam um apelo ao governo do México, para que este não consinta na permanência de Trotsky no país.
10 de janeiro – Comentando… estranháveis / Quão pouco valem as ideias quando tem por detrás delas interesses políticos.
10 de janeiro – Comentando… Disciplina / Processo aos participantes da Intentona Comunista de 1935.
10 de janeiro – Comentando… Os protestantes e o Integralismo
17 de janeiro – 7 Dias em Revista / O Governo do Estado de São Paulo abriu um crédito de 2.000 contos de réis para a construção de nossa Catedral. Ele realiza, assim, a colaboração entre a Igreja e o Estado, preceituada pela Constituição de 1934 – Trotzky desembarcou no México “vestido com elegante costume de golf, cor de cinza escuro e gravata cor de framboesa”. Não é só ele que aprecia os trajes elegantes. Em geral, todos os extremistas de esquerda se parecem com Trotzky neste ponto. Simplicidade, modéstia, é muito bom… para os outros.
17 de janeiro – Inauguração da Capela do Santíssimo da Igreja do Sagrado Coração de Maria / Descrição da referida Capela: (…) todo esse conjunto está rematado pelo histórico altar que pertenceu à antiga Igreja do Colégio onde Anchieta celebrava Missa para os neófitos que seu apostolado incansável trouxera para o seio da Santa Madre Igreja.
17 de janeiro – Comentando… Exército e autoridade / Se não estiver fundamentada em Deus, a autoridade será sinônimo de opressão. Não há autoridade sem Deus. A primeira República, com sua sede de laicismo, tirou Deus dos nossos quartéis, suprimindo assim a fonte única da verdadeira autoridade.
17 de janeiro – Comentando… Comunismo e constituição / Um dos fatos mais estranháveis havidos durante o processo dos comunistas presos quando da intentona de Novembro de 1935, foi a atitude de alguns réus a qual, conforme declarações do Cel. Costa Netto, obedece a um plano pré-estabelecido com o único e imperioso objetivo de achincalhar a justiça e provocar confusões.
24 de janeiro – Comentando… Católicos da esquerda
24 de janeiro – Comentando… Depuração involuntária / A fragmentação do protestantismo, que em 1907, de acordo com a estatística oficial, contava 235 seitas, hoje, devido à hábil política de destruição de Hitler, conta com mais de um milhar. As denominações dadas a algumas destas seitas dispensam qualquer comentário: a “religião da natureza”, a “primeira legião germânica” etc.
24 de janeiro – Comentando… Igualdade russa / O “Pravda”, órgão oficial russo, noticiou que uma mulher foi premiada pelo governo, por ter amamentado um leitãozinho. A igualdade é um dos ideais pregados pelos comunistas. Julgava-se até agora que era a igualdade entre os homens. Mas eis um fato esclarecendo o verdadeiro sentido da igualdade apregoada pelo comunismo.
24 de janeiro – Comentando… Sanduiches de cano de espingarda!… / Da Alemanha hitlerista, chegam telegramas sobre as fabulosas atividades da Sociedade Krupp, que produz armamentos, e a respeito da necessidade de economizar pão e manteiga que obriga às donas de casa alemãs renunciar ao tradicional “stullen”, que os alemães comem à noite, em substituição ao jantar.
31 de janeiro – Comentando… Comunistada / Declaração do Arcebispo de Córdoba sobre a atual guerra: “uma verdadeira cruzada religiosa e de independência, com visível proteção da providência divina”.
31 de janeiro – Comentando… Esperemos… / O “Diário Popular” preconiza diante do maior perigo do século – o comunismo – a atitude mais desfibrada possível. Graças a Deus, os seus conselhos não serão ouvidos e enquanto houver em corações brasileiros a sólida barragem da Fé Católica, o comunismo terá a resposta que merece.
31 de janeiro – Comentando… O clero católico / Os católicos nunca devem esquecer que no sacerdote está a mais alta personalidade do mundo, porque ele é o “intérprete, o embaixador, o representante de Deus” e como tal não há ninguém que se lhe iguale em dignidade.
31 de janeiro – Comentando… Hitler comunizante / O combate de Hitler à Igreja Católica tem alarmado vivamente o episcopado alemão, que está disposto a animar os seus fiéis a resistirem a todo transe, aos seus esforços tendentes a substituir a educação cristã da mocidade por uma educação ditada pelos princípios do nacional socialismo. Hitler, o encabeçador de um regime que passa por essencialmente anticomunista, está usando, na sua tendência ao estatismo absorvente, de processos não muito dissemelhantes dos bolchevistas.
7 de fevereiro – Comentando… Alemanha, Babel das religiões novas / O parágrafo 24 do programa nacional-socialista promete a liberdade religiosa, contanto que as religiões não entrem em contradição com o “sentimento moral da raça germânica”. – Gente que muda de religião como de camisa, seitas que se fundam como clubes de diversões. Divergências inumeráveis, falta de base absoluta. Princípio construtor, nenhum. Um ponto só pacífico: ataque ao Cristianismo. – Não são poucos os que apontam homogeneidade de pontos de vista entre Berlim e Moscou.
7 de fevereiro – Comentando… Cá e lá / Após a guerra do Chaco uma das primeiras manobras soviéticas foi iniciar sua campanha destrutiva na Bolívia, combatendo a Igreja e sua doutrina. O barbarismo dos comunistas espanhóis encontra entre os bolchevistas grandes defensores.
7 de fevereiro – Comentando… O invariavel ecletismo de nosos políticos
7 de fevereiro – Comentando… Argentinos vs. brasileiros / O que importa é procurar o verdadeiro elemento de concórdia entre os homens. E este evidentemente não é o futebol ou qualquer outro esporte que visa apenas a apresentação de magníficos músculos.
14 de fevereiro – Comentando… O exemplo de Avaré / Não há certamente apostolado mais útil e eficaz que o da boa imprensa. Pelos artigos, pelas notícias, pela informação fotográfica, ela doutrina e corrige melhor do que se pode fazer por qualquer outro meio.
21 de fevereiro – Do punho cerrado ao “Salve Maria!” / Do “La Croix”, jornal católico francês, extraímos os dados sobre as atividades das Juventudes Comunistas francesas: seus esforços de propaganda são constantes, suas iniciativas de domínio, incessantes. Apoiados por meios numerosos, parecendo dispor de recursos abundantes, as Juventudes marxistas são poderosas e organizadas. – Em sentido oposto, as Congregações Marianas no Brasil.
21 de fevereiro – Comentando… “Benefícios” da guerra / Declarações do General Estigarríbia, que foi comandante do exército paraguaio na guerra do Chaco: esta última “deixou uma série infinita de problemas que enche de espanto e de impaciência. Presenteou-nos com mais de 10.000 mutilados e um rosário de ruínas… A guerra, além de mutilar o homem, torna-o um selvagem e incapaz de exercer as suas antigas atividades”. O que dizer dos que estão preparando uma guerra maior ainda?…
21 de fevereiro – Comentando… “Malditos os que choram, porque serão atormentados” / Os comunistas preferem sempre empregar o dinheiro que lhes fornece o trabalho forçado da terra e das usinas, na compra de canhões, tanques e aviões, para que os bárbaros que lutam na Espanha contra a civilização possam mais rapidamente transformar em deserto as cidades e campos daquele país. Nosso Senhor proclamou “bem-aventurados os que choram porque serão consolados”. Na Rússia soviética, eles são amaldiçoados com o peso dos maiores tormentos!
21 de fevereiro – Comentando… Os argumentos do ex-presidente / Nitti (ex-presidente do Conselho de Ministros da Itália) admirase, em artigo publicado em S. Paulo, de que haja países não vizinhos da Espanha que afirmem categoricamente sua oposição à implantação de um regime comunista na Península Ibérica. O pior desse artigo não é que ele tenha sido escrito pelo Sr. Nitti a quem já conhecemos de sobra. Mas que seja oferecida aos brasileiros essa doutrina e por um jornal que se diz “nacionalista”, eis o que é profundamente lamentável.
21 de fevereiro – Comentando… Pelos seminários indígenas / Comunicado da Agência Fides apelo aos católicos do mundo inteiro, em benefício dos Seminários indígenas, ressaltando a referida Agência que sem clero indígena não será possível cristianizar os povos ainda pagãos. É dever da mais pura caridade cristã ajudar a formação de sacerdotes indígenas, pois é aquela que atinge as almas, proporcionar aos pagãos a possibilidade de terem quem lhes ensine a Verdade trazida por Nosso Senhor à terra.
28 de fevereiro – Comentando… Cinema nacional
28 de fevereiro – Comentando… Da eugenia do sr. Pacheco ao ecletismo doutrinário / O sr. Pacheco e Silva proferiu na Escola Livre de Sociologia e Política uma conferência sobre o tema: “Eugenia, assistência às mães e aos recém-nascidos”, “Maternidades, Limitação da natalidade”. Dada essa duplicidade ou multiplicidade de orientações, qual será a formação que apresentarão os ilustres “políticos” e “sociólogos” dela saídos?
28 de fevereiro – Comentando… Literatura para maiores / Entre literatura pornográfica e comunista, a diferença não é grande. Uma é o caminho, outra é o fim a atingir.
28 de fevereiro – Comentando… O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje, oh! Führer / Não acreditamos que os desvarios a que dá lugar, na Alemanha, a paixão delirante de certos partidários de Hitler, sejam atribuíveis à maioria do povo alemão. Um exemplo de tal desvario está na oração que todos os pobres do país devem recitar a Hitler, depois de tomar o prato de sopa que lhes é assegurado pela “filantropia” do Estado: “…É de ti que me vem o pão de cada dia. Cuida o maior tempo possível de mim. Não me abandones, “führer”, meu “führer”, minha fé, minha luz, ave, meu “führer”!
7 de março – Comentando… Aproximados… / Repetem-se em toda a Alemanha os incidentes provocados pelas ordens governamentais determinando a retirada dos Crucifixos das escolas e sua substituição pelo retrato do “Führer”. – Não há diferença na política religiosa dos Sovietes e dos Nazistas. Ambos querem a destruição da Igreja de Cristo. Suas separações políticas são meros acidentes. Considerados diante do problema máximo do mundo, o da existência de Deus, ambos se aproximam. Ambos são igualmente perigosos e ambos levam o mundo para o abismo.
7 de março – Comentando… Com os políticos! / É necessário que os nossos políticos coloquem acima de tudo a serenidade e o amor ao Brasil. O momento não é oportuno para lançar mais lenha à grande fogueira que ameaça consumir o mundo. E como podem deduzir da Rússia de Kerensky e da Espanha de Manoel Azaña, os políticos devem saber que os marxistas não os costumam respeitar!…
7 de março – Comentando… Novo método de… fuga / Eminentes chefes marxistas espanhóis têm, aos poucos, procurado afastar-se da Espanha mediante cargos rendosos e cheios de honrarias. Casos concretos.
7 de março – Comentando… Vontade de vencer
14 de março – Conditio sine qua non / O comunismo ataca e fere de morte o instituto da família e a propriedade individual. É o inimigo n.º 1 da Religião. – Qual o general que presume ganhar uma batalha sem conhecer perfeitamente bem o terreno? Qual o médico que pretende receitar remédios com acerto sem conhecer exatamente o doente? Se a Ação Católica é um exército, e se a doutrina da Igreja é uma medicina, por que motivo há de ser ministrada esta ou deve ser dirigido aquele com menos inteligência e menos profundeza de vistas do que as coisas meramente humanas? Enquanto não conhecermos as proporções exatas, as forças e os métodos dos exércitos que nos combatem, enquanto não soubermos com toda a precisão quais os pontos vulneráveis em que estamos sendo combatidos, do que nos serve todo o resto?
14 de março – Comentando… As crianças da Espanha vermelha / Como já se deu na Rússia, o comunismo se esmera em atingir as crianças; são elas as grandes vítimas das hordas vermelhas. Também da Espanha já vieram notícias da partida de órfãos dos vermelhos para a Rússia e para a França, sempre entregues aos partidos extremistas, para receberem uma “educação” de ódio e desespero, ou seja, comunista.
14 de março – Comentando… Deslealdade comunista!… / O comunismo apresenta-se sempre camuflado, envergando as mais lindas ou as mais inocentes roupagens. Ele é sempre o protetor das classes desfavorecidas oprimidas pelo capitalismo feroz. Apresenta-se como o oprimido, como o bom perseguido. Deixem que o comunismo “inocente” e “protetor” aporte em qualquer lugar e se verão surgir como por encanto os dentes e as garras mais afiadas…!
21 de março – Meditação política em torno do triunfo e da Paixão do Filho de Deus / Pouco nos importa que outros não cumpram o seu dever. Cumpramos o nosso. E depois de termos feito todo o possível, resignemo-nos diante da avalanche que vem. Porque ainda que pereçam o Brasil e o mundo inteiro, ainda que a própria Igreja seja devastada pelos lobos da heresia, Ela é imortal. Nadará sobre as águas revoltas do dilúvio. E é de dentro de seu seio sagrado que sairão depois da tempestade, como Noé da Arca, os homens que hão de fundar a civilização de amanhã. Mas é aí que não querem chegar certos católicos. Eles só compreendem Cristo sobre um trono de glória. Eles só Lhe são fiéis nos dias parecidos com o Domingo de Ramos. Foi para ensinar a gente assim que Nosso Senhor se submeteu a todas as humilhações no Calvário. Entretanto, foi para ensinar gente diferente que Ele quis a glória do Domingo de Ramos. Há gente de uma mentalidade detestável que acha absolutamente natural que Cristo sofra, que a Igreja seja vexada, humilhada, perseguida. A verdade é esta: devemos estar sempre com a Igreja, “porque só ela tem palavras de vida eterna”.
21 de março – Comentando… “Conquista da mulher soviética…” / Não há ninguém quem desconheça a lastimável situação da mulher no regime soviético. Dadas ao homem todas as regalias, este é um verdadeiro títere e ela é uma “coisa”, não uma pessoa. Toda a dignidade que o Cristianismo lhe conferiu foi derrubada e a mulher veio a ser mais uma vez escrava. É que os comunistas não têm em nenhuma conta a personalidade da mulher, sua honra e o seu pudor. Provam-no exuberantemente os acontecimentos da Espanha.
21 de março – Comentando… “Do que é feito um domingo…”
28 de março – Comentando… A Igreja e a educação física / Pio XI (em sua Encíclica “Divini illius magistri”) afirma que não pode a cultura física ocupar o primeiro plano na vida nacional, em risco de cairmos no materialismo mais cru.
28 de março – Comentando… Déficit de inteligência, saldo de loucura! / Os homens se esqueceram de procurar primeiro “o Reino de Deus e sua justiça” para terem depois “o resto por acréscimo”. Esqueceram-se de Deus e procuraram “o resto”. E agora não possuem Deus que é a fonte viva da inteligência e “o resto” os confunde e os agita sem que o consigam conquistar.
28 de março – Comentando… Universidade e comunismo / Na aula inaugural da Universidade Católica de Milão o Revmo. Pe. Augusto Gemelli abordou um dos temas mais palpitantes da atualidade: a luta contra o comunismo. Com a competência e o brilho que o caracterizam, Pe. Gemelli mostrou a verdadeira posição da universidade em face do problema comunista.
4 de abril – Comentando… Moral e política / Aproxima-se a sucessão presidencial, os espíritos se exaltam, os aproveitadores lançam a confusão em todos os setores. Aos católicos temos apenas que recomendar o máximo de serenidade. Não seja por sua inabilidade que aumente a fogueira. E se o comunismo tomar pé em nossa Pátria, teremos a maior das catástrofes. Aos políticos, porém, temos que lembrar a dependência intrínseca e direta do conhecimento político em relação ao conhecimento moral. O Estado não pode ignorar o fim último do homem – seu destino eterno – se quer promover completamente a perfeição humana. Exemplo concreto para mostrar a situação do Estado diante da Moral.
11 de abril – 7 Dias em Revista / Hitler calou-se, porque nada decente teria a dizer contra a recém-publicada encíclica do Papa Pio XI contra o nazismo. – Declaração de Ludendorf: “as igrejas [católicas] artísticas serão conservadas e, uma vez retirados os símbolos religiosos, servirão para reuniões solenes. As outras serão demolidas”. Essa promessa parece um “item” do programa dos “sem Deus” da Rússia. E o hitlerismo ainda encontra tolos que suponham que ele é realmente hostil ao comunismo! – Litvinoff e o Marechal Tuckachvsky foram designados representantes da União Soviética nas cerimônias de coroação do Rei Jorge VI. O espetáculo desses representantes do comunismo, desfilando sobre as ogivas góticas da Catedral de Westminster ao som do “God save the King”, num cortejo de marajás e de lordes, é bem característico da triste época em que vivemos. Perfídia de um lado. Cegueira do outro. Falsidade em ambos.
11 de abril – Comentando… Ação Católica / Os que pregam a doutrina da competência única do Estado esquecem-se de que a crise universal, mais do que de natureza econômica, social ou política, é de natureza moral. As doutrinas anticristãs dos séculos passados, a partir da Reforma protestante, frutificaram no mais espantoso desequilíbrio moral. O Estado com suas medidas puramente materiais, ou aplicando o espiritual com fins políticos, é incapaz de remediar a situação. E é disto que os católicos devem convencer-se. Agindo como católicos, usando os meios católicos, na aplicação dos princípios católicos tem-se a plenitude da vida da graça. Mas agindo apenas como homens, usando apenas os meios humanos, sem ter em vista o sobrenatural, ou considerando-o apenas como secundário, tem-se somente um trabalho humano, que nesta matéria é inteiramente falho e imperfeito.
11 de abril – Comentando… Imigração nacional / Vemos brasileiros, obrigados pela necessidade, a se submeterem a imposições do primeiro estranho que aparece. Não está preparado, pois, um magnífico campo para a propaganda marxista? E que dizer da maneira horrível como eles são transportados para o Sul? Não é precisamente uma injusta ambição capitalista que os submete a essa dolorosa situação?
11 de abril – Comentando… Ingenuidade ou cinismo? / Café Filho ocupou a tribuna da Câmara para tratar da situação dos presos políticos que “embora culpados do levante de [19]35 e se deva cerrar fileiras contra o comunismo, o sofrimento dos mesmos é demasiado nos presídios”. Poder-se-á comparar o sofrimento acarretado pelo “amontoamento de 1000 pessoas na Casa de Detenção, em que a lotação é para 500”, com a situação da Rússia, desde 1918, do México de há pouco e da Espanha recentemente, situação a que nos pretendiam levar os culpados de 35?
18 de abril – Trabalho de limpeza / Não basta dar às crianças a instrução religiosa, ensinar-lhes o Catecismo e depois abandoná-las a todos os perigos do mundo. Se é verdade que estes existem e que um dia deverão ser enfrentados, é verdade também que antes que chegue este dia é “necessária uma vigilância extensa e cuidadosa” conforme afirma o Papa Pio XI em sua Encíclica sobre a educação. O contrário seria entregar, a quem nunca guiou um automóvel, o volante de um carro em movimento. Por que não há boas revistas e jornais que propaguem as boas doutrinas e assim coadjuvem os nossos professores? Incompreensão dos católicos, demais preocupados com a caridade corporal e esquecidos da espiritual? Talvez!…
18 de abril – Comentando… Literatura, ciência e Estado / É sabido que a propaganda de livros pornográficos obedece a diretrizes comunistas, pois um homem sem moral é o melhor instrumento com que podem contar os vermelhos.
18 de abril – Comentando… Propriedade e trabalho / Santiago Dantas afirmou: “o eixo da vida econômica se desloca progressivamente da propriedade privada para o trabalho”. Ensinamento da Igreja Católica: “o fim do trabalho, o fim próximo a que se propõe o trabalhador é a propriedade privada” (Encíclica “Rerum Novarum” de Leão XIII).
25 de abril – Mussolini / Certo entusiasmo não raramente se reveste de um incondicionalismo categórico que insiste em ver no “Duce” um sol sem manchas, um ser de uma natureza superior, a cuja inteligência não resistem os mais intrincados problemas e cuja vontade não conhece um único desfalecimento. Só há uma causa à qual o católico deve votar uma dedicação incondicional: a de Deus. Só há um chefe em cuja palavra ele deve crer incondicionalmente: a do Pontífice Romano, quando no exercício das funções em que lhe é assegurada por Deus a infalibilidade. A circunstância de Mussolini ser um “homem escolhido pela Providência” como seu instrumento, não lhe assegura impecabilidade. Salomão não foi apenas um instrumento político da Providência para promover a grandeza do povo de Israel. Foi um ungido do Senhor, foi um profeta e o espírito de sabedoria residiu nele. Entretanto, todo mundo sabe o fim doloroso de sua história. A Itália é um monumento histórico da humanidade e um monumento que, além de lembrar glórias passadas, encerra auspiciosas promessas para o futuro. Como, portanto, não olhar com apreensão extremamente afetuosa qualquer nuvem que tolde seus horizontes?
25 de abril – Comentando… “Em que somos irrepreensíveis?” / Atitude de Leon Degrelle (chefe do rexismo belga, cujo movimento fora condenado pelo Episcopado de seu país) ante a Igreja Católica.
25 de abril – Comentando… Fobias que nos são atribuídas / Se comentamos com acridade medidas de governantes da Itália, da França ou da Alemanha, comentamos também, e com maior frequência, atitudes de governantes nossos.
25 de abril – Comentando… Menos combate. Mais oração! / O orgulho afastou os homens da Igreja, pretendendo fazê-los felizes sem Deus. É o que ainda procuram muitos, esquecidos de que sem a vida de piedade da Igreja nada é possível. É para esta cruzada de oração e de penitência que o Papa Pio XI convocou a Cristandade pela Encíclica “Caritate Christi Compulsi”: “A oração fará desaparecer a própria causa das dificuldades hodiernas. Mas à oração é preciso acrescentar a penitência, o espírito de penitência e a prática da penitência cristã. Assim nô-lo ensina o Divino Mestre, cuja primeira pregação foi precisamente a penitência. Assim nô-lo ensina também toda a tradição cristã, toda a história da Igreja. Nas graves calamidades, nas grandes tribulações da Cristandade, quando era mais urgente a necessidade do auxílio divino, os fiéis, espontaneamente, ou o mais das vezes incitados pelos exemplos e exortações dos sagrados pastores utilizaram sempre ambas as armas poderosíssimas da vida espiritual: a oração e a penitência…”.
2 de maio – NÃO NOS ILUDAMOS – Palavras aos otimistas e aos pessimistas / Estes últimos vêm a realidade com óculos de tal maneira negros que a retina não se impressiona com as nuvens róseas que prenunciam uma radiosa restauração. E, para a Igreja ameaçada, só haveria uma tática a seguir: calar, e calar ainda, até que chegassem os esbirros que A conduziriam ao suplício. Ou implorar de certas forças meramente políticas a salvação, agradecendo-lhe tímida e respeitosamente um novo salvador que lhe quisesse impingir como moderno Constantino. – Não podemos, não queremos e não devemos ser dos que afirmam que o Brasil está vacinado contra o comunismo. Isto é afirmar de certa forma que o Brasil é impecável e, como tal, invulnerável. – Artigo do Cardeal Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha sobre as causas que levaram a Espanha ao abismo do comunismo. Se uma delas foi o otimismo dos que deveriam enfrentá-lo, uma das grandes causas da perseguição religiosa que sofre a Alemanha é o pessimismo dos que deveriam ter evitado o advento de Hitler. – Confiai no Salvador e não vos escravizeis a salvadores. E não permitais que, no dia do Juízo Final, o Juiz Supremo vos compare aos cães mudos de que fala o profeta.
2 de maio – Comentando… Conspiração do silêncio / Quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão enviou mensagem ao Congresso Eucarístico das Filipinas sobre o papel da Igreja Católica no estabelecimento da paz entre as nações, nenhuma das muitas Agências Telegráficas do mundo se lembrou de a transmitir aos jornais que recebem suas notícias. Entretanto, se na Rússia Stalin sai do Kremlin, ou se na Alemanha o nazismo calunia a Igreja, essas mesmas Agências estão prontas a enviar longas reportagens sobre o assunto. Também quando Jesus ressuscitou, os príncipes dos sacerdotes não queriam que esse fato se divulgasse. Como isto, porém, não era possível, pagaram aos guardas para que fossem dizer que os discípulos tinham roubado o corpo de Jesus…
2 de maio – Comentando… Ensino religioso escolar / Pouco poderá adiantar tal ensino, limitado em São Paulo por exemplo a apenas 1/2 hora semanal, se não se combatem na sociedade todos os elementos de perversão a que as crianças estão sujeitas. E estes são tantos, que é inútil tentar enumerá-los.
2 de maio – Comentando… Necessário, o testemunho de sangue? / Na Encíclica sobre o comunismo, o Papa Pio XI recorda os deveres dos homens de governo: “a gravíssima crise mundial exige que quem dispõe de enormes fundos, fruto do trabalho de milhões de cidadãos, tenha sempre ante os olhos, unicamente o bem-estar comum e se esforce em promovê-lo quanto mais lhe seja possível. Cumpram também os funcionários do Estado e todos os seus empregados, por obrigação de consciência, seus deveres com fidelidade e desinteresse“.
9 de maio – Nem indecisão nem dispersão / Se todas as preocupações dos homens se voltam somente para a Bolsa, ou as minas, ou as indústrias, ou as ciências, poderemos dizer que esses homens são verdadeiramente grandes? O homem se assemelha ao que trata e neste caso o pensamento desce do alto para nivelar-se à matéria. O homem não procura mais os cumes, atingíveis somente por atalhos estreitos, mas prefere rodar pelas estradas asfaltadas da planície da mediocridade. Com a procura única do conforto, do luxo, do prazer, os homens perderam o espírito de sacrifício, para só procurarem vencer pela aplicação do princípio evolucionista da sobrevivência do mais forte. É a ciência puramente material, trazida para o campo social. Toda a ciência e todo o progresso são lícitos e desejáveis quando assentados em princípios que lhes permitam terem um verdadeiro fim moral.
9 de maio – Comentando… “Cetro da ortodoxia” / Onde está Nossa Senhora, ali está a Verdade, a exata compreensão da doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como Medianeira de todas as graças, é por Ela que nos vem a primeira entre todas, que é a graça de sermos verdadeiros Cristãos, de pertencermos à Igreja Católica, Apostólica, Romana, na qual se acha o Cristianismo em sua única ortodoxia. E neste século cheio de tanta confusão, convém recordar este título de Nossa Senhora, convém mais divulgá-lo, torná-lo geral, fazer dele a invocação máxima de toda a Cristandade, para que cada um em particular não seja arrastado pelo erro sob qualquer das múltiplas formas em que ele se apresenta.
9 de maio – Comentando… Arcaísmos de um “positivista” / A respeito da publicação, em um jornal da capital paulista, de artigo de um positivista brasileiro que morava na França. – Muito devemos agradecer ao ilustre professor o epíteto amável de “clericalistas retardados”. Ele só nos honra, mesmo porque toda a nossa glória está em sermos “clericais”. Pelo menos uma vez o sr. José Feliciano foi “positivo” no ver as coisas…
16 de maio – Comentando… “Bolores e mucedos” do Sr. Maurício de Medeiros
16 de maio – Comentando… Darwin na Rússia / O 50° aniversário da morte de Darwin, passado em 1932, foi mais celebrado na Rússia do que em qualquer outro país. O comunismo adotou, com efeito, a totalidade das idéias evolucionistas e procurou disseminá-las em todos os meios.
23 de maio – Bênção de espadas / Por que razão a Igreja abençoa a espada dos militares que, recebendo as dragonas do oficialato, se incorporam à alta direção das forças armadas? Por que timbra Ela em dar às espadas, que são instrumentos de morte, uma bênção que é o penhor da proteção do Deus vivo? Porque a Igreja não vê na espada dos militares senão o baluarte da justiça. A espada do militar é, para a Igreja, não o instrumento com que se mata em guerra de conquista, mas o meio de defesa do direito lesado, da civilização agredida, da moral conspurcada. E se o próprio Salvador não relutou em empunhar o açoite com que flagelou vigorosamente os vendilhões do templo que conspurcavam os direitos de Deus, a Igreja não poderia deixar de abençoar as espadas com que o Estado arma seus paladinos, para a defesa dos direitos da Igreja, da Civilização e da Pátria – Objetivo prático destas considerações.
23 de maio – Comentando… Posição do homem / Falando na Câmara Francesa, o deputado Lecour Grandmaison criticou a economia da França dizendo: “o que caracteriza a nossa economia atual é que coloca o homem a serviço da produção e a produção a serviço do dinheiro”. Esta afirmação do deputado francês é de aplicação quase universal e caracteriza bem o último estágio de degradação a que o homem foi levado pelo materialismo: “o homem a serviço do dinheiro”. É o esquecimento da verdadeira natureza do homem, ser privilegiado, criado por Deus à Sua imagem e, portanto, inteligente e livre. Dotado de uma alma espiritual, o homem se volta para Deus, enquanto tem o mundo ao seu serviço. A matéria é um meio a serviço do homem, não um fim em si. Toda a organização que inverte esta ordem estabelecida por Deus, e subordina o homem à matéria, é má e deve ser destruída.
30 de maio – A solução mariana / Há duas espécies de atitudes perante a política: a de ator e a de espectador. Atores são todos os que, direta ou indiretamente, cooperam na preparação dos acontecimentos políticos de que o Brasil está sendo teatro. Uns desempenham o papel de figuras centrais da tragédia – ou da comédia, se quiserem – representando os papéis mais importantes. Outros, são meros comparsas que passam rapidamente pelo palco, para desempenhar uma missão pequena e obscura. Finalmente outros nem aparecem no palco. São os inúmeros empregados que, nos bastidores, levantam o pano, acendem as luzes e cooperam para a manutenção da ordem nas “coulisses”. Espectadores são os que não tem interesses pessoais relacionados com a política e que, portanto, não cooperam com a representação da trági-comédia. Assistem de longe e do alto. Não lhes preocupa, de maneira nenhuma, o formigar das rivalidades e o choque das vaidades nos bastidores. Só o que lhes desperta interesse é a representação correta da peça e a fiel interpretação dos papéis de cada ator. O que nos interessa sobremaneira são os espectadores. Porque eles, afinal de contas, são o Brasil.
30 de maio – Comentando… Como em S. Paulo / Há pouco substitui-se, em São Paulo, o nome de Rua Santos Dumont pelo de Capitão Messias. É certo que tanto o Capitão Messias, como Santos Dumont tem títulos que honrariam a qualquer rua; mas os de Santos Dumont, universais, são tão magníficos e brilhantes que não se justifica a substituição. Sentimos profundamente que este seja apenas um dos elos de uma enorme corrente de incoerências.
30 de maio – Comentando… O sentido da moralidade / Em todo o mundo, quem nega o seu respeito e a sua obediência às leis da moral é um comunista em potencial, seja embora um milionário e aparentemente um conservador. É preciso dar aos nossos moços o maior sentido de moralidade, aquele sentido absoluto que Deus quer, quando manda “guardar a castidade”. E na propaganda da verdadeira moralidade nunca medir esforços. Nela está a salvação da família, da sociedade, da Pátria. Dessa maneira, se fará mais pelo Brasil do que todos os políticos reunidos com seus discursos e seus programas!
6 de junho – O destino trágico de duas grandes dinastias / Quando um dia se fizer a história de nosso século, os historiadores se inclinarão com respeito diante dessa figura excepcional de mulher (a Imperatriz Zita de Habsburg) que, tendo caído do alto do trono mais antigo da Europa, reergueu-se corajosamente para enfrentar os acontecimentos que lhe eram adversos. Soube ela fazer pela causa da monarquia na Europa, à qual é absolutamente dedicada por um puro idealismo e não por um interesse vulgar, muito mais do que os inúmeros soberanos, ex-soberanos ou pretendentes do mundo inteiro. Ela é, nestes século de materialismo grosseiro, uma figura enérgica e idealista, que merece o maior respeito de todos os observadores. É possível que com o eventual insucesso de seus esforços, a dinastia dos Habsburg desapareça inteiramente da História. Mas se isto se der, a Imperatriz Zita terá sido um fecho de ouro na série dos soberanos austríacos, em nada inferior às grandes tradições de Carlos V, Felipe II e Maria Teresa. Muito diversa é a história dos Hohenzollern.
6 de junho – Comentando… Celibato eclesiástico / Os nazistas encarniçam-se no ataque à Igreja. Agora foi a vez do celibato eclesiástico. Obrigado pelos fatos, aos quais apesar de tudo não pode fugir, o jornal nazista elogiou o clero católico. Há no artigo em questão o reconhecimento da pureza do celibato eclesiástico, e a verificação de ser o Clero formado por moços “particularmente dotados”. A obrigação da supressão do celibato que provavelmente se prepara na Alemanha será apenas mais um ato tirânico e a ele a Igreja dará o seu “non possumus” irrevogável e invencível.
6 de junho – Comentando… José de Anchieta / Passa no próximo dia 9 o 340º aniversário da morte do Pe. José de Anchieta, Evangelizador do Brasil, fundador de São Paulo, Venerável da Igreja Católica e sem dúvida a maior figura que tenha pisado as terras brasileiras. Ele é o exemplo para os brasileiros. Tudo em sua vida, perfeitamente adaptada às necessidades da nova terra, continua a ser aplicável nos dias de hoje. Que os brasileiros se voltem para José de Anchieta e tomem como guia na ordem interna, para que o Brasil se renove em Cristo Nosso Senhor. Graças a Deus, a mocidade mariana que ama a Nossa Senhora como José de Anchieta A amava, está escrevendo para o Brasil o grande poema da revivescência da Fé ao mesmo tempo que se arma de energias para os grandes combates. E dela José de Anchieta é o grande chefe.
6 de junho – Holanda: o Partido Católico vence as eleições – “Levantados um contra o outro politicamente, o bolchevismo e o nacional-socialismo se encontram no terreno religioso. Fingindo combater o semideus bolchevista, o Terceiro Reich segura pela garganta um adversário que, no espelho, lhe dá sua própria imagem” – O Vaticano mantém uma “Academia Pontifical” da qual fazem parte os cientistas, católicos ou não, de todos os ramos, pertencentes ao mais apurado escol intelectual do Mundo. Entre estes cientistas, há alguns alemães. Em virtude do conflito entre a Santa Sé e o III Reich, esses cientistas se recusaram a comparecer à próxima sessão da “Academia”, que deveria ser presidida pelo Santo Padre.
13 de junho – Enquanto a Igreja Católica mantém a pureza do dogma / O escândalo do casamento de Eduardo de Windsor (da Inglaterra) com uma divorciada é mais um efeito produzido pela mesma causa que levou Henrique VIII a separar-se de Roma.
13 de junho – Comentando… Perguntando ao Integralismo
20 de junho – 7 Dias em Revista / O “Legionário” não é sistematicamente governista. Nem é sistematicamente oposicionista. Ele está disposto a apoiar todos os gestos louváveis de nossas autoridades. E está firmemente resolvido a criticar todos os seus erros. Não menos resolvido ele está a não deixar-se enfeudar por qualquer corrente política. Não há honra maior do que a de ser paladino da verdade. – A Rússia condenou à morte um marechal e sete generais de seu exército. Por que? Porque o comunismo acha que conspirar contra o regime é um crime imperdoável. No Brasil, pelo contrário, os comunistas reivindicam para si toda a brandura e toda a benignidade dos burgueses cegos. Afirmam que conspirar contra o regime vigente não é crime. Insinuam até que é virtude. E encontram quem os ouça e lhes abra as portas da prisão… – Destacamos com viva simpatia a atitude do Bispo de Tanos, na Argentina, que conseguiu obter dos industriais de sua Diocese um sensível aumento de salário aos operários. Intervenções como esta, muito características do espírito católico, provam que, se a Igreja está a mil léguas do comunismo, também está distante do capitalismo opressor, que vê no operário apenas uma máquina da qual se deve sugar o máximo de trabalho pelo mínimo de salário.
20 de junho – Comentando… As Internacionais / Notícia de união entre a Internacional Socialista e a Internacional Comunista para auxiliarem eficazmente o governo (comunista) de Valência, na Espanha. Os socialistas, que aparentemente sempre se dizem anticomunistas, abraçam-se aos comunistas para a grande revolução que deverá destruir a civilização católica. Aqui no Brasil há ainda muitos que acham o socialismo uma coisa linda, aproveitável. Os socialistas concordam com os roubos, os crimes, as destruições dos vermelhos de Valência. Mais, os socialistas vão dar-lhe agora publicamente o seu apoio. E será possível que diante de tudo isto haja ainda católicos que considerem aceitável uma reforma de caráter socialista em nossa Pátria?
20 de junho – Comentando… Caridade católica / Só na Igreja Católica se encontra o amor ao próximo sem interesse, o amor que vai até o heroísmo máximo do sacrifício extremo, muitas vezes por um pobre e desconhecido homem.
20 de junho – Comentando… Do separatismo basco à realidade brasileira / Não há para o comunismo presa melhor que a nossa Pátria com sua extensão e suas riquezas e com a destruição por ele visada de uma grande potência católica. Enquanto os políticos se agitam e se destroem, o comunismo age. Alguém há de estar alerta. E este alguém só poderão ser os católicos, colocando acima de tudo a sua fé e logo depois a sua Pátria, sempre como católicos e só como católicos, sem ideologias estranhas sempre destruidoras da Fé e do verdadeiro patriotismo.
27 de junho – A propósito do Salão de Maio / Cavalheiresca nota do diretor do “Legionário”, Dr Plinio Corrêa de Oliveira, a respeito de matéria publicada em tal órgão por um de seus repórteres que mencionou nomes de senhoras que “por sua situação de mães de família, (estão) acima de qualquer debate público”. A nota do Prof. Plinio também demonstra a seriedade com que levava seu cargo de diretor daquele semanário. Não era, pois, uma responsabilidade “pour épater les bourgeois” (“para inglês ver”).
27 de junho – “Contra o vandalismo e o extermínio” / Quais são os monumentos de nosso passado que ainda restam incólumes? Igrejas e só igrejas. Onde estão os edifícios públicos de São Paulo de outrora, que o Estado deveria ter conservado? Com exceção da cadeia velha transformada em Câmara dos Deputados e do feiíssimo “Palácio da Cidade”, que nos resta? Sobretudo que resta, em matéria de edifícios públicos, do velho São Paulo colonial? Nada. E os particulares? Foram eles porventura mais zelosos de nossas tradições? Infelizmente, não. Qual é a família paulista tradicional que conservou intacto algum solar dos tempos idos? Onde, em São Paulo, pode-se ter o gosto de contemplar, com suas paredes e mobiliário intactos, um daqueles velhos casarões em cujas salas imensas, nos grandes dias de festa, se reunia a aristocracia rural paulista? Não queremos, com isto, lançar censuras contra o Estado ou os remanescentes da nossa velha aristocracia rural, pelo simples e estúpido prazer de censurar. Nem o Estado nem nossas antigas famílias são muito culpadas desse desdém pelo nosso passado. Sua deplorabilíssima indiferença em relação a nosso passado era fruto de um estado de espírito muito generalizado na época.
27 de junho – Comentando… – Adoração e reparação / Por toda a parte a luta se encarniça, em todas as nações as forças do bem se defrontam com as forças do mal. E, como vimos na Espanha, o monumento nacional erguido no Cerro de los Angeles ao Sagrado Coração de Jesus foi fuzilado antes de destruído. Onde ainda é possível a vida católica, cumpre, pois, que os católicos sejam o homem de sua época e enfrentem o século com as forças formidáveis de que dispõem. E a oração e a penitência estão inscritas em primeiro lugar. Os exemplos de Judite no Antigo Testamento e da Cristandade durante a batalha de Lepanto (sec. XVI).
4 de julho – Comentando… Sobre um vulcão / A verdadeira situação do Brasil
4 de julho – Comentando… Vocações sacerdotais / “Enquanto um povo não der vocações, não se poderá dizer que a alma daquele povo tenha sido conquistada por completo para a Igreja”. Se é verdade que a vocação é uma graça, não é menos verdade que ela exige, para se desenvolver, um meio familiar e social apropriado.
11 de julho – Quintino Bocaiúva / Foi ele um dos maiores responsáveis pela instauração, em 1889, da república positivista e laicista. Procurou o “Legionário”, revolvendo os jornais da época do seu passamento, verificar qual o conceito em que era tido, então, quem chegou a ser alcandorado por muitos à soberana posição de “príncipe do jornalismo brasileiro”. A volubilidade das paixões políticas fez com que em dois tempos os próprios republicanos se esquecessem daqueles que maiores serviços haviam prestado à causa do barrete frígio no Brasil. E os “republicanos históricos”, por sua vez, acabavam seus dias choramingando a república, “que não era a dos seus sonhos…
11 de julho – 7 Dias em Revista / Notícia publicada pela “Ação”, jornal integralista, em que era divulgado um telegrama dirigido ao “Legionário”, e que foi assinado por cinco católicos. Se devêssemos dar satisfação à “Ação” neste assunto, teríamos muitos reparos a fazer à referida notícia. Como tal não se dá, basta-nos afirmar publicamente, para evitar que nosso silêncio seja mal interpretado, que a posição do “Legionário” perante a Hierarquia Eclesiástica é a mais correta possível. A deliberação dos signatários do referido telegrama de lhe dar publicidade, constituiu uma falta de compostura religiosa, pois que as divergências eventualmente existentes entre católicos não devem ser transformadas em discussão pública, máxime pelas colunas de um jornal religiosamente neutro – Seria erro, e até grave injustiça, supor que as críticas que temos feito ao Sr. Macedo Soares procedem de qualquer hostilidade pessoal que tenhamos para com S. Ex.a. O que nos interessa não são os homens, mas suas idéias e seus atos. – O Governador do Estado de São Paulo, na cerimônia realizada por ocasião da Festa de Santa Isabel, Padroeira da Santa Casa, proferiu um discurso de que a imprensa diária deu uma idéia muito inexata. Entre outras coisas, disse S. Exa que não compreende a assistência social sem a caridade, e não compreende a caridade sem a Religião – Tendo a polícia proibido a realização de uma Procissão de Corpus Christi em uma pequena cidade da Prússia Oriental, os católicos julgaram não dever obedecer à ordem. As autoridades, então, intervieram, procurando arrancar o SSmo. Sacramento das mãos do Sacerdote. Um grupo de moços católicos sobreveio, pôs em fuga as autoridades, e promoveu a realização de uma grande manifestação de protesto.
11 de julho – Comentando… Sem religião não há caridade / “A Santa Casa da Misericórdia de S. Paulo é um patrimônio de nossa fé, do nosso coração, mas também herdeira de um outro patrimônio: o da caridade cristã praticada pelos nossos antepassados. Num século que perde assustadoramente a noção do amor desinteressado, defender esta herança é um dever e uma obrigação”.
18 de julho – Comentando… Esquerdismo protestante / Roger Breuil, escritor protestante francês, em entrevista que concedeu ao jornal “La Idea”, órgão da Federação da Juventude Evangélica do Uruguai, afirmou que “desde há vários séculos o povo protestante é esquerdista”.
18 de julho – Comentando… Para o Colégio Pio-Brasileiro / Não há nada mais necessário do que formar um Clero numeroso e culto em nossa Pátria. Quanto menor for o número de almas entregues à direção de cada sacerdote, tanto melhor se fará a sua doutrinação e a sua formação. E isto só será conseguido por um Clero numeroso.
25 de julho – 7 Dias em Revista / O anti-germanismo não é só uma estupidez: é um crime, porque a Alemanha é um dos mais gloriosos e respeitáveis países do globo. Mas será conveniente permitir que, no Brasil, se estabeleçam infiltrações nazistas que virão disseminar entre nós uma doutrina que se choca violentamente com nossas convicções religiosas? – Falece o grande Marconi, católico modelar que prestou, dentro de um âmbito de sua especialidade, os mais assinalados serviços à Santa Sé, e que timbrou sempre em manifestar suas convicções católicas. Para as mentalidades atrasadas, que ainda pensam haver oposição entre a ciência e a religião, é muito oportuno o belo exemplo do glorioso cientista italiano.
25 de julho – Comentando… Há um século!… / A “London Medical Gazette” noticiou que em 1836, somente na França, foram publicadas a respeito de matérias médicas 180.000 páginas. E que para uma pessoa ler esse volume deveria dispender por mês perto de 16.000 páginas e diariamente 500. Isto há um século! E hoje?…
1° de agosto – Comentando… A “Society for intellectual liberty” / Na Rússia, pátria da liberdade intelectual, no dizer dos propagandistas do comunismo, a Academia Lenine de Ciências Agrícolas acaba de condenar os cientistas Muller e Vavilov, porque “negligenciaram o princípio marxista da unidade da teoria e da prática, deixando de considerar, em suas pesquisas sobre genética, as necessidades dos agricultores”. Tal a “liberdade intelectual” dada aos que sonharam encontrá-la no regime comunista. Não necessita a Rússia de uma “Society” como essa que foi fundada na Inglaterra?…
1° de agosto – Comentando… “Casa arrombada…” / Em 1868 o total de nascimentos na França foi de 1.034.000. Em 1934 decrescia a 677.000 e em 1935 a 650.000, dos quais 50.000 eram filhos de estrangeiros. A população francesa, que em 1868 era de 38 milhões de habitantes, em 1936 é apenas de 41 milhões, devendo-se contar neste total 3 milhões de estrangeiros. O presidente da Academia Francesa de Medicina, sugeriu que fosse feito sobre o assunto um inquérito completo para apurar as causas desse decréscimo e os resultados foram publicados pela “Gazeta Clínica”: “O declínio da natalidade na França é devido ao crescente relaxamento da moral pública. Este relaxamento é devido às crises religiosas e econômicas. Nas regiões em que a fé religiosa se conservou firme, não houve declínio sensível nos nascimentos”. É mais uma das consequências do famoso laicismo da República Francesa!
8 de agosto – 7 Dias em Revista / Algumas curiosas informações dadas pelo procurador do Tribunal de Segurança Nacional sobre a Intentona Comunista de 1935: altas somas de dinheiro, em moeda estrangeira, em posse de vários líderes quando foram presos; as instruções colhidas em poder dos conspiradores, sobre os fuzilamentos a serem feitos quando vitorioso o movimento, eram tão severas e tão genéricas, que se pode avaliar em 70.000 o número de brasileiros que seriam passados pelas armas. Basta ler um pouco de História da Rússia para ver que essa estatística não é inverossímil – Em uma gigantesca manifestação realizada há dias, na Alemanha, a multidão exclamava: “Hitler, salva-nos”, “Füehrer, salva-nos”. Grupos de alemães budistas romperam o cordão para oferecer flores ao Füehrer. E um ambiente neopagão dominava toda a imensa assembléia. Entretanto, ao lado de Hitler, estava um homem que fez convergir para o nazismo o apoio de considerável ala católica na Alemanha, o Sr. von Papen.
8 de agosto – Comentando… Catolicismo e unidade nacional / Não há historiador sincero que não reconheça a ação da Igreja na formação de nossa Pátria. Testemunho de Afonso Arinos de Mello Franco, Eduardo Prado e Joaquim Nabuco. Este último escreveu que “Não há outro molde em que se possam fundir raças, sociedades, individualidades mesmo, senão o molde religioso. Se o Brasil tivesse sido lançado em outra fôrma, há muito que se teria feito em pedaços”. Contra a opinião de todos os que estudam seriamente a formação brasileira, só se levanta a oposição dos que apenas tocam superficialmente a nossa história, ou dos que vão buscar no ateísmo comunista a inspiração para suas arengas. A realidade, porém, é outra, e muito gloriosa para a Igreja e para o Brasil.
8 de agosto – Comentando… Nem otimismo nem pânico! / A situação do Brasil é grave. Isto o temos dito mais de uma vez e continuamos a dizê-lo. Não há razões para otimismo ingênuo. É necessário, porém, não cair no extremo oposto, num pessimismo e num temor que paralisam. Pânico e derrota são sinônimos. Poucos têm o senso da realidade, poucos se dominam e examinam as coisas com a devida frieza. Verificou-se na Espanha que as províncias onde a Ação Católica estava mais perfeitamente organizada, foram as que responderam mais eficientemente ao apelo contra o comunismo.
15 de agosto – 7 Dias em Revista / Outro prognóstico que o “Legionário” fez, e que se vai realizando, é o alastramento da campanha comunista que se oculta sob o disfarce de antifascismo, anti-integralismo etc. – Convém aos comunistas não chocar de frente a formidável influência da Igreja no Brasil. Já em 1935, sua tática foi esta. – Não somos integralistas, e pensamos ter dado disso provas irrecusáveis. – Magnífica a resolução tomada pelo Episcopado argentino de dirigir ao Episcopado alemão uma mensagem de solidariedade pela perseguição que lhe move o paganismo da “direita”.
15 de agosto – Comentando… O concurso de beleza da exposição / O destino da beleza física é perecer irremediavelmente. Exalte-se a beleza moral, considerem-se as virtudes de que tantas mulheres estrangeiras deram provas entre nós, exaltem-se suas obras de benemerência e as de suas descendentes já integradas na sociedade brasileira. A época é de estimular o moral que fraqueja por toda a parte.
29 de agosto – 7 Dias em Revista / Publicados os debates travados na Câmara Estadual, durante os quais a opinião do “Legionário” sobre o integralismo foi objeto de discussão: o nosso programa é de lutar pela Igreja, e só por Ela, porque procedendo assim estaremos cumprindo nosso dever de católicos e de brasileiros. Servir a Igreja é o modo mais acertado de servir à Pátria. Esta folha só faz a crítica dos homens e dos acontecimentos de nossa vida política sob o ponto de vista das idéias que eles professam. Atacamos erros. Não atacamos o caráter de ninguém. A mentira e a difamação são armas que desprezamos, ainda mesmo quando manejadas por algum “figurão”.- Blum e Chautemps foram vivamente atacados por alguns de seus partidários em virtude da recepção oficial e solene com que o governo francês acolheu o Cardeal Pacelli, em sua visita à França. A este respeito, Henri Guernut, considerado naquele país como um dos mais resolutos partidários da esquerda leiga e anticatólica, teve as seguintes palavras: “Ainda que a Santa Sé fosse uma potência unicamente espiritual, só por isso lhe deveríamos atenções” – O hitlerismo faz grande alarde da eficiência e perfeição de sua organização partidária e policial. Mais admirável do que ela é a organização dos católicos alemães que, sem os recursos técnicos de que Hitler usa e abusa em tão larga escala, conseguiram divulgar pelo país inteiro documentos de condenação ao nazismo, sem que a polícia disto se apercebesse – Decreto do Ministério da Marinha da Argentina: proclamada padroeira da marinha nacional a Santa Mãe de Deus – Inauguração do 1º Congresso Eucarístico do Paraguai.
29 de agosto – Comentando… Novos rumos da propaganda soviética / Os chefes soviéticos estão evidentemente conscientes de sua fraqueza. Fazem-se atualmente grandes esforços com o fim de estender a todos os campos intelectuais e artísticos o sistema ideológico do marxismo. – Os maometanos que não habitam as fronteiras da Rússia estão, geralmente, sob a autoridade de uma ou outra potência estrangeira. A palavra de ordem dada aos propagandistas bolchevistas é de lutar pela libertação desses povos oprimidos, ao mesmo tempo que procuram fazer crer que o bolchevismo é “a forma mais pura do islamismo primitivo”.
5 de setembro – Cristo e a alta sociedade. Caridade fraterna ou plebeização total? Dignificação pela Igreja ou aburguesamento plutocrático? / Notícias provenientes da França informam-nos das atividades das “Cadettes du Crist J.C.S.”, que se dedicam ao apostolado nos meios “grã-finos” da França. Já exercia o apostolado sobre os meios rurais, operários, escolares, etc. Coroando esta obra, vemos também as elites sociais beneficiadas pelo movimento restaurador. O fim que se procura por esse apostolado não é, note-se bem, a extinção da alta sociedade ou da vida chamada mundana, mas a santificação de ambas. Procura-se combater, antes de mais nada, essa religião colocada ao lado da vida, dos projetos, dos hábitos familiares e sociais, dos pensamentos e das conversas. Desejaríamos ver esse programa de apostolado instituído aqui: isso tem para nós uma atualidade palpitante. Caso não haja um reverdecer de nossas elites, a exemplo do que fazem as “Cadettes du Christ”, teremos um rebanho regendo-se o máximo possível por leis mecânicas e gregárias, uma sociedade de tipo mecânico, homogênea na mediocridade, sem beleza, com um mínimo qualitativo, que pode existir aqui como em qualquer parte, e que poderá ser um albergue, mas nunca um lar.
5 de setembro – Comentando… A proibição de “Deus lhe pague” / Nosso aplauso e nosso apoio à medida tomada pela Delegacia de Ordem Política e Social, impedindo a representação da comédia de Joracy Camargo, “Deus lhe pague”. É uma peça de tendência comunista, que ridiculariza a Deus e como tal contrária à Religião, devendo ser repudiada por todos os que ainda conservam sua Fé e o amor da Pátria brasileira.
5 de setembro – Comentando… Tese inaceitável / O chefe nacional-socialista dos alemães no estrangeiro afirmou que “o governo do Reich tem o direito de pedir aos alemães no estrangeiro que organizem a sua vida de acordo com os princípios em vigor no seu próprio país”. E acrescentou que os que não querem ser nacionais-socialistas e continuam a erradamente a se dizerem alemães, devem ser designados pela expressão “traidores da pátria”.
12 de setembro – Comentando… “Carta verde a um “reverendo”
12 de setembro – Comentando… Orar pela Pátria / Diz São Tomás: “Deve o povo abster-se de pecar, porque em vingança do pecado é que Deus permite aos ímpios assumirem o governo, conforme declara o Senhor por Oseas”.
19 de setembro – 7 Dias em Revista / Merece inteira aprovação o projeto de lei apresentado pelo Deputado Theotonio Monteiro de Barros Filho, a respeito da criação de um Colégio Militar em São Paulo – Magnífico o telegrama que os estudantes do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz“, da Escola Agrícola de Piracicaba, enviaram ao Presidente da República protestando contra a intromissão do “Comitee for protection of Brasilian People” de Washington, e as propaladas atividades nazistas no Brasil – Explicações muito sumárias, dadas por órgãos da imprensa, a respeito das declarações de Luiz Carlos Prestes sobre a proveniência do dinheiro que recebeu para financiar a mazorca de 1935 – No discurso que proferiu no Congresso do Partido Nazista, Goebbels afirmou que na Alemanha, Itália, Japão, Hungria, Polônia, Brasil, Portugal e Turquia, já está travada a luta visível contra o comunismo. Por que não mencionou ele a Áustria e a Bélgica, países governados diretamente por elementos católicos, nos quais a luta contra o comunismo é formidável? E’ que ambos países, sobretudo o primeiro, são nitidamente refratários à influencia doutrinária de certas pseudo-direitas.
19 de setembro – Comentando… Contra a “convicção comunista” / A convicção demonstrada pelos líderes soviéticos não é assim tão grande quanto se propangadeia. Em 1935 [na Intentona comunista] não morreu nenhum chefe da Aliança Nacional Libertadora, nenhum extremista graduado. Na hora “H”, eles preferiram render-se para conservar a integridade física, engordando nas prisões e outros estão agora unidos aos partidos “democráticos” que por aqui proliferam.
26 de setembro – “Confiteor” / O livro de Paulo Setúbal é muito mais do que o histórico de uma alma ou até mesmo de uma geração. Ele é a própria história viva e empolgante do drama espiritual do Brasil contemporâneo. Todos aqueles que tem qualquer parcela de responsabilidade pelos destinos do Brasil, pais de família, professores, sociólogos, estadistas, deveriam ler a extraordinária experiência íntima de Paulo Setúbal. “Confiteor” é o grito lancinante de gerações inteiras que foram desviadas de Deus, uma ardente apologia da Fé e da Pureza que ele lança, do fundo da sepultura mas também do alto da glória dos justos, à mocidade de sua terra.
26 de setembro – Comentando… Sobre a família católica / Não basta que a Constituição brasileira diga em seu art. 144 que “a família, constituída pelo casamento indissolúvel, está sob a proteção especial do Estado”…
26 de setembro – 7 Dias em Revista / Merecidas homenagens prestadas às vítimas da Intentona comunista de 1935, porque a indulgência exagerada com que foram tratados os pérfidos assassinos dessas vítimas constituía para elas um verdadeiro ultraje. E esse ultraje exigia uma reparação. – A recepção feita por Hitler a Mussolini é a recepção que o partido nazista faz ao Chefe do fascismo, é o encontro de duas místicas irmãs. Por que Mussolini aceita tais manifestações?
3 de outubro – Pio XI perante o fascio e o komintern / Pio XI não tolerou os erros do fascismo nem os do comunismo, mas proclamou as verdades do catolicismo. Porque a Igreja é bastante forte para nunca silenciar perante o erro, ainda mesmo quando, humanamente, Ela se apresenta mais destituída de vigor. Sua força é Nosso Senhor Jesus Cristo, e só Ele. E ainda mesmo que Pio XI tivesse de enfrentar o fascismo e o comunismo simultaneamente e ainda que ele estivesse tão desarmado quanto o Papa São Leão perante Átila, ele nada teria a recear. – Nossa tática não é a da timidez nem a do conformismo. Esta atitude desagrada à direita? Suscita aplausos hipócritas e desprezíveis à esquerda? Pouco importa. O que queremos é seguir o exemplo de Pio XI.
3 de outubro – Comentando… Construir o bem… / Não se constrói o bem se não se parte do indivíduo. A melhora de cada um, a formação individual sã, significa uma nação construída e erigida sobre o “bem”.
3 de outubro – 7 Dias em Revista / Devemos deplorar o caráter de que se revestiu a visita feita por Mussolini à Alemanha, durante a qual convidou Hitler que visitasse seu país. Como se arranjarão os católicos italianos quando forem convidados a aplaudir o perseguidor da Igreja na Alemanha? – Trechos do discurso oficial de Mussolini com elogios ao “fuehrer” nazista.
10 de outubro – 7 Dias em Revista / Decretado o estado de guerra no Brasil. – O “Congresso Trabalhista”, órgão do Partido Trabalhista que é a mais poderosa organização política operária da Inglaterra, por uma maioria de 1.750.000 votos, rejeitou a proposta de estabelecer uma frente única com os comunistas. – Oswaldo de Andrade publicou artigo em que historia o movimento modernista no Brasil e acentua que, de meramente artístico, se completou com tonalidades políticas e sociais de tendência esquerdista.
10 de outubro – Comentando… Cremação de cadáveres
17 de outubro – Vibrante alocução do Cardeal Faulhaber no casamento de um Príncipe brasileiro / Na capela do castelo de Nymphenburg, em Munique (Alemanha), que Dom Pedro Henrique de Orléans e Bragança casou-se com a Princesa Maria von Wittelsbach, sobrinha do Príncipe Ruprecht da Baviera. Algumas das palavras pronunciadas pelo eminente Arcebispo de Munique: “Uma nação que preza o matrimônio unicamente por razão de raça, não mais poderá atingir um alto nível de cultura moral”. E referindo-se à fidelidade que os príncipes devem ter à doutrina católica, recordou as sublimes palavras da Rainha da Escócia, Maria Stuart: “Vós podeis despojar-me de tudo, com exceção do meu sangue real e de minha Fé católica”.
17 de outubro – Comentando… Maritain e Luiz Carlos Prestes / Chegaram alguns a dizer que o filósofo francês interviera em favor de Luiz Carlos Prestes, preso em virtude da Intentona comunista de Novembro de 1935. Em carta pública, opõe Maritain formal desmentido a essa acusação.
17 de outubro – Comentando… “Palavras”?… / No mês de Setembro, os Estados Unidos venderam 16 milhões de dólares em armamentos e munições. Desses 16 milhões, 12 correspondem a compras feitas pela Rússia em artigos para construções navais, em morteiros e canhões de todos os calibres. Ao mesmo tempo, foi organizado o Batalhão George Washington, que irá combater na Espanha republicana ao lado do Batalhão Abraham Lincoln, que já se encontra nas linhas de fogo, a favor do governo comunista de Valência.
24 de outubro – À margem do hitlerismo… / Começamos por não saber o que o católico deve recear mais: se o ateísmo radical da Rússia comunista ou se o paganismo de Rosenberg (nazismo). Os horrores do amor livre comunista não são maiores do que os do nudismo “rosenberguista” – Como explicar este surto de paganismo e de barbárie na Alemanha? Como sempre, os ingênuos e os previdentes entraram em conflito. E as hostes católicas se cindiram. Mas por que os católicos não acompanharam seus Bispos? Porque o movimento hitlerista era absorvente. Quem jurara fidelidade ao Füehrer e freqüentava os círculos hitleristas perdia o espírito de disciplina em relação à Igreja. E quando ela chamou ao aprisco as ovelhas desgarradas, estas já estavam longe demais, e não encontraram o caminho da casa paterna – Hitler decreta que se economize o vinho e o trigo necessários à Transubstanciação no Santo Sacrifício da Missa e a comunhão dos fiéis. Além disto, deveria ser queimado o menos possível de óleo nas lamparinas junto ao Santíssimo Sacramento. Enquanto se faz economia com o culto divino, o governo hitlerista abria largos créditos… para o governo russo (!) – Tomará Mussolini o caminho do hitlerismo? Pedimos ardentemente a Deus que não. Mas é inegável que o fascismo tem gravíssimos erros doutrinários. A prova disto é que algumas obras fascistas estão condenadas pela Igreja.
24 de outubro – Comentando… Marcha a ré na educação feminina / Em vez de se preparar a mulher para ser mãe, ou – se a isto a chama a sua vocação – para dedicar-se ao bem da humanidade nos claustros ou nos hospitais, ela é preparada agora para os concursos de beleza física ou para os recordes esportivos.
7 de novembro – 7 Dias em Revista / Inimiga ferrenha, intransigente, irredutível do comunismo, a Santa Igreja nem por isto pactua com as graves e numerosas injustiças sociais que se notam freqüentemente em nossos dias em relação à classe operária. É, pois, com a maior simpatia que os católicos devem receber o ato da Câmara Municipal que aumentou os ordenados dos lixeiros de São Paulo – É muito do espírito igualitário e comunista insinuar que as classes pobres devem sentir pejo de sua condição e por isto revoltar-se. Mas os católicos, porque acham que não há vergonha em pertencer a uma classe social humilde – uma vez que Nosso Senhor foi filho de um carpinteiro – não sentem qualquer diminuição nisso. Porque, seja em que classe social for, o católico tem a suprema qualidade de membro da Igreja, que lhe conferiu o Batismo – A propósito de recente discurso de Mussolini: quanto à solidariedade entre os dois regimes (nazista e fascista), quem ousará, entre os católicos, sustentar que é louvável? Quem terá o senso católico e o amor à Igreja tão embotados que não perceba o perigo que aí se oculta?
14 de novembro – Comentando… Natal do missionário / Magnífica iniciativa tomada pela “Radio Bandeirante” para o bem de nossos índios, para facilitar o trabalho dos missionários que tudo sacrificam, para integrar em nossa Pátria os selvagens ainda abandonados, para levar os descendentes dos tupis e dos guaranis ao seio da Igreja que se pedem estes auxílios.
21 de novembro – A Igreja e o Estado na nova Constituição / A atual Constituição consagra explicitamente dois princípios católicos da maior relevância que são a proibição do divórcio e o ensino religioso, além de tratar satisfatoriamente de outros temas de interesse para nós. Por outro lado, não cria o menor entrave para a promulgação de toda uma série de leis favoráveis às aspirações dos católicos. Alheios a questões de política ou discussões temporais sobre regimes, não podemos deixar de assinalar esta situação, para que os católicos trabalhem mais intensamente do que nunca, dentro do atual quadro político, pela grandeza espiritual de um Brasil sempre mais glorioso e maior.
21 de novembro – 7 Dias em Revista / Discurso do Presidente do Brasil anunciando a reforma constitucional: nossa crise fundamental é moral. – Se fraquejasse a vida religiosa na Europa, as cruzadas imediatamente seriam esmagadas pelos muçulmanos. Porque a luta é o fogo, e a vida espiritual é o azeite de que este fogo se alimenta. – Devemos censurar do modo mais positivo, categórico e absoluto, o telegrama que Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos, dirigiu ao “Camarada” Stalin, felicitando-o pelo 20º aniversário da revolução na Rússia. – Imprensa nazista ataca a Igreja… pela febre aftosa que grassa em diversas regiões da Alemanha.
21 de novembro – Um cruzado no século XX. Um testamento espiritual de um herói anticomunista espanhol. Um exemplo edificante / Carta que um Capitão dirigira a seus filhos, momentos antes de ser fuzilado pelos comunistas: “fui condenado pela afirmação da Fé Católica e pelo engrandecimento da Espanha, por cuja causa agora entreguei minha vida apesar da loucura com que adoro os meus filhinhos; não titubiei um só instante, a Espanha querida o necessitava; morro mártir dos deveres e proclamo minha maior glória o haver sido católico, apostólico, romano até o último minuto da minha existência, e se Deus for servido, serão minhas estas últimas palavras: Viva Cristo Rei! Viva a Espanha católica”!
21 de novembro – Comentando… Causas de suicídio / Não seria melhor que a polícia, em vez de apregoar a dissolução das famílias mal constituídas, apregoasse o fechamento dos antros de perdição onde está a causa da ruína da imensa maioria das famílias desorganizadas que hoje são tão frequentes? Em vez de procurar no recesso do lar as causas dos suicídios, não seria mais normal procurá-las nos lugares em que a volúpia destrói as famílias bem constituídas?
28 de novembro – São permitidas pela Igreja as exibições femininas de caráter esportivo? / Carta do Papa Pio XI ao Cardeal Vigário de Roma sobre o assunto: Dizemos também Nós com o profeta (Is. 62, 1) “Por amor de Sião não me calarei e por amor de Jerusalém não repousarei”. O Bispo dos Bispos e dos fiéis de todo mundo não pode esquecer mais ainda em circunstâncias como estas, que ele é o primeiro dos guardas dado por Deus à nova Jerusalém, e do qual está escrito (Is. 62, 6) “que dia e noite eternamente não se hão de calar”. De fato, os fiéis de todo mundo só poderiam, e pouco se diria, se sentir confundidos e desconcertados se Nos encontrassem silenciosos a este respeito, enquanto se passa sob as Nossas vistas aquilo contra o que os Santos Pastores levantaram sua voz e os Nossos Veneráveis Irmãos poderiam no Nosso silêncio encontrar grande e penoso motivo para duvidar se o nosso sentir e julgar seja mudado a esse respeito.
28 de novembro – Comentando… A companhia Armour e Valência / A esses milionários interessa apenas o aumento de capital, como se nas riquezas estivesse o fim último da existência humana. Por isso, pouco lhes importa vender aos comunistas, inimigos de Deus e da Moral. Neste terreno, ambos se igualam. Na adoração ao bezerro de ouro, usurários e comunistas se encontram.
28 de novembro – Comentando… A Igreja e os operários / Nunca a Igreja, por seus sacerdotes, estejam eles investidos desta ou daquela dignidade, deixou de olhar com carinho para os desprotegidos da fortuna.
28 de novembro – Comentando… O apostolado da infância nos tempos modernos. Uma triunfal iniciativa abençoada por Pio XI / Maravilhosos resultados do apostolado exercido pelas criancinhas.
28 de novembro – 7 Dias em Revista / O “Osservatore Romano” informa que as famosas representações da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (em Oberamergau) serão, no próximo ano, mais uma vez substituídas por espetáculos arianos e que uma antiga Capela católica foi transformada em museu. Muito oportunamente, o órgão da Santa Sé lembra que os hitleristas estão agindo como os comunistas quando transformam em museus os lugares destinados ao culto divino. – Belíssimo exemplo dado a toda a América pela República de São Domingos, que mandou erigir um grande farol comemorativo do descobrimento da América, e deu a esse farol a forma de uma Cruz.
5 de dezembro – Nacionalismo / A felicidade de todo e qualquer regime político depende, principalmente, da moralidade reinante no país em que ele se aplica. Não apenas da moralidade dos governantes, mas também da dos governados. – Nenhum dos regimes que governaram o Brasil teve estabilidade, porque nenhum deles soube despertar o estado de espírito e as virtudes cívicas necessárias à sua conservação. A Monarquia não viu ou não quis ver que o apego às instituições monárquicas só poderia proceder de um profundo espírito religioso, capaz de imunizar a opinião pública contra as investidas sedutoras da demagogia. Sua cegueira, neste ponto, foi tão longe que chegou a prender os Bispos de Olinda e Pará. Se tivesse subido ao trono imperial a gloriosa Princesa Redentora, provavelmente esta linha de conduta teria sido modificada. Só no Catolicismo poderá o regime encontrar base para o florescimento das virtudes necessárias à sua existência.
5 de dezembro – Comentando… Espanha católica / Ela chegou à situação atual pelo trabalho de uma intelectualidade demagógica e anárquica que, favorecida pelo liberalismo criminoso dos governos, influenciou as massas, levando-as ao comunismo. Poderia agora a Espanha cair em outro extremo tão perigoso quanto aquele: o de um paganismo semi-hitlerista. Repelindo o comunismo, ela repele igualmente o endeusamento do Estado ou da raça. – No catolicismo a inteligência encontra uma expansão ilimitada e as nações uma glória infinita.
12 de dezembro – Corporativismo / Os católicos brasileiros ignoram o que seja o corporativismo. E se isto se dá entre os católicos, o que dizer-se dos outros setores da opinião pública nos quais ecoa com repercussão menor a insistência dos Sumos Pontífices a favor das corporações? – Os Pontífices têm recomendado o corporativismo em benefício das sociedades humanas, como meio de evitar a injustiça e a falta de caridade, a produção descontrolada e desonesta, e tirania do capital ou das massas. – Os católicos têm a mais ampla liberdade para optar entre as formas de governo monárquica, aristocrática ou democrática, porque a Igreja não condena qualquer delas, considerada em si. – Toda a sabedoria e toda a fecundidade que caracterizam o brasileiro, sempre que ele não faz politica…gem.
12 de dezembro – 7 Dias em Revista / Discurso do Presidente da República na sessão comemorativa do 1º Centenário do Colégio Pedro II: “Só o espírito evangelizador e as virtudes da fé podem explicar o milagre de termos conseguido amalgamar na sociedade colonial os fatores díspares e primários da nossa formação – indígena na idade da pedra, escravos africanos em diversos estágios culturais e imigrantes peninsulares – integrados todos na civilização cristã” – O Conselho Federal do Comércio Exterior manifestou-se favorável à exportação de café para as tropas nacionalistas da Espanha – Estados Unidos vendem armas à China e à URSS. E o governo italiano comunicou ao da China que a assinatura do pacto anti-soviético não impede à Itália a venda de armamentos aos soldados chineses (comunistas).
12 de dezembro – Comentando… Frutos do laicismo / A escola oficial, da qual se proscreveu a Deus e à única moral sólida e eficaz, pode instruir, mas é incapaz de educar.
12 de dezembro – Comentando… O General Ludendorff escolheu… / Ludendorff escreveu artigo no qual o autor anunciava que o mundo devia escolher entre o Catolicismo e a concepção filosófica de sua esposa. Porém, eis que ele cai gravemente atendido e escolher por ser atendido “por freiras católicas, que o servem como enfermeiras”. São as grandes vinganças da odiosa e detestada Igreja Católica…
19 de dezembro – Comentando… “O catolicismo americano” / Não há um “catolicismo americano, ou argentino, ou brasileiro”. Há um só que é o “Catolicismo Apostólico Romano”: uma só doutrina e um só pastor. Os católicos dos Estados Unidos são tão católicos quanto os do Brasil, da Itália ou da Cochinchina, professam a mesma doutrina e obedecem ao mesmo Chefe supremo que é o Bispo de Roma, o Sumo Pontífice.
19 de dezembro – Comentando… “… para bellum” / Dados publicados pelo “Livro de Armamentos” da Sociedade das Nações e referentes ao ano de 1937: até agora, as despesas de guerra atingiram a importância de 7.100.000.000 dólares-ouro, contra 5.800.000.000 em 1936 e 2.500.000.000 em 1913 nas vésperas da Guerra Mundial. Tais dados falam por si mesmos, clamando a necessidade de uma reviravolta na orientação do mundo, uma vez que os homens não foram feitos para se matarem mutuamente.
26 de dezembro – Comentando… Castidade pré-matrimonial / O problema sexual já está resolvido há 6.000 anos, quando Deus nosso Criador, fonte de toda a sabedoria e ciência, deu as tábuas da Lei a Moisés.
26 de dezembro – Comentando… Defesa da Mocidade / Na época atual, caracterizada por uma grande fraqueza de autoridade, um dos pontos mais atingidos foi precisamente o da autoridade paterna. Urge que os pais compreendam realmente a sua responsabilidade em tudo o que se refere a uma boa formação dos filhos. Sendo eles pais – no verdadeiro sentido da palavra – teremos uma geração de moços que saberá dar-lhes honra e dar glória ao Brasil.
26 de dezembro – Comentando… Os católicos vencem! / A Juventude Esportiva Católica recebeu os prêmios correspondentes ao ano de 1937. Do total das cartas concedidas, em número de 332.000, um terço, ou seja 110.000 foram conquistadas pela organização católica. Não há setor algum da atividade humana em que a Igreja não esteja presente. E essa Igreja tão acusada de inimiga do homem não se esquece nem sequer de sua parte física e forma, à sombra de seus sacerdotes, atletas que sabem impor-se nos prélios esportivos e que são capazes de vencer os representantes das entidades oficiais. Essa mesma notícia revela também que a verdadeira França não é a da Frente Popular (esquerdista). A França Católica está vigorosa e forte e à semelhança de seus atletas, ela vencerá em um “élan” sublime e vigoroso a crise que a atingiu.
26 de dezembro – Comentando… “Gaceta Hispana” / O órgão de propaganda do governo comunista espanhol continua a circular em diversas capitais do Brasil.
26 de dezembro – Comentando… Associação cristã de moços
1938
2 de janeiro – Comentando… Ainda há juízes em Berlin? / Na Alemanha, um sacerdote foi condenado a 3 meses de prisão “por ter ofendido gravemente uma alta personalidade”. A “ofensa” (sic) consistiu em ter declarado que Goebbels fora educado em um Colégio dos Jesuítas. Aquele não é o primeiro nem infelizmente será o último dos que, formados à luz da Verdade Católica, se deixam depois cegar pelo erro, abandonam a Fé e passam mesmo a perseguir a Igreja de Cristo. O homem é livre e assume consciente e deliberadamente a responsabilidade de seus atos e de suas atitudes.
2 de janeiro – Comentando… 1937 / Como em todos os 20 séculos de sua existência, a Igreja está acima de tudo e de todas as contrariedades e perseguições. Lembrem-se de 1937 as Encíclicas condenando o comunismo e o nazismo. Ela não teme os que podem ferir o corpo, mas não podem atingir o espírito. Os membros que estão sendo maltratados se purificarão pelo sofrimento e ressurgirão mais fortes para a grande obra apostólica que Roma realiza em todo o mundo.
9 de janeiro – Comentando… Ainda os armamentos (prevendo a Segunda Guerra Mundial que se aproximava) / Que a humanidade se destrua e que tudo se perca, que importa aos homens de hoje? É precisamente o ideal do anarquismo: a destruição até que desapareça da terra o último vestígio do homem.
16 de janeiro – Comentando… Ainda a Espanha católica / Novo juramento dos membros da “Academia de la Lengua Española”, os quais juram não só servir leal e perpetuamente à Espanha, como também à Igreja Católica. E reconhecendo que servir à Igreja Católica é servir e obedecer ao Sumo Pontífice Romano, que é realmente a encarnação dessa Igreja.
16 de janeiro – Um belissimo discurso do Cardeal Pacelli (futuro Papa Pio XII) sobre o auxílio de Nossa Senhora na hora da morte / O homem diante do pensamento da morte – A excelsa grandeza de Maria “advogada nossa” – A assistência de Maria na hora suprema.
23 de janeiro – São Francisco de Salles aliava à nobreza de sua família uma ciência invulgar adquirida com brilhantismo nos melhores colégios de França
23 de janeiro – Comentando… O gesto da Condessa de Zubiria / Só nas almas formadas ao calor da Fé e na vida eucarística é possível encontrar-se a caridade que vem da imitação de Jesus Cristo.
23 de janeiro – Comentando… “Livraria editora Pasquale Petranccuone” / Tanto quanto fechar uma editora comunista, importa extinguir a literatura perniciosa que envenena e corrompe sutilmente o povo.
30 de janeiro – 7 Dias em Revista / Os 10 mandamentos do nazista, publicados pelos jornais alemães, revelam nitidamente o desejo de atacar o Catolicismo.
30 de janeiro – Comentando… Sobre o sensacionalismo / “Da ética jornalística, implicitamente, devia fazer parte esse dever, que é aconselhado pelo mais simples bom senso, independente de outros argumentos: não dar relevo nunca aos fatos da vida íntima dos indivíduos, nem nunca estampar “clichês” que tragam figuras prejudiciais à boa saúde mental dos seus leitores e aos seus sentimentos mais nobres. A tarefa é fácil e simples. Questão apenas de boa vontade”.
30 de janeiro – Comentando… Outra Rainha / Há evidentemente uma super produção de “rainhas”. Num momento grave para o Brasil e para o mundo, esse superficialismo é um sinal de lamentável decadência.
6 de fevereiro – Comentando… Diminuindo os males do carnaval / Se o Carnaval é um mal cuja extinção é desejada por todos os que têm sentimentos de honra e de nobreza, mas se ainda não é possível chegar a esse ideal, devemos nos alegrar, entretanto, com o que se faz para reduzir-lhe os males.
6 de fevereiro – Comentando… A palavra dos dominicanos espanhóis / Não há divergência alguma entre Jesuítas e Dominicanos em relação à guerra civil espanhola.
13 de fevereiro – Comentando… Correios e telégrafos de São Paulo – Assistência religiosa aos presos
20 de fevereiro – Comentando… A Associação das Servas de Jesus Crucificado / Trabalhar pela santificação própria e pela do próximo, propagar o reinado de Jesus Cristo é bem o ideal por excelência do católico.
20 de fevereiro – Comentando… O Brasil nas feiras internacionais / O melhor para o Brasil será que de seu comparecimento às Feiras realizadas na Alemanha, na Itália, na Hungria ou em outros países, resulte – ao lado dos bons negócios e de uma maior expansão de seu comércio – um grande e perfeito conhecimento de sua posição como potência sul-americana. Para essa propaganda do Brasil como nação, e não apenas como país de grandes riquezas, é que desejaríamos fosse despertada a atenção dos nossos representantes.
27 de fevereiro – Comentando… Extinguir o carnaval, medida necessária / Sendo o carnaval uma festa tão perniciosa, como o reconhecem as próprias autoridades encarregadas de zelar pela boa ordem, pelos bons costumes, pela moral pública, por que ainda se permite e mesmo se favorece a sua realização? Não é uma incoerência manifesta subvencionar uma festa que causa tantos transtornos e que arrasta para tão baixo os que a ela se entregam? O Estado Novo, que possui toda autoridade e em cuja sinceridade de propósitos queremos crer, pretende elevar o Brasil e os brasileiros. Tome então, em sua campanha moralizadora, a iniciativa de extinguir o carnaval a semelhança do que se fez em Portugal.
27 de fevereiro – Comentando… Ignorância religiosa / Infelizmente, pouco ou quase nada se estuda sobre religião, sendo de pasmar o desconhecimento completo dos mais elementares princípios religiosos, mesmo entre pessoas cultas e que se dizem católicas. Quão doloroso é constatar que grande é o número de católicos aqui no Brasil que não avaliam o papel importantíssimo e podemos mesmo dizer básico, que deve ocupar o problema religioso em nossas consciências e na vida de uma nação. Resultado: o enfraquecimento progressivo da fé nas almas. O mais lamentável, entretanto, é o encontrar-se grande número desses pseudo-católicos justamente em nossa alta burguesia, classe da qual mais se poderia e deveria esperar e que maiores responsabilidades têm em face de Deus e da nação. Grande, portanto, é a missão dos verdadeiros católicos que dela não podem esquivar-se ou fugir. No que consiste o verdadeiro espírito católico?
6 de março – Dois Brasis / Getúlio Vargas: “As incertezas, as dificuldades, os choques promanam de dois Brasis, um político e outro econômico, que não coincidem”. – Mas as dificuldades maiores, os choques mais fortes, as incertezas mais angustiosas promanam de dois Brasis, um político e outro religioso. Se o Estado Novo quiser ser realmente novo, deve acabar com esta odiosa cisão entre os dois Brasis, que era a característica do Estado Imperial e da República velha.
6 de março – Comentando… Contra o jogo / Todos os que vivem do jogo são verdadeiros parasitas da nação, todos os que vivem para ele, dissipando as fortunas próprias e muitas vezes as alheias, são elementos inúteis e perigosos.
6 de março – Comentando… Resultado do ensino religioso / É necessário que os católicos verdadeiramente interessados na defesa de sua Fé e da Igreja e desejosos do maior bem espiritual para a nossa gente, não esmoreçam em seu trabalho pela manutenção desse ensino.
13 de março – Comentando… Dewey proscrito
13 de março – Comentando… “Não prevalecerão” / O protestantismo tornou-se, sob o reinado de Guilherme II, uma instituição do Estado inteiramente submissa e incapaz de lutar contra o totalitarismo nazista. Transformou-se, assim, no que é a “Associação Patriótica” na China comunista, em pleno século XXI.
20 de março – A conjuração dos Césares e do sinédrio (retrospecto da situação internacional, desde a metade da I Guerra Mundial até a anexação da Áustria por Hitler, o Anschluss, em 1938) / Os católicos que discutem o que é melhor, se o nazismo ou se o comunismo, para se abrigarem de um inimigo sob as garras de outro…
20 de março – Comentando… Desfiles femininos
20 de março – Comentando… Noivado moderno / O único meio de vencer o materialismo de hoje não é uma volta ao romantismo de Romeu e Julieta… Mas sim um trabalho intenso no sentido de preparar aqueles que se destinam ao casamento para o cumprimento dessa vocação sublime, a de constituírem um lar santificado pelo Sacramento do matrimonio. Caso contrário, o resultado é o crescimento de lares infelizes e a corrupção cada vez maior dos costumes.
20 de março – Hitler e as minorias alemãs no Brasil / “The Economist” publica um sensacional artigo sobre o Brasil, assinado pelo sr. Arnold Joseph Toynbee, diretor do “Royal Institute of International Affairs” e professor da Universidade de Londres: “O sr. Adolf Hitler tem um braço comprido. É possível que não esteja fora das suas cogitações transformar a minoria alemã no Brasil e o hoje extinto partido fascista brasileiro (integralista, n.d.c.) em alavanca para arrancar o Brasil do seu atual fundamento pan-americano e transformá-lo talvez num novo agrupamento internacional baseado no triangulo antikomintern”.
20 de março – São Bento, Abade, um dos Patronos da Europa / O católico não deve prestar ouvidos ao mundo, porque este sempre acha o que falar e só deixaria de critica-lo quando, pactuando com seus erros, ele deixasse de cumprir o seu dever.
27 de março – Inqualificável / Hitler baixou instruções aos alemães residentes no estrangeiro, como por exemplo: indicar-se-ão aos alemães as casas de negócios em que deverão fazer compras; os cidadãos germânicos serão compelidos a registrar-se nos consulados nazistas e a notificar qualquer mudança de residência ou do seu estado civil – É preciso que a opinião pública saiba que um governo estrangeiro pretende governar o Brasil como se este fosse uma nova China, rinha de briga de outros países – Necessário seria que se pudesse escrever daqui a cem anos ou mais, que um jornal católico protestou contra o perigo e se levantou para enfrentá-lo. Não é apenas para o presente que escrevemos, mas para o futuro.
27 de março – Uma lição de granito para os brasileiros de nossos dias / “Oração e luta”, oração para glorificar a Deus e vencer na luta, luta para conservar o direito de prestar culto a Deus e viver em oração! Era esse o lema dos mosteiros fortificados da Idade Média. Rezemos para que o Brasil não venha a ser colhido de surpresa como um templo sem muralhas defensivas…
27 de março – Comentando… Inferioridade racial / A raça negra é tão capaz de civilização como as demais raças. Não há nenhuma inferioridade racial. Portanto não é justo querer fixá-la em um estado de atraso e muito menos expô-la ao público como objeto de curiosidade.
27 de março – Comentando… Mais uma vez o divórcio
3 de abril – Comentando… Agentes comunistas / O LEGIONÁRIO levanta seu ardoroso protesto contra quaisquer violações a direitos líquidos e incontestáveis do homem que vive do seu trabalho. – Lembrem-se estes politiqueiros sem entranhas de que são responsáveis, perante Deus, pelo mínimo dano causado à salvação dos pequenos e humildes que lhes são confiados.
10 de abril – Comentando… – Cristão ou católico? / É preciso acabar com essas baboseiras de “cristianismos”. Ou bem somos católicos romanos, ou do contrário estaremos traindo a Cristo.
10 de abril – Comentando… A terra lhe seja leve / Feliz decadência do carnaval paulista para gáudio daqueles que sendo verdadeiramente alegres, não precisam de abdicar da compostura e da dignidade humana, e muito menos precisam de álcool, éter e excitação nervosa para rir e divertir-se.
17 de abril – Sensacionalismo: os males que produz na opinião pública
17 de abril – Comentando… – Soberania nazista no Brasil / É preciso que aqueles que moram em território nacional e estão sob a proteção de nossas leis, obedeçam às nossas autoridades. Se há alguém que não as obedeça e induza outrem a não obedecê-las, esse alguém é um delinquente vulgar e como tal deve ser tratado.
17 de abril – Comentando… Infalibilidade singular / O que os atores e os modistas decretam ser compatível com a moral é infalivelmente honesto e recatado. E fora daí não há salvação…
24 de abril – Comentando… Obrigação dos pais de família / Sabe o leitor que os empregados são partes integrantes da família? Aristóteles já dizia, ao falar da família, ser ela composta de três sociedades: a conjugal, a parental e a heril. Esta última é aquela constituída pelos pais de família e os empregados. Os pais de família são responsáveis não só por seus filhos, mas também pelos seus criados e, o que é mais importante, responsáveis perante Deus pela alma de uns e de outros.
24 de abril – 7 Dias em Revista – Recente decreto de repressão à infiltração nazista no País / Tal medida traz o cunho característico de Getúlio Vargas: tão extremamente macio que deveria despertar a gratidão de todos os nazistas das plagas brasileiras – A paganização também da Áustria já teve início com a aplicação das leis nazistas sobre esterilização completamente contrárias à doutrina católica – Governo do México propôs às nações americanas um pacto de honra para a supressão dos bombardeios aéreos e da guerra química, evitando o morticínio da população civil não combatente… enquanto sua política interna é um tecido de morticínios e atrocidades praticadas contra os católicos.
1° de maio – Comentando… Facilitando os contratos civis de casamento
8 de maio – Comentando… Monges barbados
8 de maio – Comentando… Sensacionalismo / O capítulo é vasto, e ainda há muita coisa a dizer sobre ele. Por isso, voltamos à carga.
8 de maio – Evangelho – Os sofrimentos e a glória / “É difícil, mesmo impossível, comenta São Jerônimo, que possa alguém gozar dos bens presentes e dos futuros, que aqui possa encher o ventre e lá recrear a mente, passar dos prazeres para as alegrias, ser o primeiro em um e outro século, ter glória na terra, e obte-la igualmente no Céu”.
15 de maio – À margem do 13 de Maio / Os católicos – como dói dizê-lo – sejam eles monarquistas ou republicanos, se esquecem quase sempre de procurar discernir nesse acontecimento histórico, como nos demais, a influência benéfica da Igreja, que outros são perspicazes em ocultar, enquanto os filhos da luz se mostram tão indiferentes em ver e glorificar. – Em sua Encíclica sobre a libertação dos escravos, Leão XIII recomenda expressamente um regime de especial proteção espiritual e material ao elemento liberto, que muito teria a sofrer de uma liberdade repentina, como o Papa claramente acentuou.
15 de maio – Mussolini e o nazismo / Visita de Hitler a Mussolini, em Roma: observações sob o ponto de vista religioso – A verdadeira fisionomia de Mussolini, o homem em que erroneamente se quer ver o paladino da Igreja em nosso século. Não negamos os serviços por ele prestados à Igreja. Mas era de seu interesse político prestá-los. Agora, é à cruz suástica que Mussolini quer servir, porque este é no momento o seu interesse. – Durante a visita, confirmaram-se plenamente as opiniões externadas pelo LEGIONÁRIO sobre a inegável afinidade doutrinária existente entre o nazismo e o fascismo.
15 de maio – Comentando… E diga-se que o hitlerismo é direitista / O hitlerismo, no afã de tornar-se o partido único e inconteste da Alemanha, combate seus próprios companheiros da direita, perseguindo-os e punindo-os como aos comunistas e socialistas.
15 de maio – Comentando… Fala o pastor Meyer…
22 de maio – A argúcia, dever de hoje / No século XIX, os católicos foram mais uma vez culpados por sua falta de fortaleza. No século XX, os católicos serão especialmente culpados se, além da fortaleza, não tiverem uma invencível perspicácia. A Providência nos pede que, conservando a inocência da pomba, não negligenciemos por isto a aquisição da astúcia da serpente, expressamente recomendada pelos Santos Evangelhos – Compreenderam nossos leitores a razão pela qual o LEGIONÁRIO passa muitas vezes por pessimista, por intransigente, por agressivo? Porque ele não intenta fazer para a Igreja certas “conquistas” que introduziriam o cavalo de Tróia na cidadela católica. Com a graça de Deus, o LEGIONÁRIO nunca se acumpliciou com os beijos de Judas. Que Deus o ajude para perseverar sempre neste caminho.
22 de maio – O reconhecimento do Governo de Burgos pela Santa Sé
22 de maio – 7 Dias em Revista / Hitler proíbe aos católicos da Alemanha e da Áustria de participarem do Congresso Eucarístico em Budapeste – Notável a “sem cerimônia” absolutamente marxistica com que os nazistas tratam a propriedade privada: a “Juventude Nazista” da Áustria “requisitou” um castelo histórico do Príncipe Stahenberg – No Brasil, propaganda do exame pré-nupcial, eutanásia e outros assuntos congêneres.
22 de maio – Comentando… Eutanásia / A ciência só afirma o que é, nunca o que deve ser. Isso porque a ciência apenas descreve o mundo físico. É necessária a especulação sobre a natureza e os fins da ação humana para se saber o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Essa especulação quem a faz é a Moral. E a Moral prova que, a não ser em legítima defesa, todo homicídio é ilegítimo e culpável.
22 de maio – Comentando… Nazismo e comunismo / A Congregação do Santo Ofício promulgou decreto condenando o livro do nazista Raoul Francé, intitulado “Von der Arbeit zum Erfolg”, a respeito do que comentou o “Osservatore Romano” (10-1-1938): “O presente livro é um fruto do materialismo biológico (…) verdadeiro materialismo, que não difere do materialismo comunista ainda que se vele sob o culto místico prestado à natureza e à raça”. – A ideologia política própria ao paganismo é o totalitarismo sob todas as formas e matizes. Logo, é de se estranhar que quem é pagão nos negócios, pagão nos divertimentos, pagão nas afeições, pagão nas leituras, seja também um pagão político?
29 de maio – Comentando… As Congregações Marianas e o serviço militar
29 de maio – Comentando… Mentalidade soviética / O que se deve pensar da pretensa imparcialidade dos socialistas.
29 de maio – Comentando… Protestantismo e imperialismo
29 de maio – No século das heresias políticas / Que valor tem o pastor que não sabe distinguir o lobo entre suas ovelhas? Que valor tem, pois, o dirigente de Ação Católica que não possui a perspicácia recomendada pelo Evangelho? – Para empolgar e arrastar as massas, o demônio insinua-se na política, na sociologia e na economia e, nestes terrenos diretamente ligados com a vaidade e ganância de cada indivíduo, faz fermentar o veneno da heresia. E como se trata de dinheiro, de luxúria e de mando, o homem se agita, se entusiasma e se levanta em pé de guerra. Assim sendo, nossa tática é de aceitar o combate neste terreno em que somos atacados e de procurar preservar as almas contra a heresia – O senso católico é uma das graças que mais deve ambicionar um filho da Igreja, realmente digno deste glorioso nome.
5 de junho – Comentando… Pio XI e a mentalidade brasileira / Se o Brasil vive, é porque é sustentado pela agricultura e pela pecuária. Portanto, seria de esperar que as nossas classes rurais fossem prósperas, pois que verdadeiramente produtoras. Porém, não é isso o que acontece. Enquanto aquelas classes definham, reduzidas a um verdadeiro estado de proletarização, nas grandes cidades do litoral vicejam o comércio, a indústria e o banqueirismo. Estamos diante de um fenômeno patológico de falsificação da vida social, que deriva imediatamente da falsificação e da deterioração do Homem.
12 de junho – Medalhões / Conceito: todo indivíduo cujas aparências vistosas contrastem dolorosamente com a realidade, com fama feita e com valor nulo. No Brasil, o “medalhonismo” não é uma mania e nem mesmo um vício: é uma doença – A qualidade fundamental para que alguém exerça cargos de grande responsabilidade não é a fama mas a competência. E esta se mede, antes de tudo, pela virtude e em segundo lugar pelas qualidades de chefe e pela agudeza da inteligência e do senso prático – Só mesmo em nossa época anarquizada se veria o absurdo de considerar a idade como uma circunstância vexatória, quando uma velhice digna é uma das mais respeitáveis e legítimas auréolas que o homem pode ambicionar neste mundo.
12 de junho – Comentando… Uma Cruz de 80 metros / Não se trata de um novo monumento da piedade católica brasileira, como à primeira vista poderia parecer. Muito pelo contrário, trata-se de um expressivo documento da monumental ignorância religiosa de nosso povo, para a qual tem contribuído a política, e certos políticos.
12 de junho – Comentando… A Ação Católica e as Forças Armadas / É muito alto o papel educativo do Exército em nossa terra. É necessário, portanto, que ele esteja moralmente muito bem aparelhado, para que, ao levar aos sertões a sua ação civilizadora, não aconteça levar também os gérmens da corrupção moderna. Por todas estas razões, torna-se flagrante a importância de uma Ação Católica nas classes armadas.
19 de junho – Comentando… Anúncios imorais / A vida moderna está eivada de comercialismo. Ora, como a concorrência está na base desse comercialismo, segue-se que todas as armas são empregadas nessa luta. Uma das principais, senão a principal, é a propaganda, a qual, em si mesma, é perfeitamente honesta.
19 de junho – Comentando… Educação dirigida? / O homem existe para ter uma vida digna e bela, que se deve consumar em Deus e não para vegetar na cinzenta mediocridade de uma colmeia ou de um formigueiro.
26 de junho – Genealogia de monstros / Os escritores católicos tem insistido sobre o nexo íntimo que liga a pseudo-Reforma protestante e o humanismo pagão, à Enciclopédia e ao livre pensamento voltaireano, e por suas vez a Enciclopédia e o livre pensamento à Revolução Francesa e ao comunismo – Aqueles que se ocupam com o combate ao câncer do liberalismo e ao seu genuíno produto, que é o comunismo, esquecem-se muito frequentemente de que o liberalismo não é o único filho do Protestantismo, e que este gerou outro filho, não menos parecido com o pai, que é o nazismo.
26 de junho – Comentando… Criminalidade e divórcio / O divórcio facilita ao cônjuge relapso a fuga do lar. A maior parte de crimes passionais se verificam nas uniões irregulares, isto é, exatamente naquelas uniões mais facilmente dissolúveis.
26 de junho – Comentando… Latifúndios / Certa campanha a favor da pequena propriedade agrária só a deseja nas regiões já abertas e civilizadas do Brasil. E só se preocupa com a pequena propriedade rural. A pequena indústria não lhe toma muitos cuidados e é absolutamente alheia ao pequeno comércio e ao pequeno banqueirismo. Para ela, só a propriedade rural deve ser pequena. O resultado já se vê…
3 de julho – Comentando… Petróleo / O titular do Ministério da Viação pediu ao seu colega da Fazenda a distribuição de um crédito de 4.600 contos à Delegacia Fiscal em Londres, para atender às despesas da comissão ferroviária Brasileiro-Boliviana, durante o corrente ano. Tal comissão tem por objetivo a ligação ferroviária do Chaco ao porto de Santos, que ficou resolvida no acordo para exploração do petróleo efetuado entre o Brasil e a Bolívia, em fins do ano passado. Este acordo já foi devidamente homologado pelo governo nacional. Ainda não o foi, entretanto, pelo da Bolívia. Este país acha-se, atualmente, sob a jurisdição de uma Assembleia Constituinte, que deverá manifestar-se a respeito.
10 de julho – Católicos não precisam aliar-se aos comunistas para vencer o nazismo. E nem aliar-se ao nazismo para vencer o comunismo
10 de julho – Comentando… Terrorismo vermelho
10 de julho – São Boaventura, Cardeal e Doutor da Igreja: procurou antes de tudo a honra de Deus e a própria santificação, afastando de si toda a vaidade e perniciosa curiosidade, sem se perder em discussões inúteis, que mais escurecem a verdade do que servem a boa causa.
10 de julho – Comentando… Justiça ao Papa / Erguem-se o nazismo e o comunismo contra o Papa. Ambos veem no Sumo Pontífice o defensor heroico de tudo o que há de nobre e de elevado na vida humana, o defensor da vida do espírito. Materialistas como são, o nazismo e o comunismo querem então esmagar o Papado que sabem ser o centro de todo o universo. – Pio XI é hoje admirado e venerado por todos os que ainda conservam um pouco de razão, nesta balbúrdia que vai pelo mundo todo.
17 de julho – Ressalva preliminar / A única coroa do verdadeiro apóstolo está no Reino dos Céus, e só Jesus Cristo Senhor Nosso será sua recompensa. E qualquer recompensa que não for esta deve, pelo apóstolo, ser olhado como o prato de lentilhas que custou a Esaú o direito de primogenitura – Em geral, as verdades mais úteis são as que indicam lacunas a preencher. As outras, não falta quem as diga, e até quem as exagere.
17 de julho – Setecentos dias de heroísmo / A capela da catedral de Burgos traz muito bem ao espírito a recordação da gloriosa tradição ibérica, de catolicismo e de heroísmo.
17 de julho – Comentando… – Frutos do profissionalismo nos esportes / Lembrem-se os amigos do esporte o que foi a excursão feita pelo C. A. Paulistano à Europa em 1925. Não houve, em absoluto, essas notas destoantes que vieram empanar o brilho da representação brasileira no Campeonato Mundial de 1938.
24 de julho – Cristãos acatólicos (relação entre o livre exame protestante e o hitlerismo) – Que frutos esperar de um “cristianismo” sem Fé e sem Igreja, explicitamente acatólico? Não nos parece conveniente discutir. Um fato apenas: onde, fora da Igreja Católica, se encontra o tipo de “homem cristão” na plenitude que os Santos da Igreja atingiram? Onde o Francisco de Assis? Qual o Füehrer cristão que lave as chagas dos leprosos como São Luís e Santa Isabel? Qual o benfeitor cujo coração arda com o amor compassivo dos pobres de um Vicente de Paulo?
24 de julho – Quais os livros que os católicos podem ler? Um importantíssimo artigo do órgão da Santa Sé
24 de julho – A nova catedral de Reims: símbolo da reconstrução religiosa de dois povos (com vídeo-documentário)
24 de julho – Comentando… Estatística / O Brasil tem sido até hoje o país do “mais ou menos”. Outros poderão ter o barômetro, o termômetro, o higrômetro. Temos nosso muito clássico “olhômetro”. Acabemos com isso. Tudo isso tem para nós, católicos, um significado todo especial. Nesse capítulo de realismo, nós temos que dar o exemplo.
24 de julho – Comentando… Nacionalizando o ensino / A “Evangelischer Frauenverein”, protestante, estabelecida no Brasil, não aprende o português, mas ensina o alemão, pois, antes da preocupação evangélica, visa conquistar novos súditos para a Alemanha de Hitler.
31 de julho – Comentando… Retificação do Tietê / Inaugurados os serviços de retificação daquele rio que percorre o Estado de São Paulo. Convém lembrar que o Bispo Auxiliar de São Paulo sugeriu que os jornais desta Capital promovessem uma intensa campanha no sentido de ser efetuado esse importante melhoramento. Movia o ilustre prelado o interesse pela sorte das populações ribeirinhas. Como se sabe, é ao longo da várzea do Tietê que estão grande parte dos bairros operários. Será um dos dinheiros mais bem aplicados pela Prefeitura.
31 de julho – Dirigentes / Dirigir não é exibir-se, mas servir. Um dirigente que ocupa um cargo que não pode, não sabe ou não quer exercer, rouba sua associação. E este roubo é especialmente grave porque consiste na subtração de bens imperecíveis e eternos, que o dirigente, ao aceitar o cargo, se obrigou implicitamente a proporcionar aos associados.
31 de julho – Comentando… Incineração do café / Segundo comunicados oficiais, foram eliminadas, até 15 do corrente, 62.406.201 sacas de café. O Estado de São Paulo, que é o maior produtor de café no mundo, levará – no mínimo – quatro anos para produzir tal quantidade. Os responsáveis pela situação sabem perfeitamente que terão de prestar contas a Deus pelo último grão de café confiscado ao lavrador.
7 de agosto – Para onde caminha o fascismo? / As origens do racismo: suas raízes remotas se cravam no liberal século XIX e até na Revolução Francesa e nos naturalistas da Renascença – Uma das maiores inovações que a Igreja nascente difundiu pelo mundo foi a idéia de que todos os povos são irmãos por filiação a um mesmo Pai comum, e sua redenção universal pela efusão generosa do Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como acentua Fustel de Coulanges, o mundo antigo não tivera ideia desta fraternidade. Cada povo tinha seus deuses que só aceitavam o culto dos nacionais. Toda a vida internacional antiga tem um só sentido: “Homo homini lupus” [o homem é o lobo do próprio homem] – O contraste entre o racismo e o Catolicismo é total e irremediável.
7 de agosto – Comentando… Cá e lá… / Em matéria de ensino religioso, nós, paulistas, descendentes de bandeirantes, Estado líder etc., estamos num atraso desolador, humilhante, digno da última Itaoca sertaneja.
7 de agosto – Comentando… Super-produção de cabeças / Lampeão e seu bando foram desbaratados pela polícia. (…) Tudo isso, coisas de bárbaros piratas? Absolutamente! Não formemos maus juízos. Os piratas sentir-se-iam ofendidos… Do que pode ser capaz o sensacionalismo de certa imprensa!
7 de agosto – Para os liberais do Brasil lerem – Não basta abrir escolas, para que se fechem as prisões! O exemplo da Inglaterra
14 de agosto – Ainda os Dirigentes / Um dirigente que não conheça os fins da sociedade não é capaz de reconduzí-la à normalidade. Ele é, pois, um dirigente incapaz de dirigir, um piloto que não conhece o mar, um capitão que não sabe guerrear. E quando, em virtude disto, a associação se esfarelar e se esboroar nas suas mãos, ele ainda clamará contra a corrupção do século, como se fosse esta a única causa de seu fracasso! Certamente o século é corrupto. Mas a Igreja é santificadora e não há quem lhe possa resistir! – Um católico que, fazendo bem ao seu próximo, o faz como faria um ateu, isto é, como se Deus não existisse, é uma perfeita aberração. Não há um único católico ou uma única associação que, podendo promover a salvação de uma alma, não deva fazê-lo.
14 de agosto – Comentando… Sociologia e asnice
21 de agosto – Burocracia / Há três “espíritos” que prejudicam imensamente a formação dos membros de uma associação: o burocratismo, a sociologite e o pietismo – Em uma reunião em que se trata quase exclusivamente de poeira administrativa, o que se disse de útil? Que esforço se fez para iluminar a inteligência dos associados, de sorte a inserir nelas, cada vez mais profundamente, a semente da Verdade católica? O que se fez para consolar seus corações, às vezes torturados de dores? O que se fez para lhes apontar com clareza o dever a cumprir? O que se fez para lhes dar ânimo para o cumprimento desse dever?
21 de agosto – Comentando… Alfândegas líricas / Há duas espécies de nacionalismo: 1) o ativo, que é severo para com os defeitos nacionais, reconhecendo-os lealmente, mas confiando na possibilidade de saná-los; 2) antípoda do primeiro: indolente e emoliente, próprio aos fracos e impotentes, aos que não têm coragem de empreender uma reforma trabalhosa. Esse nacionalismo age como um cáustico sobre as melhores intenções e sobre as mais hábeis empresas. É mofino, franzino, mirrado, azedo, todo feito de fracassos, ressentimentos e decepções engolidos passivamente, com o ânimo abatido. É morbidamente exaltado, sentimental e intolerante; venderão a Pátria na primeira oportunidade.
21 de agosto – Uma meditação útil para o século dos führers e dos ditadores / A Santa Igreja celebrou as festas de dois reis que foram ao mesmo tempo grandes Santos e grandes estadistas: Santo Estevão, o fundador da monarquia húngara, e São Luís IX, o consolidador da monarquia francesa. Dois monarcas tão enérgicos e tão varonis, revestidos embora de uma autoridade sem limites, nunca abusaram de seu poder para aventuras políticas, extorsões fiscais ou abusos. É só sob a influência da Igreja que podem florescer os estadistas capazes de usar o seu poder com a firmeza e a suavidade necessárias. Quanto aos estadistas não católicos da direita como da esquerda ou do centro, estão expostos a se deixarem desarmar ante o inimigo por um sentimentalismo imbecil e covarde, ou fazerem de seu poder um instrumento de tortura que acabará por supliciar até a parte sã do país.
28 de agosto – Sociologite / Sentimos a gravidade da omissão daqueles que, em pleno cataclismo contemporâneo, se julgam no direito de levar sossegadamente um vidinha espiritual medíocre, tão indiferente às lutas da Santa Igreja quanto um habitante do planeta Marte! No entanto, por mais nobre que seja a preocupação apostólica dos que ardem de entusiasmo no meio da peleja contemporânea, também ela se tornará nociva se chegar a abafar a preocupação da santificação de seus membros.
28 de agosto – Santo Agostinho: inteligência acima do comum, quase se perde pela leitura de maus livros. E nós, em nosso orgulho desmedido, queremos ser insensíveis a eles. Santo Agostinho converte-se, embora miraculosamente, pela leitura de um bom livro. E nós, desprezamo-los, como se eles não contivessem a fonte da sabedoria, que é o amor de Deus.
28 de agosto – Rússia e Alemanha trocam carícias! Onde põe o Sr. Hitler o seu anticomunismo? / Está próxima de seu fim a prolongação do famoso tratado de Rapallo, concluído em 1922 entre a Alemanha e a Rússia. Será possível estabelecer relações entre este fato e o reatamento das relações diplomáticas entre ambas nações? Parece-nos que sim e vamos mostrar porque.
4 de setembro – A cooperação da vontade / “Em tudo que fizerdes, eis a regra das regras a seguir: confiai em Deus, agindo entretanto como se o êxito de cada ação dependesse unicamente de vós e não de Deus; mas empregando assim vossos esforços para esse bom resultado, não conteis com eles, e procedei como se tudo fosse feito por Deus e nada por vós” (Santo Inácio de Loiola).
4 de setembro – Comentando… Academia dos perplexos / Uma instituição tipicamente nazista: a “Escola de Führers”. Tais escolas têm por objetivo a formação de chefes que deverão garantir a perpetuidade da máquina nazista. Nelas, a educação intelectual é restrita, cedendo lugar à educação física: os alunos serão tratados com muita pouca arte e com exuberância de brutalidade. Sairão dali esplendidas cavalgaduras, de cérebro estreito e patas largas, o que está perfeitamente de acordo com um regime que não vê nada além da bota militar. – A “Academia dos Perplexos”: os que não dizem sim nem não, cheios de gordurosa prudência.
11 de setembro – A palavra do Pe. Garrigou-Lagrange aos leitores do “Legionário”: “A verdade está para nós na docilidade às direções do Pastor supremo e dos Bispos”. “Não se deve confundir a verdadeira DIREITA com as pseudo-direitas, que defendem uma ordem falsa e não a verdadeira”.
11 de setembro – 7 Dias em Revista / Recente pastoral coletiva do Episcopado alemão denunciando energicamente o rigor sempre crescente da tremenda perseguição que os católicos sofrem por parte do nazismo. Essa pastoral se empenhou particularmente em demonstrar que, longe de desejar apenas uma limitação na atividade da Igreja, a política de tende a extirpar inteiramente qualquer convicção cristã da alma alemã. Essa gravíssima acusação foi endossada pelo “Osservatore Romano”, que tributou os maiores elogios à atitude dos Bispos alemães – Demitidos numerosos professores católicos da Universidade de Viena, por motivos de ordem religiosa.
11 de setembro – Comentando… Nazismo e Comunismo / Ainda poderá haver algum ingênuo que se espante ao ver ligados esses dois fatos contemporâneos: Nazismo e Comunismo. Em verdade, é infinita a geração dos incautos. Por isso prevemos que poderá haver muito bom quem exclame: “Pois Hitler não é o maior inimigo de Stalin?” Por várias vezes, e isso desde há muito tempo, o LEGIONÁRIO assinalou os parentescos ideológicos das duas doutrinas políticas.
18 de setembro – O verdadeiro sentido do voo Chamberlain / Por que foi à Alemanha o Sr. Neville Chamberlain? Para tornar mais frisante a capitulação inglesa? Ou obedecendo a um daqueles planos subtis e misteriosos de que a diplomacia britânica detém o privilégio? Acompanharão os políticos ingleses o plano ousado de seu “premier”?
18 de setembro – Uma reunião ideal (em um movimento católico) / Ausência de “medalhonismo”: não há figurões. Disciplina sim, mas sem “medalhonisar” os que mandam e de mover eficientemente os que obedecem – Jovialidade construtiva: narração de alguns revezes, aliás inevitáveis – Novos setores fundados, recepção de novos membros, inauguração de campanhas de vulto, tudo se diz, tudo se conta, tudo se narra com aquela brevidade que é uma marca característica da despretensão e um atrativo insubstituível em todas as reuniões. Qual o espírito dessa praxe? A entidade é essencialmente orgânica. E seus setores devem, pois, nutrir um mútuo interesse por tudo quanto fazem. A reunião se encerra dentro de um ambiente de entusiasmo e de cordialidade.
18 de setembro – Comentando… Anúncios imorais / A imoralidade levanta a cabeça e começa a aparecer com toda a desfaçatez. Entretanto não são esses os únicos anúncios a se evitar. Há uma segunda espécie de propaganda. Mais inofensiva, não há dúvida, porém mais cruel: é a que explora os sofrimentos que advirão certamente com o progresso de alguma doença. É muito significativo que esse gênero de propaganda seja frequente nesse nosso século de eutanásia, a pseudo-morte piedosa, que evita maiores sofrimentos. Parece que nos dias que correm só se sabe ter piedade para matar e não para sustentar e valorizar a vida. A isto chegamos! A vida moderna mercantilizou-se tanto, que até a dor humana tornou-se objeto de comércio…
18 de setembro – Comentando… Arauto da discórdia
25 de setembro – À Margem da Crise / Como deve um católico considerar os últimos acontecimentos europeus? A saber: 1) os últimos triunfos do eixo Roma-Berlim; 2) a violação dos tratados firmados entre diversas potências européias e a Checoslováquia; 3) os vôos políticos de Chamberlain, sob o ponto de vista de seus fins e resultados – Nenhum católico digno desse nome pode duvidar de que o nazismo representa, no mundo contemporâneo, um perigo doutrinário imenso, que ameaça atirar as almas a um paganismo tão funesto e tão completo que até mesmo os espíritos os mais moderados se sentem inclinados a afirmar que o nazismo em nada é preferível ao comunismo. O nazismo realizou um prodígio de incongruência com a elaboração de uma doutrina ao mesmo tempo atéia e idólatra, em que o sangue, a raça e o solo são adorados como deuses. Esta idolatria gera, no terreno político e social, consequências tão profundamente diversas das do Evangelho que a sociedade integralmente nazista tem de ser necessariamente uma sociedade integral, irremediável e ferozmente anticristã. É incontestável que o comunismo é a antítese do Catolicismo. Mas o nazismo, por seu lado, constitui outra antítese da doutrina católica, muito mais próxima do comunismo do que qualquer destes do Catolicismo.
25 de setembro – Comentando… Missas e homenagens
25 de setembro – Comentando… O problema da mendicidade / Relatório do Serviço de Estatística Policial de São Paulo, concernente ao inquérito realizado nas instituições de Vila Mascote e da Colônia Agrícola de Bussocaba, mantidas pelo zelo inexcedível da Assistência Vicentina do Dr. Braulio de Mendonça Filho e do Dr. Vicente Melillo: 1) a maior parte dos asilados em Vila Mascote são solteiros ou viúvos, representando os casados apenas 25% dos internados. Donde concluir judiciosamente: “a falta da família influi decisivamente na derrota do homem”; 2) 95% dos internados são católicos, e levam uma intensa vida religiosa. Tão grande é a influência da Religião no problema da mendicância que o relatório conclui: “todo o problema social é, rigorosamente, um problema religioso”.
2 de outubro – Os frutos ideológicos da paz / Os homens e as civilizações se salvam e se perdem pelas ideias que professam e é sempre no terreno da luta das ideias que se resolvem os destinos dos povos. Em nossos dias, erguer altares a ídolos decrépitos e ilusórios, abater as cruzes e perseguir a Santa Igreja não é obra apenas das más inclinações do homem, como pode ter sido uma ou outra vez antes de Constantino. Hitler, exatamente como Juliano o Apóstata, é um fenômeno histórico que não se explica sem a ação do demônio. Optar entre o comunismo e o nazismo é optar entre Lúcifer e Belzebu, entre o demônio e o demônio.
2 de outubro – Comentando… Nacionalização do ensino / O nacionalismo não pode ser puramente destrutivo: é necessário abrir escolas nacionais.
2 de outubro – Comentando… Menores desaparecidos / O moleque é a contrafação da criança; não é a criança original, natural, é a sua falsificação. É um monstrengo, enfim. Mas isto agrada a uma certa mentalidade moderna, que perdeu o sentido das coisas normais.
9 de outubro – O crepúsculo dos demônios / Análise do pacto de Munique – Se Joseph de Maistre disse com razão que a Revolução Francesa foi satânica, pode-se dizer com maior razão que a guerra de classes promovida pelo comunismo internacional é a explosão universal daquilo que na Revolução havia de mais caracteristicamente diabólico – Uma era nova parece raiar para a Europa: é a era dos deuses wagnerianos ressuscitados de seu sono antigo.
9 de outubro – Comentando… Tradições nacionais / Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, notável conferência sobre o Visconde de Cayrú, o inesquecível estadista do Primeiro Império. De Cayrú sabe-se que foi quem abriu os portos brasileiros ao comércio das nações acabando, assim, o monopólio português, que mantinha a economia nacional cativa. Há, entretanto, um traço fundamental daquela grande personalidade, que a história oficial não contava: sua fervorosa catolicidade. Sob silêncio semelhante a historiografia oficial deixara a figura do Duque de Caxias, de tal sorte que se conheciam os efeitos, mas não suas causas, a saber, seu catolicismo coerente.
9 de outubro – Comentando… A “Benção das rosas” / Cogita a prefeitura de comemorar a entrada da Primavera com uma exposição de flores, a realizar-se nos baixos do novo Viaduto do Chá. A esse respeito, o sr. Guilherme de Almeida, chefe da Divisão de Expansão da Cultura, fez a imprensa interessantes declarações. Disse o famoso poeta que havia em São Paulo, a partir de 1583 uma cerimônia religiosa na entrada da Primavera: a “Benção das Rosas”, que consistia, principalmente, numa procissão, em que as moças compareciam coroadas de rosas; debaixo do palio ia o sacerdote conduzindo a imagem de Nossa Senhora, também coroada de rosas.
16 de outubro – A aurora dos deuses – I / Continuo direitista, mas nego peremptoriamente que o fascismo e o nazismo, tanto quanto a Action Française, sejam direitas. A experiência me provou que são esquerdas materialistas e socializantes, mais ou menos disfarçadas. Onde me parecia ver desfraldado o estandarte de São Miguel, encontrei os galões dos soldados de Lúcifer. Onde me parecia ver os soldados de Deus, encontrei na realidade os asseclas mais ou menos conscientes das divindades ferozes e diabólicas do paganismo antigo. Onde me parecia só haver dois campos, o do Kremlin ateu e o do Vaticano, encontrei na realidade um terceiro campo, que é o da Alemanha pagã.
23 de outubro – A aurora dos deuses – II / A meu ver, os alemães que se embrenhavam pelas florestas para adorar os deuses wagnerianos da era pré-cristã eram absolutamente tão loucos quanto os paulistas que fossem dialogar com a Mãe d’água à beira do Tietê no Parque Pedro II ou espreitar o saci-pererê nas ramagens repolhudas do parque da Avenida Paulista. Entretanto, sob pena de negar crédito a vozes das mais qualificadas dentro da Santa Igreja e a fatos cuja evidência se impunha à minha observação, era-me forçoso reconhecer que os deuses pagãos ressuscitaram na velha Alemanha. Como explicar um fenômeno tão estranho? Para fazê-lo, procurei sua relação com a História da evolução do pensamento alemão de Lutero para nossos dias. A explicação jorrou daí clara e cristalina. O percurso luteranismo-enciclopedismo-comunismo. A superstição é um corolário necessário da descrença, a vala comum para a qual descambam os céticos.
23 de outubro – Comentando… Ponderação oportuna / O Sr. Arcebispo-Bispo de Campos (RJ), Dom Octaviano Pereira de Albuquerque, teve a gentileza de nos fornecer cópia do discurso com que acolheu, em Campos, o Sr. Presidente da República, Getúlio Vargas. – Ou o Estado brasileiro será qualquer coisa inteiramente diversa do nazismo, ou terá contra si todos os católicos, isto é, todo o Brasil.
23 de outubro – Comentando… Ainda o divórcio / É bastante simplista a mentalidade dos que defendem o divórcio. Consiste em aplicar ao homem e à sociedade humana, portanto ao que é vivo, um processo de raciocínio que só convém ao que é mecânico, ao que é inerte. Por exemplo, quando verificamos que um parafuso não se ajusta bem a uma porca, nós o desparafusamos e vamos experimentando, sucessivamente, outros parafusos, até que encontremos o que se adapte bem. Da mesma forma raciocinam os divorcistas. O que parece ser uma solução, é na verdade a criação de uma infinidade de novos problemas. Eles só conseguem compreender a sociedade como algo quantitativo, um grande mecanismo sem alma…
30 de outubro – Vargas e Bonaparte / Napoleão Bonaparte achava – e a História ratifica sua opinião – que um dos fatores preponderantes do fracasso da epopéia imperial foi a inépcia dos homens que o rodeavam. Veio-nos isto à mente a propósito do Sr. Getúlio Vargas. Incontestavelmente, dentro da liça elástica e cheia de alçapões, que é a política brasileira, ninguém tivemos ainda que possuísse a napoleonicidade política do Presidente da República. Napoleão derrotava seus adversários fazendo-os recuar diante de seu exército agressor. Getúlio Vargas é mais completo, mais sublime, mais absolutamente total na arte de destruição. Ele não faz recuar ninguém. Como um mágico, abraça… e elimina. Ora, positivamente eliminar é muito mais do que fazer recuar. Quem recua, vive. Quem é eliminado desaparece. Mas vejamos até que ponto a inépcia de alguns aliados vai criar para o Presidente uma situação difícil – A Igreja não faz atentados nem revoluções, mas “é uma bigorna que tem desgastado muitos martelos”.
30 de outubro – Comentando… A Igreja e o ensino / Quando da proclamação da República, o episcopado brasileiro dirigiu aos fiéis, e muito especialmente aos responsáveis pelas novas instituições, uma pastoral coletiva. Desta já se inferia com segurança o que hoje se descobre como novidade: a importância básica da educação.
30 de outubro – Comentando… Gesto significativo
5 de novembro – A dinamite de Cristo / 10° aniversário de falecimento de Jackson de Figueiredo – Descrição do mundo ocidental entre 1918-1928. O Brasil nunca atravessou uma quadra mais asfixiante, sob o ponto de vista espiritual, moral e intelectual, do que os longos anos de estagnação que precederam o apostolado jacksoneano. O que era mais triste do que tudo era o conformismo dos católicos. Não apenas dos de rótulo, mas ainda de muitos dos fervorosos. Nunca faltou ao Brasil, mercê de Deus, um pugilo de bravos e autênticos batalhadores da Fé. Mas como era incompreendido, ignorado, ou até injuriado seu apostolado! Foi dentro deste cenário que Jackson surgiu. Primeiramente, lançou ele uma grande inquietação no espírito dos que se julgavam bem com Deus e a Igreja porque acendiam ao Criador uma vela, aliás pequena e de cera falsificada, enquanto um braseiro de círios ardia aos pés de Mamon e de Afrodite. Depois sua investida foi contra Rousseau e todo o liberalismo – Os pusilânimes e os estultos só viram na obra de Jackson o ódio que despertou. Os que não vêem as coisas com um olho só, apontam na explosão do grande dinamiteiro de Cristo a causa mais fundamental – humanamente falando – do admirável “renoveau” por que o Brasil está passando.
5 de novembro – Comentando… História do Brasil / Ofício ao governo, pedindo que seja restabelecida a cadeira de História do Brasil nos programas oficiais. Para que seja bem compreendida a resolução acima, é necessário que um fato inacreditável e inconcebível seja explicado: atualmente não se ensina História do Brasil nos colégios. Semelhante fato é mais um fruto mirrado daquela famigerada mentalidade trombuda, de que já temos falado tantas vezes. Para eles, a sociedade inteira é um grande mecanismo e as pessoas que a compõem não passam de peças deste mesmo mecanismo. É de grande utilidade saber-se o pedigree de cavalos de corrida, mas de que serve conhecer-se o passado de uma colmeia? Os indivíduos que têm semelhante concepção da vida tendem, necessariamente, a constituir uma sociedade mecânica, burocrática, monótona, estúpida, medíocre, essencialmente sem história, porque uma tal sociedade giraria perpetuamente sobre si mesma, repetindo sempre as mesmas situações, assim como um relógio repete sempre as mesmas horas. Porém, nós, católicos, não pensamos assim, não queremos isso.
13 de novembro – Obra das vocações / A Santa Sé insiste para que o apostolado seja, de preferência, desenvolvido por pessoas do próprio meio social. A Igreja não precisa, evidentemente, de Sacerdotes desta ou daquela classe, para realizar sua tarefa. Sem embargo disto, é certo que o apostolado feito por uma pessoa do próprio meio tem vantagens que ninguém pode ignorar, e que devem ser tomadas na devida consideração – Também outras carreiras, que oferecem inconvenientes, são cuidadosamente afastadas por muitas famílias. Um exemplo disto está nas carreiras do Exército e da Marinha, das quais, por egoísmo e mediante violência, são afastadas muitas vocações autênticas.
13 de novembro – Comentando… Cristo na escola
20 de novembro – Um bispo providencial / Dom Duarte Leopoldo e Silva foi por excelência um homem de seu tempo. O “homem do tempo” é o homem que as vicissitudes da época exigem, que exatamente por estar no pólo oposto aos defeitos de seus contemporâneos, tem todas as qualidades para exercer uma missão salvadora. É o homem providencial que Deus enviou não para se perder com o mundo, mas para salvá-lo. “Ipse firmitas et auctoritas meam – é Ele (Cristo) minha firmeza e minha autoridade”. Foi com este lema ardente e galhardo como um canto de guerra, inscrito em seu brasão de armas, que se apresentou à sua nova diocese o Bispo Dom Duarte. Seu embate com o novo ambiente em que ia sendo introduzido o Brasil. A característica essencial de seu pontificado foi a lógica inflexível e a energia inquebrantável com que nunca, em tempo algum, sob nenhum pretexto, deu o mínimo quartel aos princípios que a Fé romana reprova. Tratando com os elementos políticos, soube fazê-lo com a sobranceria de um Arcebispo e o respeito de um cidadão modelar. Tratando com os elementos populares, soube aliar à majestade de um Pastor a doçura de um Pai.
27 de novembro – Comentando… Mocidade e esporte / Há, hoje em dia, um certo modo de conceber o esporte inteiramente animal. Este espírito leva ao abrutalhamento mais ou menos geral de todas as relações humanas. – O mundo moderno vive de exterioridades: gosta de parecer ingênuo e é, no fundo, canalha. Quer ser jovem, mas é gasto, azedo, neurastênico. A personalidade humana é como vinho precioso, que precisa de ser guardado com cuidado, sem agitações, para depurar-se e valorizar-se com o tempo. Do contrário, se ficar exposto ao ar livre, torna-se vinagre.
4 de dezembro – A triste decadência espiritual dos descendentes dos Cruzados – O mundo muçulmano está na iminência de uma grande ressurreição religiosa.
4 de dezembro – Comentando… Blasfêmia / Críticas ao cine Odeon por sua programação, a qual poderá agradar a adolescentes pervertidos, a velhos “blasés”, a uma classe enfim de gente moralmente gasta, animalizada até o cerne, incapaz de uma aspiração mais delicada, gente fundamentalmente pornográfica e que só encontra prazer no lixo da pornografia.
11 de dezembro – A estratégia apostólica de Pio IX / O aspecto que a Igreja apresentava era, no decurso do sec. XIX, a de um imenso edifício que se esboroa aos pedaços. De seus milhões de filhos, pouquíssimos conservavam seu autêntico espírito. Na sua quase totalidade, eles conservavam apenas réstias de Fé, como o horizonte do crepúsculo que conserva réstias de luz, vestígio derradeiro de um dia que está chegando ao seu fim. E a noite completa não haveria de tardar. À vista disto, como deveria agir a Santa Igreja? As opiniões estavam divididas e, efetivamente, o assunto era dos mais delicados.
11 de dezembro – Comentando… Tendência socialista / O direito a cuidar da educação das crianças compete direta e originariamente aos pais, porque são eles naturalmente obrigados a isso. – O que o Estado poderia e deveria fazer seria favorecer, por todos os meios, a prosperidade do escotismo; nunca, porém, arrogar-se o verdadeiro monopólio de que se investiu.
18 de dezembro – Comentando… Pio XI e os jornalistas católicos / Os jornalistas católicos “são não somente os porta-vozes, mas os alto-falantes” da Igreja, da verdade, da fé, da vida cristã.
25 de dezembro – Natal: fato dominante de toda a História da Humanidade / O que poucos católicos sabem, infelizmente, é que mesmo os povos gentios esperavam um Salvador. Passagens dos Profetas do Antigo Testamento e trechos de autores pagãos sobre a vinda do Messias, o Redentor da Humanidade.
25 de dezembro – Comentando… Catolicismo militante
25 de dezembro – Comentando… Júri com traje de rigor / O homem não é puro espírito; se ele realmente venera alguma coisa, esta veneração forçosamente se exterioriza. Essa história de “culto interior” quer dizer apenas que já se perdeu o respeito pelo que já não se tributa acatamento visível.
1939
8 de janeiro – Ainda o fascismo / Discurso do Papa Pio XII contra os erros de que é culpado esse regime totalitário. Sua Santidade, para tornar claro seu pensamento, não poupou adjetivos. Depois de declarar que seu coração foi “dolorosamente atingido”, afirmou que foram “desrespeitados os cabelos brancos do Papa” e a conduta do governo italiano para com ele foi “brutal”. Com isto, para um espírito católico – já não digo para um católico de primeira água, mas para um católico qualquer, dos mais medíocres e até dos mais imperfeitos – está definitivamente condenada a política que o governo fascista tem seguido para com a Santa Sé. – Arrostando todos os imensos inconvenientes (por exemplo, uma eventual ocupação do Vaticano), o Papa falou para remediar um mal maior. Que mal? A situação atualmente existente na Itália, com os perigos futuros que ela encerra em seu bojo. O povo italiano é católico, dir-se-á, e este povo católico nunca daria sua adesão a uma situação tão intolerável, criada por Mussolini. E a unanimidade católica da Itália de hoje, será ela porventura mais densa do que a da Itália de 1870? Entretanto, o que aconteceu ao Papado em 1870? Enquanto as ordens de Mussolini feriam brutalmente o Papa, se preparava, também por sua ordem, um enternecedor presépio do Natal! Sorrir ao Menino Jesus, enquanto esbofeteia o Papa! Como se chama isto? Coerência? Lealdade? Ou mera manobra “pour épater les bourgeois” [para enganar os ingênuos]?
8 de janeiro – Comentando… A verdade e a caridade / O jornal que, conscientemente, divulga falsidades, comete um roubo contra o leitor. – A caridade não está sendo bem compreendida por certas pessoas que a confundem com uma certa tolerância amável, ou com outros sentimentos mais ou menos adocicados. É a mentalidade das “mentiras piedosas”, das transigências, das acomodações, da confusão enfim. Ora, a linguagem do verdadeiro católico deve ser “não não, sim sim, porque o resto vem do demônio”. É na confusão que as almas se perdem.
15 de janeiro – Comentando… Ora bolas! / O inevitável sr. M.M. desovou mais um de seus inevitáveis artigos a favor do divórcio. Decididamente, se este esculápio continuar assim, estaremos – para sempre – livres de tamanha praga social. É evidente que um contínuo remoer desafinado de coisas disparatadas acabará por encher de horror ao mais ferrenho divorcista, como não o faziam os mais concludentes raciocínios. Ora, acontece que a argumentação do sr. M. é em tudo semelhante à música roufenha de uma vitrola velha, daquelas de corneta de lata. Vamos aos fatos. – O casamento não é como um contrato equivalente ao de compra e venda.
22 de janeiro – A conversão de São Paulo / Ele usou de uma frase que bem define o que é a vida do defensor da fé, do católico consciente de sua missão sobre a terra: “Bonum certamen certavi – Combati o bom combate”
22 de janeiro – Comentando… Machado de Assis / Ele foi um dos mestres da língua portuguesa, que se revestiu de soberana elegância sob seu talento. Não só; suas obras revelam uma alta penetração psicológica. Entretanto, Machado penetra nos refolhos da alma apenas para amesquinhar todos os sentimentos, sejam os mais nobres. No conto “A causa secreta”, ou o capítulo do “Dom Casmurro” intitulado “Rasgos da infância”, nota-se a evidente intenção naturalista. O sentido do horror escapa-lhe; fica-lhe apenas o indecoroso. Teve uma excelente esposa e ótimos amigos; entretanto, a traição e a infidelidade foram seus temas prediletos. De espírito incerto e desconfiado, amante todavia dessa vidinha medíocre, sem compromissos; nem mesmo com a própria arte.
29 de janeiro – Patriotismo autêntico / Descrição da falsa e da verdadeira virtude do patriotismo. Há muita gente que imagina que a única forma de combater uma verdade consiste em negá-la redondamente. Este é apenas o processo dos simplórios. O modo mais subtil e mais perigoso consiste em exagerar a verdade. Com isto, se fornece aos seus adversários pretextos para combatê-la, desacreditando-a no espírito dos que a amam. Foi isto que se deu com o patriotismo. E, por uma compreensível reação, começou ele a ser substituído pela fascinação do internacionalismo esquerdista ou do cosmopolitismo – Todos os povos foram criados por Deus e para Ele – Quando o brasileiro se deixa dominar por um ideal, ele se torna coerente, e intransigente como os que mais o sejam – Por que não acreditamos seriamente, entusiasticamente que na Sagrada Eucaristia todos os defeitos do Brasil poderão ser curados, e que o brasileiro ainda poderá ser um homem à altura das grandezas materiais dentro das quais nasceu?
5 de fevereiro – A parábola do joio e do trigo
5 de fevereiro – A técnica do silêncio / Nunca, talvez, em todo o decurso da História, se usou e se abusou tanto do segredo como arma política quanto em nossos dias. E por um estranho paradoxo, entretanto, nenhum século dispôs tanto quanto o nosso dos mais amplos meios de difusão e informação. – Descrição dos diversos estilos de Chefes de Estado para silenciar aos seus adversários: o de Roosevelt (um truque ágil e forte, que é tão eficiente quanto o mais prodigioso dos cadeados super-mecânicos e superelétricos), de Daladier (lábia parlamentar brilhante, inteligente e astuciosa), de Mussolini (sua grande arte, ao impor o silêncio, é urrar: urrar, mas urrar com todas as forças de seus pulmões privilegiados e de suas infatigáveis cordas vocais), de Hitler (para impor silêncio vale-se da ameaça), de Chamberlain (merece um capítulo especial), de Franco (que é rigorosamente inspirada na experiência das touradas tão características de sua terra) e de Getúlio Vargas (sua tática é paradoxal).
5 de fevereiro – Comentando… Ressurge o teatro católico / A arte dramática não consiste apenas em mostrar fatos que se sucedem, mas em patentear as profundidades misteriosas da existência humana. É por isso que a “movimentação” é acidental no drama e, pelo contrário, a divisão em atos é-lhe perfeitamente adequada: cada ato é um momento de uma dialética de realidades extra temporais, puramente qualitativas. Por esse lado o teatro é superior ao cinema, que só atinge, por via de regra, os aspectos superficiais, contingentes e quantitativos da vida.
12 de fevereiro – TODO O ORBE CATÓLICO CHORA A MORTE DE UM DOS MAIORES PONTÍFICES DA HISTÓRIA
12 de fevereiro – Comentando… Confusionismo (religioso)
19 de fevereiro – A GLÓRIA DO “NÃO”
19 de fevereiro – Prognósticos sobre o futuro Papa
19 de fevereiro – Comentando… Indústrias em super-produção / Enquanto a indústria progredia, a lavoura cafeeira mais se atolava em déficits, pois que o preço pago ao produtor poucas vezes cobria o custo de produção. Entretanto, somos um país agrícola, isto é, um país que vive quase exclusivamente da exportação de produtos agrícolas. Donde veio, portanto, o progresso da indústria manufatureira, que nada exporta de suas produções? É do couro que saem as correias. No caso, o couro era o café. Não acusamos a indústria de explorar diretamente as classes agrícolas; esta exploração era feita especialmente pelos bancos, mas a indústria tirava seus proveitos da situação iníqua. – As populações agrícolas, que são a parte ponderável do povo, depauperadas por contínuas sangrias econômicas, já não podem comprar grandes quantidades de produtos manufaturados.
26 de fevereiro – EM TORNO DO CONCLAVE
26 de fevereiro – Santa Cunegundes (3 de março)
5 de março – A transfiguração de Nosso Senhor nos lembra uma grande e capital máxima do Cristianismo: “Foi necessário que Jesus muito padecesse e assim entrasse em sua glória”. Também para nós, nossa glória se condiciona à participação nos sofrimentos de nosso Divino Mestre.
5 de março – EM TORNO DA ELEIÇÃO PONTIFÍCIA que escolheu o Cardeal
Pacelli como sucessor de Pio XI
5 de março – São Tomás de Aquino / O traço característico do caráter desse grande gênio era uma virtude desconhecida hoje de nossos menores intelectuais: a humildade. As suas obras esclarecem até hoje as inteligências afastadas de todo o pedantismo intelectual.
5 de março – Comentando… Coisas do racismo / A beleza da Marquesa Paternò é considerada atributo de um rebanho humano, que é a quanto o racismo reduz um povo. Não se leva em conta os direitos que cada um tem sobre a própria pessoa. Não têm a mínima importância as tradições e o refinamento da aristocracia italiana que são, verdadeiramente, um motivo de orgulho nacional, como eminente valor moral e, por isso mesmo, autenticamente humano. Para a democratização igualitária e cafajeste do estatismo fascista não há diferença entre linhagem e “pedigree”.
12 de março – Evangelho – O orgulho cega
12 de março – Comentando… Papa democrático?
19 de março – Paz de Cristo e trégua de Satanás
19 de março – Comentando… Ainda o Salomão (Ferraz)
26 de março – Comentando… Baile e apostolado / Indicações para Congregados marianos a respeito de bailes de carnaval e outros.
2 de abril – Santa Maria Egipcíaca (ou do Egito ou Egípcia), Penitente
2 de abril – Comentando… Semana Santa e turismo / Imunidades da Igreja
9 de abril – O triunfo da Espanha Católica / O esmagamento do comunismo na Espanha pode significar a ressurreição de um país de inestimáveis glórias históricas que vinha sendo minado a fundo por todos os fatores de degenerescência que afetaram a Europa – Manda a verdade histórica que se acrescente que a luta não se conservou na pureza de sua fisionomia primeira. Ao lado dos heróicos requetés que marchavam em assalto contra as fileiras comunistas cantando hinos a Nossa Senhora, havia também as legiões anticristãs dos soldados de Hitler… Não é exato que o exército nacionalista tenha sido um exército de cruzados. E’ certo, entretanto, que houve cruzados autênticos nesse exército, e que, sem esses cruzados, teria sido impossível a vitória – Devemos pedir ardentemente ao Senhor que coroe tantos sacrifícios, premeie tantos heroísmos, abençoe o sangue de tantos mártires, dando Cristo à Espanha e a Espanha a Cristo.
16 de abril – Comentando… Imprensa “neutra” / A pregação de Nosso Senhor Jesus Cristo nada tem de transigente; pelo contrário, a separação do paganismo é nítida. Ele veio cumprir a Lei e fazer com que todos a cumprissem até o último jota. O sincretismo religioso do primeiro século iria ser um dos mais sérios obstáculos ao Cristianismo nascente; foi por influência desse sincretismo que surgiu a seita herética dos gnósticos, com que teve de lutar a Igreja de Deus. Todos estes fatos são rigorosamente documentados. – Pela simpatia ao jornal, seus leitores se inclinam a descobrir tintas católicas nos piores disparates. Isto não vai pôr a fé cristã dos leitores em perigo. Mas vai soterrando-a sob uma porção de idéias errôneas desencontradas e parasitárias. A consequência é que ir-se-á embotando neles aquela qualidade delicada de “sentire cum Ecclesia”. Daí, esta quantidade de católicos mornos, indolentes no amor à Igreja, tardos na adesão à Roma, cheios de pretextos para não tirar todas as conclusões da doutrina que professam. Este é o fruto da imprensa “neutra”.
23 de abril – Comentando… O apostolado da burguesia / “O exemplo que a burguesia e as classes médias dão – para o bem ou para o mal – tem consequências incalculáveis para a religião e a moralidade das classes operárias”.
23 de abril – São Pedro Canísio S.J.
30 de abril – Comentando… Verdadeiro ruralismo / É preciso que o nosso catolicismo não seja de superfície, mas vital, que atinja o âmago de todas as realidades, para que se realize plenamente aquela palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Quando eu for exaltado, atrairei para mim todas as coisas”. Portanto, o católico deve possuir um senso preciso das realidades, deve vê-las por dentro. E, em relação à terra de sua pátria, deve compreendê-la, adivinhar-lhe o sentido, integrar-se, formando com ela uma só paisagem, pela adaptação às suas condições e pelas reações sobre ela, fecundando-a, elevando-a pelo trabalho ordenado.
7 de maio – Comentando… Um erro a ser corrigido / O católico deve ser não apenas um súdito disciplinado das autoridades constituídas, mas um colaborador eficiente da obra que os poderes públicos devem empreender pelo bem comum. A colaboração católica com a autoridade deve comportar também a indicação de possíveis faltas a serem sofridas ou remediadas. – O achincalhamento moral da juventude, obra comunista e satânica, impossível de existir num país como o nosso, que repudiou oficialmente os comunistas.
14 de maio – Caridade e tolice / Pio XI fez um apelo a todos os homens – de todas as religiões ou países – a que se unissem para salvar a civilização contra o ateísmo comunista, conquanto tais religiões ou países estivessem no mais profundo antagonismo recíproco sob muitos pontos de vista. Ora, exatamente no momento em que a possibilidade dessa cooperação concreta e extra-doutrinária se apresentou de modo mais positivo, o Pontífice parece ter agido de modo diametralmente oposto aos seus próprios conselhos, rejeitando qualquer combinação ou coligação com essas forças. Como explicar essa conduta? – Poucos foram os católicos suficientemente perspicazes para perceber a manobra satânica do nazismo. Acusou-se o Episcopado alemão de ser intransigente e de comprometer com tal intransigência a conversão do Partido Nazista ao Catolicismo. Era preciso conquistar o nazismo. E como conquistas certa gente só as sabe fazer com sorrisos, jeitinhos e gracinhas, houve todo um setor de católicos que começou a “flirtar” com o nazismo. Tendo subornado no Partido Católico alguns Judas – von Papen foi um deles – Hitler pode entreter divisões intestinas, até o ponto de provocar uma cisão entre os católicos, à custa da qual ele tomou o poder.
14 de maio – Comentando… Máquinas de popularidade / Exemplo de como elas atuam. – A verdadeira finalidade dos círculos de educação sexual dirigidos por pessoa insuflada por certa mídia: a corrupção da juventude brasileira.
21 de maio – Objetivos da instituição da festa à Nossa Senhora Auxiliadora / Aos católicos, hoje tão perseguidos em tantos países, é prudente lembrar que se ainda há perseguidores vulgares como Napoleão, a Mãe de Deus também continua a ser a mesma dispensadora de graças.
21 de maio – Comentando… Participações de noivado / Dir-se-á que vivemos numa época eminentemente prática, de uma lealdade esportiva, em que se vai diretamente ao assunto, sem formalidades e rebuços. Eu prefiro dizer que vivemos numa época eminentemente grosseira e sem-vergonha. A vida social está cheia de imponderáveis, de sutilezas, que não são ornamentos que o homem põe sobre coisas chocantes, mas, pelo contrário, são realidades plenamente consistentes. As coisas chocantes só aparecem quando os imponderáveis não são percebidos nem compreendidos. Ora, esses imponderáveis fogem à abordagem direta; fogem e deixam um pouco de lama.
28 de maio – Maria Santíssima Medianeira
28 de maio – Comentando… Pio XII e a paz / O Vaticano é um estado soberano, em virtude do próprio Tratado de Latrão, em que não há nenhuma cláusula de que, direta ou indiretamente, resulte alguma obrigação para com a Itália, em assuntos quer internos, quer externos.
4 de junho – Adesite / Se investigarmos com atenção as causas pelas quais numerosos católicos de cultura e discernimento se deixaram transviar quer pelo nazismo quer pela “política da mão estendida” para com o comunismo, a ponto de tocar às raias da apostasia, veremos que a identidade entre elas é a mais absoluta: adesões excessivamente precipitadas e ardorosas. Tais adesões, apresentadas embora como meios aptos a trazer as massas ao grêmio da Igreja, não tiveram outra consequência senão arrastar para fora do grêmio esses afoitos adesistas. Fracasso maior não seria possível. – “Adesite”: descrição do processo dessa crise. – O mundo aplaudiu o nosso católico saudoso das cebolas do Egito? Então ele está conquistando o mundo para Deus!… Nosso Senhor, entretanto, conquistou o mundo, mas foi crucificado pelos inimigos de Sua doutrina. E chegamos a criar em nossa imaginação toda uma orientação de apostolado especial… para receber os aplausos dos inimigos da Igreja! Ó adesite! Ó tremenda mania de aderir! Também o filho pródigo quis aderir ao mundo.
4 de junho – Santa Isabel, Rainha de Portugal: sucinta biografia, com os fatos (inclusive milagres) mais significativos de sua vida
4 de junho – Comentando… Falta de recato / A imprensa deve, muito naturalmente, dar boas informações a seus leitores, transmitir notícias interessantes e curiosas. É este o seu papel. O jornal tem uma difusão enorme, é lido por crianças, velhos, homens e mulheres. Ora, daí resulta uma grande responsabilidade: há assuntos inócuos e assuntos reservados; destes últimos a imprensa não pode utilizar-se senão com grande critério, moderação e, especialmente, grande cuidado. Este é um princípio fundamental de ética jornalística.
11 de junho – Comentando… Espiritismo
18 de junho – Comentando… Argúcia diabólica / A polícia nazista dissolveu a Associação dos Cavalheiros de Maria, “por atividade hostil ao Estado”. Seus membros tinham mais em vista a vida de oração do que a atividade social. Não que desprezassem esta última, mas justamente para dar-lhe aquele lastro de vida interior, sem a qual toda atividade externa se torna estéril. Uma entidade que se destina ao cultivo da vida interior poderá oferecer algum perigo para o Estado? Mas, talvez pela primeira e última vez, o nazismo disse a verdade: de fato, a Associação dos Cavalheiros de Maria era imensamente perigosa para o estado pagão de Hitler. O culto mariano é mortal para os inimigos da Igreja.
25 de junho – Comentando… A Igreja e o matrimonio / Estatística dos processos concluídos durante o ano de 1938, no tribunal da Santa Rota Romana. Tal órgão da Santa Sé apreciou 70 casos relativos a questões matrimoniais, provenientes de todo mundo. Apenas 27 casamentos, porém, foram reconhecidos nulos. Vê-se, pois, o cuidado com que a Igreja cerca o pronunciamento da nulidade matrimonial, dada a delicadeza e a gravidade do assunto, que exige as provas mais cabais da irregularidade que se ergue como fundamento da dissolução da sociedade conjugal. Explicações breves e muito claras para quem não está habituado ao tema.
2 de julho – Comentando… Protestantadas
09 de julho – Pio XII propõe ao Concílio Plenário do Episcopado Brasileiro reforço à obra das vocações, no sentido de aumentar as mesmas. Na Áustria, os nazistas assanham seu ímpeto persecutório à Igreja, realizando manifestações de rua para agredir ignobilmente o Cardeal Innitzer.
09 de julho – Comentando… D. Duarte e Mons. Passalacqua / Há certas pessoas que não sabem elogiar. Quando têm de o fazer, não encontram outro recurso senão o de denegrir um adversário real ou postiço do homenageado, e, não raro, acontece denegrir a ambos.
16 de julho – Comentando… Interesse público / Se o Estado e a sociedade não servem para garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo humano, para que mais hão de servir? É verdade que o interesse coletivo é superior, de um modo geral, ao interesse privado. Mas esta superioridade não provém do coletivo enquanto coletivo, mas das outras pessoas da coletividade, cujos direitos não podem ser sacrificados ao bem estar de um só. Do contrário, o interesse social perderia todo o conteúdo humano, transformar-se-ia numa coisa abstrata, burocrática, num Moloque estúpido e inútil.
16 de julho – Os cadetes católicos de West Point praticam intrepidamente sua Fé / Lá não se compreende que de um indiferente em assuntos religiosos e – mais ainda – de um ateu, possa surgir um militar cônscio e fiel às suas responsabilidades. West Point apresenta, ao lado da beleza e eficiência conhecidas, uma noção exata do valor da Religião. E neste fato está, indubitavelmente, o segredo de seu sucesso.
23 de julho – Comentando… Machado de Assis e a Igreja / Certo jornalista carioca pretendeu defender o grande estilista, cujo centenário ora se festeja, da pecha de indiferente, pior do que isso, da acusação de pensador que não ousa expor abertamente as suas ideias, mas que as disfarça numa escamoteação manhosa. Registre-se o progresso. Hoje já se considera desmerecedor o fato de alguém ser julgado um indiferente, a ponto de se articularem defesas póstumas. Será que o seu talento não poderia manifestar-se castigando corrupções muito certas, que grassavam enquanto viveu? Não acreditamos.
30 de julho – Comentando… Exibicionismo / Não se pode negar, os regimes totalitários trouxeram consigo toda uma mística, cheia de exaltação e de abnegação, uma completa ascese social e individual. Aliás aí está a sua maior depravação. Tudo aquilo que é parecido com o Catolicismo, mas não é idêntico a Catolicismo, é satânico. A mística totalitária é, assim, pior que o liberalismo acomodatício, burguês e comercial.
13 de agosto – Comentando… Ação supletiva do Estado / As duas espécies de autoridade: 1) a que é própria do Estado, especialmente o Estado moderno e se caracteriza pela “exterioridade”. De fato, há uma “ausência” visceral nas relações entre o indivíduo e o Estado burocrático, esquematizado. Nessas relações, perde-se o conteúdo mais profundamente humano da sociedade e das instituições, assim como se evaporaria uma essência aromática entre as rodas de uma engrenagem; 2) outra se caracteriza pela “intimidade”. Por exemplo quando um pai castiga a seu filho, ainda que severamente, por alguma falta grave. Desta feita, a punição não vai de administrador a administrado, mas de coração a coração. O filho percebe que não é indiferente em relação a quem o castiga. É de sua personalidade faltosa que alguém, que o ama, procura extirpar um abcesso moral, por isso que o ama. Tudo se passa no recesso na intimidade de comunhão de duas pessoas humanas. – Evidentemente, ambas autoridades são necessárias, dada a defectibilidade da natureza humana. A última, porém, é mais perfeita.
13 de agosto – A Hungria ameaçada de uma intensa nazificação
20 de agosto – Nazistas reduziram a pedaços vários Crucifixos / Uma víbora (o nazismo) procurando exterminar outra víbora (o comunismo). E qualquer que vença, constituirá um grave perigo para o rebanho de Cristo.
20 de agosto – Comentando… Mentalidade festeira / Atitude correta da polícia de São Paulo, apoiando irrestritamente a Arquidiocese de São Paulo na moralização das festas ao Senhor Bom Jesus de Pirapora, de maneira a ressaltar-lhes o aspecto religioso, que vinha sendo comprometido pela proliferação parasitária do samba.
27 de agosto – Anti-Komintern! / O convívio pacífico dos povos civilizados exige o intransigente respeito de cada qual para com as instituições políticas e sociais adotadas por seu vizinho. O respeito à soberania dos vizinhos constitui a norma fundamental de toda a diplomacia honesta. Mas este direito tem limites – Alguns requisitos essenciais para uma reação ser autenticamente anticomunista, ou seja anti-totalitária – Conseqüências do pacto de não agressão teuto-russo, que o “Legionário” previu com tanta clareza – Chegou a “hora H” para Franco – A perspectiva de uma fusão da Alemanha nazista com a Rússia comunista.
27 de agosto – OS RECENTES ACONTECIMENTOS PROPORCIONARAM UMA CONFIRMAÇÃO SENSACIONAL ÀS PREVISÕES DESTA FOLHA / No dia 23 de agosto é assinado o famoso pacto Molotov-Ribbentrop, entre a Rússia soviética e a Alemanha nazista. Toda a orientação política do “Legionário” girou sempre em torno da convicção central e fundamental de que entre o nazismo e o comunismo a aparente oposição se resolvia, em última análise, em uma mal disfarçada solidariedade. Para provar a seus leitores quanta razão lhe assistia, publicamos aqui uma resenha de todas as notícias e comentários que fez no ano corrente, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido. Não nos move um pensamento de vanglória, mas um desejo de encaminhar para o conhecimento da verdade objetiva o maior número possível de leitores. Ao mesmo tempo, temos uma palavra de homenagem comovida e de saudades ao grande Pio XI, cuja política em relação a direitas e esquerdas recebe agora uma franca comprovação. Nosso pensamento se volta também com indizível afeto e respeito ao Santo Padre Pio XII, Pai da Cristandade e continuador da grande obra política de Pio XI.
27 de agosto – Comentando… Café, policultura e igualitarismo socialista / A pequena propriedade é, em si, uma coisa boa, porque possibilita a posse da terra, senão a todos, ao menos a muitos. Entretanto, o regime exclusivo da pequena propriedade não serve. A grande propriedade agrícola (que não precisa ser latifúndio), tem a sua função necessária. A fazenda tem o papel de manter uma elite, a qual tem uma ação catalizadora sobre as camadas inferiores da população, educando-as e elevando-as. Foi o que se verificou no século XIX em São Paulo. Se tudo vier a transformar-se na atomização das sitiocas, baixará o nível social das populações rurais; perderão qualquer influência na ordem política e serão fácil presa do banqueirismo ou – o que ainda é pior – serão encaixadas na estandardização burocrática do estatismo moderno.
3 de setembro – Pela Igreja e pelo Brasil / As notícias ainda são confusas e a única coisa que se sabe de positivo é a invasão do território polaco por tropas alemãs. A minha primeira interrogação é esta: o que fará a Itália? Católica, e profundamente católica, a Itália além disto é latina, e profundamente latina. Mais ainda: por uma coincidência, é ela ao mesmo tempo a própria sede da Cristandade e da latinidade. A perdurar o conúbio Berlim-Moscou, o que poderá haver de mais anticatólico e de mais antilatino do que esta associação de potências? Descrição do povo italiano – Que atitude tomará o “Legionário”? Muitos “despistamentos” teuto-russos podem aparecer para encobrir a solidariedade entre os dois regimes. Estamos na hora das trevas e das confusões. Todas as nossas simpatias e antipatias serão orientadas exclusivamente segundo o tratamento dispensado pelos beligerantes à Santa Sé – Por mais que o “Legionário” seja anticomunista, não será anti-russo. E por mais que seja antinazista, não será anti-alemão.
3 de setembro – Comentando… Propaganda anticatólica
10 de setembro – Reflexões à margem da guerra teuto-polaca / O “Legionário” ama com igual afeto todos os povos do mundo. Entretanto, este amor ao próximo tem que ter como fonte e como medida o amor a Deus. Por isto, as nações católicas, unidas a nós pelo vínculo incomparavelmente vigoroso e doce da Fé, merecem de nós um afeto particularmente ardoroso. E o que nos povos católicos mais amamos não é e não pode ser a sua grandeza temporal, o valor de sua cultura ou o esplendor político e militar de suas tradições, mas a adesão que elas prestam ao ensinamento da Igreja. Jornal católico, o “Legionário” se recusa obstinadamente a se envolver em conflitos meramente políticos e temporais, quer entre os povos quer entre os partidos. Desde que, entretanto, os interesses da Igreja sejam afetados por tais conflitos, tomaremos atitude firme e desassombrada – Brutal bombardeio do Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa: triste prelúdio da perseguição religiosa que grassará na Polônia se não for vencedora. – O “Legionário” vê, assim, confirmadas ainda uma vez suas previsões: o comunismo e o nazismo nada tem de antagônico entre si. Uma só coisa lhes interessa: é destruir a Igreja. Daí o gáudio de estalinistas e de hitleristas indistintamente, vendo soçobrar a Polônia católica.
10 de setembro – Comentando… Adultério e cebolas / Dir-se-á que somos atrasados, que a moda hoje é outra e que, no final das contas, tudo é relativo. Neste caso, devemos achar encantador o hábito que tem as senhoras da alta sociedade persa de se perfumarem com alhos e cebolas. Isto lá é a última moda. Que diferença há entre a moda oriental e a ocidental? As senhoras da Pérsia poderão cheirar mal. As de cá…
10 de setembro – 7 Dias em Revista / Monumento ao Duque de Caxias, na capital paulista. Jamais será suficientemente posto em relevo é a verdadeira origem de sua grandeza intelectual e moral. O Brasil só será grande se seus filhos souberem seguir os exemplos que Caxias nos legou não apenas no campo de batalha, mas aos pés dos altares com as mãos postas em prece. Em qualquer país em que existam cidadãos católicos estes ou serão os melhores cidadãos, ou serão católicos muito medíocres. Quem no mundo pagão, entre tantos generais, tantos guerreiros corpulentos e tantos estadistas encanecidos no trabalho excedeu em patriotismo à Santa Joana d’Arc, duplamente frágil pelo sexo e pela idade? – Mantemos a esperança de que o Governo brasileiro não procurará, a exemplo do que se fez na Itália e na Alemanha, roubar a mocidade ao regaço da Igreja e às fainas do apostolado.
10 de setembro – No campo de concentração de Dachau – Os pilares do regime nazista / Os regimes totalitários são assim. Impõem-se pelo terror e pela ameaça. A sua consideração está na força e na brutalidade. Em Dachau, são encerrados os inimigos do Estado (lembre-se que inimigos para eles são todos os que procuram manter uma opinião própria), judeus, não arianos e criminosos vulgares. Encerrados aí, estes prisioneiros sofrem os mais inconcebíveis tratamentos e são considerados como verdadeiros animais.
17 de setembro – Comentando… As capelanias militares / A Constituição de 1934 previa a instituição de capelanias militares em nossas forças armadas. Estas capelanias teriam um duplo fim: prestar assistência religiosa aos soldados, e permitir, que os religiosos cumprissem os seus deveres para com a defesa nacional, exercendo funções consentâneas com o seu estado. Infelizmente, este acertado dispositivo constitucional nunca foi realizado praticamente, porque não vieram as leis particulares, que o deveriam pôr em execução. Além disso, a Constituição de 1937, por um lamentável lapso, não o incluiu em seu sistema. Os resultados desta omissão são vários e todos desvantajosos.
24 de setembro – 7 Dias em Revista / A entrada de tropas soviéticas e nazistas na Polônia marcou para aquele país o início de uma atroz perseguição religiosa – Atitude do OSSERVATORE ROMANO perante esta violência dos dois totalitarismos contra aquela nação: o aspecto ideológico vai assumindo uma importância cada vez mais acentuada, constituindo um verdadeiro assalto do naturalismo pagão nazista e soviético ao mundo civilizado – Artigo do Arcebispo de Paris com semelhante comentário – Posição do Episcopado germânico face ao conflito: parece cada vez mais claro que quem está em guerra não é a Alemanha, mas o nazismo – Hitler fecha igrejas católicas, mas não toma medidas análogas quanto a outras religiões… o que não lhe impede de mencionar o nome de “Deus” em seus discursos – Lamentamos profundamente que o Consulado francês no México esteja aceitando recrutas comunistas daquele País.
24 de setembro – Comentando… Neutralidade / Nos tempos de grande agitação coletiva, torna-se necessário – antes de tudo – evitar os mal entendidos, os equívocos, as palavras dúbias. Mesmo porque, dado o nervosismo reinante, tudo é pretexto para interpretações apressadas e conclusões, senão inteiramente falsas, pelo menos exageradas e comprometedoras. Se a guerra na Europa começou com as características de uma reivindicação nacional, esta feição mudou consideravelmente com os acontecimentos posteriores. Atualmente, o conflito tem todo o aspecto de uma luta entre ideologias políticas diversas. Portanto, qualquer consideração concernente a regimes políticos implica, automaticamente, numa escolha em que se toma partido. – Julgamo-nos plenamente autorizados para recomendar aos nossos leitores uma grande prudência e maior lucidez, para que, no torvelinho da situação atual, saibam discernir com clareza os interesses da Igreja, que é a única de que podem provir a paz e a tranquilidade que a humanidade tanto deseja.
24 de setembro – As tradições religiosas na Polônia / A embaixada daquela nação agradece ao LEGIONÁRIO pela atitude assumida por esta folha contra a invasão totalitária nazista e comunista em solo polonês
1° de outubro – São Francisco de Assis: foi doce, a ponto das aves não o temerem, mas para conseguir essa doçura, ele gastou por meio das flagelações todas as arestas de seu temperamento. Não queiramos ser doces como ele, se não quisermos adotar os mesmos métodos.
1° de outubro – FREUD – Sua doutrina, seus erros
1° de outubro – Origem e eficácia da devoção do Santo Rosário / Para o católico não é questão de preferência, pendor ou simpatia, muito menos de sentimentalismo, ser devoto de Maria. É questão de vida ou de morte, pois que se trata de querer ou não eficazmente a salvação eterna. Se é verdade que o único mediador necessário entre o Céu e a terra é Nosso Senhor Jesus Cristo, é também certo que nenhuma graça se comunica ao homem sem a intercessão da Virgem Santíssima Mãe de Deus, pois que assim aprouve à Providência Divina dispor a ordem sobrenatural.
1° de outubro – Comentando… Divórcio? / A 4a. Câmara do Tribunal de Apelação de São Paulo proferiu acórdão que não podemos deixar de lamentar, não só por motivos inspirados na doutrina católica, como também pelo desprestigio com que se procurou envolver as leis nacionais, que tão sabiamente consagraram a indissolubilidade do vínculo conjugal.
8 de outubro – 7 Dias em Revista / Discurso de Hitler no Reischtag. Ninguém se pode esquecer das condenações retumbantes com que o chanceler alemão e a imprensa nazista fulminavam as relações diplomáticas mantidas pela França e pela Inglaterra com a Rússia soviética. Entretanto, os interesses da propaganda política sopram agora por outros quadrantes. E por isto Hitler ostenta escancaradamente suas ligações com Moscou. E o anticomunismo? Onde ficou ele?… – Da simpatia de Hitler, não adveio para a Rússia tão somente oportunidades para calcar aos pés uma parte da Polônia católica, submetida desde já a uma intensa sovietização. Além disto, a Estônia, a Letônia e a Finlândia, uma depois da outra, estão caindo sob o jugo comunista, e daqui a pouco o mar Báltico será um oceano soviético. – Não podemos nos desinteressar dos destinos espirituais da Polônia que arrancaram recentemente ao Santo Padre tão amargas lágrimas.
8 de outubro – Comentando… A descoberta da pólvora / Quando a Rússia anunciou ao mundo o seu acordo com a Alemanha, muitos poderão ter-se surpreendido. Nós, entretanto, achamos que a coisa nada tinha de absurda, sendo, muito pelo contrário, o corolário natural das ideologias imperantes naqueles dois países. Esta folha [“Legionário”] teve ocasião de provar abundantemente que previra aquele acontecimento com bastante antecedência, a despeito do preconceito imperante, que dividia arbitrariamente o mundo em dois grandes grupos antagônicos: direitas e esquerdas. – A ambição cria mais inimizades do que alianças. – Os totalitarismos de direita e de esquerda têm de comum a concepção da vida, da felicidade, do fim do homem, de maneira a subordinar a pessoa integralmente ao Estado, tendo em vista a formação de uma sociedade inteiramente naturalista e pagã.
15 de outubro – São Pedro de Alcântara (festa 18 de outubro): declarado pela Santa Sé, juntamente com Nossa Senhora Aparecida, padroeiro especial do Brasil
15 de outubro – O Legionário, arauto do amor ao próximo / Se bem que a pregação do amor do próximo se note em todas as colunas de nosso jornal, do que nos valeria diante do tribunal eterno manter o espírito público na grande ilusão em que ele se encontra a este respeito, apresentando-lhe a Caridade não como ela deve ser, mas como nosso século egoístico e materialista a vê? Desde que procuremos dissipar tais ilusões, entretanto inelutavelmente os aplausos cessarão em torno de nós, murcharão as flores com que nos presenteassem por nossa tibieza, os espinhos formarão um tapete sob nossos pés e encherão de dor os nossos caminhos – Jamais alguém sofreu perseguição por causa da Igreja sem que o “Legionário” estivesse inteiramente ao seu lado, sentindo suas dores como se ele próprio as recebera, e defendendo seus direitos como se fossem os dos próprios católicos brasileiros. O exemplo do martírio dos católicos na Rússia.
15 de outubro – O verdadeiro conflito / Hillaire Belloc demonstra que todas as controvérsias desta agitada época se reduzem, no fundo, a uma só: entre a Igreja Católica e seus inimigos. O que construiu nossa civilização foi a Fé e à medida que perdemos esta força criadora, desmoronar-se-á mais e mais nossa civilização. Se se perder totalmente essa força, toda nossa civilização perder-se-á com ela: avançamos rumo ao caos. – O trágico perigo de nosso tempo está nos falsos remédios, derivados de extremismos, que se propõem a curar o padecimento mortal que nos aflige. Quem está em conflito com a Fé exclama: “Acabemos com o matrimonio por meio de um sistema de divórcios fáceis e desaparecerão os males provenientes do matrimonio”. E assim será certamente. Mas outros males – muito piores – absolutamente desumanos, aparecerão em lugar do matrimonio abolido, porque estará destruída a unidade da vida social e em breve a própria sociedade estará aniquilada.
15 de outubro – Comentando… Massacre de sacerdotes / Por que mais um pedaço da Igreja – o que equivale a dizer mais um pedaço da Carne de Cristo – foi atirada às imundas feras bolchevistas? Porque um certo Adolf Hitler, inculcado frequentemente como o defensor mais valoroso da civilização cristã contra a barbárie soviética, lembrou-se de fazer um pacto com a Rússia para partilharem amigavelmente a Polônia.
22 de outubro – Missa dialogada / É frequente nos pedirem nossos leitores explicações acerca do modo de assistir à Santa Missa vulgarmente chamada “Missa Dialogada”. Melhor não os poderíamos atender do que transcrevendo o que a respeito traz o Professor de Liturgia no Seminário Central de São Leopoldo (Rio Grande do Sul), Pe. João Baptista Reus, da Companhia de Jesus, no seu “Curso de Liturgia”.
22 de outubro – Comentando… A cremação de cadáveres / De vez em quando aparecem certas campanhas de aspecto inteiramente original. É como se, por acaso, várias pessoas tivessem, em dado momento, a mesma ideia e se pusessem a propagá-la pela imprensa. O público profano acredita na “coincidência” das opiniões e acaba pensando que surgiu um estado de coisas novo, que exige soluções novas. O mais interessante é que estas campanhas – formadas “casualmente” – nunca tiveram por objeto assuntos como, por exemplo, a criação de canários belgas, mas a defesa do divórcio e ultimamente a cremação de cadáveres…
29 de outubro – Cristo Rei! / Os bons pensamentos tem isto de característico que, quando aproveitados, servem-no de remédio tanto a nós mesmos quanto ao próximo. Quando, porém, nós os rejeitamos em nossa vida interior, ou os calamos em nossas relações com o próximo, eles se transformam, segundo São Paulo, em carvões ardentes, que nos causticam e calcinam a alma. Ai dos que receberam e, por egoísmo ou covardia, não atenderam aos bons conselhos! Ai também dos que, por covardia ou egoísmo, calaram os bons conselhos que eles poderiam ter dado! Estes conselhos salutares, que eles não externaram, queima-los-ão a eles próprios pelo interior, como brasas ardentes. E no dia do juízo serão levados à conta de talentos inaproveitados. Aí vão minhas reflexões, portanto, sobre esta festa.
29 de outubro – Comentando… Ainda Pirapora? / Aquilatar de ingênuo e pitoresco o que era grosseiro e impuro, é sinal de flagrante alteração do senso moral e estético, espécie de daltonismo espiritual, em que se pode notar a influência da romântica doutrina do “bom selvagem”. – Onde quer que tenha havido um verdadeiro florescimento de vida católica, tem surgido também manifestações autênticas de alegria popular. Mas semelhantes manifestações são sempre marcadas pela elevação, pela pureza, pela delicadeza e graça, como as festas tirolesas, por exemplo.
29 de outubro – O LEGIONÁRIO na Espanha / De uma importante Federação Mariana espanhola, elogiosas apreciações àquele periódico
5 de novembro – Mais um aniversário / Não conheci Jackson (de Figueiredo) pessoalmente. O que dele sei de melhor, devo-o a algumas palestras que a seu respeito tive com Tristão de Ataíde. Só muito mais tarde, comecei a me interessar por sua obra. Mas, em compensação, confesso que, desde os primeiros contatos que tomei com sua grande personalidade, ela me empolgou e conquistou definitivamente minha admiração. A grande virtude de Jackson foi exatamente de ter sido no Brasil, estagnado e de mentalidade amorfa de seu tempo, a negação viva e palpitante do indiferentismo. Sua lógica não é apenas verdadeira, mas viva e quente. – Bossuet disse: “Ai dos conhecimentos que não se transformam em ação e em amor”. Nós só debelamos o indiferentismo em nós, quando somos capazes de amar inteiramente a verdade e o bem. – Ele tinha horror ao apostolado cômodo, ou melhor, ao apostolado comodista, pois que só para os comodistas o apostolado pode ser cômodo. – Qualquer apostolado que, no Brasil, não se dirigir, em primeiro lugar, contra o indiferentismo religioso, o liberalismo moral e o modernismo (tão vivo e tão virulento, a despeito de suas aparências de morto), será mera luta com pólvora de festim…
5 de novembro – 7 Dias em Revista / Um católico não tem melhor modo de se mostrar grato aos serviços prestados por um morto à Igreja ou à Pátria, do que sufragando sua alma. – O romantismo liberal do século XIX ainda muito vivaz entre nós: quando se verifica um crime, a primeira lembrança de compaixão não se dirige para as vítimas, mas para o criminoso. Há nisto uma dupla injustiça – Com exceção de Thaelmann, todos os comunistas alemães que se achavam recolhidos aos cárceres do “Reich” foram postos em liberdade – A fundação de Escola de Educação Física e exibições esportivas: proteção benevolente e calorosa que a Santa Igreja sempre dispensou às iniciativas destinadas a proteger a saúde e o desenvolvimento físico dos povos. A mesma Igreja sustentou e sustenta com infalível firmeza que o exercício físico nunca pode ser feito em detrimento dos princípios da moral (a alma vale mais do que o corpo). Deus, autor da natureza humana como da Religião, não cairia em contradição consigo mesmo formulando mandamentos incompatíveis com as verdadeiras necessidades do homem. Exibições onde não se respeite a moral já foram condenados solenemente pelo Santo Padre Pio XI.
5 de novembro – Comentando… Contra a religião, a moral e os bons costumes
12 de novembro – O grande Dom Duarte / Grande parte da desgraça contemporânea vem do desgoverno da afetividade: se tantos e tantos daqueles a quem nas universidades, nas oficinas, nas casernas, nos clubes, nos lares, e por toda a parte, incumbe reprimir severamente o mal, não tivessem capitulado diante dele por pena dos delinqüentes, não é exato que o mundo hoje seria outro e muito outro? Ah! Os pecados daqueles que auxiliaram o mal por não terem sabido como, e em que termos, se deve ser efetivamente bom! Dom Duarte, Arcebispo de São Paulo, foi uma pessoa que soube cultivar, na sua vida interior, a virtude da bondade sem jamais perder de vista a noção do pecado original. Ele teve, como poucos, fome e sede de justiça. Bem-aventurado! Agora, está plenamente saciado.
12 de novembro – Comentando… O velho tema / O divórcio é hipocrisia de quem não tem coragem de encarar de frente o que pensa na realidade.
19 de novembro – Comentando… Panacéias
26 de novembro – De Grignion de Montfort / A formação da piedade só será sólida se se alicerçar sobre verdades claras, substanciosas e fundamentais, ministradas e assimiladas a fundo pela inteligência. E só será real se se servir destas verdades como meio para disciplinar vigorosamente a vontade, em um combate árduo e duro. De nada vale a vida espiritual se ela prescindir de uma instrução religiosa sólida, e de uma luta efetiva, disciplinada, constante e intransigente conosco. – É raro encontrar um livro que de modo mais patente tenha o predicado de esclarecer a inteligência e de estimular a sensibilidade do que o seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Nele não há uma só frase inútil ou sem sentido. Entretanto, não se julgue que sua obra seja uma fria exposição de princípios. Em cada ponta de frase, o autor deixou gotejantes o suor de sua inteligência e o sangue de seu coração. Sua argumentação, se é lúcida, está longe de ser fleumática. Pelo contrário, é apaixonada, ardente, comunicativa. Lê-lo é facilitar poderosamente o progresso na vida espiritual. Difundi-lo é acumular coroas de méritos no Reino dos Céus.
26 de novembro – Comentando… O reconhecimento de filhos espúrios / É lamentável a tendência de nosso chamado “Direito Social” de afrouxar, quanto possível, os laços da família, fruto da mentalidade jurídica reinante entre nós, que considera o Direito como uma sequência de fórmulas esquemáticas, que se articulam mecanicamente. Uma inteligência assim embotada em sua acuidade natural, certamente produzirá monstruosidades, quando aplicada a um material nobre e delicado, como a sociedade humana.
3 de dezembro – A reunião do Episcopado paulista / Ouvi pessoalmente do Pe. Garrigou Lagrange que o cume da sabedoria pertence não àqueles que têm a mania de se embrenhar em digressões transcendentais, mas aos que possuem com clareza e segurança os princípios fundamentais. – Fui e sempre continuarei a ser entusiasta de um apostolado metódico, inteligente e raciocinado; e por isto mesmo infenso às iniciativas que brotam de movimentos sentimentais de fervor, sem base na realidade, prescindindo da consideração objetiva das circunstâncias e da escolha inteligente dos métodos de trabalho. – Essas irreflexões, esses estouvamentos, essa parcial desadaptação de certas obras ao respectivo meio, têm roubado e prejudicado mais a causa da Igreja do que a ofensiva soez de muito inimigo. – A este respeito, há países que têm uma experiência trágica a registrar. Olhemos, por exemplo, para a França. O que tem feito pela Cristandade os católicos daquele glorioso país! Entretanto, quanto e quanto poderiam eles ter feito se dissensões intestinas lamentáveis ao último ponto não tivessem prejudicado sua união? – A verdadeira união só existe na Verdade. Unir os espíritos é uni-los na Verdade. Porque uni-los no erro é fazer obra de cego que conduz outros cegos ao abismo. Enquanto a unidade doutrinária não se traduzir em uma unidade no modo de considerar os fatos e os resolver, ela será incompleta.
3 de dezembro – 7 Dias em Revista / Desenvolve-se um grande esforço em prol da implantação do divórcio no Brasil: introduzida na família a insuportável desordem do amor livre, que o divórcio necessariamente traz consigo, estará desorganizada toda a sociedade. E viria acarretar os mais graves inconvenientes para a vida moral e religiosa do povo. – Fazemos inteira e irrestritamente nosso o protesto do “Osservatore Romano” contra a invasão da Finlândia pelos soviéticos: quantos católicos estão realmente “sentindo” o Corpo Místico de Cristo vibrar de indignação dentro deles? Quantos serão capazes de dizer que sentem o mal feito à Polônia ou à Finlândia, como se fora feito contra os próprios católicos brasileiros?
3 de dezembro – Comentando… Suicídio de menores / Suicídios ocorridos em São Paulo nos oito primeiros meses de 1939: 407 tentativas praticadas por 165 indivíduos do sexo masculino e 242 do sexo feminino; 301 eram maiores de 18 anos e 106 menores. – A escola leiga, o mau livro, o mau cinema, o jornal escandaloso e outros elementos empregados pelos inimigos da Igreja na dissolução dos costumes, podem tomar em seu acervo esse triste gesto de todos esses infelizes.
10 de dezembro – Grignion de Montfort – II / O “Tratado da Verdadeira Devoção” não é senão a exposição de duas grandes verdades ensinadas pela Igreja, das quais o autor extrai todas as conseqüências necessárias e cuja luz ilumina toda a vida espiritual: a maternidade espiritual de Nossa Senhora em relação ao gênero humano e a mediação universal de Maria Santíssima. – Deus se compraz tanto em Nossa Senhora que um pedido feito por meio dEla é sempre atendido, ainda que não conte senão com o apoio dEla. E se todos os Santos pedissem alguma coisa sem ser por meio dEla nada conseguiriam. Porque, como diz Dante, querer rezar sem Ela é o mesmo que querer voar sem asas…
10 de dezembro – Comentando… Os estertores da S.D.N. (Sociedade das Nações) / A sua agonia é obscura e sem glória, e morrerá certamente como costumam morrer os burgueses vivedores, de uma morte tão sem significação como a sua vida. São como bolhas de sabão que se desfazem, depois de haverem emitido um reflexo luminoso, fugaz e ilusório. Nós, católicos, não nos devemos esquecer jamais de que, quando da fundação daquela sociedade, o Papa reclamara para si um lugar na assembleia que iria reunir todos os povos civilizados. Recusaram-lhe, sob a alegação de que o soberano espiritual de centenas de milhões de católicos não governava uma nação soberana, como se todas as nações cultas da Cristandade não fossem filhas da Igreja. Neste mesmo instante, a S.D.N. lavrou sua sentença de morte estúpida e ridícula, que a ameaça neste momento.
17 de dezembro – Pro Maria Fiant Maxima / Anúncio, em primeira mão, do projeto da construção de um imponente santuário em Aparecida. Aos dignitários da Igreja, que têm diante de si os séculos, não pode atormentar a febre das inaugurações imediatas. Os maiores monumentos religiosos do mundo inteiro foram obra de gerações e gerações consecutivas. Nenhuma delas plantou para ter o gosto de colher os frutos neste mundo. Os frutos se colhem no Céu, para todos os semeadores da boa semente. O que é essencial é que as obras realizadas na terra não tragam a marca de precariedade e de exiguidade das coisas feitas exclusivamente para os homens, se elas se destinam ao culto de Deus.
17 de dezembro – São Tomé, Apóstolo – São Gregório Magno: “A incredulidade de Tomé foi para nós de vantagem maior que a fé dos demais Apóstolos”
17 de dezembro – Comentando… Casamento e superstição / Perdeu-se a noção de que o casamento é uma vocação social e, por aí, a morte mesma do egoísmo. Quem se casa, de certa forma se aliena de si mesmo e se oferece à coletividade e ao bem da geração futura. Entretanto, quantos se lembram disso? E quantos não teriam o maior dos espantos se soubessem que o casamento é uma coisa essencialmente casta e colocada à sombra da virtude da pureza? Mais do que isso, que o casamento é uma fonte de perfeição espiritual e caminho da salvação eterna? Por aí é que se explica o malogro de muitas uniões conjugais…
24 de dezembro – Comentando… O suicídio do capitão Langsdorff
31 de dezembro – A guerra mais enigmática de nosso século / Daladier declarou que aproveitará o inverno para construir uma nova Maginot atrás da atual… se não houver a ofensiva. O que significa que a França, durante todo o inverno, não tomará a ofensiva… E significa o reconhecimento oficial da vulnerabilidade da Maginot, sem o que não seria necessário construir outra atrás dela – Em 1913, 47,5% da importação russa provinha da Alemanha. Em 1929, sob o governo do grande estadista católico Bruening, a exportação da Alemanha para a Rússia caiu para 22,5%. Subindo Hitler ao poder, registrou-se um aumento para 42,5% – A única réstia de luz ainda é a perspectiva de um triunfo diplomático do Vaticano que restabeleça na Europa aquela paz justa e honrosa que só à sombra da Igreja se poderá converter em realidade. A não prevalecer tal possibilidade, teremos uma paz sem justiça e sem honra, ou um estado de pseudo-guerra. E, acobertado por essa situação, a violência campeando infrene em países inocentes como a Finlândia, enquanto uma modorra inglória anestesia a opinião geral, disposta a dormir tranqüila sob a égide de um guarda-chuva.
31 de dezembro – Madre Francisca de Jesus, uma grande mística brasileira / O Catolicismo é essencialmente místico. Não se confunda, porém, o misticismo da Igreja com certos fenômenos extraordinários, tais como visões, êxtases, revelações, que, às vezes, acompanham a vida religiosa. A misticidade consiste nas relações íntimas do fiel com Deus, provenientes da generosidade com que nos oferecemos integralmente, e da misericórdia com que Ele se digna operar em nós purificando-nos e santificando-nos. Esta purificação, produzida diretamente por Deus, caracterizada pelo sofrimento, é a realização em nós da Paixão de Cristo. É verdade que nem todos são chamados para os sofrimentos extraordinários, que caracterizaram a vida dos grandes Santos; mas é certo que todos têm de morrer a si mesmos, ao seu egoísmo, às suas paixões, ao seu “eu”, a tudo enfim que represente uma auto-afirmação do homem em face de Deus. O misticismo católico, ao contrário do que muita gente pensa, é o antídoto específico da sentimentalidade religiosa, a moeda falsa da religião.
31 de dezembro – Comentando… Pio XII e Mussolini / Cinco condições de paz, propostas em alocução do Santo Padre. Em alguns de seus trechos, ela se destaca por uma veemência que deixará pasmos os católicos “de água doce”, para os quais fazer apostolado consiste em sorrir indistintamente e de modo perfeitamente estúpido, para o bem e para o mal.
1940
7 de janeiro – Comentando… Confusionismo / Alguém poderia achar que assim como os inimigos da Igreja usam da técnica despistatória para as suas conquistas, nós também deveríamos lançar mão dela, em proveito da boa causa. Ora, isto seria colocar a Igreja em mesmo pé de igualdade com as heresias. A verdade é uma só, os erros são múltiplos e convergentes. Quem propaga o erro não faz senão demolir, por qualquer forma, a verdade; quem, pelo contrário, procura disseminar a verdade, trabalha no sentido da afirmação. A nossa linguagem deve ser “sim-sim, não-não”, porque os meios termos, a penumbra, a confusão, vêm do demônio e só nos podem ser prejudiciais.
14 de janeiro – Comentando… A prata da casa
14 de janeiro – Comentando… Equívoco? / O Almanaque do “Eu Sei Tudo” para 1940 inseriu artigo onde se afirmou que o Catolicismo está em plena evolução, caminhando a largos passos para uma grande obra de sincretismo religioso, em que seriam abarcadas todas as religiões do universo. Desta forma, a religião deixaria de ser um divisor mas, pelo contrário, um elo de fraternidade para todo o gênero humano. – Alerta e refutação de um ecumenismo desenfreado.
21 de janeiro – Uma oportuníssima Pastoral / Dom Francisco de Aquino Corrêa, Arcebispo de Cuiabá, celebrou seu Jubileu Episcopal com a publicação de uma Carta Pastoral referente à imprensa católica, que constitui, quiçá, documento único sobre o assunto na literatura eclesiástica nacional. – A Verdade é o centro da missão do jornalismo. Mas esta missão de difundir a Verdade não pode ser feita sem discernimento. Não basta dizer a Verdade. É preciso saber quais as verdades que com maior freqüência devemos afirmar e demonstrar, e quais as verdades que devemos calar (como as que propagam o sensacionalismo).
28 de janeiro – Pacifismo / Desde que o nosso amor a determinada virtude não seja motivado por razões muito verdadeiras e muito puras, facilmente degenera em paixão e, com isto, se transforma em defeito. Exemplo: a perfeição do patriotismo forma heróis; sua deformação dá origem a bandidos. Exatamente o mesmo se pode dizer da bondade. – A Igreja aprecia muitissimo a vida humana e ninguém mais do que Ela lamenta as guerras e se esforça por evitá-las. Mas está muito longe de entender que, por isso, a guerra é a maior das catástrofes. A Igreja compreende bem que há coisas de valor muito maior do que a vida terrena. Se a expiação dos pecados do homem teve por preço a vida do Homem-Deus, como não se admitir por aí a gravidade de um pecado?
28 de janeiro – Comentando… A mística do poder
28 de janeiro – Comentando… “Ur Faust” / Representação, pelos seminaristas do Verbo Divino em Santo Amaro (no Estado de São Paulo), do velho auto medieval, anônimo, de onde Goethe tirou sua inspiração para o seu “Fausto”. Diferenças entre o primitivo e o que foi feito por aquele poeta.
4 de fevereiro – Comentando… Católico? / Antigamente, quando alguém queria combater a Igreja, ia dizendo logo que era livre-pensador, filho das luzes do século, amante do progresso e da civilização e depois despejava todo o anticlericalismo em que se afogava. Hoje já não é assim. Vem o sujeito de mansinho e murmura docemente: “Eu sou católico. Mas…” E, após o “mas”, vem uma série de heresias cabeludas que o tal julga com direito de dizer porque afirmou ser católico…
4 de fevereiro – Santa Ágata (ou Águeda), grande heroína da Igreja primitiva
4 de fevereiro – Hitler “meditando…”
11 de fevereiro – Comentando… Pan-americanismo / Nunca se poderão apagar os caracteres próprios que as nações americanas herdaram de suas mães pátrias respectivas e que são o melhor de seu patrimônio nacional. – O Catolicismo foi a matriz que modelou as velhas nações de que proviemos.
18 de fevereiro – Um livro indispensável / Santo de Ligório: como são felizes aqueles que tiveram a ventura de colaborar, de qualquer maneira, para a maior glória de Maria Santíssima! É este mesmo sentimento que deve animar quem teve a feliz idéia de traduzir o belíssimo livro “Ma Mère”, do ilustre redentorista Pe. Schryvers, teólogo polonês de nomeada universal. O grande mérito dessa obra: completa, por assim dizer, o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” de São Luís Maria Grignion de Montfort. – Mostremos com santa ufania as cruzes, os espinhos, as lutas que se encontram no caminho do verdadeiro católico. Tal atitude não afugentará os neófitos, se lhe soubermos mostrar esse caminho refulgente de glória pelo esplendor do sol das almas que é o Coração de Jesus e suavizado a cada passo pelo sorriso maternal de Maria.
18 de fevereiro – Comentando… E a crise continua… / Lamentável a desorganização das sociedades rurais, conforme dados relativos a 1939 publicados pelo “Diário Oficial”, o que vai demolindo inapreciáveis conquistas no campo de uma edificação social robusta e viva. A consequência é o predomínio cada vez mais acentuado de um tipo de civilização industrial, com eixo nas cidades e de cunho nitidamente cosmopolita. O industrialismo moderno, com os seus métodos de trabalho e, principalmente, com a sua mentalidade, é quase que uma preparação ao socialismo e ao totalitarismo, quando desenvolvido em massa, sem o contrapeso de formações sociais mais delicadas e orgânicas.
25 de fevereiro – Fatos que gritam / O “Figaro” divulgou recentemente algumas informações extraídas do relatório do Episcopado polonês em 1939 sobre a situação em que se encontra a Igreja nas províncias daquele país submetidas à dominação nazista. Diversos exemplos das clamorosas atrocidades cometidas pelos ocupantes hitleritas. Elas são perfeitamente típicas de movimentos comunistas e retratam fielmente o que se passou na Rússia, no México e na Espanha. Será possível que nem mesmo em presença da identidade de frutos venham certos espíritos reconhecer a identidade da árvore? O “Legionário” há vários anos vem insistindo sobre a identidade do espírito existente entre o nazismo e o comunismo. Há cegos que não querem reconhecer esta dolorosa situação.
25 de fevereiro – Esporte e comunismo / A educação física, bem compreendida, nunca foi proibida pela Igreja, e como tal sempre foi praticada. – Revista francesa comunista: “O culto da nudez na criança e na mulher é essencial para o nosso fim, a liturgia possível desse culto é o atletismo. No dia em que tivermos obtido a desenvoltura completa da mulher, arrancando-a à influência e ensinamentos da Igreja, fazendo-a entrar no culto da força pela beleza plástica, teremos ganho a batalha”.
25 de fevereiro – 7 Dias em Revista / Qual a posição correta que deve assumir a opinião pública autenticamente católica face ao recrudescimento do movimento separatista irlandês? Já Leão XIII condenou a violência pela qual muitos irlandeses, aliás por motivos políticos, procuravam empregar recursos do gênero dos atuais para sacudir o jugo inglês. – Protesto do “Osservatore Romano” contra um Congresso de Mística Fascista. – Eleições em distrito da Inglaterra: os comunistas denunciam fortemente os fascistas, mas pedem ao mesmo tempo a paz; e os fascistas pedem a paz… mas não atacam os comunistas.
25 de fevereiro – Comentando… A Basílica de Aparecida / É necessário que os brasileiros aprendamos a fazer obras definitivas, não olhando para o âmbito estreito de uma só geração. Já é tempo de realizarmos alguma coisa que fique, alguma coisa colocada “sub species aeternitatis”, que sirva ao seu objetivo enquanto o mundo for mundo e não precise de ser substituída. – Características da falsa piedade sentimentalista e da piedade autêntica. Passemos das palavras ao fatos. A vivacidade da Fé se mede pelas obras. Já se tornou um adágio a avareza de nossos ricaços. Mas sempre se tem a obrigação de esperar um milagre…
3 de março – O 60º. aniversário de Stalin e o telegrama que Hitler lhe enviou, apresentando votos de felicidade
3 de março – Milagres eucarísticos / “Nos tempos atribulados que correm, recolher e publicar esses milagres da Eucaristia é tanger um sino de prata, que faça vibrar de alegria os fiéis reunidos no seio da Igreja e que aos outros, onde quer que estejam, na inquietação, na dúvida ou no perigo, faça ouvir a voz de Deus, para que saibam todos que o Senhor passa e vê os seus sofrimentos, e que um raio de luz os ilumina!”
10 de março – Meditação na festa de São Tomás / A nota característica e constante de sua vida foi uma submissão tal à doutrina católica que, ainda mesmo que a Igreja viesse a definir ulteriormente, em sentido contrário ao de São Tomás, alguma verdade, ele se tornaria imediatamente o paladino mais humilde, mais amoroso e mais caloroso do pensamento que impugnara, e o adversário mais irredutível do erro que houvesse ensinado como verdade – Se há uma virtude que devemos admirar em São Tomás, que devemos procurar imitar e cuja obtenção devemos ardentemente pedir a Deus por intermédio do grande Doutor, esta virtude é a do senso católico.
10 de março – Comentando… A questão do ensino primário / A educação é negócio eminentemente doméstico, pois que pertence à finalidade própria da família. Se o Estado usurpasse para si esta função, a família simplesmente já não teria razão de ser como instituição. – O homem é dotado de alma imortal, e, conforme a finalidade para que foi criado, deverá ressuscitar no último dia para gozar eternamente da Glória de Deus. Diante desta eternidade futura, a nossa vida na Terra é uma parte mínima, microscópica, de nossa existência, mas é uma parte de uma importância absoluta, porque daí depende todo aquele futuro sem fim.
17 de março – “Ut omnes unum sint” / Quanto mais complexa e extensa é uma tarefa, tanto mais ela exige um programa orgânico planejado com espírito de Fé e com inteligência, executado com método e firmeza. O conhecimento mais elementar dos Santos Evangelhos mostra o ardor extremo com que Nosso Senhor pedia para a Igreja – e recomendava aos fiéis – a união. Pode-se, mesmo, afirmar que poucas preces brotaram dos lábios divinos com ardor igual. – Que a intensidade dos trabalhos não faça minguar mas, pelo contrário, crescer em mim a intensidade da vida interior, que minha piedade se torne mais ardente e minha vida de oração mais autêntica, eis a primeira de minhas preocupações. Se neste terreno não houver progresso, terei implicitamente traído a confiança de meu Pastor, tornando sem frutos reais e sem mérito diante de Deus meu apostolado. – A união entre católicos é a justaposição tranquila de elementos heterogêneos, a coordenação pacífica de pessoas unidas pela comunhão de ideias, pela comunhão da vida, pela identidade da ação. Quantos e quantos católicos são filhos da luz, são filhos da Igreja e não conhecem a Igreja, são soldados de Cristo pelo Batismo e pela Confirmação e, entretanto, estão afastados das lides do bom combate. A eles também – com imenso afeto – se estende nosso desejo de união. Sejamos um na oração, um na vida interior, um no modo de pensar, de sentir e de viver, e necessariamente seremos um na hora do combate. Esse grande exército, assim unido, poderá infundir terror no adversário e – o que é muito mais importante – atrair sobre si a abundância das bênçãos de Deus.
17 de março – Comentando… Ainda os mórmons
24 de março – União / O problema da união dos católicos não é uma mera questão sentimental e precisa ser encarado com realismo e espírito prático. – O problema da união se reveste de aspectos diversos, conforme cada ambiente: entre os católicos militantes ele é um; entre os que são simplesmente praticantes, ele é outro; e, finalmente, no que se refere à união dos não católicos à Igreja, os termos da questão variam mais uma vez. – A verdadeira união dos católicos só existe quando estão todos unidos à Igreja: pensar como a Igreja pensa, viver da vida sobrenatural da Igreja e agir sempre e por toda a parte como a Igreja manda. – Um homem vale pelo que valem suas convicções e pela firmeza de sua vontade. Se quisermos realizar um programa de união, deve ele consistir em coordenar fortemente os espíritos em torno das mesmas verdades e de educar vigorosamente as vontades na prática das mesmas virtudes. – Uma verdadeira união dos católicos só pode ser obtida se tivermos em vista que na Igreja “há muitas moradas”. – Aos católicos não basta uma unidade de formação. É necessário que dela decorra uma séria unidade de ação. Sendo inúmeros os problemas a resolver, cada qual se consagra inteiramente à sua esfera de atividade, nela se especializa, e com isto perde frequentemente a visão de conjunto dos fatos. E, com isto, cada qual supõe que sua obra é a mais importante de todas e considera uma sonegação injusta o sacrifício que se lhe pede. Outras vezes, trata-se de restabelecer uma grande obra de conjunto. As pessoas responsáveis pela direção da obra tomam uma certa orientação, e as críticas pululam por todos os lados. Por que? É que tendo cada qual começado a se preocupar com aquele problema geral apenas naquele momento, evidentemente as incompreensões são inúmeras.
24 de março – 7 Dias em Revista / Nazismo e fascismo: solidariedade plena e cordial. – Recente encontro Hitler-Mussolini: perdem terreno as esperanças dos que supunham que a aproximação soviético-nazista viesse enfraquecer a aliança nazista-fascista e o caráter doutrinário da aliança entre aquelas potências se acentua cada vez mais. E fica demonstrado que ao fascismo não repugna a aliança nazista. – Se o “Legionário” faz censuras ao fascismo não admite, entretanto, que ninguém lhe diga que é inimigo da Itália pela qual nutre a maior simpatia. Nesta mesma ordem de idéias, esta folha está muito longe de identificar o Governo francês com a França. Grande amigo da França, conserva ele toda a liberdade de apreciação quanto ao Governo daquele país.
24 de março – Comentando… Um livro oportuno / “Ação Católica – Surtos Apologéticos”, de autoria de Monsenhor Luiz Gonzaga de Moura. A Ação Católica, diz ele, é um sacerdócio leigo.
31 de março – 7 Dias em Revista / Confiscado pelas autoridades nazistas o magnífico convento dos Redentoristas, na Westphalia, “Heilandsfrieden”. – Falecimento do grande Branly, um dos maiores sábios franceses de nosso tempo, figura modelar de cientista inteligente, culto e despretensioso, que consagrou toda a sua vida a suas atividades intelectuai.s – Reabertos os cursos na Universidade de São Paulo, começam a se reproduzir as cenas clássicas do trote, que continua ele a apresentar aspectos censuráveis, que não podem deixar indiferentes a opinião católica. É preciso acentuar que o trote atenta contra a dignidade do calouro.
31 de março – Comentando… Proíba-se o espiritismo
7 de abril – Ainda a união / Já me referi, em artigo anterior, à solidariedade sobrenatural inquebrantável que deve reinar em todos os católicos filiados a organizações religiosas. O artigo de hoje se destina não a esta porção de escol, já arregimentada no exército de Cristo-Rei, mas à massa geral dos fiéis. – Exageros, atitudes unilaterais, generalizações perigosas, em suma atitudes desequilibradas face ao apostolado junto à grande massa dos fiéis católicos. Os pessimistas rugem tragicamente contra a tepidez crônica que caracteriza inegavelmente certas pessoas entretanto muito vistosas na prática exterior do culto. Os otimistas são de uma ingenuidade de causar pena, acreditando inteiramente no que não passa de meras exterioridades. – Dom Chautard aponta o único caminho real: quando o apóstolo tem verdadeira vida interior e Nosso Senhor se faz por assim dizer tangível através daquela alma sobrenaturalizada, tanto as palavras ardentes de uma condenação fulminante quanto as palavras amorosas de compaixão podem surtir efeito. O essencial é que Nosso Senhor viva realmente dentro de quem faz apostolado. Ele saberá inspirar acertadamente seu servidor.
7 de abril – Comentando… Uniões ilícitas? / Em matéria de casamento, a única realidade verdadeira é o sacramento da Igreja, que, muito longe de ser um símbolo, corresponde a um fato positivo e palpitante, fruto da atividade do Espírito Santo na substância mesma das pessoas que se casaram. Tudo o mais, inclusive os assentamentos paroquiais, nada mais são do que regulamentações úteis.
14 de abril – Comentando… Propaganda espírita
14 de abril – 7 Dias em Revista / Júbilo nos arraiais fascistas pela conquista nazista da Dinamarca e parte da Noruega. Teríamos o direito de esperar que a Espanha, recentemente libertada das garras do comunismo, protestasse energicamente contra essa nova expansão do eixo totalitário Berlim-Moscou no Báltico e Mar do Norte. Esta atitude seria imposta pela mais elementar coerência com os princípios que constituíram a medula da revolução nacionalista. Não nos consta que tenha sido esta a atitude da imprensa espanhola, toda ela oficiosa.
21 de abril – Falsificação / Em geral, pensa-se que se o III Reich é mal visto pela Santa Sé, deve-o exclusivamente ao cerceamento sistemático da liberdade da Igreja, ao fechamento da fina flor das associações católicas, etc. Evidentemente tudo isto é grave. Mas a luta entre a Igreja e o nazismo se prende a causas que transcendem de muito a importância destes criminosos atos de perseguição. Se a oposição entre o catolicismo e o hitlerismo consistisse apenas em uma legislação anti-religiosa promulgada por este, estaria sempre aberta a porta para uma esperança de reconciliação. Porque no momento em que as circunstâncias fizessem amainar esta política, teriam desaparecido todos os motivos de conflito. A política anti-religiosa do III Reich é um carácter essencial deste, o sentido profundo e a própria razão de ser do nazismo. O hitlerismo é antes de tudo uma filosofia, que pretendia elaborar uma nova civilização, uma expressão disfarçada de um conteúdo ideológico tipicamente comunista. O “Legionário” sustentou que a ideologia nazista é esotérica, isto é, se apresenta uma para os efeitos de propaganda e outra para o consumo interno de seus membros mais qualificados. Entre o Catolicismo e o nazismo, o conflito se manifesta inexorável, fatal, inevitável, inclemente, de vida e de morte em um terreno fundamental: na concepção corporativa.
21 de abril – Comentando… Os novos estatutos da Confederação Católica
28 de abril – Comentando… A propaganda antireligiosa do Nazismo / O LEGIONÁRIO, em tudo que não diz respeito, direta ou indiretamente, à Santa Igreja Católica, conserva a mais estrita neutralidade. Por isso mesmo, nenhuma importância daríamos a um tal folheto de propaganda nazista distribuído em São Paulo, em que se procura justificar a invasão da Polônia, não fosse uma apreciação evidentemente inverídica sobre o heroico clero polonês.
5 de maio – Corporativismo / Criando o homem, quis Deus criá-lo de tal modo que qualquer sociedade humana, literária, científica, esportiva, recreativa ou de qualquer outra natureza não possa existir sem uma autoridade que a oriente. Principalmente depois do pecado original, tal necessidade se mostrou ainda mais inelutável. Se bem que todos os homens possam ter em vista um mesmo fim, suas opiniões variarão necessariamente sobre os modos de o atingir. Para ordenar os esforços comuns na consecução do fim social é que cada sociedade humana possui uma autoridade. Não haveria quem unificasse os esforços divergentes em torno de um programa comum. E, fixado tal programa, os esforços precisariam ter seus representantes. Constituída para a tutela de direitos, a autoridade só deve exigir sacrifícios na medida em que eles forem imprescindíveis. Sempre que a autoridade exorbita deste limite, que deve ser estritissimamente respeitado, ela se volta contra seu próprio fim.
5 de maio – 7 Dias em Revista / Nossas considerações anteriores sobre “Quisling, Mosley & Cia.” tiveram imprevista e sensacional confirmação com as declarações do Eng.º Mussert, Führer do Partido Nazista holandês, segundo as quais, caso a Alemanha invadisse a pequena e simpática monarquia da Rainha Guilhermina, os holandeses filiados àquela agremiação cruzariam os braços – Dados valiosos relativos à invasão da Noruega – Na Itália, furiosa campanha contra o benemérito “Osservatore Romano” por ter este censurado a nomeação de um alto comissário alemão em Oslo. Os jornais oficiosos ou oficiais na Península pedem que o “Osservatore” não seja lido na Itália. Farinacci chegou a dizer que, se quiser circular no país, deverá o órgão do Vaticano ocupar-se exclusivamente de assuntos de Teologia, Moral e Hagiografia: afirmação do “liberalismo” mais rançoso. Se o fascismo fosse realmente católico, como às vezes ele se diz ser, deveria agradecer à Santa Sé ter denunciado este lobo do filósofo fascista Oriani, cujas doutrinas o Partido deveria ser o primeiro a renegar.
5 de maio – Comentando… Uma vitória / É na Universidade que se preparam as classes que, para o futuro, dirigirão o país. Muito já foi realizado, desde os tempos da velha A.U.C., que foi a precursora da atual Juventude Universitária Católica. Basta citar, por exemplo, as Páscoas de Universitários, que com tanto êxito se vêm realizando.
12 de maio – Bélgica, Holanda e Luxemburgo / A invasão destes três países não poderia passar sem um protesto vigoroso da consciência católica. A ausência absoluta de qualquer circunstância que pudesse servir de pretexto para tal ato, deu à agressão um caráter despudorado e brutal que tem de encontrar, necessariamente, uma repercussão dolorosa em todas as consciências nas quais ainda brilhe algum vago lampejo de Fé. Basta ser homem, ter inteligência e coração, para repudiar com energia o gesto audacioso do governo hitlerista.
12 de maio – Comentando… Preconceito estúpido / Como foi que esta idiotice sem nome de considerar o vício sempre sincero e a virtude inevitavelmente hipócrita conseguiu dominar tantas cabeças? Dizem que o mal existe, decorre de nossa natureza e por isso não se deve ocultá-lo. Mas será que tudo o que existe deve ser exibido? A sujeira, por exemplo, existe, decorre de nossa natureza. Por causa disso, entretanto, deveremos colocar a lata de lixo na sala de visitas? O banho, por acaso, será uma hipocrisia, uma convenção social? Ora, a higiene está para o corpo como a moral para o espírito. O que há no fundo daquele sofisma: o vício é a realidade, a virtude uma quimera. Portanto, já não haverá contaminação a evitar e bom gosto a resguardar. A virtude será sempre uma aparência hipócrita e a lealdade ordenaria a ostentação de toda a corrupção. Mas foi esse desregramento de espírito que conduziu à horrível catástrofe que hoje abala o mundo moderno pelos alicerces.
12 de maio – 7 Dias em Revista / Confirmada como catastrófica a linha política seguida por Chamberlain. Se a opinião inglesa se conteve durante certo tempo, fazia-o por prudência não, porém, sem perceber os fracassos sucessivos que sua imprevidência incorrigível impunha à Grã-Bretanha. – O camarada Maurice Thorez, talvez o mais influente e famoso dos comunistas franceses, se encontra atualmente na Alemanha, sob a proteção do Reich, estando incumbido de organizar uma campanha, dentro da França, nociva aos interesses desta. – Continuam os esforços verdadeiramente heróicos de Pio XII no sentido de preservar a paz. Na Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, o Santo Padre celebrou em louvor de Santa Catarina de Siena e São Francisco de Assis, Padroeiros da Itália. Por essa ocasião, manifestou seu ardente desejo de que ela não entre na guerra.
19 de maio – Comentando… Feminismo grosseiro / É com pesar que assinalamos aos nossos leitores a realização de uma partida de futebol entre mulheres. (…) Seria melhor que realizassem, por exemplo, uma tourada, no Estádio do Pacaembu. O que atrapalha é que talvez a “torcida” desmaiasse à vista do sangue dos pobres touros…
26 de maio – Comentando… Lana caprina / O beijo é uma expressão de afeto cujo significado varia de lugar para lugar, o mesmo acontecendo em relação ao seu uso mais ou menos generalizado. Entre nós, porém, consideradas as circunstâncias de fato existentes em nosso país, um homem só pode beijar moralmente quatro classes de mulheres: esposa, filha, irmã e a própria mãe. E, mesmo neste caso, só é feito em público quando não possam dar margem a mal-entendidos e de tal maneira que ninguém possa julgar nada menos airoso.
2 de junho – Conversa entre um católico, um “quinta coluna” e um bobo / O destino de um país não se resolve de modo inteiramente estúpido e arbitrário, por uma “sorte” supersticiosa que não existe. Acima dos homens está a Providência. E a História mostra que Deus já tem – mais de uma vez – ajudado as nações mal defendidas que empenham em sua defesa todos os seus recursos e depositam nEle toda a sua confiança. Davi enfrentou o gigante Golias armado apenas de uma pedra. Deus, depois disto, não deixou de ser Deus. Eterno, imutável, Ele ainda tem para com os homens a mesma misericórdia. Mais ainda. Na vigência do Novo Testamento, ao contrário do que acontecia no Antigo, está inteiramente franqueado para os homens o manancial da graça. Por que não teremos confiança ainda maior do que a de Davi?
2 de junho – Comentando… Isenção de impostos / Costume assaz aconselhável dos Governos isentarem do pagamento de impostos certas atividades privadas que redundam em apreciável benefício para a coletividade. Entretanto, não é só caridade para com o corpo que deve ser protegida, mas a caridade muito superior que se dirige para a alma do homem. – Quando a mística do esporte é o antecessor lógico da mística da força bruta e da violência, e a pessoa humana degradada se torna a célula natural de um estado totalitário de direita ou de esquerda…
9 de junho – Uma atitude equilibrada / O “Legionário” jamais manifestou o menor desejo de que os Aliados perdessem a guerra. E se algum cego quisesse disso certificar-se bastaria um ligeiro estágio em nosso arquivo. O “Legionário” fez aos governos francês e inglês as mais graves e pesadas censuras. Com longa antecedência, denunciou ele os erros diplomáticos que desde a capitulação da Áustria até nossos dias, passando por Munique, fizeram da diplomacia aliada a maior fábrica de catástrofes de que haja memória: imediatismo, confiança cega, ausência absoluta de uniformidade de conduta. Resultado: a realidade é esta que temos hoje diante dos olhos. – O povo francês, tanto quanto o povo inglês, não têm a menor culpa pelos inomináveis erros dos que estavam à sua testa. – O “Legionário” é ardentemente anti-nazista. Entretanto ele se recusa obstinadamente a ser germanófobo. Hitler é o inimigo n.º 1 da Alemanha, porque o adversário mais pernicioso de um povo não é quem lhe ataca as fronteiras, mas quem lhe rouba a Fé.
9 de junho – Comentando… Propaganda comunista / Este, se não é calouro, pouco lhe falta. Atira-nos logo de chofre um trabuco pesado que tem o nome expressivo de “A mãe solteira”. A tese é simples e rebarbativa: o casamento é uma comédia e a maternidade só é verdadeiramente digna fora do matrimônio. Mas, apesar disso, não deixa de ser saborosa a ingenuidade adolescente do autor a espichar por linhas a fio a sua traquitana complicada, com a imperturbável segurança de quem vai fazer um figurão. Ora, evidentemente, ele desenvolveu uma ideia toda ela comunista, numa linguagem que lembra o tempo ominoso da A.N.L.
16 de junho – Rumos futuros / Paris caiu. O apelo de Reynaud aos Estados Unidos teve como resposta de que os americanos não podem fazer mais do que já estão fazendo – Franco declarou a não-beligerância da Espanha em favor da Itália fascista e implicitamente da Alemanha nazista – Em “Mein Kampf”, Hitler afirma que seu real inimigo é a França.
16 de junho – Fim da “Courtoisie”? / Tudo quanto houve de bom em costumes, instituições e cultura, veio da Igreja do Ocidente através da França, de tal forma que o seráfico São Francisco de Assis quis chamar-se Francisco pelo amor que lhe devotava. Foi ainda pela França que as boas maneiras e a cortesia, esta intelectualização profunda do que há de animal na vida coletiva, ganharam o Ocidente. Se a Igreja deu ao mundo a doutrina Católica, a França – sob a égide da mesma Igreja – amalgamou esta doutrina à vida social e deu ao mundo a civilização Católica. E isso de tal modo que Gabriele d’Annunzio pôde dizer sem exagero que se a França desaparecesse, o mundo ficaria em trevas.
23 de junho – A atitude de Pétain / A franqueza é um direito e um dever dos que são imparciais. E ninguém pode ser mais imparcial do que a Igreja que, sem odiar a povo nenhum, a todos eles envolve em seu amor maternal. A franqueza é, pois, uma das notas características do jornalista católico. – O mundo assistiu a este espetáculo desconcertante: um “homem de Verdun”, um marechal francês, um herói de 1918 se arvorou em paladino da “política de Munich”, e prepara um acordo com a Alemanha, fazendo a França atônita e desarticulada duvidar, pela primeira vez, de seu futuro… E em que condições foi este acordo pedido, publicado, esperado e articulado! Dificilmente seria possível imaginar uma mais esmagadora série de erros!
23 de junho – A sovietização do Báltico se consuma. Em dias não muito remotos, veremos a Rússia invadir a Finlândia e a Suécia. Será o reino do comunismo em todo o Mar Báltico, que passará assim a ser um “mare nostrum” da impiedade – O “Legionário” jamais consentirá em identificar o povo russo ou o alemão com os governos que dirigem aqueles dois gloriosos e infelizes povos. O feitor não pode ser tido como representante da vítima – E’ possível que ainda se assista a alguma guerra de opereta entre a Rússia e a Alemanha, que jamais representará um dissídio entre o nazismo e o comunismo. Simplesmente um se deixará tragar pelo outro – Exemplo da soliedariedade soviético-nazista: o III Reich aprisionou na fortaleza de Konissberg o Presidente da Lituânia, que atravessou a fronteira teuta para fugir dos russos…
23 de junho – Comentando… King Quisling? / Quisling foi o traidor norueguês que entregou seu país nas mãos dos nazistas. Daí por diante, este nome próprio se transformou em sinônimo de traidor. Parece que há um novo “King Quisling” em perspectiva. Lembram-se do ex-Eduardo VIII, atualmente Duque de Windsor? A crônica deste homem é longa e escandalosa.
30 de junho – Comentando… Um certo Mr. Mott…
7 de julho – “O Salutaris Hostia” / O costume de cantar este hino durante a Santa Missa é de origem francesa e relembra um momento maravilhoso da história de França. E hoje a falta de espírito católico não pôde impedir que as forças do neopaganismo invadissem a terra primogênita da Igreja.
7 de julho – Confiança em Santa Joana D’Arc / O Papa Bento XV, ao canonizar a donzela d’Orleans, colocou automaticamente os franceses sob sua proteção e Sua Santidade Pio XI fez dela a segunda protetora da França.
14 de julho – A nazificação da França / Nazificação significa paganização e a nazificação da França será, pois, a paganização da primogênita da Igreja. Nazificação significa proletarização e a nazificação da França significa, pois, a proletarização do país em que as belas maneiras, a distinção, atingiram a expressão mais alta e mais genuína. É a pátria do minueto que se pretende dora em diante fazer marchar com o “passo de ganso”. É a literatura francesa, fina, leve, cristalina, nobre, que se pretende aviltar com a introdução do calor nazista, pesado, insolente, gotejando barbárie. Não há um só espírito bem formado que não considere esse empreendimento uma abominação. E é esta abominação que se pretende perpetrar! Mas dia virá em que Deus levantará sobre os adversários de sua Igreja na França e na Alemanha o peso de seu braço vingador. Nesse dia, uma era nova raiará sobre o mundo, finalmente apaziguado no aprisco de um só Pastor.
14 de julho – Comentando… Nazismo e cavalheirismo / Rosenberg, o doutrinador do nazismo, figura de inegável importância e prestígio do III Reich, declarou que assim como a Revolução Francesa havia acabado com o cavalheiro, a revolução hitlerista haveria de acabar com a estirpe dos “gentlemen”. Ora, esta declaração é altamente esclarecedora. Por aí, o nazismo reconhece oficialmente uma filiação pouco recomendável. O cavalheiro e o “gentleman” são radicais conquistas do espírito sobre a matéria e representam uma intelectualização profunda da animalidade humana, tal como só se poderia conseguir com o auxílio sobrenatural da graça. São como que reconstituições da natureza humana anterior ao pecado original, tanto quanto é possível reconstituí-la em seus dotes puramente naturais, após a Redenção.
14 de julho – 7 Dias em Revista / A invasão da Romênia se verificou sem que um único protesto se levantasse por parte dos governos que se dizem anticomunistas. Em todos os países totalitários, a bolchevização dos Balcãs teve início em um atmosfera de aquiescência polida e simpática – Concluídas com êxito as negociações comerciais teuto-russas, reafirmando o pacto Ribbentrop-Molotof – Governo nazista exige que todos os países neutros tratem diretamente com o Reich dos assuntos relativos à Noruega – Pétain entregou sem titubear aos nazistas os voluntários alemães, italianos, austríacos que se apresentaram para lutar pela independência do jugo de Hitler.
21 de julho – Comentando… Vocações sacerdotais / A Igreja é Católica, isto é, universal e a prevalecer o critério, que infelizmente está em moda, o Japão estaria em seu direito, quando liquidou a incipiente obra de São Francisco Xavier. Da mesma forma os bárbaros germânicos que assassinaram São Bonifácio, apenas teriam feito um ato digno de louvor. – O padre não é senão o fruto de uma vocação, e a vocação é algo de muito delicado, que precisa de ser cultivado com muito carinho. O desregramento dos costumes e, o que ainda é pior, o desregramento de costumes infantis, favorecidos pela imprensa, pelo cinema e pelo rádio, que aí veem sinais de precocidade e de esperteza das crianças, é uma espécie de furacão que faz murchar as vocações incipientes.
21 de julho – 7 Dias em Revista / Método para obnubilar a opinião pública utilizado por certos meios de comunicação: as verdades vão sendo gradualmente afirmadas com menos vigor e com extensão menor, até se apagarem inteiramente. E, sem saber porque, a massa da população fica pensando de modo diferente do que pensava há 2 ou 3 meses atrás – O liberalismo moral em certos casos desfibra, na maior parte das vezes fanatiza. Provaram-no exuberantemente as guerras mantidas pela Revolução Francesa com as monarquias europeias. Aliás, tudo se pode dizer de um Robespierre, de um Danton ou de um Stalin, exceto que são desfibrados – Novas informações que aumentam a responsabilidade do comando francês na sua entrega a Hitler – Se a Itália fascista conseguiu vencer a Abissínia, deveu-se ao fornecimento de petróleo feito pela Rússia bolchevista.
28 de julho – Comentando… Cinema nacional / Então não saberemos compreender uma comédia espirituosa e engraçada? Ora, era apenas para fazer graça que os romanos viravam os polegares para baixo e viam o gladiador vencido estrebuchar na arena; se alguém lhes fosse dizer que isto era imoral, eles pasmariam ante semelhante incompreensão da comicidade superiormente espirituosa da cruenta cena. Hoje, para rir, já não se trucidam gladiadores. Não por virtude, mas por medo de ver sangue. Em compensação, envenena-se o corpo social com a glorificação dos piores vícios. Não é por mal. É só para fazer graça…
4 de agosto – Comentando… Impostos / Recordando verdades básicas da Doutrina Católica a respeito do assunto, a fim de se evitar abusos.
11 de agosto – As relações entre a Igreja e o Estado / Não é fácil encontrar-se, na época de geral confusão em que vivemos, pessoas que tenham sobre este assunto ideias nítidas e claras. Muitos exageram certos aspectos da questão, enquanto outros se revelam de uma irremediável miopia para perceber seus contornos gerais. Mas como o problema é de importância fundamental e se encontra no âmago de todas as questões contemporâneas, não é possível para um jornalista católico deixar de o abordar com firmeza e precisão. Por um curioso paradoxo, se é fácil errar neste assunto, não é difícil acertar nele. A causa de todos os erros está no desejo de cada um de considerar a doutrina católica do ponto de vista de suas paixões políticas ou de seu temperamento.
11 de agosto – Comentando… O recenseamento e os católicos / Há um abismo entre um verdadeiro indiferente e um católico não praticante. Um não praticante será um incoerente, nunca um indiferente. A indiferença se caracteriza pelo descuido das verdades da outra vida e o indiferente nem é um ateu ou um cético. É apenas uma pessoa que não cogita do que possa haver além da vida terrena. A atitude do católico não praticante é outra inteiramente. É verdade que suas idéias sobre a vida futura estão adormecidas sob o peso das preocupações presentes; mas existem e bem determinadas.
18 de agosto – Uma obra digna de apoio / Não há grande cidade onde o morticínio dos inocentes assuma proporções sinistras. E se quisermos buscar as causas dos males que hoje afligem a humanidade, não seria difícil encontrá-las ao menos em parte nessa grande matança de inocentes. – Nosso século conheceu um mal mais atroz do que o extermínio das crianças por ordem de Herodes. Não é mais o soldado cruel que invade o lar e arranca ao colo materno a criança inocente e, ferindo-a, fere a Mãe. É o egoísmo germinando no próprio coração materno e levando a Mãe a desejar estancar a própria fonte da vida. A espada foi substituída pela ciência e o soldado pela Mãe, que não elimina apenas a vida, mas evita. Além disto, há outra forma de matar os inocentes: é a insuficiência do salário paterno. Se Deus promete tantos e tais castigos para os que oprimem injustamente as crianças, que recompensas e que indulgências não encontrarão junto a Ele os que as protegem?
18 de agosto – Comentando… Humanização ou animalização (do Direito) / Daqui a pouco os ladrões e similares, reunidos em sindicato, ainda hão de pleitear que, como o desrespeito à propriedade alheia é uma situação de fato, pois que relativamente poucos são os que não a violam quando têm oportunidade, deve a lei reconhecer e regular este fato, humanizando-se também, neste ponto. Estranho paradoxo de nosso tempo! Nunca houve tanto sentimentalismo, nunca se falou tanto em humanização, em compreender as dores e os desfalecimento humanos e nunca houve tanta crueldade, tanta desgraça e tanto sofrimento!
18 de agosto – Preparativos alemães para o ataque à Escandinávia.
25 de agosto – O Caso Bretão / Notícias referentes a um possível desmembramento da França, que implicaria na constituição de um Estado bretão autônomo. – O grave erro cometido pela Revolução Francesa ao impor, às varias regiões de que se compunha o reino francês, uma unidade exagerada, que em lugar de reunir em uma ligação harmoniosa e admirável variedade das muitas províncias francesas, pretendeu abolir as províncias, substituindo-se por mil pequenos departamentos rigidamente subordinados ao governo de Paris. – Houve um tempo em que foi ridículo falar-se na “ressurreição” dos deuses alemães. E, entretanto, eles “ressurgiram”… O mundo contemporâneo, rompendo com a Santa Igreja, chegou a um tal estado de aviltamento moral e intelectual, que se mostra apto a dar crédito a ídolos, tal e qual as populações do interior da África, ou os pobres índios de nosso sertão.
25 de agosto – Comentando… Propaganda nazista / Nada há tão perigoso como os protestos de paz do muito pacífico Hitler. A Áustria, a Polônia, a França e a Inglaterra já foram alvos, também, de calorosos protestos de paz… Os fatos se desenrolaram segundo uma ordem inteiramente contrária aos sentimentos oficialmente patenteados pelos dirigentes do Reich. É verdade que Hitler continua a dizer que não desejava outra coisa que não fosse a paz e que só as circunstâncias forçaram-no à guerra…
1° de setembro – Comentando… A Revolução em marcha / O nazismo é radicalmente igualitário e tem por fonte de seu dinamismo um ódio visceral a tudo o que é elevado, nobre e superior. “Gentleman”: pessoa delicada e de boas maneiras, que representa indubitavelmente uma vitória da racionalidade sobre a animalidade humana. – Percebe-se que por baixo do tumultuar contraditório das hostilidades alguma coisa coerente, que avança segundo uma trajetória bem estabelecida e que aspira dominar, seja qual for o partido que vencer a luta. Esta alguma coisa é semelhante a um rolo compressor, que vai comprimindo as sociedades e as vai transformando em massa homogênea, em que o homem não é mais do que um valor numérico e em que uma só coisa resta de pé: o Estado Totalitário, o ídolo arrogante, sanguinário e abominável de nossos tempos.
8 de setembro – A Custódia do Congresso Eucarístico / As fileiras católicas da Capital e do interior estão mobilizadas, um único propósito anima e orienta todos os pensamentos: o arrebatamento é geral e não há quem não queira contribuir, mesmo com humildes parcelas, para a consecução desse fim que por si só já é empolgante e sumamente edificante! – Transcrição de uma muito bela carta escrita por um dos numerosos doadores.
15 de setembro – Pio XII e a ascese inaciana / O século XIX foi dominado pelo naturalismo e pelo liberalismo moral. E assim como este último gerou um monstro maior que ele, e que o devorou, isto é, o totalitarismo da direita ou da esquerda, assim também o naturalismo gerou uma hidra ainda pior, que são as falsas místicas.
15 de setembro – 7 Dias em Revista / O guarda-chuva de Chamberlain só serve para amedrontar gatos, cães e camundongos. Se só for esta a arma que se brandir contra a quinta-coluna, podemos exclamar “finis Britanniae”. O que nunca poderá significar “finis Ecclesiae” – Bispo de Assis recomenda a leitura do “Legionário” a todos os fiéis – Não damos a menor importância à notícia da prisão de Daladier, Reynaud e Gamelin: é mais um despistamento. A Revolução Francesa decapitou a maior parte dos republicanos que a prepararam. O comunismo eliminou a maior parte de seus artífices. E nem por isto a continuidade histórica da obra dos algozes e das vítimas pode ser negada.
22 de setembro – 3º ato? / A comédia da luta entre o nazismo e o comunismo. Retrospecto histórico para o explicar e assim melhor decifrar a natureza das sombras e dos vultos que nos espreitam ameaçadoramente a cada passo. O panorama da Europa do pós I Guerra mundial: auge do espírito da Revolução Francesa, oriundo de Lutero, desfechando na anarquia, a qual criava clima de instabilidade. Este último acabou por despertar as elites europeias e começou uma reação baseada na Igreja Católica. Dois grandes polos se formavam nas correntes de opinião da Europa. De um lado a Cruz de Cristo e de outro lado a foice e o martelo, sinistro estandarte do demônio, ponto de reunião dos que, sem Deus e sem lei, desejavam repetir contra os homens bons a triste façanha de Cain contra Abel. O panorama do mundo tinha o valor de uma página de apologética. E as conversões se tornaram cada vez mais numerosas. Que esperar do demônio nesta emergência?
22 de setembro – Comentando… Carlos Magno, Napoleão e Pétain / A estranheza que nos invade ao ver reunidos num mesmo tríptico os nomes de Carlos Magno, Napoleão e Pétain, não terá, provavelmente, outra origem que não seja a novidade do último. Além disso, é bem de ver que não passa de um preconceito infundado a ideia de que heróis são apenas os bem-sucedidos. A História tem conhecido não poucos heróis desastrados. Vejamos, por exemplo, aquele Pirro, belicoso rei do Épiro: venceu aos romanos, não há dúvida, mas no esforço pela vitória perdeu o exército e, por fim, teve de empreender a retirada como se houvera sido o derrotado. No entanto, foi herói, e autêntico.
29 de setembro – Terceiro ato (continuação) / Após a I Guerra, o Catolicismo e o comunismo pareciam claramente como os dois pólos de atração do pensamento contemporâneo. Que faria o demônio? Lutar de viseira erguida? Mas a viseira erguida é para ele a máxima ruína, porque ele é todo repelente em seu ser. Turvou então o ambiente, fez-se cruzado contra o próprio comunismo… e acabou arrastando o mundo inteiro às portas da mesma ditadura proletária e atéia que nunca deixou de ser seu ideal. Como se passou isto? O processo de criação das pseudo-direitas. – A admiração pelo chefe ocupa sempre um papel mais importante do que as idéias. O chefe é infalível. É para segui-lo que o partido existe. O incondicionalismo é o fim supremo, a mais alta perfeição, o requinte mais genuíno do espírito do partido. É algo como a santidade da Igreja.
29 de setembro – Comentando… Pombal / Breve descrição de seus crimes inomináveis contra a Civilização tanto em Portugal como no Brasil, sem contar os que cometeu contra a religião.
6 de outubro – Terceiro ato (3) / O grande meio de “bluff” dos partidos da pseudo-direita é o “entusiasmo”. Criam eles uns tantos lemas de sentido vago, de valor literário duvidoso, mas capazes de empolgar as massas. Analisar ou raciocinar é trair. Só uma coisa é legítima: obedecer sem discutir, morrer sem saber porque. – Quem não percebe que o cenário se pode modificar bruscamente, e que amanhã como ontem somos capazes de ver um mundo cada vez mais bolchevizado pelo nazismo, atirar-se contra o comunismo, para o destruir?
13 de outubro – Comentando… Bom senso / 1.ª Conferência Nacional de Defesa contra Sífilis, constituída de médicos reputados em todos os Estados do país, chegou a várias conclusões que vem sendo o ensino tradicional da Igreja a este respeito: o melhor meio de conservar íntegra a saúde da mocidade consiste em guardar castidade até o casamento. Para isto deve ensinar-se aos jovens que a pureza, ao contrário de ser prejudicial, só é benéfica à saúde. Além disso, devem ser combatidos o cinema e as publicações imorais, que pela sua torpe sedução, inculcam a corrupção de costumes. Basta um pouco de bom senso e de bons costumes para se perceber que a verdade está com a referida Conferência. Os que pensam de outro modo, não o fazem por amor da verdade. A razão é muito outra…
20 de outubro – A hora da misericórdia voltará / A propósito da festa de Santa Margarida Maria Alacoque, comentários a respeito de Luís XIV, “uma dessas almas privilegiadas que Deus chama a grandes realizações e que, por isso mesmo, estão na eminência de descambar pelos mais profundos abismos, caso não correspondam à própria vocação. Manda, entretanto, a justiça que se acrescente que a vida do grande Rei teve altos e baixos”. – A França tem tido por demais Santos, de lá para cá, para que se afirme que a hora da misericórdia de Deus passou para ela, bem como para a Alemanha de uma santa Teresa Neumann. Enquanto na Europa se operam reformas nos mais diversos campos ao sabor das heresias de hoje, na penumbra os Santos reformam as almas e, pela reforma autêntica da almas, destruirão a falsa reforma das instituições e da economia.
20 de outubro – Comentando… “La grande peur” / Os que estudam a história da Revolução Francesa, deparam-se logo de início com um episódio incrível, desconcertante, mas profundamente significativo, que é conhecido pelo nome de “La grande peur”, o grande medo. Em que consistiu ele? – Artigos do grande literato francês André Maurois a respeito de fenômeno análogo ocorrido durante a II Guerra, na Bélgica e no norte da França.
20 de outubro – 7 Dias em Revista / O “Legionário” tem insistido reiteradas vezes sobre a existência de uma Internacional das pseudo-direitas, tão viva, tão eficaz e tão regiamente coordenada, em todos os Continentes, quanto a III Internacional (comunista). Exemplos recentes. Serrano Suner foi esta semana nomeado Ministro do Exterior por Franco, ficando-lhe entregue, assim, a direção de toda a diplomacia espanhola após os entendimentos que teve com Hitler.
27 de outubro – Cristo, Rei das almas / Como tal, Ele é o modelo de todos os reis. Rei de misericórdia e de amor, não exerce seu reinado com outro intuito que não o de beneficiar a alma que é Seu Reino. Nenhum de nós deixaria de chamar traidor a um Rei que não empregasse todos os recursos de seu talento, todas as energias de seu poder a fim de preservar de uma agressão injusta seu país. Será porventura Nosso Senhor menos perfeito? Não haverá uma blasfêmia em imaginar que, tocado de um falso amor para com o agressor, Ele haveria de aconselhar a Seus soldados, que somos nós, que negligenciássemos a defesa de Seu Reino? Se não se enternecer o agressor com “habilidades” contemporizadoras, quem prestará contas a Deus pelas almas que ele tiver devorado, pelos arbustos que partir, pelas mechas que extinguir, pelos filhos que arrastar para longe da casa paterna? Para o pecador, mesmo não contrito, toda a misericórdia. Mas essa misericórdia não deve ser nem tão arriscada, nem tão imprudente, que chegue à suprema crueldade de expor à perdição as almas que foram resgatadas pelo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que o Sagrado Coração de Jesus toque com sua graça todos os inimigos e perseguidores da Santa Igreja de Deus.
27 de outubro – Comentando… Contra o casamento / Vimos assistindo a uma campanha, urdida habilmente, contra a estabilidade do matrimônio e mesmo contra a própria instituição do casamento. Desta vez foram postas de lado as velhas declamações revolucionárias, em estilo de comício de arrabalde; já não se ouve a fastidiosa enumeração das angústias conjugais, das tragédias, dos martírios, da escravidão e outras baboseiras. A campanha se apoia em insinuações bem-feitas e na exploração do sentimentalismo popular na grave questão dos filhos.
3 de novembro – Comentando… Mártir? / Conhecido professor da Universidade Gregoriana de Roma afirma, para quem quiser ouvir, que a virtude cardeal que maior falta faz aos homens contemporâneos é a Fortaleza. Nada há tão raro em nossa época como um homem de verdade. O que há por aí são uns homúnculos desfibrados, “fantasmas de homens”, homens sem virilidade, rasos, indistintos, incapazes de verdadeiramente amar como de odiar verdadeiramente, medíocres no bem como no mal, que não podem ser felizes nem infelizes, porque não são capazes de gozar nem de sofrer profundamente. É verdade que o nosso tempo é dos mais cruéis que já se tenham conhecido, mas esta fria crueldade resulta da esterilidade dos corações, desta falta de generosidade em que uma humanidade mofina se encarquilha e se diminui em sua própria vaidade. Será de se estranhar, portanto, esta complacência com erros e as imoralidades? O homem moderno é “compreensivo” e pronuncia juízos “sensatos”, que nada mais são do que irresponsabilidade e estultice. Agora mesmo não há quem procure justificar a atitude execrável de Pétain?
10 de novembro – Comentando… Protestantismo
17 de novembro – Comentando… Castidade
17 de novembro – 7 Dias em Revista / Falecimento de Chamberlain: o mal que ontem, movidos pelo dever, lhe exprobrávamos, hoje pedimos a Deus que lho perdoe. – Exorbitâncias do suntuário militar soviético para seus marechais: estrela de ouro, tendo ao centro um diamante… – É curioso notar como todos os elementos outrora afiliados à esquerda têm facilidade em aderir ao nazismo, nos países onde as tropas deste penetraram. Assim é que a CGT [Confederação Geral dos Trabalhadores] francesa, famoso reduto bolchevizante, se “converteu” ao pétainismo logo depois da ocupação hitlerista. Idem com a CGT belga.
24 de novembro – Comentando… Reina a paz em Varsóvia / Há duas espécies de paz: a paz que vem de Deus, e a paz que vem do mundo, a paz verdadeira e a paz de mentira. A paz que vem de Deus reside no fundo das consciências, e reúne numa mesma concórdia todos os justos. A paz que vem do mundo não devia chamar-se paz, mas estagnação. Estagnação em que as consciências são violentadas, o bem é postergado e a verdade adulterada. É desta paz que se costuma dizer: “Reina a paz em Varsóvia”.
1° de dezembro – Comentando… Animais e alimárias / O “Diário Popular” deu-nos notícia da existência, em nossa Capital, de um “Cemitério Zoófilo”, em que se acham enterrados mais de mil animais e onde se podem ver mais de 150 túmulos, alguns do quais de granito e de mármore. Não importa que o dinheiro e o afeto desbaratados com animais mortos sejam roubados a criaturas humanas, que perecem à míngua de recursos e de um pouco de amizade. Só interessa que os instintos não tenham barreiras em suas expansões.
8 de dezembro – Comentando… À moda nazista / O nazismo se apronta para substituir a França na direção da moda universal. Berlim, e não Paris, seria a capital da elegância. Mas esta estonteante novidade não passa de uma coisa surradíssima, estafadíssima, conhecidíssima: trata-se de uniforme e não de “moda”. E então a vida humana será um imenso bocejo, mesmo porque, se se chegar a tal extremo, o nazismo já não terá o que combater. Todo o gênero humano estará reunido numa só república universal, igualitária e socialista, tal como o imaginava o comunismo. Vistam-se todos os homens pelo mesmo desenho, com os mesmos tecidos e não haverá senhor. Mas os homens, quando se livram de Deus e dos senhores, caem nas garras de uma potência impassível, cega, inatingível e impessoal: o Estado.
15 de dezembro – Comentando… A propaganda comunista / “a causa remota das tensões existentes no mundo atual, está na iniquidade da distribuição das terras e dos meios de aproveitamento destas terras. (…) levemos nossa tarefa adiante, colimando um único objetivo: edificar definitivamente o mundo dentro dos seus verdadeiros e justos princípios de igualdade e fraternidade“. Quem é o temerário orador, que ousou pronunciar discurso tão subversivo? É Adolf Hitler, em seu discurso em Berlim, a 10 de Dezembro de 1940…
15 de dezembro – 7 Dias em Revista / Documento da Sagrada Congregação do Santo Ofício condenando os “homicídios piedosos” cometidos contra pessoas mental ou fisicamente incapacitadas – Jamais deixamos nós, do “Legionário”, de afirmar que nossa orientação radicalmente antifascista não significava de modo nenhum uma orientação anti-italiana. São injustíssimas as críticas que apresentam o italiano como irremediavelmente medroso, soldado inevitavelmente mau, crônico herói de palco de drama, que só serve para figurar nas cenas dos teatros e não nos campos de batalha. Quer-se uma prova? Imagine-se simplesmente que estivesse em jogo a Fé. Quantos mártires não daria a Itália à Igreja, hoje, em pleno século XX? – Haverá coisa menos gloriosa do que tombar mártir de um erro?…
29 de dezembro – Comentando… O Natal e a paz
29 de dezembro – 7 Dias em Revista / Notícias acentuando as perspectivas de uma agressão nazista à Rússia, o que é inteiramente plausível sendo muito do feitio do ditador nazista dar um golpe rijo no comunismo, apresentar-se assim à humanidade como um novo Constantino, e, prestigiado pelos louros desta vitória “cristã”, empreender mais resolutamente do que nunca a guerra ao Catolicismo.